1º DE MAIO > Dilma deixa festas de lado e investe em pronunciamento

Do Último Segundo

A presidente Dilma Rousseff optou por ficar de fora das comemorações do Dia do Trabalho organizadas pelas centrais sindicais. Em vez disso, Dilma fará um pronunciamento oficial na quarta-feira (1º), no qual deve anunciar, entre outras medidas, subsídios para a compra de eletrodomésticos da chamada linha branca para beneficiados do programa habitacional Minha Casa, MinhaVida.
....
Comente, Compartilhe, Sugira e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

LEITE FOME ZERO > SDA cadastra empresas para programa

leite fome zero

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) iniciou nesta terça, 30, a seleção de empresas produtoras de leite bovino instaladas no Ceará para participação no programa Leite Fome Zero . O resultado será divulgado na próxima quinta, dia 2. Os escolhidos serão responsáveis pela captação, pasteurização, transporte e entrega de leite nos municípios. A expectativa é atender 40 mil famílias cadastradas no Estado. Resultado da seleção deverá ser apresentado nesta quinta-feira (2).
--
veja mais no DIÁRIO DO NORDESTE

....
Comente, Compartilhe, Sugira e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

QUIXERAMOBIM LIMPO > MP faz balanço da operação


quixeramobim


O Ministério Público do Estado do Ceará realiza nesta terça-feira (30), uma coletiva de imprensa para apresentar o balanço das Operações Quixeramobim Limpo I e II, ocorridas respectivamente em21 e 22 de março e em 9 de abril. A coletiva será na sede da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1100, José Bonifácio), às 10h. Participam o titular da Promotoria de Justiça de Quixeramobim, Igor Pinheiro, e membros da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MP. De acordo com a assessoria do MPE, serão apresentados diversos materiais, como processos licitatórios e documentos em geral que foram apreendidos. Durante as diligências realizadas no último dia 9, o MPE informa que foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão expedidos pelos juízes Fabrícia Ferreira Freitas e Fabrício Mazza. Além disso, 26 gestores públicos foram afastados do cargo, dentre eles o prefeito, Cirilo Pimenta, e o vice-prefeito, Tarso Borges. O andamento das investigações, segundo o MPE, vem apontando o possível envolvimento de outras instituições públicas no esquema que está sob investigação.

--
leia mais no Portal CNEWS

....
Comente, Compartilhe e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

CHARGE DO DIA > SAÚDE

charge

ROMA > Cearense é crismado pelo Papa Francisco

O estudante Victor Chaves Costa Lima, 15 anos, foi o único brasileiro a receber o sacramento da crisma pelas mãos do Papa Francisco neste domingo (28), em Roma. O adolescente participou da Jornada dos Crismandos e Crismados no Vaticano. O evento integra o Ano da Fé, decretado pelo Papa emérito Bento XVI, e vai aconteceu nos dias 27 e 28 de abril em Roma.
--
veja mais no site do G1 CE

....
Comente, Compartilhe, Sugira matérias, e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

DOM ADÉLIO > Bispo emérito comemora seus 83 anos

Dom Adélio

O bispo emérito de Quixadá, dom Adélio Tomasin, teve uma das mais emocionantes passagens natalícias de sua vida. Na comemoração dos seus 83 anos, na noite deste sábado, 27, além de uma missa de ação de graças ele foi surpreendido pelos amigos com uma apresentação especial de sua jornada, um minidocumentário cuidadosamente produzido pelo amigo José Nilson Gomes. O outro presente foi um automóvel 0Km, doado por seus admiradores. Foi uma forma de agradecimento do povo de Quixadá pela dedicação sacerdotal e empreendedora de dom Adélio na “Terra dos Monólitos”, como a cidade escolhida por eles como sua morada também é conhecida.

--
veja matéria na íntegra no portal SERTÃO ALERTA

....
Comente, Compartilhe e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

FIM DO MISTÉRIO > Comerciante sequestrado em Quixadá foi assassinado

comerciante assassinado
Após 12 dias de buscas a Polícia encontrou no início da noite deste sábado, 27, o corpo do comerciante aposentado Anastácio Leonardo da Silva, 61 anos. Ele foi assassinado com requintes de crueldade na noite do último dia 15, no município de Horizonte. O corpo dele foi jogado num matagal, a altura do KM 45 da BR 116, nas proximidades do Canal do Trabalhador, em Pacajus. A equipe da Polícia Civil de Quixadá precisou do auxílio do Corpo de Bombeiros. Cães farejadores foram utilizados pelos bombeiros militares para encontrar a vítima, explicou o inspetor Renato Barbosa.

--
veja mais sobre o caso no site do Diário do Nordeste

.....
Comente, Compartilhe e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

TRÂNSITO EM QUIXADÁ > DMT fará reunião para buscar melhorias

DMT Quixadá
Há muito tempo se houve reclamações, de comerciantes e pedestres, por conta do grande fluxo de veículos, nas principais ruas de comércio de Quixadá. Além de terem pouca sinalização(ou quase nenhuma), e o grande fluxo de veículos, ainda há caminhões, que param constatemente, para descarregar mercadorias. Tudo isso gera grandes transtornos. Visando buscar melhorias, e soluções pra esses transtornos, o Departamento Municipal de Trânsito(DMT), fará uma reunião, com os comerciantes do centro da cidade, onde discutirão o tema, e buscarão em conjunto, alternativas que possam resolver os problemas enfrentados, por pedestres e comerciantes. A reunião será realizada na próxima segunda, 29/04, às 19:00hs, no auditório da CDL.
--
Alexandre Silva silvaquixada.blogspot.com
....
Comente, Compartilhe e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

UVC > Candidato apoiado por Domingos Filho é eleito

ELEIÇÃO UVC

Com 414 votos, Audic Cavalcante Mota Dias, do PMDB de Tauá, apoiado pelo vice-governador Domingos Filho, venceu a disputa pela presidência da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC). O parlamentar venceu Marduque Duarte do PSDB de Limoeiro do Norte, que obteve 273 votos, e o vereador quixeramobiense Teodomiro Neto (PSB), que atingiu a votação de 137 votos. Apesar de toda a movimentação e tumulto na sede de votação, os vereadores conseguiram eleger a nova mesa diretora.Em entrevista, Teodomiro agradeceu os apoios obtidos ao longo da campanha e disse estar satisfeito com o resultado do pleito. Audic irá receber a cadeira da presidência de Deuzinho Filho (PMN - Caucaia), que por oito anos esteve à frente da UVC e que apoiou o então candidato Marduque Duarte.
--
Comente, Compartilhe e divulgue nosso blog, e clique para curtir a página do Blog Alexandre Silva no Facebook.

SAI OU NÃO SAI? > Cid Gomes admite deixar o PSB ou se licenciar


CIDeKASSAB

“Com relações cada dia mais tensas com o grupo majoritário que defende candidatura própria do partido em 2014, o governador do Ceará, Cid Gomes, disse nestaquinta-feira (25) ao presidente do PSD, Gilberto Kassab, que entre Eduardo Campos e a presidente Dilma Rousseff, ele fica com a presidente e pode deixar o PSB ou mesmo se licenciar. Em almoço no Palácio da Abolição, Kassab lhe abriu as portas do PSD, caso se decida mesmo a deixar a legenda. Mas aliados dos irmãos Cid e Ciro Gomes dizem que além do PSD, há entre os cenários possíveis o PRB e até mesmo o PT, já que tem uma boa relação com o deputado José Guimarães, líder do PT na Câmara, e quem detém o comando do partido no Ceará.

--
veja matéria completa em CNEWS

QUIXADÁ > Polo Industrial é discutido em audiência na Câmara

AUDIÊNCIA

Foi realizada na manhã da última quinta-feira(25),na Câmara Municipal de Quixadá, audiência pública, na pauta, estava a discussão da implantação do Polo Industrial na cidade, o requerimento foi apresentado pelos vereadores Laércio Oliveira, e José Evaristo. A audiência contou com presenças de autoridades do município, e até do estado, entre eles o prefeito de Quixadá João Hudson, o diretor geral da Faculdade Católica de Quixadá. Além do coordenador do INDI - Instituto de Densenvolvimento Industrial do Ceará, que viu viabilidade na cidade, por ser próximo do porto do Pecém, e pela transnordestina passar pelo município, facilitando o transporte, e escoamento. Ainda segundo Marcos, o interesse político é um dos pontos importantes, para se conseguir um empreendimento desse. Na discussão, foram abordados pontos, como geração de emprego e renda.

