Universidade Estadual do Ceará anula a primeira fase do seu vestibular


A Universidade Estadual do Ceará (Uece) anulou a primeira fase do seu vestibular 2010/1. Aplicada no dia 29 de novembro, a prova tinha marcas em algumas questões, como um ponto ou ponto sublinhado diferenciando o item correto.

A reitoria da instituição divulgou nesta terça-feira, dia 15, o comunicado informando que a primeira etapa do processo seletivo 2010/1 será repetida "com vistas a assegurar, de forma objetiva, a estrita observância ao princípio de igualdade entre os candidatos". O novo calendário de provas das duas fases do vestibular ainda não foi publicado.

Segundo o comunicado oficial, a decisão de repetir a primeira fase foi tomada pela reitoria da Uece "em reunião com representantes do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual", quando foram analisados laudos técnicos.


Fonte: O Globo

POPULAÇÃO DENUNCIA FALTA DE ÁGUA CONSTANTE EM QUIXADÁ

Moradores de Quixadá, no Sertão Central, denunciam a falta constante de água nas casas. Segundo a população, o problema é histórico no município e alguns bairros passam até 10 dias sem receber água. Os problemas teriam sido causados pela quebra da adutora que bombeia água do açude Pedra Branca para Quixadá.

Entre os locais mais afetados estão os bairros Herval, Campo Velho, Campo Novo e da Rodoviária. Em 2008, foi lançado edital de licitação para contratação da empresa que construiria a nova adutora. Segundo o correspondente Herley Nunes, nenhuma empresa se habilitou.

Em contato com a redação do Alerta Geral, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou, através de nota, que “precisou suspender a captação de água do açude Cedro, em Quixadá, porque o manancial apresentou queda significativa de qualidade de sua água bruta”. A assessoria de comunicação da empresa também afirmou que realiza manobra (parte da cidade fica abastecida, a outra tem abastecimento suspenso) para suprir a demanda. Ainda segundo a Cagece, em breve nova adutora será construída.

Confira a nota enviada, na íntegra:

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) precisou suspender a captação de água do açude Cedro, em Quixadá, porque o manancial apresentou queda significativa de qualidade de sua água bruta, o que poderia comprometer a qualidade da água tratada e distribuída pela Companhia. Para evitar qualquer risco à saúde da população de Quixadá, a Cagece passou a abastecer a cidade somente pelo açude Pedra Branca.

Com o aumento do consumo de água no segundo semestre do ano, o abastecimento na sede do município de Quixadá passou a ser realizado por manobra (quando uma parte da cidade tem o abastecimento suspenso enquanto outra área tem seus reservatórios abastecidos). Para aumentar a oferta de água na cidade, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) está construindo uma adutora que irá levar mais água do açude Pedra Branca à sede do município.


Fonte: Ceará Agora

Carisma e força para atrair dinheiro

Em Quixadá, até mesmo os que estão do lado de dom Ângelo Pignoli, reconhecem as benfeitorias e a facilidade com que dom Adélio Tomasin conseguia recursos para as obras da diocese. Pessoas próximas a ele chegam a dizer que possui uma botija


Faculdade Católica Rainha do Sertão é uma das obras deixadas por dom Adélio Tomasin na Diocese de Quixadá (Foto: DEIVYSON TEIXEIRA)
Nas ruas de Quixadá a tensão na diocese ganha dimensão de movimento organizado quando o assunto é tratado por defensores de dom Adélio Tomasin. Os que defendem as posições do atual bispo, dom Ângelo Pignoli, não se manifestam publicamente, mesmo considerando correto o pedido de auditoria na Faculdade Católica Rainha do Sertão. Mas até entre esses, os feitos de Tomasin são reconhecidos como importantes para a cidade nos 21 anos que esteve à frente da diocese.

O reconhecimento se deve a várias ações empreendidas na área pastoral, mas que tiveram efeito econômico em Quixadá, principalmente com a criação em 2004 da Faculdade Católica Rainha do Sertão. Com forte carisma e facilidade para trazer recursos do exterior para as obras da igreja, há quem diga que a cidade era uma antes de dom Adélio, e outra após sua chegada.

Dom Adélio assumiu a diocese em 1988 substituindo o primeiro bispo de Quixadá, dom Joaquim Rufino do Rego, então sacerdote diocesano do clero da Diocese de Oeiras e vigário de Picos-PI. Na época de dom Rufino a diocese apoiou diversos movimentos de trabalhadores e assentamentos rurais. Ao lado de dom Antônio Fragoso, bispo da Diocese de Crateús, foi considerado um dos bispos mais ligados à Teologia da Libertação no Ceará. Dom Rufino permaneceu em Quixadá por quase 15 anos quando foi transferido para a Diocese de Parnaíba (PI), coincidindo com a mesma época em que dom Hélder Câmara se aposentou em Olinda.

Ao substituir dom Rufino, dom Adélio adotou na diocese outra postura, mais voltada à evangelização e ao assistencialismo. Uma obra que se voltou à questão social, mas excluiu a contextualização política. Nessa época, as CEBs e as pastorais sociais foram vivendo uma espécie de limbo, e ele passa a contar com a colaboração de movimentos da renovação carismática.

Outra característica marcante da gestão de Adélio Tomasin foi a capacidade de conseguir recursos do exterior para as obras da diocese. Segundo o médico César Oliveira, um dos coordenadores do ``Movimento em prol a dom Adélio e em Defesa da Diocese de Quixadá``, o bispo tinha uma ``botija na Itália``. Próximo a ele, o médico diz que o bispo era capaz de conseguir de 5 a 10 milhões de euros quando viajava anualmente para a Itália.

