Para deputados, chanceler deve ficar


O deputado Cirilo Pimenta (PSDB) defendeu, ontem, em pronunciamento na Assembleia, a permanência de dom Adélio Tomasin no comando da Faculdade Católica Rainha do Sertão, em Quixadá. O tucano solicitou a permissão do bispo da Diocese daquele município, dom Ângelo, para que o atual gestor da instituição continue no cargo.

De acordo com Cirilo Pimenta, a saída de dom Adélio pode gerar prejuízos à instituição, que se prepara da instalar um curso de medicina. "A incerteza e a intranquilidade poderão trazer transtornos à faculdade", justificou o tucano.

Pimenta lembrou a importância da gestão de dom Adélio à frente da faculdade e citou parte da estrutura atual da instituição, que possue 2.250 alunos em 12 cursos de nível superior e emprega 400 pessoas com 250 professores distribuídos nos três turnos.

Em aparte, o deputado Vasques Landim (PR) comparou dom Adélio ao monsenhor Murilo de Sá Barreto, que teve forte atuação na Região do Cariri, em especial em Juazeiro do Norte. "São figuras emblemáticas que se deram à dignidade de melhorar a qualidade de vida através da educação", ressaltou.

O deputado Roberto Cláudio (PSB), que subiu na tribuna para enaltecer os investimentos do Governo Federal e Estadual em instituições universitárias no Interior, também destacou a importância de dom Adélio à frente da Faculdade Católica Rainha do Sertão.

Para ele, o chanceler foi capaz de empreender um dos mais importantes projetos que beneficia um grande número de cearenses. "Dom Adélio exerce o evangelho pelos atos", elogiou.. Roberto Cláudio citou outras instituições de ensino superior distribuídas pelo Interior do Estado do Ceará .





Cooperativa de jovens de Quixadá realiza primeira venda para Petrobras Biocombustivel




Durante a visita do presidente da Petrobrás Biocombustível, Miguel Rossetto, a terra dos monólitos, nesta quarta-feira, 28, ele também aproveitou para ir até a sede da Cooperaiva Socioambiental e Reciclagem para ver como funciona a estação de tratamento e reciclagem de Óleo Comestível e Gorduras Residuais (ORG) do município e realizar a primeira compra da matéria prima utilizada na produção de biocombustível.


A venda do óleo é resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde que a Cooperativa foi criada, em oututbro do ano passado. Os jovens realizaram campanhas educativas, palestras em escolas, visitas nas residências, reuniões com empresários e peça teatral em espaços públicos para mostrar a população os efeitos negativos ocasionados pelo óleo de fritura que é jogado diretamente na pia. “Muitos sonhos e desafios foram colocados. Os jovens que ficaram aqui realizaram este sonho porque se preocuparamem gerir este negócio”, disse a presidente da Cooperativa Sócio-ambiental e de Reciclagem, Camila França.


Os R$ 2.400,00 obtidos pela instiuição por meio da venda OGR também foi resultado da doação do produto por bares, restaurantes, hotéis, padarias, lanchonetes e residências, através de parcerias com a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis),com o Restaurante da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que ajudam na coleta de óleo em Fortaleza. A ação deixou o presidente da Petrobras Biocombustivel entusiasmado com o compromisso da juventude quixadaense com o meio ambiente. “Quixadá hoje é o século XXI, século do não disperdiçio e do não rejeito. Estou feliz por estar aqui, pos faz parte de uma estrategia nossa colaborar com experiências deste tipo”, comentou Rossetto sobre a Cooperativa.


A Cooperaiva Socioambiental e Reciclagem de Quixadá, que recebe apoio da Prefeitura Muncipal, é a primeira no Brasil a comercializar o OGR como matéria prima para a produção de biodisel para a Petrobrás Biocombustível, estabelecendo um contrato de fornecedora oficial no Ceará. A reciclagem do OGR é realizada pela Ó-limpo, primeiro eco-negócio solidário da Cooperativa Socioambiental e que é constituída por jovens de 18 a 26 anos advindos de famílias de baixa renda do município.