--
Alexandre Silva silvaquixada.blogspot.com

TECNOLOGIA > Smartphone exibe imagens em Braille

Um novo smartphone adaptado ao sistema Braille deve chegar ao mercado no final de 2013. Criado pelo designer Sumit Dagar em conjunto com pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Délhi, a novidade exibe fotos e mapas para que deficientes visuais consigam compreender o conteúdo. O trabalho foi apresentado inicialmente em 2011 nos EUA, e por meio de um prêmio que incentiva projetos inovadores pelo mundo ganhou financiamento capaz de coloca-lo em produção. Segundo Dagar, o aparelho exibirá imagens transmitidas em tempo real, permitindo que uma pessoa com deficiência visual possa sentir expressões faciais de outra pessoa quando estiver utilizando uma vídeochamada,por exemplo. O aparelho conta com uma superfície composta por pinos salientes que se movimentam na vertical, a fim de exibir imagens e textos aos usuários. A tecnologia usada é conhecida como shape-memory alloy, que permite que superfícies desenvolvidas por materiais como aço e zinco retornem às suas posições originais quando sofrem ação do calor. Ainda não há previsão para a data em que o produto chegará as lojas e preço comercializado. -- Fonte: Tech Mestre

ATENTADOS À RÁDIOS > Polícia Civil prende acusados

Em uma entrevista coletiva a Polícia Civil anunciou a prisão da Quadrilha.
De acordo com o delegado Luis Carlos Dantas, o bando é formado por
quatro homens e todos já possuem passagem pela polícia. São eles:
Antônio Arcleison de Sousa Heracio, de 19 anos, Marcos Martins
Pereira, 19 anos, Erberson Emídio, de 25 anos, e Wagner Bezerra
Rodrigues, de 53 anos, o "Wagner do Marcondes", que reponde por dois
homicídios.

Foram pouco mais de 40 dias de investigações que culminaram com a
prisão de autores materiais e intelectuais das ações criminosas. As
duas emissoras de rádio integram o Sistema Monólitos de Comunicação e
são afiliadas à Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão
(ACERT).
O presidente da ACERT, jornalista Edilmar Norões, mobilizou os
dirigentes da entidade em uma audiência com o Secretário Francisco
Bezerra. Durante o encontro, Bezerra foi taxativo ao falar do empenho
das autoridades policiais no esclarecimento do atentado contra a
liberdade de imprensa e de expressão. As investigações ainda não foram encerradas, as autoridades acreditam que outro suspeito esteja envolvido no caso. “Nós não descartamos a possibilidade de haver outros envolvidos. E nos próximos dez dias estaremos entregando o procedimento no judiciário”, informou o delegado de Quixadá, George Monteiro.

--
leia mais sobre o caso em- CNEWS, CEARÁ AGORA

SAÚDE > Vacina contra o HPV estará no calendário nacional do SUS em 2014

A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) pode ser incorporada ao
calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) no
ano que vem. A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Alexandre
Padilha. Atualmente,só o Distrito Federal promove campanha nesse
sentido, onde é oferecida de graça. Vacina previne o câncer de colo do
útero.
Transmitido por meio de relações sexuais e sem apresentar sintomas na
maioria dos casos, o HPV é a causa de 98% dos registros de câncer de
colo do útero no país, segundo a Federação Brasileira das Associações
de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

--
veja a matéria completa no site do senador Inácio Arruda

PEC DA MÚSICA > Artistas pedem à Eunício a votação da emenda

Os cantores Fernanda Abreu, e Ivan Lins, e alguns produtores musicais,
se encontraram com o senador Eunício Oliveira(PMDB/CE), nesta
quarta-feira(24), para pedir que a PEC 12/11, mais conhecida como a
PEC da música, seja colocada na pauta de votação do plenário.
O senador,foi o relator do projeto na CCJ, e deu parecer favorável, e
foi aprovado. "Nosso relatório está pronto para votação. O PMDB vota
favoravelmente a essa matéria", disse Eunício.
A proposta é de autoria do Dep. Otávio Leite(PSDB/RJ), o projeto se
aprovado, isenta de impostos CDs e DVDs com obras musicais de autores
brasileiros e tem como objetivo, reduzir o preço dos produtos ao
consumidor.

--
Alexandre Silva
silvaquixada.blogspot.com

FIM DAS INVESTIGAÇÕES > Polícia revela nesta quinta quem são os autores dos atentatos à rádios de Quixadá

Nesta quinta-feira (25), o superintendente da Polícia Civil, delegado
Luis Carlos Dantas, dará uma entrevista coletiva, onde anuncia o
resultado das investigações feitas, sobre os incêndios que destruíram
os transmissores das rádios Monólitos AM, e Liderança FM em Quixadá,
ambas pertencentes ao Sistema Monólitos de Comunicação.
Na entrevista, estará presente também o delegado regional de Polícia
Civil de Quixadá, George Monteiro, que também se pronunciará á
imprensa.
Os atentados aconteceram no início do mês de março, e horas depois o
Secretário de Segurança Pública coronel Francisco Bezerra, já estava
em Quixadá, acompanhando os primeiros momentos depois do acontecido.
As investigações duraram pouco mais de quarenta dias, e levaram à
prisão dos autores materiais, e intelectuais, ou seja, os mandantes, e
os praticantes, dos crimes.

--
veja a mais em cearaagora.com.br

ENEM 2011 > Alunos do Christus terão questões anuladas

14 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 serão
anuladas, em razão do vazamento parcial do conteúdo em simulado
realizado na escola.

Somente os alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, terão as 14
questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 anuladas ,
em razão do vazamento parcial do conteúdo em simulado realizado na
escola.
A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu derrubar, nesta terça-feira
(23), no Tribunal Regional Federal da5ª Região (TRF5), a decisão que
determinava a anulação das questões para estudantes de todo o Brasil
que se submeteram ao exame ,ao todo, quase 5 milhões de pessoas.

--
Alexandre Silva, mais informações em www.tribunadoceara.com.br

CENSURA NUNCA MAIS > Radialista é ameaçado em Quixadá

Ontem Terça-feira 23, o radialista, e editor chefe do portal Revista
Central ,Jackson Perigoso, foi ameaçado por um empresário do ramo
imobiliário. O radialista registrou ocorrência na Delegacia de Polícia
Civil.
As ameaças teriam sido feitas, depois que o portal Revista Central,
denunciou irregularidades no Loteamento "PORTAL QUIXADÁ".
O jovem comunicador relatou: "Registrei o Boletim de Ocorrência e
tomarei as providências cabíveis. Infelizmente, é provável que os
demais veículos de comunicação do município não toquem no assunto, mas
tenham certeza que nós jamais vamos baixar a cabeça frente à ameaças".

Nas redes sociais o caso se espalhou rapidamente, e várias pessoas
ficaram solidárias ao radialista.

Isso é lamentável, numa sociedade que se diz democrática, e que tem
liberdade de imprensa, mas ainda acontecem atos como esse, se o
loteamento não estava irregular, porque não procuraram o mesmo, para
dar sua versão sobre o caso, mas preferem resolver da pior forma. Eu
estou solidário ao companheiro Jackson, que leva a informação séria e
com credibilidade.

--
Veja mais sobre o caso em -> revistacentral.com.br

DELEGACIA REGIONAL > Iniciada as obras da unidade em Quixadá

Depois de uma longa espera, finalmentes as obras da Delegacia Regional
de Polícia Cívil começaram. A BWS Construções, é a empresa responsável
pela construção, que terá um investimento de R$ 622 mil.
O prazo previsto para a conclusão da obra, é de 180 dias. A unidade de
Quixadá será erguida na área onde ficava o antigo tiro de guerra, e ao
lado do estádio Abilhão, no bairro Campo Novo.
A nova unidade, é do tipo III, e contará com circuito interno de TV,
duas celas, depósito de material apreendido, custódia, alojamentos
para os policiais, cartório, sala de audiência, sala para os delegados
adjuntos e titular, sala do inspetor chefe, depósitos de armas,
recepção, banheiros para funcionários, bem como adaptados para pessoas
portadoras de necessidades especiais, copa e pátio interno.