Com os recursos, o ex-bispo construiu várias obras. Dentre elas, a mais importante, a Faculdade Católica. O poder de dom Adélio, todavia, vai além, dizem defensores. Eles apontam a capacidade de acolher pessoas necessitadas e sua ``vocação para o trabalho``. De acordo com Oliveira, o ex-bispo teria também forte articulação para conseguir as coisas.


Fonte: O Povo

Quixadá realiza XVII Jornada de Saúde Mental



O evento contou com a participação de profissionais da área da saúde, de alunos e representantes políticos.

A crise da sociedade na contemporaneidade, os reflexos na saúde e a importância da articulação da saúde mental e a estratégia saúde da família. Esse foi o tema da XVII Jornada de Saúde Mental de Quixadá que aconteceu na manhã de sexta-feira, 11/12, no Hotel Belas Artes.

A deputada Rachel Marques psicóloga e mestre em Saúde Pública, participou do encontro e falou da importância de estar reunido para discutir melhores formas para aperfeiçoar o atendimento a pessoas com problemas mentais, especialmente nos Centro de Atenção Psicossocial - Caps. “ Nós temos acompanhado a política dos Caps e eles são pilares importantes no tratamento de transtornos mentais”, afirmou.

Em sua fala, a parlamentar destacou ainda um Projeto de Lei de sua autoria que autoriza o Governo do Estado a criar políticas públicas para atendimento as crianças, adolescentes e jovens dependentes químicos. O Projeto prevê que a questão seja tratada com diferentes linhas de ação que vão desde a ampliação dos Caps a disponibilização de leitos para desintoxicação dos dependentes nos hospitais gerais marques participou do evento e falou da importância da realização do evento. “

De acordo com a supervisora do CAPS de Quixadá Marluci Alves o debate é importante para ampliar o debate sobre a saúde mental e propor políticas públicas voltadas para o atendimento nessa área.




Jornal Diário do Nordeste

Caravana cumpre missão

Quixadá. A comitiva do Movimento Solidariedade, em apoio à permanência do bispo emérito dom Adélio, deve chegar hoje à tarde no município, após cumprirem agenda em Brasília. Eles foram à capital federal, buscar apoio dos parlamentares e da comunidade religiosa para a causa. Também foram exigir do núncio apostólico a avaliação das denúncias contra o bispo de Quixadá, dom Ângelo Pignoli, e pedir a imediata expulsão do religioso da Diocese.

O grupo é formado por 30 católicos. Ele chegaram na capital federal na manhã da última terça-feira. Seguiram direto para o Congresso. Cópias do abaixoassinado com mais de 20 mil assinaturas, acompanhadas de cartas em forma de manifesto, iguais às recebidas no Vaticano, foram entregues ao deputado federal Raimundo Gomes de Matos e também à senadora Patrícia Saboia.

Após almoço na companhia de políticos, a caravana seguiu para a sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde entregou cópias dos documentos ao secretário geral do órgão colegiado, dom Dimas Lara Barbosa, bispo-auxiliar do Rio de Janeiro. Tiveram longa reunião com ele.

Ainda em Brasília, no Consulado do Vaticano, não encontraram o núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri. Pretendiam entregar a mesma lista. É ele quem nomeia os bispos para as dioceses. Na visita aos representantes da Igreja Católica, em Brasília e em Roma, deixaram claro o anseio pela adoção da medida o mais rápido possível. Tanto dom Ângelo quanto dom Adélio se recusam a falar sobre o assunto.



Jornal Diário do Nordeste

Movimento pede apoio




Cerca de 30 pessoas do movimento em prol de dom Adélio participaram ontem, em Brasília, de encontro com dom Dimas Barbosa, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na reunião, eles expuseram a situação pela qual a Diocese de Quixadá vem passando e solicitaram apoio ao movimento. Segundo Miguel Peixoto, dom Dimas já tinha conhecimento dos fatos relacionados à desavença entre os dois bispos. Ele teria ainda se comprometido a conversar com dom José Antônio Tosi, arcebispo de Fortaleza e presidente da Regional Nordeste I, da CNBB.

Miguel Peixoto diz que o grupo fez um relato dos fatos mais recentes acontecidos na cidade, ressaltando a forte divisão na diocese. O encontro serviu também para que fosse entregue uma abaixo-assinado com cerca de 20 mil nomes. Os partidários de dom Adélio tentaram ainda se reunir com o Núncio Apostólico, representante do Santo Padre no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, mas ele estava de férias e em viagem a Itália. Como não conseguiram manter contato com o Núncio, a comitiva se dirigiu ao Congresso Nacional onde conversaram com senadores e deputados federais sobre o quadro da diocese de Quixadá.

Antes da viagem a Brasília, que segundo os organizadores foi paga por comerciantes quixadaenses, quatro representantes do movimento em prol de dom Adélio estiveram no Vaticano, quando no dia 7 de dezembro foram recebidos por membros da Congregação dos Bispos, órgão responsável pela administração dos bispos de todo o mundo. De acordo com César Oliveira, que fez parte do grupo que viajou, o contato foi feito com o cardeal RE Giovani Batisti, quando entregaram o abaixo-assinado também entregue em Brasília.

No Vaticano, segundo Oliveira, os partidários de dom Adélio também se reuniram com dom Cláudio Hummes, que atualmente ocupa a chefia do departamento do Vaticano que gerencia os padres católicos do mundo. Além das assinaturas, foram entregues as autoridades eclesiásticas recortes de jornais de Fortaleza.

Jornal O Povo

Obras da maternidade são suspensas


Os problemas financeiros do Hospital Maternidade Jesus, Maria, José, também pertencente a diocese de Quixadá, não são novos e revelam um quadro de deficiência estrutural. A unidade atende prioritariamente crianças e gestantes carentes, sendo unidade de referência em obstetrícia, cirurgia e pediatria, possuindo 121 leitos credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Em agosto deste ano o diretor administrativo e financeiro, Rafael Porto, fez uma prestação de contas na Câmara Municipal da cidade, onde relatou vários problemas. Na ocasião, destacou quem em 2008 houve o aumento nas taxas de mortalidade e de infecção. "Só não fechou 2008 deficitária porque a Receita Federal doou produtos apreendidos para a realização de uma feira que resultou numa renda de aproximadamente R$ 500 mil". Mesmo diante dessas dificuldades, dom Adélio Tomasin iniciou a ampliação da unidade de oncologia e das UTIs de adulto e coronariana.