Serviço


A sede da Cooperativa e a Estação de Tratamento funciona no bairro Putiú, na Avenida Presidente Vargas, 231. O telefone para contato é (88) 3414.3067



Petrobras realiza encontro em Quixadá


Discutir melhorias na plantação de mamona, Seguro Safra e mais créditos para o homem do campo foram os motivos que trouxeram o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, a terra dos monólitos. Ele, que já havia realizado três visitas a usina de Biodiesel, veio à cidade para participar do Encontro de Mobilização para Safra 2009/2010 dos produtores de oleaginosas do Estado do Ceará”.


Todos os representantes da estatal, que estiveram no Centro Vocacional Pio XII, local do evento, ouviram as reivindicações dos agricultores de 15 municípios, que na ocasião foram representados pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece). “Nós sabemos que o programa do biodiesel tem crescido, no entanto sabemos que ainda há dificuldades a serem vencidas. A produção de 500kg por hectare ainda é muito baixa. Precisamos de técnicas que nos ajudem a aumentar a produção da agricultura familiar”, disse o membro da Fetraece Luis Carlos Ribeiro Lima.


O evento, organizado pela Petrobras Biocombustível em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado, também foi espaço para que o prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, informasse sobre os investimentos na produção de oleaginosas no município. “A nossa Unidade de Biodiesel terá sua ampliação de produção aumentada em quase 90%. O nosso produtor planta mamona consorciada com o milho ou com feijão e para isso teve o apoio da Prefeitura, que disponibilizou sete mil horas de trator totalmente gratuita”, comentou Rômulo.


O presidente da estatal, empresa que mantém contratos com 22.356 agricultores familiares no Ceará, destacou que a sua presença ali foi uma formar de chamar os agricultores para se engajar cada vez mais na plantação de mamona. “Estamos aqui para realizar um chamamento, para que nossos produtores se sintam incentivados. Lembro a todos que no ultimo dia 21 de outubro a usina de Quixadá completou um ano de atividade e que neste período foram produzidos 40 milhões de litros de biodiesel. Isto significa que estamos comercializando combustível de qualidade”, afirmou Miguel Rossetto.


Participaram do evento várias autoridades públicas que incentivam a produção de combustível produzido a partir da mamona. Dentre eles destacam-se o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado Camilo Santana, o representante do MDA Marcos Antonio Leite, o presidente da Ematerce José Maria Pimenta, a presidente da Câmara municipal de Quixadá Edi Leal, o secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Ereni Tavares e o procurador geral Ilário Marques, ele que foi um dos responsáveis pela instalação da Unidade de Biodiesel em Quixadá, representou a deputada estadual Rachel Marques.



Festa em Quixadá nos 139 anos

Quixadá

A tradicional partilha do bolo gigante, na Praça José de Barros, marcou ontem os 139 anos de fundação de Quixadá. A confraternização pública encerrou as comemorações de aniversário, iniciadas no último dia 22, com a escolha da Miss do Município. No início da manhã houve corrida ciclística e de pedestrianismo. A partir das 18 horas, teve apresentações culturais e celebração ecumênica prenunciaramm o ápice da festa. Logo depois, exibição de motos com o grupo Força Máxima e espetáculo musical no estilo preferido pela população, o forró, fechou a programação.

Nos dias anteriores, torneios esportivos, um jantar solidário em prol da restauração da Igreja do Colégio Sagrado Coração de Jesus, promovido por professores e ex-professores, alunos e ex-alunos e as inaugurações do Centro de Referencia e do Centro de Saúde Sexual e Reprodutiva, foram incluídos nas festividades da Semana do Município. A principal mudança ocorreu com a ausência do desfile institucional e das grandes bandas de forró nas noitadas de shows populares no Centro da cidade.

Dessa vez o principal palco da festa foi o Parque de Vaquejada No Mei do Mato, na entrada da cidade. A prefeitura resolveu inovar e resgatar as pegas de boi esquecidas na última década montando uma pista fixa para os vaqueiramas. A ideia é preservar o hábito dos primeiros colonizadores do “curral das pedras”, como o antigo povoado sertanejo era conhecido por conta da numerosa quantidade de blocos de pedra existentes no seu entorno. Com a iniciativa Quixadá pretende integrar o circuito oficial de disputas.