--
Alexandre Silva
silvaquixada.blogspot.com

UPA QUIXADÁ > Obras terão início

Já está tudo pronto para o início das obras da UPA (Unidade de Pronto
Atendimento) aqui em Quixadá. De acordo com o secretário de
Desenvolvimento Urbano, Pádua Silva, o projeto já passou por
licitação, e a ordem de serviço para o início das obras já foi
assinado. A unidade será localizada no bairro Renascer. Ainda segundo
Pádua, a empresa vencedora da licitação já deve se instalar na cidade
durante esta semana.
A UPA funciona 24 horas por dia , 7 dias por semana, e ajudará à
desafogar as filas dos hospitais, já que a maioria das ugências, e
emergências podem ser resolvidas na unidade.
O secretário também anunciou que em Quixadá será instalado um presídio
de médio porte, com capacidade para 343 detentos, assim a cidade ganha
um suporte, e as famílias dos presos, nâo tem que se deslocar para
Juazeiro do Norte,ou Sobral para fazer a visita. Só falta viabilizar o
terreno, onde será construído o presídio.

--
veja mais em: revistacentral.com.br

IRREGULAR > Loteamento "Portal Quixadá" é embargado

Por: Alexandre Silva

O loteamento "Portal Quixadá", é tido por muitos como um grande
empreendimento imobiliário, onde muitos veem o sonho da casa própria
bem próximo de se realizar. O loteamento já vendeu muitos lotes,não só
pra pessoas daqui,mas atrai investidores até da capital.
Que o "Portal Quixadá" é um grande empreendimento,isso ninguém pode
negar, mas o problema é que, uma irregularidade veio à tona nos
últimos dias.
Segundo as informações apuradas, o loteamento foi embargado, e nenhuma
construção pode ser realizada, isso porque os responsáveis pelo
loteamento não conseguiram apresentar toda a documentação
necessária,para que o terreno fosse liberado para construir. Isso
durante a visita dos órgão competentes, que são, o IPHAN,SEMACE e
CONPAM.
A parte mais difícil será conseguir a liberação do Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), pois foi constatado
que parte do terreno, fica dentro de uma lagoa, que faz parte de uma
área protegida, denominada 'Monumento Natural dos Monólitos de
Quixadá', que por sua vez tem o objetivo de preservar os monólitos
característicos da região.
Agora é esperar,e ver o desenrolar da história, mas o importante,é que
o cidadão que já desembolsou para investir no sonho da casa própria,
não fique no prejuízo.


--
Alexandre Silva
www.silvaquixada.blogspot.com

QUIXADÁ AO VIVO > O início da radiofonia na terra dos monólitos

POR: Amadeu Filho



HÁ 33 ANOS ERA INAUGURADA A NOSSA PRIMEIRA EMISSORA DE RÁDIO: A RÁDIO UIRAPURU

13 de Fevereiro de 1980. Nesta data, a tão sonhada emissora de rádio,
invadia os lares quixadaenses e sertão central. José pessoa de Araújo,
empresário e um apaixonado pela comunicação, além da "Uirapuru" da
capital, resolveu levar o canto do pássaro à 4 cidades do interior:
Itapipoca, Canindé, Morada Nova e Quixadá, formando assim a "Rede
Uirapuru de Comunicação". A solenidade de inauguração, aconteceu no
período da noite, nos próprios estúdios da emissora, no planalto da
Curicaca, a 6 km do centro da cidade. Hoje, na casa, se encontra
apenas os transmissores da hoje "Rádio Monólitos". Naquela noite,
Quixadá parou para acompanhar a festa da inauguração e ninguém se
importou com a distância. Em carros, ônibus, bicicletas, carroças ou,
a pé, ninguém queria perder aquele momento histórico para a radiofonia
quixadaense. Antes, eram ouvidas na cidade, apenas as rádios da
capital ou as de Quixeramobim e Limoeiro. Os filhos da terra dos
monólitos queriam uma emissora que pudessem chamá-la de sua. Presentes
a inauguração, o governador do estado, Virgílio Távora, o
Vice-Prefeito, Dr. Luis Crispin, Gonzaga Mota, José Antunes Mota e
nomes de peso da radiofonia cearense como Cid Carvalho, Edson Silva,
Mena Barreto, Hélio Malveira(que foi o professor dos locutores e
operadores),De Assis( responsável pela montagem),Dr.Wagner(um dos
diretores) e, claro, o grande comandante José Pessoa de Aráujo. A
partir daí, a boazinha , como era chamada carinhosamente pelos
ouvintes, passou a fazer parte da vida dos quixadaenses. Uma equipe
pioneira trabalhava com afinco e paixão, mesmo sem muita experiência
para que a nossa "Uirapuru" funcionasse com qualidade. Os primeiros
operadores: Jorge Umbuzeiro, Viana Vieira, Wagner Nepomuceno,
Teixeirinha, Chico Pernalonga, J. Neto, depois aparecendo outros nomes
como Alexandre Magno, Freitas Magnético, Ana Maria,Teixeira Filho,
Paulo Sérgio. Na locução, Ribamar Lima, Sinval Carlos, Jonas Sousa,
Delmiro Fernandes, Ribeiro Junnior, Nonato Silva,Célio Aragão, Amadeu
Filho e,aos poucos, outras vozes foram compondo a equipe. Alguns
programas da Emissora da capital, eram retransmitidos, como por
exemplo, "Antenas e Rotativas" com Cid Carvalho. A nova rádio já
mantinha uma equipe esportiva com Ribamar Lima, Jonas Sousa e Amadeu
Filho, tendo, inclusive, transmitido jogos, de caráter internacional
como "Brasil x Uruguai", diretamente do Castelão. Quanto á direção, os
primeiros, José Albuquerque de Macedo , Marilac Silveira, Célio
Aragão. A partir de 1982, os estúdios da emissora vieram para o centro
da cidade e, neste momento, João Eudes Costa assumiu a direção. Em
pouco tempo, a nossa primeira emissora foi adquirida por um grupo
quixadaense, tendo a frente, os senhores Everardo Silveira e Aziz
Baquit, passando então a ser denominada "Rádio Monólitos". Não
podemos, por questão de justiça, deixar de registrar as pessoas que
integravam a equipe de apoio de nossa primeira rádio: Helena Saraiva,
que ficava no comércio de D. Moura, anotando os avisos; Na recepção,
Lucia Morena, Lúcia Branca, Otini. O carteiro particular era o Dedé
Dráculaque ia e voltava da cidade, várias vezes, trazendo os pedidos
musicais e outros comunicados. Na cantina, a rainha do café, Barbosa,
que conquistou a amizade de todos. Os motoristas oficiais eram o
taxista Neles e Antonio Caetano que conduzia a equipe de esportes.
Este texto não é definitivo e novas informações podem ser acrescidas
sobre a história de nossa primeira emissora de rádio. Prá terminar,
certa vez, perguntamos ao Comandante José Pessoa de Araújo o porque do
nome "Uirapuru" e não o nome de um pássaro regional. O mestre nos
fitou e respondeu assim. "PORQUE QUANDO O UIRAPURU CANTA, TODOS PARAM
PARA ESCUTAR! ASSIM É A NOSSA UIRAPURU". Na foto acima, uma imagem
antiga de uma transmissão da UIRAPURU.
Que esta data não seja esquecida: 13 de Fevereiro de 1980--
Nas fotos, Ribamar Lima, SINVAL Carlos, Célio Aragão, equipe 1980
(Ribeiro Junnior, Jonas sousa, Amadeu Filho, Ribamar Lima e Sinval
Carlos), Mestre Adolfo (o pai da radiofonia quixadaense).



--
Para ver mais fotos, e mais um pouco da história de Quixadá,e suas
personalidades, acesse o blog do amigo Amadeu Filho:
www.amadeufilhoquixada.blogspot.com

SAÚDE EM RISCO > Água de carros-pipa no CE tem coliformes fecais

O sofrimento dos moradores dos municípios atingidos pela seca no Ceará não se limita à falta de água, mas passa, também, pela humilhação e risco à saúde com o consumo de água de origem duvidosa e focos de contaminação. Uma amostra da água distribuída por meio de carros-pipa em cidades do Interior do Ceará aponta a presença de coliformes fecais.O assunto se transformou em notícia nacional e esteve na edição deste sábado(20) do Jornal Folha de São Paulo. Os estudos foram realizados pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. A água é distribuída dentro do programa de combate aos efeitos da estiagem do Governo Federal. Segundo a reportagem do Jornal Folha deSão Paulo, assinada pelo repórter Aguirre Talento , ''as análises feitas em amostras pelo governo do Ceará detectaram coliformes fecais e turbidez acima do permitido em 13 cidades''. Foram feitos estudos em carros-pipa de 20 municípios, sendo que em 13 cidades o diagnóstico assustou os técnicos: a água tinha presença de coliformes fecais ou nível de turbidez (resíduos) acima do normal, o que pode indicar a existência de protozoários prejudiciais à saúde. De acordo, ainda, com a reportagem ''os 13 municípios,entre eles cidades maiores, como Crato e Tauá, somam cerca de 400 mil habitantes. Há cidades em que 100% das amostras estavam contaminadas, como Morada Nova e Potiretama (por coliformes) e Hidrolândia (turbidez)''. Os estudos na área de saúde apontam, também, que o consumo de água com esse tipo de contaminação pode provocar infecções que causam fortes diarreias e dores abdominais. Os problemas registrados no Ceará podem estar acontecendo em outras cidades do Nordeste. "É possível que esse quadro esteja se repetindo em outros municípios do Nordeste, já que as condições são semelhantes", disse Manoel Dias Neto, da Promoção e Proteção à Saúde do Ceará. Reportagem completa em www.uol.com.br

--

Fonte: Ceará Agora

HOMENAGEM > Criada a comenda Adolfo Lopes

No dia 03 de maio, a Câmara Municipal de Quixadá irá realizar
Audiência Pública sobre a liberdade de imprensa.