Ao assumir a gestão da diocese, porém, dom Ângelo Pignoli suspendeu as obras, bem como colocou à venda parte do antigo terreno da maternidade velha.


Jornal O Povo

Rádio Cultura passa por reformulação total


A Rádio Cultura de Quixadá, pertencente a diocese, foi fundada há 17 anos por dom Adélio Tomasin. O primeiro dirigente foi o braço direito do bispo, José Nilson Ferreira Gomes. Ao lado dele, pessoas ligadas ao movimento Shalom, que permaneceram a frente da emissora até o mês de setembro, quando foram substituídos por dom Ângelo Pignoli.

Com a mudança, assumiu a rádio o funcionário da diocese Helton Júnior. Ele diz que pegou a emissora com equipamentos defasados e toda a programação voltada à evangelização. "As finanças viviam no vermelho e tinha uma dívida de R$ 150 mil ainda como resultado de uma multa eleitoral de oito anos, na época da primeira campanha de José Nilson à prefeitura'.

Segundo Helton Júnior, a primeira providencia foi a renegociação das dívidas. Hoje, a emissora está pagando a multa ao custo de R$ 872,00/mês por tempo indeterminado. Outra medida adotada por Helton foi abrir para a veiculação de anúncios . "O retorno tem sido positivo e as contas estão equilibradas". Todo o corpo funcional foi mudado e conta atualmente com 12 pessoas. Antes, diz Helton, eram só voluntários que operavam a emissora. A programação também foi reformulada e passou a ser mais diversificada.




Jornal O Povo

Prefeito assina ordem de serviço para construção do INSS


A população do sertão central vai ganhar mais um equipamento. Trata-se de uma nova sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cuja ordem de serviço para construção foi assinada na manhã de sexta-feira, 11, pelo prefeito Rômulo Carneiro e pelo ministro da Previdência Social José Pimentel. Os dois, juntamente com a deputada estadual Rachel Marques e o procurador-geral do município Ilário Marques, foram convidados pela presidente da Câmara, Edi Leal, para assinarem o documento na casa do povo, o parlamento municipal.


As novas instalações da instituição Federal serão construídas em um terreno doado pela Prefeitura. A doação da propriedade foi aprovada pela Lei 2.393 de 13 julho de 2009 e regulamentada pelo decreto 023/2009, assinado pelo chefe do Executivo.

O terreno, desmembrado do loteamento Quixadá Center, foi avaliado em R$ 32.800,00 e será importante para a melhoria na qualidade do atendimento aos cidadãos que diariamente buscam os serviços previdenciários. Atualmente, o órgão atende, em média, 300 pessoas por dia e mantém 23.974 benefícios, sendo 7.545 urbanos e 16.429 rurais. O empreendimento, que será construído entre as ruas Blumenau e Florêncio Lopes, colabora para a modernização pela qual passa a Previdência Social no país. Além disso, a parceria entre a Prefeitura e o INSS proporcionará aos usuários do órgão mais acessibilidade, comodidade e conforto.


Na ocasião, José Pimentel, que é deputado federal licenciado, recebeu o título de cidadão quixadaense e a medalha destaque político. Ele agradeceu as homenagens e disse estar feliz, pois Quixadá sempre o acolheu muito bem. “Agora como filho adotado por Quixadá eu tenho um maior compromisso com esse povo. Aqui nós temos um processo contínuo, onde começamos o desenvolvimento com o companheiro Ilário e continuamos com o prefeito Rômulo. Lembro que nosso Estado tem o maior desempenho na Previdência e é com imensa alegria que agradeço essas homenagens e o compromisso, tanto do Ilário como do Rômulo na construção dessa nova sede. A Prefeitura, através dessa atitude demonstra o compromisso com a população”, afirmou o ministro.


A gerente-executiva do órgão Federal, Zeferina de Fátima Cavalcante, veio de Fortaleza para participar da solenidade. Ela adiantou que serão investidos R$ 1.395.000,00 (Hum milhão trezentos e noventa e cinco mil reais) na obra das novas instalações. Foi também durante o evento que os vereadores prestaram homenagem a vários servidores do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), sobretudo pelos serviços prestados a autarquia, que neste ano completa 100 anos de existência.


O prefeito Rômulo Carneiro enfatizou que o momento consolida a parceria entre os governos Municipal e Federal. “Nosso INSS tem mais de 30 anos no nosso município, mas o Instituto não tinha uma sede própria e agora os quixadaenses terão uma estrutura sofisticada, onde as pessoas poderão ter um atendimento humanizado”. Ele também aproveitou para parabenizar José Pimentel. “Até os que criticam o nosso projeto político reconhecem o papel do ministro no desenvolvimento de nossa Quixadá. Ele conhece esse povo e merece essa homenagem justa e sincera”, finalizou o prefeito.



Fonte: Prefeitura de Quixadá

Menino de 2 anos está internado com 50 agulhas dentro do corpo na BAHIA

Polícia ainda não sabe quem foi o responsável pela perfuração na criança

Um menino de 2 anos está internado com 50 agulhas dentro do corpo, no Hospital do Oeste, em Barreiras (900 km de Salvador), desde o último dia 9. A criança está na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do hospital e deve ser operada ainda nesta terça-feira (15). A polícia ainda não sabe quem foi responsável pela agressão.