A novidade agradou principalmente os vaqueiros da terra. O gibão e o chapéu de couro foram encostados, mas o hábito do galope a procura do gado, transformado em esporte, revive e se fortalece com a iniciativa. Apaixonado pela modalidade o corretor de imóveis e Secretário de Obras Edificações e Vias de Quixadá, Paulo Stênio Fernandes, acredita na nova estrutura como incentivo a pratica da modalidade. “Com um parque bem estruturado, os encontros em nossa terra se tornarão mais frequentes. Esse foi o melhor presente a que a nossa terra ganhou no seu aniversário”, ressaltou.

Complementando as comemorações, o Museu Histórico Jacinto de Sousa elaborou uma programação especial, pela passagem dos seus 25 anos. O escritor e pesquisador João Eudes Costa homenageou o relicário municipal com uma crônica. Uma retreta, exposição e exibição de documentários atraíram o público a contemplar e conhecer um pouco mais sobre a história da Terra dos Monólitos, suas tradições e personagens importantes como a escritora Rachel de Queiroz e o próprio escultor, ao qual o museu dedicou-lhe o nome.

Hoje, Quixadá é considerado o maior Centro urbano da região e um dos maiores polos universitários do Estado. Também conta com uma das três maiores usinas de biocombustíveis do Brasil. Com população superior a 80 mil habitantes sua economia é voltada essencialmente ao setor terciário, de comércio e serviços, responsável por mais de 70% do PIB municipal. Um dia já foi considerada terra do Ouro Branco, como o algodão era denominado pelos fazendeiros antes do surgimento do bicudo. Com a praga, grandes e pequenos produtores apostaram na caprinocultura, principal atividade rural.

Situado a 158km de Fortaleza, na mesorregião dos Sertões Cearenses, o município tem o primeiro reservatório público construído no Brasil, o Açude do Cedro, como um de seus principais pontos turísticos. Ao lado da pedra da Galinha Choca, o conjunto paisagístico é um dos mais belos do país e do mundo. O Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão desponta como atração religiosa da região. O relevo acidentado, repleto de formações rochosas, ideal à prática de esportes radicais, lhe assegura também o título de terra dos Esportes de Aventura. O X Ceará, torneio internacional de voo livre, realizado há 12 anos, no mês de novembro, é o mais famoso deles.

SAIBA MAIS

Segundo estudiosos, Quixadá é uma palavra derivada de algumas línguas indígenas, mas não há consenso quanto a sua origem. Paulo Nogueira a associa a tribo Tapuia dos Quixaras, também conhecida como Quixadás.

Outro historiador, Thomaz Pompeu Sobrinho, atribui o topônimo a expressão Quichaitá, com a seguinte interpretação: Qui = ponta, Chai = gancho ou torcida e Ita = pedra. Essa definição está relacionada à sua famosa escultura natural, a pedra da Galinha Choca.

Antes de receber o título da ave domesticada, muito popular no Nordeste, o mais exótico monumento da região era conhecido como “Bico da Arara”. Parte do bico não existe mais, Segundo o pesquisador João Eudes Costa, a erosão, ao longo dos anos, foi a responsável pelo desaparecimento.

A primeira escritura pública da região foi a do Mosteiro Beneditino, hoje Casa de Repouso São José, na Serra do Estevão, hoje, distrito de Dom Maurício. Essas terras eram o “Sítio Quixedá”, adquirido por Manuel da Silva Lima, alegando ter descoberto ali dois olhos d’água.

A Freguesia de Quixadá foi criada pela Lei provincial N° 1.305, de 5 de novembro de 1869. O município foi criado em 27 de outubro de 1870, através de outra Lei provincial, de N° 1.347, desmembrando-o de Quixeramobim e sendo elevado à categoria de vila.