Aconteceu na noite desta quinta-feira, 18, mais uma reunião com
representantes da imprensa da cidade de Quixadá e região. Na o
portunidade, o vereador Higo Carlos (PT), discutiu o projeto de sua
autoria que cria a comenda Adolfo Lopes, que foi recebida pelos
presentes como justa lembrança.
O parlamentar ouviu reclames em que o setor enfrenta e prometeu atuar
para mudar a realidade relatada pelos profissionais da imprensa
escrita e falada, "não é possível que a imprensa, os profissionais
responsáveis em levar a informação precisa, séria e verdadeira sofram
qualquer constrangimento, principalmente nos locais públicos",
lamentou o vereador que prometeu estar sempre tratando do assunto no
plenário da Câmara.
Várias foram às reclamações, dentre elas a falta de atenção por parte
de algumas autoridades, restrições aos locais e eventos públicos,
compromissos de agendas não assumidos, falta de respeito e outras
dominaram o encontro.
Contudo, a Câmara toma a iniciativa de dar um ponta pé na defesa dos
profissionais da imprensa e, no dia 03 de maio, irá realizar Audiência
Pública para colocar a importância da imprensa e os direitos que a
classe alcançou e precisa ser posta em prática.
No evento são aguardadas as presenças de várias autoridades que fazem
a imprensa no estado, dentre os convidados, estão o jornalista e
presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão,
Edilmar Norões; Presidente do Sindicato dos Radialistas do Ceará,
Aderson Maia; deputados e apresentadores da TV Diário, Elí Aguiar e
Ferreira Aragão, dentre outros.
Por decisão dos participantes, a comenda Adolfo Lopes deverá ser um
dos mais célebres titulo daquela casa legislativa, para isso, somente
pessoas ligadas à imprensa poderão ser honradas. Anualmente, haverá
votação para escolher apenas três homenageados, sendo um profissional
da comunicação de Quixadá, uma personalidade que luta em prol da
liberdade de imprensa e um diretor/proprietário de veículo de
comunicação local.
O grupo decidiu, por unanimidade, que o radialista Amadeu Filho será o
homenageado, representando os profissionais, já o doutor Everardo
Silveira será lembrado por ser um dos primeiros proprietários de
emissora de rádio da região. No segmento defesa dos direitos da
liberdade de imprensa, foi escolhido o presidente da Associação
Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão(ACERT), Edilmar Norões.
Participaram do encontro, o diretor do Sistema Monólitos de
Comunicação, José Everardo Silveira Filho; presidente da Associação de
Imprensa do Sertão Central, Cleumio Pinto; os radialistas, Francisco
Ferreira (PIO), Kaká, Cícero Alexandre, Nilson Santos e Alan Queiroz.
O radialista e jornalista Wanderley Barbosa, fundador da Associação de
Imprensa do Sertão Central e um dos responsáveis pelo site Sertão
Alerta e o radialista Jackson Perigoso, proprietário do portal Revista
Central, também estiveram presentes.

--
Alan Queiroz / Assessoria

SÉRIE B CEARENSE > Iguatu dispensa Bambam, ex-Fortaleza

Apesar de ter apenas 21 anos, o atacante Bambam é lembrado por
muitos como "aquele jogador que prometia". Considerado uma das
principais revelações do Fortaleza Esporte Clube em 2008, o jogador
foi dispensado pelo Iguatu, que disputa a Série B do Campeonato
Cearense.
O anúncio do desligamento do ex-tricolor foi feito pelo próprio
presidente do clube, Ednaldo Lavor. A causa da dispensa foi a baixa
produção do atleta com a camisa do time, que atualmente ocupa a
modesta sétima colocação da segundona estadual.
Marcos Antônio Simão Pereira, ou apenas "Marcos Bambam", foi destaque
das categorias de base do Fortaleza nas Copas São Paulo de Futebol
Júnior de 2008 e 2009, sendo promovido para o time principal. Chamava
atenção pelo físico avantajado (1,85m) e o faro de gol. Nos mesmos
anos, se sagrou Campeão Estadual pelo Tricolor do Pici.
Apontado como uma promessa do futebol nacional, foi vendido para o
Internacional, onde não teve chance no time principal. De lá, foi
emprestado para o Vitória da Bahia, onde teve poucas oportunidades.
Devolvido ao Colorado e fora das pretensões do clube gaúcho, Bambam se
viu em um imbróglio na carreira.
De 2011 para cá, está no futebol cearense, atuando por Juazeiro,
Maracanã e Guarani de Juazeiro. No time de Juazeiro do Norte,
participou da conquista da Copa Fares Lopes de 2012. Estava sem clube
até ser contratado pelo Iguatu.

--
Alexandre Silva, com informações da Tribuna do Ceará.

MINHA MÃE É DEZ > Fundação Cultural promove concurso

O Concurso Cultural "Minha Mãe é Dez" trata-se da homenagem que a
Prefeitura Municipal de Quixadá através da Fundação Cultural presta a
todas as mães quixadaenses. Com sede na Rua José Jucá, 343 - Bairro:
Centro. O Concurso Cultural: "Minha mãe é Dez!" elegerá a melhor
literatura de cordel, segundo critérios descritos no regulamento. O
Concurso Cultural "Minha Mãe é Dez" é aberto a alunos(as), de escolas
públicas estaduais e municipais, residentes e domiciliados na sede e
distritos do município de Quixadá, exceto filhos de funcionários do
Centro Cultural Rachel de Queiroz.
Para participar, o aluno(a) deve preencher obrigatoriament­e as
seguintes informações da ficha de inscrição disponível no Centro
Cultural Rachel de Queiroz: Nome, E-mail, Telefone, endereço, nome e
idade da mãe.
O aluno deve criar uma Literatura de Cordel com dez versos, tendo como tema:
"Mãe, devo tudo a você."
O (a) interessado (a) expressa a sua voluntária participação nesta
atividade e concorda em autorizar o uso de seu nome e imagens na
página da Fundação Cultural,Jornai ­s e Blogs em todas as fases do
concurso, sem nenhum ônus para a Fundação e em caráter definitivo, não
implicando em qualquer obrigação de divulgação ou pagamento. O
participante, com a sua inscrição e envio da sua produção literária
cederá a título gratuito, exclusivo e definitivo, à Fundação Cultural,
os respectivos direitos autorais patrimoniais de publicação das
Produções Literárias vencedoras em qualquer meio de comunicação, ou
por qualquer suporte. Todas as produções enviadas a Fundação Cultural
serão submetidas à votação de uma Comissão Julgadora composta por
membros da Área Literária. Haverá três vencedores a serem julgados
pela comissão. Os vencedores irão receber premiações.

--
Com informações da Fundação Cultural Rachel de Queiroz

REVIRAVOLTA > Por decisão do TSE Glauber Castro assume a prefeitura de Morada Nova

A decisão foi tomada na sessão de ontem pelo TSE. Até então Morada
Nova era administrada, por Vanderley Nogueira(PT), que foi o principal
adversário de Glauber nas eleições de 2012, e lógico foi o segundo
mais votado. Como Glauber estava com processo pendente,e não pôde
assumir, então é de praxe que o segundo mais votado assuma a
prefeitura.
Com a decisão do TSE, Wanderley Nogueira, entrega a prefeitura à quem
realmente foi escolhido pela maioria.
Leia abaixo o texto retirado do site do TSE.
...