Moradora da cidade vizinha Ibotirama, de apenas 25 mil habitantes, a criança foi levada pela mãe a um hospital local depois de se queixar de dores na barriga. Chegando lá, foram identificadas 17 agulhas.

Como o hospital não tem estrutura para fazer uma cirurgia, o menino foi transferido para o hospital de Ibotirama. Na unidade, foram encontradas agulhas na garganta, abdome e pernas. Os médicos identificaram agulhas em seu pulmão.

De acordo com informações da Delegacia de Ibotirama, na segunda-feira (14) foram ouvidas três testemunhas, incluindo padrasto, que é apontado pela mãe como o principal suspeito. A mãe e avó da criança também serão convocadas para testemunhar.


Fonte: R7.COM

Rachel contesta críticas de Osmar Baquit


O deputado Osmar Baquit fez críticas infundadas à prefeitura de Quixadá relacionada à saúde do município.

Na manhã de quinta-feira, 10/12, o deputado Osmar Baquit destacou em Plenário as investigações da Polícia Federal (PF) em prefeituras do interior do Estado. Osmar especulou que a prefeitura de Quixadá deveria ser investigada pela PF, o parlamentar justificou sua fala destacando a reforma do hospital Eudásio Barroso. Osmar criticou ainda a ausência do Programa Saúde da Família em “vários” distritos e acusou a prefeitura de ter demitido o médico do PSF do distrito de Custódio por questões políticos. Osmar disse ainda que a saúde de Quixadá passa por problemas e que 5% dos casos de gripe A no estado do Ceará estão localizados em Quixadá.

A deputada Rachel Marques explicou que o projeto do hospital de Qiuixadá foi orçado em três milhões de reais, que foi depositado apenas uma parcela no valor de R$ 400 mil, e que 80 mil ainda está na conta da prefeitura. Rachel esclareceu que o Ministério da Saúde pediu parecer da vigilância sanitária, que decidiu por uma reformulação do projeto, acrescentando mais um pavimento. “O novo projeto já retornou ao Ministério da Saúde para um novo convênio, quando haverá a ampliação do valor. Foi prestado conta do que foi executado, e não há irregularidade”, avisou.

Sobre o programa PSF a parlamentar destacou que o município dispõe de 17 equipes. Mas, que três distritos estão sem médicos. Nós enfrentamos um problema que não é só nosso, é de todo o país, que é não termos profissionais que se disponham a trabalhar nos interiores. A prefeitura quer contratar, mas falta médicos. Sobre a denuncia que temos o problema que cinco equipes o médico do PSF de Custódio Dr. Sebastião havia sido demitido a parlamentar alertou que o médico solicitou sua saída do programa para fazer uma especialização em analise de tomografia. “Atualmente ele é servidor contratado de Quixadá e faz a análise das tomografias realizadas no município”, explicou Rachel.

Com relação à gripe A, a parlamentar afirmou que só foi confirmado um caso em Quixadá, de um jovem estudante que participou de congresso na UNE, em Brasília e que felizmente não houve óbito.






Rachel Marques


Braço direito de dom Adélio Tomasin


Ex funcionário do Banco do Brasil, o economista José Nilson Ferreira Gomes Filho chegou a Quixadá há 17 anos trazido por dom Adélio Tomasin para administrar à época, a recém fundada rádio da diocese. Ligado ao movimento Shalom, assumiu e administrou a emissora com pessoas desse grupo da renovação carismática. A administração da rádio marcou também a chegada do Shalom em Quixadá.

Durante esse período José Nilson passou a atuar como braço direito de Adélio Tomasin na diocese. Em 1993, com a ampliação da Maternidade Jesus, Maria e José, deixa a rádio e assume a direção daquela unidade hospitalar.

Em 2004 surge a Faculdade Católica e José Nilson acumula a função de dirigente da instituição com a da maternidade. Naquele ano também se lança a prefeito com o apoio de dom Adélio.

Para os partidários de dom Adélio, a versão corrente de que ele teria ajudado com dinheiro da Faculdade as campanhas de José Nilson, não faria sentido. ``Como o dinheiro vem de fora direto para ele, porque ia precisar tirar da Faculdade?``, questiona Batista Alves, um dos coordenadores do movimento pró dom Adélio. O POVO tentou por vários dias ouvir José Nilson sobre a polêmica envolvendo a diocese. Ele não foi localizado. Uma das tentativas foi por meio de Batista Alves, que descartou a possibilidade desse contato.




Jornal O Povo

Movimento nega uso político

A defesa de dom Adélio Tomasin tem sido arregimentada desde outubro logo após a divulgação em um programa de rádio de que ele poderia estar deixando a cidade. O ``Movimento em Solidariedade a Dom Adélio e em Defesa da Diocese de Quixadá``, segundo um dos organizadores, João Batista Alves, seria formado por leigos e não teria nenhuma conotação política, como chega a sugerir a carta de dom Ângelo.

De acordo com os partidários de dom Adélio, o movimento seria ainda indiferente a qualquer outra questão que não a preocupação com Quixadá. ``Não queremos o confronto, fazer ameaças. Tememos que ele não receba recursos para manter a Faculdade``, afirma João Batista.

Os seguidores de dom Adélio também questionam outras ações de dom Ângelo, como a troca de religiosos em algumas paróquias e nas direções da rádio e da maternidade. No que diz respeito à utilização da Faculdade nas campanhas à prefeitura de José Nilson, reitor da instituição, Batista diz achar improvável este uso.



Jornal O Povo

Discórdia, poder e silêncio na Igreja do Sertão


Abrangendo, além da cidade-sede, os municípios de Quixeramobim, Itatira, Boa Viagem, Madalena, Choró, Itapiúna, Quixeramobim, Capistrano, Ibaretama e Banabuiú, a Diocese de Quixadá surgiu em 1971 cobrindo população estimada em mais de 300 mil habitantes. Nos seus 38 anos de existência, conviveu pacificamente com os mistérios e a beleza da região, cedendo o lugar da fantasia para monumentos naturais como a Pedra da Galinha Choca e as rochas que entornam o Cedro.