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura de Quixadá

(88) 3412 3864

www.quixada.ce.gov.br

E-mail: prefeitura@quixada.ce.gov.br




fonte: www.jornalcentraldenoticias.com.br

Quixadá já teve 53 prefeitos e todos do sexo masculino


O município de Quixadá já teve cinquenta e três prefeitos e todos do sexo masculino, dentre eles, José Ilário Gonçalves Marques foi quem ficou mais tempo no poder, ao todo ele tem 12 anos como prefeito de Quixadá, sua primeira gestão foi entre o

s anos de 1993 a 1996. A segunda, 2001 a 2004 e a última, nos anos de 2005 a2008, em segundo lugar, Aziz Okka Baquit ficando 11 anos a frente do comando de Quixadá, sendo duas

vezes prefeito, a primeira nos anos de 1973 a 1977 e a segunda gestão nos anos 1983 a 1988, também em segundo com 11 anos de poder e o mais longo da historia do município ficando por 11 anos no poder sem sair da chefia maior de Quixadá, foi Nilo Tabosa Freire, sua longa gestão aconteceu entre os anos de 1917 a 1927. Na terceira posição, Francisco Martins de Mesquita, o mesmo ficou 8 anos, sendo duas vezes prefeito, sua primeira gestão foi nos anos de 1989 a 1992 e a segunda, 1997 a 2000.

O primeiro prefeito de Quixadá foi Laurentino Belmonte de Queiroz, a sua principal atividade era a agricultura. Em 1870, quando Quixadá foi emancipado de Quixeramobim, ele era vereador suplente da Câmara Municipal. Na instalação do novo município, em 12 de maio de 1871, os vereadores suplentes de Quixeramobim formaram a "Câmara Provisória", na qual o fazendeiro foi escolhido como presidente. Os demais membros da Câmara Provisória foram: Jardilino de Queiroz Barreira, Francisco Barbosa Cordeiro, Antônio da Silva Campos e Félix de Sousa.

Do período de emancipação até a década de 30, não havia o cargo de prefeito. A administração municipal era exercida pelo presidente da Câmara Municipal e alguma vezes num colegiado de vereadores tendo o presidente à frente, deste modo Laurentino Queiroz tornou-se o primeiro chefe do executivo municipal, cargo que ocupou até 19 de maio de 1873, quando a nova Câmara de Vereadores do município foi empossada.

Sua administração foi responsável pela implantação do novo município, pela organização de um orçamento municipal, determinado pela resolução provincial n° 1.439, de 30 de setembro de 1871 em 770.000 réis (770$000), e pela criação dos primeiros regulamentos municipais, determinadas pela lei n° 1.449, de 12 de outubro de 1872.

Na gestão de Laurentino Queiroz foi estabelecido o "Código de Posturas do Município", chamada pelos vereadores de "Carta Magna de Quixadá", que assegurava direitos para as atividades rurais com vantagem para a agricultura quando em conflito de interesses com a pecuária. Um exemplo é o direito ao agricultor em plantar em áreas não cercadas enquanto os pecuaristas eram obrigados a cercar as áreas. As punições eram severas multas.

Hoje, Quixadá é o décimo mais populoso município cearense, com o total de 80.447 habitantes segundo pesquisa do IBGE publicado em 2009. No entanto, quando a população atual é confrontada com os dados do censo de 1970 (98.509 habitantes) e de 1991 (72.292 habitantes) e das estimativas para 1996 (64.442 habitantes) observa-se o declínio da população. Isto se deve, basicamente, ao desmembramento dos distritos de Banabuiú de Ibaretamaem 1988 e de Choró em 1993.

Estrutura administrativa

Executivo

O município possui atualmente oito secretarias: Desenvolvimento Social, Educação e Desporto, Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Saúde, Desenvolvimento Urbano, Economia e Turismo, Planejamento e Finanças, Comunicação e Mobilização Social.

Legislativo

A Câmara Municipal é composta por 10 vereadores desde o início da legislatura de 2005, anteriormente eram 21.

Judiciário

O município é sede da 6ª zona eleitoral.

Distritos

O município está dividido em 13 distritos. A Sede e mais 12 distritos: Califórnia, Cipó dos Anjos, Custódio, Daniel de Queiroz, Dom Maurício, Juá, Juatama, Riacho Verde, São Bernardo, São João dos Queiroz, Tapuiará e Várzea da Onça.