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concederam, por
unanimidade, na sessão desta terça-feira (16), o registro de Glauber
Barbosa Castro, candidato mais votado a prefeito de Morada Nova, no
Ceará. O Plenário entendeu que como o Superior Tribunal de Justiça
(STJ) extinguiu a ação penal contra Glauber por prescrição da pena
restritiva de liberdade, por não ter sido cumprida dentro do prazo
legal, não se pode aplicar contra o candidato a inabilitação para o
exercício de cargo ou função pública por prática de crime de
responsabilidade. Glauber concorreu à reeleição ao cargo sub judice,
ou seja, com recurso pendente de exame na Justiça Eleitoral.
Glauber Barbosa teve a candidatura negada pelo Tribunal Regional
Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que considerou que vigorava contra ele a
pena de inabilitação prevista em artigo do Decreto-Lei 201/1967, por
prática de crime de responsabilidade no exercício de função pública, e
a inelegibilidade da alínea "e" do inciso I do artigo 1º da Lei
Complementar 64/90 (Lei de Inelegibilidades).
A alínea "e" estabelece que são inelegíveis, desde a condenação até o
transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena, aqueles
condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão
judicial colegiado, pelo crime de abuso de autoridade, nos casos em
que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o
exercício de função pública, entre outros delitos.
Já o artigo 1º do Decreto-Lei n° 201/1967 define os crimes de
responsabilidade dos prefeitos municipais, sujeitos ao julgamento do
Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos
Vereadores. O parágrafo segundo do dispositivo afirma que a condenação
definitiva, em qualquer dos crimes definidos no artigo, acarreta a
perda de cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o
exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem
prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou
particular.
Glauber recorreu ao STJ contra a condenação a ele imposta pelo
Tribunal de Justiça do Ceará por crime de responsabilidade em um item
do artigo do Decreto-Lei nº 201. O TJ do Ceará o condenou a três anos
e seis meses de prisão. Ministro do STJ julgou o processo penal
extinto em razão da prescrição da pena restritiva de liberdade. Com
base nesta decisão, Glauber recorreu ao TSE para solicitar o
deferimento de sua candidatura, argumentando que não poderia
prevalecer contra ele uma "pena acessória" imposta pelo TJ na
condenação, e mantida pelo TRE cearense, no caso a inabilitação para o
exercício de cargo ou função pública.

Relatora do recurso, a ministra Luciana Lóssio afirmou que "fulminada
a condenação" pelo STJ, que reconheceu preescrita a possibilidade de
punição dada pelo TJ do Ceará, não pode ser mantida a inabilitação do
candidato. Além disso, a ministra ressaltou que o parágrafo segundo do
artigo 1º do Decreto-Lei nº 201/1967 exige a condenação definitiva,em
um dos crimes de responsabilidade citados, para que seja declarada a
inabilitação do réu a cargo ou função pública.
"Não há como se afastar a natureza acessória da pena de inabilitação
para o exercício de cargo ou função pública, cuja incidência pressupõe
a existência de condenação definitiva", disse Luciana Lóssio.

--
Alexandre Silva, com informações do TSE

ENERGIA > Conta de luz pode ficar até 4,38% mais cara

Foi aprovado o reajuste da tarifa de energia elétrica cobrado pela
Coelce, no Ceará, pela Agência Nacional de Energia Elétrica, nesta
terça-feira (16). A tarifa das residências de baixa tensão terá
aumento de 3,44% e das residência de tensão média, o reajuste é de
4,38%. Já para as indústrias, a conta de energia vai ficar 1,47% mais
cara.
As novas tarifas vão entrar em vigor a partir do dia 22 de maio. Os
valores, contudo, ainda serão confirmados após a publicação no Diário
Oficial da União.
Os índices de reajuste são calculados pela Aneel a partir da variação
de custos que a companhia teve ao longo do ano.

--
Alexandre Silva, com informações do Diário do Nordeste

ULTILIDADE PÚBLICA > Cursos Pronatec

A Secretaria de Desenvolvimento Social,do município de Quixadá,
convida a todas as pessoas entre 18 e 59 anos de idade que queiram
participar de forma gratuita, de cursos para mecânicos de carros de
passeio e mecânicos de ar condicionado automotivo, a se inscreverem
nos CRAS existentes no município. Os cursos são realizados nos turnos
da manhã, tarde e noite, e possuem carga horária de 180 e 220 horas.
Os interessados devem se dirigir à um dos CRAS(Centro de Referência à
Assistência Social), para realizar sua inscrição.

--
Alexandre Silva
silvaquixada.blogspot.com

POLÍTICA > Cid Gomes cria Coordenadoria Militar para proteção do prefeito Roberto Cláudio

O decreto emitido pelo governador Cid Gomes que cria a Coordenadoria
Militar da Prefeitura de Fortaleza para orientar e dirigir os serviços
de segurança do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, foi publicado,
nesta terça-feira (16), no Diário Oficial do Estado.
A Coordenadoria irá funcionar na estrutura organizacional da Casa
Militar e pretende fiscalizar o cumprimento das normas de segurança no
que se refere à circulação de funcionários e visitantes nas
instalações utilizadas pelo prefeito de Fortaleza.
O documento também determina que o órgão seja responsável por
acompanhar o prefeito durante solenidades e viagens, além de colaborar
na elaboração do planejamento estratégico de segurança nos
deslocamentos de Roberto Cláudio.
Também será de competência da Coordenadoria exercer outras ações e
encargos que lhe forem atribuídos pelo Prefeito de Fortaleza e pelo
Secretário Chefe da Casa Militar.
--
Fonte: Ceará Agora

SAÚDE > Campanha de vacinação contra a gripe é iniciada em todo o país

Se iniciou nesta segunda(25) em todo o Brasil, a campanha de vacinação
contra a gripe. Em todo o país são cerca de 65 mil postos que
iniciaram campanha hoje.
A meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os grupos
prioritários, que são eles: gestantes, idosos com mais de 60 anos,
crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios,
população carcerária e doentes crônicos.
Neste ano, as mulheres que estiverem no período de até 45 dias após o
parto, também irão receber a dose da vacina. Os pacientes com doenças
crônicas poderão também ser imunizados nos postos de saúde e não
apenas nos centros de referência.
A campanha seguirá até o dia 26 de abril. Serão distribuídas cerca de
43 milhões de doses que, irão imunizar a população contra os seguintes
subtipos de gripe: Influenza A (H1N1), a gripe suína, A (H3N2) e B.

--
Alexandre Silva
www.silvaquixada.blogspot.com

SECA > 70% das águas distribuídas por carros-pipa estão contaminadas

O coordenador da Sesa informou que, as águas estão comprometidas e
está ocasionando impactos na saúde da população.
A seca que está atingindo os estados nordestinos anda gerando impactos
na saúde da população. O problema está relacionado, principalmente, à
má qualidade da água distribuída e à alimentação. Segundo o
coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do
Ceará (Sesa), Manoel Fonsêca, 70% da água distribuída em carros-pipa
estão contaminadas.
O secretário-executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde
(Conass) e ex-secretário da Saúde do Ceará, Jurandir Frutuoso,
informou ainda que,o aumento de infestações,verminoses e de casos de
dengue são reflexos da seca na saúde da população.
No encontro, os secretários reclamaram que a seca mudou o planejamento
de investimentos para a Saúde. E solicitaram mais recursos do Governo
Federal, já que estados e municípios têm sofrido com perdas nas
arrecadações.
Entre as ações sugeridas no encontro, a principal foi à garantia de
abastecimento de água tratada para toda a população. Além disso, foi
defendido o uso do cloro para tratar a água que chega às comunidades
que sofrem com desabastecimento. Também foi enfatizada a necessidade
de investir na rede de atenção básica.
O secretário da Saúde do Ceará, Arruda Bastos, informou que uma
reunião será realizada daqui a 15 dias com todos os secretários
municipais da Saúde do Estado para tratar da temática.
O coordenador da Sesa informou que, as águas estão comprometidas e
está ocasionando impactos na saúde da população.