Nos últimos meses, porém, esse cenário mudou, ganhou ares de tensão com o conflito envolvendo o atual bispo, Ângelo Pignoli, e o seu antecessor, dom Adélio Tomasin. No centro da discórdia, a disputa permeada por fatos concretos como as decisões tomadas por dom Ângelo mudando os comandos da Rádio Cultura e do Hospital Maternidade Jesus, Maria e José; a troca de religiosos entre as paróquias e a venda de imóveis do patrimônio da diocese. Para além dos fatos concretos, a discórdia tem sido alimentada por versões as mais diversas, envolvendo desde a utilização política da diocese a dívidas acumuladas das instituições pertencentes a ela. Uma das versões aponta que dom Ângelo teria tentado afastar parte da diretoria da Faculdade, que tem hoje como diretor-geral, José Nilson Ferreira Gomes Filho, considerado braço direito de dom Adélio . José Nilson foi candidato a prefeito nas duas últimas eleições, pelo PSDB, e recebeu forte apoio de dom Adélio e da estrutura da Faculdade.

O que tem deixado partidários dos dois lados sem uma explicação clara é porque só agora o atual bispo resolveu tomar essa decisão. Dom Ângelo chegou a Quixadá em março de 2007 em substituição a dom Adélio. Um de seus primeiros decretos foi a nomeação de dom Adélio como chanceler da Faculdade Católica Rainha do Sertão. Na ocasião, declarou que contaria com a ajuda dele porque não tinha muito conhecimento em gestão do tipo. A Faculdade foi montada em 2004 com a maioria dos recursos oriundos da Itália, trazidos pelo ex-bispo.

Auditoria
Nos dois primeiros anos, a relação entre dom Ângelo e dom Adélio se deu de forma tranquila. Em outubro deste ano, no entanto, em conversa reservada, o atual bispo informou ao antecessor que iria fazer uma auditoria na Faculdade, além de querer assumir a administração daquela unidade de ensino. Desde a criação, o diretor geral é José Nilson Ferreira Gomes Filho.

A conversa reservada se tornou pública em novembro quando pessoas ligadas a dom Adélio começaram a propagar a versão de que ele estaria pensando em deixar a cidade em virtude do fato. Desde então, teve início um racha na diocese com leigos próximos ao ex-bispo criando o ``Movimento Fica Dom Adélio e em Defesa da Diocese de Quixadá``, conclamando as pessoas a se colocarem contra as decisões do atual bispo. Carreatas, distribuição de adesivos e reuniões de apoio fizeram o movimento ganhar corpo. Para agitar o clima entre os dois lados, dom Ângelo denunciou que estaria recebendo ameaças de morte. Não disse de quem.

Enquanto partidários de dom Adélio alardeiam a defesa do religioso, ele próprio tem se esquivado de falar a respeito. O mesmo acontece com dom Ângelo, que até agora tem se apoiado em uma carta publicada dia 23 de novembro no site da diocese tentando dar luz às suas decisões. O silêncio dos dois é seguido pelos demais religiosos, que estariam desautorizados a emitir qualquer opinião sobre o assunto.


FRASES

TRECHOS DA CARTA DE DOM ANGELO
...Cheguei à convicção de não ser possível conseguir visão clara e fundamentada da realidade da Faculdade, apenas através de eventuais contatos e relatórios. Precisamos de algo mais amplo``

..é incompreensível e surpreendente a celeuma que imediatamente se criou, o barulho que se fez, usando de falsidades, calúnias ou meias-verdades, querendo jogar a autoridade maior e legítima do Pastor da Diocese contra seus padres, o Bispo emérito e a Faculdade Católica..``

...faço um veemente apelo a que nenhum partido e nenhum político interfiram indevidamente nos assuntos reservados à autoridade diocesana de Quixadá...``



Jornal O Povo

Comendas serão entregues em sessão solene


O ano legislativo será encerrado com a sessão solene de entrega de comendas no sábado, 19 de dezembro, às 9 da manhã. Um total de 41 homenageados receberá os títulos de cidadão quixadaense, de benfeitor José de Barros, de personalidade política, medalha do Cedro, mérito desportivo José de Freitas e medalha Américo Barreira. “É o momento de prestarmos uma justa homenagem a todos que contribuem para o desenvolvimento de nosso município”, afirmou a presidenta Edi Leal (PT). O secretário da mesa diretora José Maria (DEM) explica que as comendas foram aprovadas por meio decreto legislativo nos últimos anos. “A entrega dos títulos é a culminância desse processo”, disse.
Câmara de Quixadá

Dnocs comemora centenário de combate às secas


A Sessão Solene em homenagem ao centenário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas foi marcada por homenagens ao órgão, a seus servidores e ao Ministro da Previdência Social, José Pimentel. O evento reuniu lideranças comunitárias, funcionários públicos, secretários, representantes de órgãos públicos e entidades na sexta, 11 de dezembro, no auditório da Câmara. A Presidenta Edi Leal (PT) entregou a comenda alusiva aos 100 anos do Dnocs a sua representante, Ana Maria Braga. A servidora agradeceu a Câmara pela homenagem, lembrando a importância para o município do Açude Cedro, gerenciado pelo Dnocs. Ana Maria também ressaltou a relevância social do Departamento. “O Dnocs tem agora uma postura voltada para os perímetros irrigados, para a regularização fundiária e para ações de convivência com o semi-árido”, disse. Na oportunidade, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá, Ibaretama, Choró e Banabuiú (Sindsep) fez uma menção honrosa aos funciorários do Dnocs, Geraldo Costa, Aloísio Basto, Francisco Duarte e Severino Silveira. “São esses servidores que colaboraram para a construção da história do órgão em Quixadá”, lembrou a presidenta do Sindsep, Luciene Araújo.