Califórnia
O surgimento do distrito está relacionado à Fazenda Califórnia fundada por Miguel Francisco de Queiroz, um dos "Irmãos Queiroz". Foi por muitos anos a fazenda mais importante do município dando ao seu proprietário grande status. A fazenda desenvolveu e ao seu redor surgiu um pequeno povoado formado por casas de escravos e outros agregados além de uma capela dedicada a São Francisco de Assis existente até hoje, que passou então a ser chamado de São Francisco da Califórnia, considerado o padroeiro do distrito.

Cipó dos Anjos
Criado pela lei n 1528 de 09 de setembro de 1964, distante 43 quilômetros da sede, é uma das localidades mais carentes de recursos hídricos na região Centro do Estado do Ceará. Segundo o IBGE o distrito tinha uma população estimada em 4.612 habitantes em 1996, sendo, portanto, o distrito mais populoso. Apesar da escassez hídrica, é o maior produtor de grãos do município, com a maior parte da produção oriunda de pequenos agricultores.

Custódio
Foi criado em 31 de março 1938 através do decreto-lei estadual nº 169. Em seus limites nasce o rio Sitiá no qual às suas margens está a sede distrital à montante (acima) do açude do Cedro. Sua população estimada pelo IBGE para 1996 era de 4.037 habitantes.

Daniel de Queiroz
Foi elevado à sede distrital pela lei estadual n° 1156 de 4 de dezembro de 1933. Seu surgimento está relacionado à construção à estação ferroviária de Junco datada de 1891 da então Rede de Viação Cearense. O nome Junco veio da fazenda na qual foi construída a estação que na época pertencia a Daniel de Queiroz, a fazenda mantém a mesma denominação até hoje. Nos anos 1940 teve o nome alterado para Muxiopó. Em 1961, o nome foi alterado novamente, desta vez para Daniel de Queiroz.

Dom Maurício

Foi criado no ano de 1938, anteriormente a área do distrito fazia parte de outro maior chamado Distrito da Serra de Santo Estevão criado em 1911. O nome foi dado em homenagem ao monge beneditino Maurício Prichzi que foi o coordenador da construção do Ginásio São José e do mosteiro inaugurados, respectivamente em 1903 e 1906. O mosteiro foi transformado na Casa de Repouso São José, dirigidos pelas Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. Foi na Casa de Repouso São José onde o ex-presidente Castelo Branco passou a última noite antes de morrer no vôo de volta a Fortaleza.

Está localizado a aproximadamente a 20 km da sede do município na Serra do Estevão, considerada uma espécie de oásis na aridez do Sertão Central, pois apresenta temperaturas mais amenas devido sua altitude de, aproximadamente, 500m acima do nível do mar.

Juá

A origem de Juá remonta, provavelmente, ao século XIX ainda no período de ocupação do sertão ceraence. Seu surgimento deve-se à existência de um local para pousada das boiadas que iam do Sertão Central (Região de Quixadá e Quixeramobim) para Baturité e, consequentemente, Fortaleza. O nome da localidade deve-se ao fato de que na época de seu surgimento existiam vários Juazeiros sob os quais os vaqueiros descansavam.

Com o crescimento da população da região e o surgimento da vila foi construída uma Igreja dedicada à sua padroeira, no caso Nossa senhora de Santana. Em virtude de sua localização favorável, da implantação da estrada de ferro que ligava Fortaleza ao Cariri que possuía uma estação nas proximidades, além da pavimentação da estrada que liga Quixadá à Região da Serra de Baturité houve um aumento do crescimento da vila. Juá foi elevado a distrito de Quixadá através da lei municipal em 09 de setembro de 1993, sancionada pelo então prefeito José Ilário Gonçalves Marques.

A economia está baseada principalmente nas culturas de subsistência (milho, feijão e arroz), criação de gado leiteiro, além da avicultura, e assim, como os demais distritos, nos salários funcionalismo público municipal e nas aposentadorias e em programas assistenciais do governo federal.