FUTEBOL > Mauro Carmélio é reeleito presidente da Federação Cearense de Futebol

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro
Carmélio,foi reeleito na manhã desta sexta-feira (12),na sede da
entidade. Ele participava de chapa única a "Continuando a Nova
História".
Mauro Carmélio seguirá no comando da federação até o ano de 2017.
O novo mandato começa a vigorar a partir do 1° de janeiro de 2014. A
votação teve início por volta das 9h e teve o resultado divulgado
pouco depois do meio-dia. O processo eleitoral contou com urnas
eletrônicas, auditadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do
Ceará (TRE) e um representante da Ordem dos Advogados do Brasil do
Estado do Ceará (OAB-CE).
A chapa liderada por Mauro Carmélio foi eleita, por unanimidade,
recebendo 89 votos.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA > Deputada colhe assinaturas para instalação de CPI

Por: Alexandre Silva

É e o clima parece que não anda nada bom,lá pros lados da capital
cearense. Depois da polêmica da suposta espionagem o negócio tá
pegando fogo.
Hoje ,a deputada estadual Fernanda Pessoa(PR),vai coletar assinaturas
para que seja aberta uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para
apurar denúncias de suposta espionagem envolvendo o Governo Estadual.
Até o momento a deputada conseguiu apenas as assinaturas dos colegas,
Eliane Novaes(PSB) e Antônio Carlos(PT), mas pra que a comissão seja
instalada a parlamentar tem que conseguir no mínimo doze assinaturas.
Fernanda Pessoa,decidiu apresentar a proposta após a sugestão do
deputado Osmar Baquit(PSD), que propôs a criação de um grupo,para
apurar as denúncias.
Claro que não é por acaso, que a proposta seja de autoria da deputada
Fernanda, já que a mesma é filha do ex-prefeito de Maracanaú Roberto
Pessoa(PR), que por sua vez é suposta vítima da espionagem,por parte
dos irmãos Cid e Ciro Gomes, as denúncias vieram à tona no último dia
4.
Até a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins ,foi cotada para
prestar esclarecimentos, à respeito da suposta interceptação de
e-mails do governador Cid Gomes.

Vamos ver o desenrolar dessa história.

--
Alexandre Silva
silvaquixada.blogspot.com

ESPORTE > Quixadá sediará os Jogos Abertos do Interior

Nos dias 26,27 e 28 de Abril os olhares do Sertão Central e Inhamuns,
estarão voltados para Quixadá. Isso porquê a cidade sediará os Jogos
Abertos do Interior, nas modalidades , Futebol, Basquetebol, Voleibol,
Handbol e Futsal. A competição é uma parceria do Governo do Ceará, com
a Prefeitura Municipal de Quixadá,e a Secretaria de Esportes,
Juventude e Participação Popular. Serão três dias de competição, ao
todo 38 cidades da Região do Sertão Central,e Inhamuns
participarão,são elas: Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Catarina, Acopiara,
Dep. Irapuan Pinheiro, Solonópole, Milhã, Piquet Carneiro, Mombaça,
Tauá, Senador Pompeu, Banabuiú, Quixeramobim, Pedra Branca, Quixadá,
Choró, Itapiúna,
Capistrano, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Boa Viagem,
Monsenhor Tabosa, Catunda, Hidrolandia, Santa Quitéria, Tamboril, Nova
Russas,
Ipueiras, Ararendá, Poranga, Ipaporanga, Crateús, Independência, Novo
Oriente e Quiterianopolis.

--
Alexandre Silva
silvaquixada.blogspot.com

DIREITOS HUMANOS > Feliciano admite possibilidade de renúncia

Foco de grandes polêmicas nos últimos 30 dias depois de assumir a
presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara
Federal,o deputado Marco Feliciano(PSC-SP),deixou claro a
possibilidade de renunciar ao cargo, desde que os 'mensaleiros',ou
seja, os deputados condenados por participação no processo do
mensalão,deixem a CCJ- Comissão de Constituição e Justiça.

Com tal proposta considerada impossível, Feliciano, depois de uma
reunião dos líderes dos partidos com representação na Câmara dos
Deputados nesta terça-feira (9), decidiu que não sai do comando da
Comissão de Direitos Humanos.
E assumiu, ''Eu fico. Eu fui eleito democraticamente. Pedi uma chance
de poder trabalhar. Vou mostrar o trabalho", sem meias palavras, o
parlamentar que tem dado mídia e notoriedade ao pequeno PSC.
Segundo parlamentares que estavam presentes à reunião,Feliciano tentou
negociar sua renúncia em troca da saída dos deputados João Paulo Cunha
(PT-SP) e José Genoino(PT-SP), condenados no julgamento do mensalão,
da CCJ (Comissão de Constituição,Justiça e Cidadania).
"Isso é jogo baixo. Não podemos confundir uma coisa com a outra",
disse. "O pedido é inadequado para o momento", disse o líder do PPS,
Rubens Bueno, sobre a proposta de Feliciano, que, nesta quarta-feira,
vai continuar gerando polêmica e atraindo as atenções dos holofotes.

--
Alexandre Silva
silvaquixada.blogspot.com

LISTA de INADIMPLÊNCIA > 96% dos municípios estão impedidos de receber verbas federais

O Brasil tem, atualmente, 5.563 municípios e, desse total, 96,4% estão
inaptos para o recebimento de novas verbas do Governo Federal.
O mês de abril marca os 100 primeiros dias das novas administrações e,
ao mesmo tempo, desafios para os prefeitos que enfrentam a
inadimplência como barreira para os municípios receberem novos
recursos do Governo Federal. Os prefeitos apresentam projetos,
solicitam as verbas, mas, em pouco tempo, recebem a notícia sobre a
inadimplência.
O motivo é simples: 96% das cidades brasileiras estão no Cadastro
Único de Convênios (CAUC) da União e, por essa razão, não podem
receber novos repasses, nem assinar novos convênios. Entre os 184
municípios do Ceará, menos de 20% estão em condições de pleitear
verbas conveniadas com o Governo Federal.
Os números que mostram a realidade enfrentada pelas cidades
brasileiras foram apresentados pela Confederação Nacional dos
Municípios (CNM) com base em dados do Tesouro Nacional. As informações
correspondem aos dados do cadastro atualizado no final do mês de março
e início de abril.
O Brasil tem, atualmente, 5.563 municípios e, desse total, 96,4% estão
inaptos para o recebimento de novas verbas do Governo Federal. Esse
dinheiro tem como destino a construção e reforma de postos de saúde,
escolas, estradas e programas na área social.
A Confederação Nacional dos Municípios vem acompanhando o quadro de
inadimplência e, segundo o presidente da entidade, Paulo Ziulkosk, a
situação é crítica: ''Estamos monitorando o CAUC desde janeiro e houve
um aumento grande de inadimplência entre março e abril'', disse
Ziulkosk, em entrevista ao Jornal O Globo.

--
Alexandre Silva, com informações do CEARÁ AGORA

COMUNICAÇÃO > Brasil poderá ter normas de combate à violência contra profissionais da mídia

Vinculado ao Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, o Grupo
de Trabalho (GT) sobre Direitos Humanos dos Profissionais de
Jornalismo vai acompanhar, inicialmente,cerca de 50 casos desse tipo,
entre eles as ameaças aos jornalistas Mauri König e André Caramante
que foram obrigados a deixar o país depois de ameaçados de morte por
terem publicado reportagens que denunciavam corrupção de agentes
públicos.
Segundo Tássia Pinho, coordenadora-geral do Conselho de Defesa dos
Direitos da Pessoa Humana, a criação do grupo, que iniciou as
atividades em 19 de fevereiro deste ano, reflete a preocupação do
governo com o aumento dos casos.
Relatório do Comitê de Proteção aos Jornalistas(CPJ) para as Américas,
organização internacional que atua na defesa dos direitos de
comunicadores, indica que em 2010 um profissional da imprensa foi
assassinado no Brasil em razão de sua atividade. Em 2011 foram três e
no ano passado, quatro. Em todo o mundo,segundo levantamento da
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
(Unesco), 119 jornalistas foram assassinados pelo mesmo motivo, número
recorde desde o início dos registros pela instituição, em 1997.
Tássia Pinho disse que o governo está preocupado com o crescente
número de homicídios e de ameaças não apenas a jornalistas, mas também
a outros comunicadores, como blogueiros que expressam suas opiniões e
as opiniões de suas comunidades. "Principalmente no interior do país,
em locais onde geralmente se tem mais dificuldade de acesso à
Justiça".
Ela explicou que o grupo, composto por representantes do governo e da
sociedade civil, fará um diagnóstico da situação no país e a
expectativa é que até agosto, apresente um relatório com as propostas.
Tássia destacou que o trabalho do grupo pode ser prorrogado por mais
180 dias. "Não podemos admitir que em um país cuja democracia está em
processo de consolidação haja esse tipo de cerceamento à liberdade de
expressão e de informação", ressaltou.
Atualmente, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei PL
1.078/2011 que transfere à esfera federal a responsabilidade de apurar
crimes cometidos contra jornalista no exercício da atividade. De
autoria do deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), o projeto
de lei confere à Polícia Federal a responsabilidade por investigar
crimes contra jornalistas quando autoridades estaduais não conseguirem
esclarecer o caso em 90 dias, transferindo também o julgamento para a
Justiça Federal. O chamado deslocamento de competência já ocorre para
crimes contra os direitos humanos, instituído pela Emenda
Constitucional 45/2004.