Na oportunidade, o Ministro José Pimentel assinou ordem de serviço para construção de uma nova sede para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no município. A gerente do INSS de Quixadá, Zeferina Araújo, destacou a necessidade de ampliação da agência que está sobrecarregada.”A nova agência será 3 vezes maior que atual, com acessibilidade, consultórios modernos, que irá adequar com a qualidade e o humanismo no atendimento”, afirma.

Em seguida, foi entregue o título de cidadão quixadaense e de personalidade política ao Ministro José Pimentel. O homenageado expressou sua alegria não só por receber os títulos, mas por colaborar pelo desenvolvimento de Quixadá. Ele ainda ressaltou a importância do Dnocs. “Nesse centenário, devemos lembrar que o Dnocs cria condições para cerca de 29% da população brasileira possa povoar, trabalhar e produzir no semi-árido nordestino”, disse. O Ministro Pimentel ainda destacou o eficiente trabalho da Previdência Social no Ceará.
Câmara de Quixadá

Artistas são homenageados na abertura do Salão de Artes


Emoção marca a abertura do I Salão de Artes de Dezembro, na tarde de 9 de dezembro. Na oportunidade, o músico Dudu Viana e o pintor Izidorio de Oliveira receberam o título de cidadão quixadaense e o cantor Guaraci de Freitas, benfeitor quixadaense. O primeiro lembrou, emocionado de sua chegada a Quixadá há 40 anos quando participou da fundação da Banda de Música, um celeiro para artistas que tornou o município referência no cenário musical cearense. “Estou honrado por receber esse título”, afirmou. Já Guaraci de Freitas defendeu que o legislativo municipal teve um grande salto de qualidade com a valorização da cultura da terra, através do Salão de Artes. O pintor Izidorio de Oliveira evitou falar por estar muito emocionado.

O vice-prefeito Airton Buriti revelou que orgulho da Prefeitura participar da iniciativa. “Essa interação do poder público com a comunidade reforça os valores culturais que cultivam a solidariedade em nossos corações”, disse. Já a representante do Sebrae Francisca Wilma parabenizou os expositores pelo belíssimo trabalho. A presidenta Edi Leal (PT) reconheceu o desprendimento dos artistas de participar gratuitamente do evento. “Estamos dando uma oportunidade especial para nossa população de apreciar os artistas da terra”, afirmou. Ela defendeu ainda que é missão da Câmara Municipal de fortalecer a cultura local. As exposições homenagearam aos artistas: Alberto Porfírio (Literatura), Inês Sousa (Fotografia), Izidorio de Oliveira (Pintura) e Nabor Crebillon (Música). O Dnocs também levou a mostra itinerante de seu centenário para o Salão de Artes de Dezembro.


Câmara de Quixadá

Trio levado para Quixadá após flagrante na DRFVC

Acusados de formar uma quadrilha que rouba cargas nas BRs, voltaram para o Interior. Eles estão à disposição da Justiça

Já estão recolhidos na cadeia pública da cidade de Quixadá (a 158Km de Fortaleza) os três homens acusados de integrar uma quadrilha responsável pelo roubo e receptação de cargas nas rodovias que cortam as regiões do Jaguaribe e do Sertão Central. O empresário Raimundo Nonato Dantas Fernandes, o ´Raimundinho´, dono de uma rede de lojas e de depósitos de gás de cozinha nas cidades de Quixeramobim e Senador Pompeu, permanece preso depois de autuado em flagrante pelos crimes de receptação e tentativa de corrupção ativa. Segundo a Polícia, na hora em que foi detido, ele teria oferecido um cheque, no valor de R$ 18 mil para que não fosse preso.

A quadrilha foi transferida de volta para Quixadá depois de ter sido presa pela Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV) naquele Município. Trazidos para Fortaleza, os acusados foram autuados, em flagrante, na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), onde deveriam permanecer para que a Especializada desenvolvesse mais investigações até chegar a todos os integrantes do bando e, ao mesmo tempo, esclarecer outros assaltos ocorridos nas estradas, especialmente, na BR-116, na Estrada do Algodão e, ainda, na rodovia que liga as cidades de Quixadá e Morada Nova.

Por telefone, o delegado titular da DRFVC, Espártaco Ribeiro, confirmou a transferência dos presos, mas alegou ´motivo de segurança´ para não informar para onde o bando estava sendo levado. Ontem, foi confirmado que os presos ´dormiram´ na Delegacia Regional de Quixadá e, pela manhã, foram transferidos para a cadeia pública.

Além de ´Raimundinho´, foram também capturados os assaltantes Reginaldo dos Santos Oliveira e Cláudio Orestes Pesqueiro Monteiro. O grupo havia assaltado um caminhão-baú com uma carga de eletrodomésticos da rede de lojas Macavi. O ataque ocorreu na BR-116, em Boqueirão de Cesário. Conforme dados da Polícia, vários assaltos já foram registrados naquela região, cujos ataques são direcionados, especialmente, para os veículos das redes de lojas ´Macavi´ e ´Zenir´ e aqueles que transportam botijões de gás de cozinha.

Lojas

´Raimundinho´ é dono da rede de lojas ´Mobel Lar´ e da distribuidora ´Mobel Gás´. Apesar de todas as suspeitas, ele foi levado para Quixadá logo após o flagrante em Fortaleza.


Fonte: Diário do Nordeste

Prefeitura de Quixadá abre edital para concurso público


A Prefeitura Municipal de Quixadá recebe até o dia 18 de janeiro de 2010 as inscrições de interessados em participar de concurso para o preenchimento de 499 vagas, sendo 141 de nível superior, com salários que variam de R$ 889,66 a R$ 3.357, 95, 169 de nível médio com salários de R$ 465,00, de nível médio/técnico que ganharão de R$ 465,00 a mil reais, e 160 de nível fundamental que receberão R$ 465,00.

As vagas foram distribuídas de acordo com a necessidade de cada secretaria de governo. Entre os postos que exigem o ensino superior estão assistente social, bibliotecário (a), cirurgião dentista, enfermeiro (a), engenheiro (a) Civil, farmacêutico (a), fonoaudiólogo (a), fisioterapeuta, médico (a), nutricionista, professor (a) de Educação Básica classe III, médico (a) veterinário (a), terapeuta ocupacional e psicólogo (a). Os candidatos que irão concorrer a uma das vagas do nível médio deverão inscrever para os cargos de agente administrativo, agente municipal de trânsito, agente social, fiscal de serviço público, fiscal de obras, motorista, salva vidas e tratorista. Já as vagas para o nível médio/técnico foram divididas para os cargos de técnico (a) em Higiene Dental, auxiliar de consultório dentário, técnico (a) em Enfermagem e técnico (a) agrícola. As pessoas que desejam candidatar-se a uma vaga de nível fundamental deverão inscrever-se para auxiliar de serviços geral ou vigia.

O concurso público será executado pela Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP). As inscrições podem ser efetuadas pelo site da instituição (http://concursos.acep.org.br/quixada2010
) e ficarão abertas no período entre 10h do dia 5 de janeiro e 23h59min do dia 17 de janeiro de 2010, observado o horário oficial de Brasília, podendo a taxa de inscrição ser paga até o dia 18 de janeiro. Os concurseiros devem preencher a ficha de inscrição, imprimir o boleto de pagamento da taxa e paga-lo em qualquer agência da rede bancária, observando os valores de inscrição de R$ 100,00 (cem reais) para os cargos de nível superior; R$ 50,00 (cinqüenta reais) para nível médio; R$ 50,00 (cinqüenta reais) para nível médio/técnico; e de R$ 30,00 (trinta reais) para nível fundamental. Vale salientar que do total de vagas previstas, cinco por cento serão reservadas aos candidatos ou candidatas portadores(as) de deficiência, compatível com o exercício do respectivo cargo.

As provas escritas para os cargos de nível médio, nível médio/técnico e nível fundamental serão realizadas no dia 14 de março na cidade de Quixadá e para o nível superior serão aplicadas, simultaneamente, nas cidades de Quixadá e Fortaleza no mesmo dia.

A isenção da taxa de inscrição deverá ser solicitada mediante requerimento do candidato ou candidata, devendo ser preenchido documento para tal fim, disponível no site http://concursos.acep.org.br/quixada2010 entre 10h do dia 5 de janeiro e 23h59min do dia 10 de janeiro. A documentação comprobatória do pedido de isenção deverá ser entregue, impreterivelmente, até o dia 11 de janeiro na sede da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Quixadá, no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h.

Para elaboração do primeiro edital de concurso público da gestão Rômulo Carneiro estiveram, envolvidas diretamente no processo a secretária de Administração Gardênia Moreira e a controladora-geral do município Patrícia Maria Almeida. A titular da Administração destacou que o processo foi demorado porque era necessário fazer um levantamento junto às secretarias municipais para saber a demanda de profissionais. Ela citou também os locais onde as pessoas podem conferir o edital. “Nós fizemos um levantamento junto a todas as instituições do poder Executivo e de acordo com os números de vagas detectadas resolvemos abrir concurso público. Ele vai abranger várias áreas de atuação e o edital estará disponível no Diário Oficial do Estado, no Saguão da Câmara Municipal, nos flanelógrafos da Prefeitura e no site da ACEP”, informou Gardênia.

Confira o edital - Clique aqui


Fonte: Prefeitura de Quixadá

Município de Quixadá se compromete a regularizar condições de trabalho em matadouro


Cidade firmou Termo de Ajustamento de Conduta perante o MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Limoeiro do Norte obteve do Município de Quixadá, localizado no Sertão Cearense, o compromisso de que as condições de trabalho serão regularizadas no matadouro público da cidade no prazo de 120 dias.

Segundo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo prefeito Rômulo Carneiro perante a procuradora do Trabalho Georgia Maria da Silveira Aragão, a Prefeitura manterá servidor concursado para controlar o acesso de pessoas e animais no local, proibindo ingresso de pessoas não cadastradas, de menores de 18 anos e de animais estranhos à atividade local.

O TAC prevê, ainda, que deverá haver a presença de veterinário no local durante todo o período de abate de animais e que a as salas de matança deverão ser dotadas de equipamentos e instalações físicas e sanitárias adequadas, além de dispor de local próprio para o tratamento das vísceras dos animais e oferecer currais distantes das salas de matança. O documento estabelece, ainda, que terá de ser oferecido vestiários para troca de roupas dos trabalhadores, além de banheiros higienizados.

O MPT exigiu ainda, do Município, que sejam fornecidos todos os equipamentos de proteção individual adequados e necessários aos trabalhadores do matadouro e exigido o uso obrigatório por parte dos trabalhadores, evitando os riscos de acidentes comuns a cada atividade. O Município também deverá fornecer equipamentos e materiais como serras e esterilizadores e implantar sistema de controle e manutenção de equipamentos e ferramentas, incluindo afiação de facas.

O descumprimento do TAC por parte do Município pode ocasionar a aplicação de multa de R$ 5 mil por obrigação descumprida. O prefeito poderá vir a ser, inclusive, responsabilizado solidariamente, conforme previsto no termo.

Jangadeiro Online

QUADRILHA DE ROUBO DE CARGAS É DESARTICULADA EM QUIXADÁ PELA CPRV

Uma grande ação policial desmantelou uma quadrilha de ladrões de cargas no município de Quixadá. A ação aconteceu na madrugada desta quarta-feira (9), no posto da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRV). Segundo coronel Werisleik Pontes, que esteve presente na operação, “o roubo de cargas acontecia na BR-116 e a mercadoria vinha do município mineiro de Cristais e era distribuída nas cidades da região, principalmente Quixadá e Quixeramobim".