--
Alexandre Silva, com informações do Jornal O Estado do CE

PEC 37 > Ministério Público realiza ações contra a proposta

O Ministério Público do Estado do Ceará realiza na próxima semana a
mobilização estadual contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC)
37, que retira os poderes de investigação do Ministério Público e de
outras instituições. O objetivo é sensibilizar a população contra a
Proposta, que está tramitando em Brasília e representa uma ameaça para
toda a sociedade brasileira. As ações de mobilização incluem
adesivaço, audiências públicas, palestras e ato público.
Neste domingo (7), a partir das 9 horas, ocorrerá um adesivaço no
cruzamento entre as avenidas Santos Dumont e Zezé Diogo, na Praiado
Futuro, em Fortaleza. Representantes do MP, de entidades públicas e
privadas, além das diversas instituições que aderiram à Frente
Estadual contra a PEC 37, estarão reunidos para fixar adesivos da
campanha nos veículos dos motoristas que desejarem se integrar ao
movimento.
Durante toda a quarta-feira (10), ocorrerão atos públicos em diversos
municípios do Interior do Estado. Em Quixadá, por exemplo, será
realizada uma palestra, às 19 horas, na Faculdade Católica Rainha do
Sertão, para esclarecer as autoridades, lideranças locais e população
em geral sobre os riscos da aprovação da PEC 37.
Em Massapê, estão agendadas uma palestra, às 8 horas, na Escola
Profissionalizante, e uma audiência pública na Câmara Municipal, às 19
horas, para prestar esclarecimentos aos vereadores sobre a temática.
No dia seguinte, às 9h30min, a promotora de Justiça de Massapê
conversará com prefeito, vice-prefeito e secretários municipais na
Prefeitura sobre a PEC. E a sociedade civil em Iguatu, na região
Centro-Sul, também vai engrossar o coro contra a Proposta, fazendo uma
mobilização a partir de meio-dia na Praça da Caixa Econômica, no
Centro da cidade. Serão distribuídos panfletos informativos para a
população.
Na sexta-feira (12), a mobilização estadual contra a PEC 37 se
concentrará, a partir das 14 horas, em um ato público no Plenário 13
de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará. Os resultados da semana de
mobilização no Ceará serão apresentados em conjunto com os outros MP's
estaduais no dia 24 de abril, em Brasília.

--
Alexandre Silva, com informações do CNEWS

CÂMARA dos DEPUTADOS => Ilário Marques assume cadeira na casa

O ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques(PT/CE) ,assumiu nesta
sexta-feira(5),uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília. Ilário
é suplente do Deputado eleito, Domingos Neto,que deixou a cadeira,para
assumir uma secretaria,do governo Cid. Lembrando que o ex-prefeito,é o
quarto suplente de Domingos, mas o governador Cid Gomes,conseguiu com
manobras, que os outros suplentes deixassem o caminho livre para
Ilário.
Paulo Lustosa, é o 1° suplente, o segundo é Flávio Bezerra, que já
ocupa um cargo na Secretaria Especial de Portos. O terceiro da fila é
Gera Arruda (PMDB), que também assumiu cargo no governo de Cid.
Há muito tempo,ele vinha sendo cotado para assumir o
cargo,principalmente pelo interesse do governador,que queria
fortalecer a sua aliança com o PT estadual,pensando nas eleições 2014.

Agora na Câmara Federal,Ilário é o primeiro Deputado Federal de
Quixadá, então o povo do Ceará,mas principalmente de Quixadá,esperam
que o parlamentar faça jus ao seu salário,e aos votos que o
colocou,como suplente,e os represente, e não deixe que nossa
cidade,perca para outros municípios, investimentos,obras e
melhorias,que podem mudar a cara da nossa terrinha.
Até porque Quixadá tem dois deputados estaduais,e nem por isso deixou
de perder uma obra que mudaria em muitos aspectos da nossa cidade, o
Hospital Regional,que será implantado em Quixeramobim. Será que eles
fizeram por onde,o hospital vir pra Quixadá?

Se for um deputado realmente atuante,como prometeu ser,Quixadá só tem à ganhar.

--
Alexandre Silva
silvaquixada.blogspot.com

EUROPE the BAND > A banda Sueca está voltando com tudo

Talvez pouca gente conheça a banda Europe por nome,mas concerteza,ao
ouvir as músicas mais famosas da banda,como The Final Countdown,e
Carrie,aí sim vão saber de quem estou falando. A música Carrie é uma
das músicas mais conhecidas do grupo,e está presente em quase todos os
DVDs de Flash Back. Mas foi o hit The Final Countdown,que projetou a
banda ao cenário mundial.
A Europe the Band,que teve seu início em 1978,mas com outro nome,no
início se chamava 'Force'. Depois de emplacarem muitos sucessos,os
integrantes do grupo,em comum acordo,resolveram dar uma parada. Mas o
talento falou mais alto e em 2003, os 'europe' decidiram voltar. Agora
conheça um pouco mais da banda sueca. 

BIOGRAFIA DA BANDA

Os Europe têm a sua génese na banda Force formada  em 1978 na Suécia pelo baixista Peter Olsson, o guitarrista John Norum
e o baterista Tony Reno, que depois ganharam a companhia do vocalista
Joey Tempest. Passados quatro anos, o grupo teve a primeira baixa,
Peter Olsson. Joey assumiu o baixo enquanto o substituto não era
escolhido. Depois de uma rápida passagem de Marcel Jacobs, John Leven
entrou como baixista.
Eles gravaram uma fita para participar de um campeonato de música no
país, o vencedor gravaria um disco,mas o grupo não gostou do resultado
da fita e decidiu não entrar na competição, mas a namorada de um dos
integrantes inscreveu a fita do mesmo jeito. Para a surpresa geral, o
Force foi o campeão, mesmo sem saber que estava participando. Joey
ainda foi escolhido o melhor vocalista e Norun, o melhor guitarrista.
Antes de gravar, o grupo achou que era hora de mudar o nome e adotou
Europe. O disco, homônimo, vendeu bem e ajudou a divulgar o hard rock
do grupo para a turnê pela Suécia. Logo depois, uma gravadora
japonesa, que por acaso recebeu uma cópia do disco de um fã, lançou
"Europe" também no Japão. O sucesso foi grande e a música "Seven Doors
Hotel" entrou no Top 10 japonês.
O amadurecimento musical foi visto no segundo disco, "Wings of
Tomorrow", lançado em 1984. Com o novo trabalho, o grupo alcançou
também o público americano, além do japonês. Mesmo com tanto sucesso,
Tony Reno saiu do grupo e deu lugar a Ian Haugland. A entrada de um
novo tecladista, Mic Michaeli, possibilitou a Joey mais dinamismo nos
shows e, após a turnê, chegou o terceiro disco, "The Final Countdown",
que se tornou um enorme sucesso.
Em 1986, o grupo saiu em turnê no Japão e Europa e viu a popularidade
que tinha ganhado. A música título tornou-se um verdadeiro 'hit'
internacional - vendeu 8 milhões de cópias no mundo e o disco, mais 6
milhões. O único contratempo foi a saída de John Norum que estava
cansado e queria mais peso nas músicas, com isso, o grupo chamou Kee
Marcello para substituí-lo. A mudança agradou, e muito, e a
popularidade do disco só cresceu, chegou ao número 1 em vários países.
O disco seguinte, "Out of The World" (1988), só confirmou a posição de
astros do rock no mundo. Um dos destaques foi a performance em estúdio
de Kee, já que nos shows estava claro que era um grande guitarrista.
Três anos se passaram e chegou mais um trabalho nas lojas, "Prisoners
in Paradise". Ele foi lançado no meio de alguns conflitos com o
produtor que queria músicas mais leves e que se tornariam sucessos
fáceis. A banda bateu o pé e trocou de empresário.
Os Europe estavam anunciado para tocar na noite de ano novo, mas no
palco estavam três guitarristas, Kee, Joey e Mic,e ninguém no teclado.
Era sinal de que os problemas não haviam terminado, então, a banda
decidiu parar por um tempo e Joey logo se lançou em carreira solo.
Em 1999, o grupo voltou a se apresentar, com dois guitarristas, em um
show na Suécia, mas foi só um pequeno suspiro. A volta oficial foi
anunciada em outubro de 2003 com a formação: Joey (vocalista), John
Norum (guitarra),Mic (teclado), Jonh Leven (baixo) e Ian (bateria). Em
março do ano seguinte, foi lançada a coletânea "Rock The Night", com
os maiores 'hits' do grupo. O inédito "Start From The Dark" saiu no
final de 2004 e a banda retomou suas atividades tocando em grandes
festivais pela Europa, o que rendeu ainda um DVD ao vivo, "Live From
The Dark". Com a boa repercussão do álbum e a resposta positiva dos
fãs, em 2006 a banda lançou mais um inédito, intitulado "Secret
Society". E em 2012,o disco "Bag of Bones" que talvez,seja o melhor
desde o retorno da banda em 2003 foi lançado.
Tá aí,se você internauta quiser mais aí vai uma dica.
Você pode ver mais músicas da banda Europe,inclusive letras,e
traduções,no link abaixo:
http://letras.mus.br/europe/