Foram presos dois homens identificados apenas como Reginaldo e Cláudio. Segundo o coronel, o receptador trata-se de Raimundo Nonato, de Quixeramobim, que também foi preso. Eles estão sendo recambiados para Fortaleza, sem passar pela delegacia regional de Polícia Civil.



Fonte: Ceará Agora

Quixadá: cooperativa transforma óleo de cozinha em biodiesel no Ceará

Estudantes de Quixadá, no Ceará, montaram uma cooperativa para transformar o óleo de cozinha em biodiesel. Na cidade, há 10 pontos oficiais de coletas que recebem as doações.




G1

Divergências chegam ao Vaticano


Desavenças entre o bispo da cidade, dom Ângelo Pignoli, e partidários de dom Adélio Tomazin, serão relatadas a representantes do Vaticano por meio de abaixo-assinado que será encaminhado ao prefeito do Clero, dom Cláudio Hummes

Luiz Henrique Campos
Enviado a Quixadá
lhcampos@opovo.com.br

08 Dez 2009 - 00h36min


A disputa na arquidiocese de Quixadá, no Sertão Central, a 167 quilômetros de Fortaleza, entre o bispo Ângelo Pignoli e católicos ligados ao ex-bispo, dom Adélio Tomazin, vai chegar ao Vaticano. No último domingo, representantes do grupo que se autodenomina ``Movimento em Solidariedade a dom Adélio e em defesa da Diocese de Quixadá`` viajou para a Itália levando na bagagem um abaixo-assinado em que pedem a saída do atual bispo da função.

De acordo com Gilmar Barros, professor da Faculdade Católica Rainha do Sertão, administrada pela arquidiocese, e um dos que viajaram ao Vaticano, o documento contaria com cerca de 18 mil assinaturas, colhidas em menos de um mês por meio de manifestações como carreatas, caminhadas e conversas com a população das cidades cobertas pela diocese. Além de Quixadá, compõem a diocese os municípios de Quixeramobim, Itatira, Boa Viagem, Madalena, Choró, Itapiúna, Capistrano, Ibaretama e Banabuiú, envolvendo uma população de mais de 300 mil habitantes.

No Vaticano, o grupo de quatro pessoas tenta contato com o prefeito da Congregação para o Clero, dom Cláudio Hummes. No encontro, relata Gilmar Barros, eles vão relatar o que consideram abusos cometidos por dom Ângelo Pignoli, que iriam desde a desconfiança em relação a dom Adélio, até a venda de imóveis pertencentes ao patrimônio da diocese de Quixadá. De acordo com Gilmar, o movimento em solidariedade a dom Adélio não teria nada contra a pessoa de dom Ângelo, mas estranha e lamenta a forma ``desrespeitosa`` como o ex-bispo estaria sendo tratado.

A dissidência na diocese de Quixadá teve seus primeiros momentos em outubro, quando dom Ângelo decidiu realizar uma auditoria nas contas da Faculdade Católica, que tem dom Adélio como chanceler. Em carta publicada no site da arquidiocese em novembro e que vem sendo lida nas missas das paróquias, o atual bispo nega que haja retaliação contra dom Adélio, afirmando, porém, sentir-se no direito de tomar conhecimento das contas de gestão da instituição. Os partidários do ex-bispo, no entanto, não entendem assim, achando que se trata de uma forma de querer expulsar dom Adélio da cidade.

O próprio dom Adélio já teria, segundo organizadores do movimento em seu favor, afirmado que poderá deixar Quixadá se a situação de tensão na diocese perdurar. O POVO tentou contato com dom Adélio para confirmar a versão, mas ele não foi localizado. O silêncio também tem sido a estratégia utilizada por dom Ângelo Pignoli para administrar a situação a partir das críticas de pessoas ligadas ao ex-bispo. Auxiliares de dom Angelo tem afirmado que ele não vai se manifestar sobre as desavenças na diocese.


Fonte: O POVO

Ministro José Pimentel assinará ordem de serviço para construção das novas instalações do Departamente Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) em Quix


Ministro José Pimentel assinará ordem de serviço para construção das novas instalações do Departamente Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) em Quixadá. O ato acontecerá durante a sessão solene da Câmara em comemoração aos 100 anos do órgão na sexta, 11 de dezembro, às 9 da manhã. “Será um momento importante, no qual comemoraremos o fortalecimento do Dnocs em seu centenário”, afirma a presidenta Edi Leal (PT). Segundo o vereador Ivan Benício (PT), a participação do Ministro Pimentel é simbólica. “Enquanto parlamentar, ele foi um dos mais atuantes contra a depredação do Dnocs no governo Fernando Henrique e cobrou sua revitalização no governo Lula”, afirma.

Entre os órgãos regionais, o Dnocs é a mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste. Criado sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas, por meio do Decreto 7.619/1909, editado pelo então Presidente Nilo Peçanha, foi o primeiro órgão a estudar o problema do semiárido. A denominação atual foi conferida à instituição pelo Decreto-Lei 8.846/45. Posteriormente, a Lei 4229/63 transformou o Dnocs em autarquia federal.

O departamento, conforme dispõe sua legislação básica, tem por finalidade executar política do governo federal com os seguintes objetivos: beneficiamento de áreas e obras de proteção contra as secas e inundações; irrigação; radicação de população em comunidades de irrigantes ou em áreas especiais, abrangidas por seus projetos; tratamento de outros assuntos que lhe sejam encaminhados pelo governo federal nas áreas de saneamento básico, assistência às populações atingidas por calamidades públicas e cooperação com os municípios.



Site da Câmara Municipal