--
Alexandre Silva
Quixadá-Ceará
silvaquixada.blogspot.com

CEARENSE SÉRIE B -> Time do Quixadá vence mais uma e retoma a liderança

FOTO - CHICO JAVALI


O Quixadá Futebol Clube,realizou mais uma partida, válida pela série B
do Campeonato Cearense. O jogo aconteceu no Estádio Abilhão,com um
público considerável. O time jogando em casa novamente,suou em mais
uma partida. O jogo não começou muito bem para o 'Quixinha',já que com
apenas 13 minutos de jogo,a equipe canarinha já havia tomado 2 gols.
Com esse resultado,o time caminhava para sua primeira derrota na
competição. Mas o Quixadá fez algumas alterações em sua equipe,e deu a
volta por cima e empatou em 3x3, calma que o jogo ainda não tinha
acabado,e quem pensou que ia ficar no empate,se enganou,pois lequinha
apareceu,e aos 47 minutos, decidiu a partida,sendo o time do Quixadá
Futebol Clube o vencedor,batendo o Iguatu,por 4 á 3. Uma partida
difícil,mas que no fim o Canarinho levou a melhor. Os gols do Quixadá
foram de , Eduardinho, Alan (que marcou 2 vezes),e Lequinha que fez o
último gol do jogo.

Com a vitória de hoje,o time quixadaense,chega à sua terceira vitória
consecutiva na segundona, 100% de aproveitamento, e retomou a
liderança da competição.

Em seu próximo jogo que será no domingo que vem,o Quixadá enfrentará o
time do Crateús. A partida também acontecerá no Estádio Abilhão.


--
Alexandre Silva
silvaquixada.blogspot.com

CAMINHO da ESCOLA -> Quixadá recebe mais um ônibus escolar

FOTO - CHICO JAVALI
Em cerimônia realizada na capital cearense,em que a presidente Dilma
Rousseff,apresentou as ações,e investimentos para amenizar os
problemas causados pela estiagem no nordeste,e outros investimentos
para o Ceará. O prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra,recebeu das
mãos da presidente Dilma,e do Ministro da Educação Aloizio Mercadante,
a chave de mais um ônibus escolar,do projeto 'Caminho da Escola' do
governo federal. No facebook o prefeito falou do momento: "Foi uma
honra participar ontem de um evento, onde recebemos das mãos da
Presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Educação,
Aloizio Mercadante, a chave de mais um ônibus escolar do programa
"Caminho da Escola" para nosso município.
Obrigado Presidenta! Esperamos contar sempre com a parceria do Governo
Federal em prol de nossa cidade."

Na cerimônia,Dilma ainda anunciou,que vai prorrogar o Garantia Safra e
o Bolsa Estiagem,até o final do ano,em todo o nordeste.

--
Alexandre Silva
silvaquixada.blogspot.com

COMBATE À SECA -> Dilma garante prorrogação do Garantia Safra e Bolsa Estiagem

As medidas anunciadas pela Presidente Dilma Rousseff dividiu opiniões
entre governadores e prefeitos que acompanharam, nesta terça-feira, em
Fortaleza, a solenidade do anúncio de medidas de combate aos efeitos
da estiagem. Entre as ações oficializadas pela presidente Dilma
Rousseff, uma - ampliação do Garantia Safra e do Bolsa Família, tem
efeito prático.
Os dois benefícios serão estendidos até o final do ano e, em todo o
Nordeste, receberão mais de R$ 1 bilhão e 600 milhões. O pacote de
bondades inclui, ainda, renegociação de dívidas e abertura de novas
linhas de crédito e, se aplicado em sua totalidade, envolve um
montante de, pelo menos, R$ 9 bilhões.
Desse total de recursos, a maior parcela do pacote (35%, ou R$ 3,1
bilhões) é uma estimativa de quanto o governo vai deixar de arrecadar
até 2016 ao renegociar a dívida de 700 mil agricultores afetados pela
seca.
Segundo o Ministério da Integração Nacional, parte do valor iria para
o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste -ou seja, a
renúncia é de um recurso já "carimbado" para a região.
Outra parte importante do pacote são os R$ 2,1 bilhões (23% do total)
para compra de máquinas pesadas para 1.415 cidades. O Ministério do
Desenvolvimento Agrário informou que 33% desse dinheiro (R$ 694
milhões) já vem sendo gasto desde 2012 com retroescavadeiras e
motoniveladoras.
Dos nove governadores do Nordeste, sete estiveram presentes à
solenidade com a presidente Dilma Rousseff. Estiveram ausentes, mas
representados pelos seus vices, os governadores do Maranhão e Sergipe.
Os olhares ficaram bem atentos ao governador de Pernambuco e
pré-candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos.
Anfitrião do encontro dos governadores com Dilma, o cearense Cid
Gomes elogiou o pacote de bondades, mas disse que ainda existem alguns
pendências.
Dentro das medidas anunciadas, está ainda elevação em 30% na oferta de
carros-pipa (de 4.746 para 6.170), construção de cisternas (267 mil
até dezembro) e venda subsidiada de 340 mil toneladas de milho.
São R$ 9 bilhões a mais que vamos injetar na economia do Nordeste",
disse o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, ao lembrar
que até o momento o Governo Federal já investiu nos programas de
assistência aos agricultores atingidos pela seca mais de R$ 7,5
bilhões.

--
Alexandre Silva, com informações do Ceará Agora

BANCOS -> Clientes reclamam do grande desrespeito,e da falta de atenção

Bom dia caros leitores.
Olha não é de hoje que recebo reclamações de pessoas,tanto por
email,como por telefone, sobre o desrespeito, e a falta de atenção dos
bancos.
As agências bancárias desrespeitam seus clientes,que muitas vezes em
condições precárias,e o grande sofrimento,quando não é por filas
enormes,é o calor infernal,causado pela grande aglomeração de
pessoas,posso até dizer que essas situações são desumanas.
Imagine aí caro leitor do blog,você pega uma fila enorme,espera quase
uma hora,e quando você chega na boca do caixa,descobre que o caixa
está sem cédulas,ou não tem todos os valores. Imagine aquelas pessoas
que vem do interior do município,geralmente acordam muito cedo,para
pegar um transporte,muitas vezes também precário,pra então vir á
cidade para sacar seu 'dinheirinho' tão esperado,muitos são
aposentados,e quando chegam, ainda passam por tanto sofrimento.
Isso não acontece só na Caixa,ou no Banco do Brasil,mas sim em todas
as agências. Mas como sou cliente da Caixa Econômica vou falar o que
passei no último dia 28,quando fui fazer uma operação no caixa.
Cheguei na CAIXA por volta das 09:20hs da manhã,peguei uma fila,que
por sinal quase não encontro o último da fila,era umas 09:55hs quando
faltavam duas pessoas ,pra então chegar a minha vez, sabe o que
aconteceu? O dinheiro acabou,aí o jeito foi pegar outra fila enorme. E
nem se fala do calor que faz ali dentro,agente chega até à ficar
tonto,e quase dá uma agonia. Agora me responda,porque que em um banco
que tem 8 caixas eletrônicos,só 3 funcionam?. Eu falo da Caixa porque
sou cliente,mas isso também acontece em outros bancos.
Então fica o meu pedido ,pra que os bancos olhem mais pra seus
clientes. E autoridades tomem providências.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO!
--
Alexandre Silva
silvaquixada.blogspot.com