Juatama

Sua origem remonta à construção de uma estação da linha férrea chamada "linha-tronco" ou "linha sul" inaugurada em 4 de agosto de 1894 pertencente à Rede de Viação Cearense. Juatama surge, cresce e desenvolve-se às margens desta estrada de ferro. Sua primeira denominação foi Juá (árvore abundante na região) passando depois a chamar-se Floriano Peixoto e definitivamente Juatama, que na língua indígena quer dizer lugar dos juás.

Por volta de 1925 à vila toma crescimento com a construção da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída por Elpídio Dantas em terreno doado por Manoel Figueiras. Inaugurada por Pe. João Lucas Heuser, vigário da paróquia de Quixadá, na época. A festa de inauguração aconteceu na manhã do dia 16 de Junho de 1920 e contou com presença de centenas de fiéis, dentre eles, o prefeito de Quixadá Dr. Nilo Tabosa Freire. Desenvolve-se a partir deste momento, a casa paroquial, a padaria do Senhor Raimundo Peixoto e a sapataria do Senhor Antero. O surgimento de Juatama como distrito se dá em 04 de dezembro de 1933 pelo decreto-lei estadual n° 1.156 com o nome de Floriano Peixoto. Seu nome foi alterado em 8 de janeiro de 1964, quando a Lei Estadual n.º 7.104 para Juatama.

Riacho Verde

O seu acesso se dá pela mesma estrada que leva até a serra do Estêvão e ao distrito de Dom Maurício. O nome da localidade, segundo tradição local, foi dado devido ao grande número de árvores às margens do riacho Verde, que nasce na serra do Estevão atravessa o distrito e deságua no açude do Cedro, e que permaneciam verdes mesmo nos períodos secos.

A elevação de Riacho Verde a distrito de Quixadá ocorreu através da lei municipal n° 1940 de 26 de outubro de 2000 sancionada pelo então prefeito Francisco Martins de Mesquita.

A economia está baseada principalmente nas culturas de subsistência, especialmente milho e feijão, além da cultura algodoeira, pesca no Açude do Cedro, nos salários funcionalismo público municipal e nas aposentadorias e em programas assistenciais do governo federal.

São Bernardo

Está localizado a 45 km da sede municipal no extremo norte do território. Tem como padroeiro São João Batista ao qual está dedicada a capela construída no ano de 1936. O distrito foi criado por lei municipal em 1991.

Sua economia está baseada na produção leiteira, na avicultura e na agricultura, especialmente feijão, hortaliças e fruticultura. Assim como os demais distritos, sua economia está também baseada nos salários do funcionalismo público municipal, nas aposentadorias e em programas assistenciais do governo federal.

São João dos Queiroz

Localizado a 30 quilômetros de distância a sede. A vila de São João dos Queiroz surgiu na área de uma fazenda que, originalmente, pertencia a João Tomás Aires de Queiroz. Após a morte do proprietário em 1928, suas irmãs decidiram construir uma capela que, segundo estas, era um desejo que o antigo dono não conseguiu realizar. Inicialmente foram doados um pequeno terreno e algumas cabeças de gado para a construção de uma capela a ser consagrada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Por sugestão do padre Luís Braga Rocha, que celebrou uma missa no ato da doação, a capela seria consagrada a São João Batista, pois a fazenda chama-se São João (assim como o proprietário que também se chamava João). No entanto, a capela só seria concluída alguns anos depois, após diversas paralisações por falta de recursos. Em volta desta capela foram sendo construídas algumas casas e, a partir daí, a população da vila foi aumentando principalmente em função do desenvolvimento da cultura algodoeira nas décadas de 70 e 80.

Originalmente, o atual território do distrito fazia parte de Daniel de Queiroz. A elevação de São João dos Queiroz a distrito ocorreu através da lei municipal nº 1364 de 14 de setembro de 1990 sancionado pelo então prefeito Francisco Martins de Mesquita.

A partir do fim da década de 80, a economia local entra em estagnação com o declínio do “ciclo do algodão” causado pelo surgimento de uma praga (o bicudo) que praticamente dizimou a cultura. Além disso, a liberalização das taxas de importação, no início da década de 90, fez com que as indústrias passassem a importar a fibra do algodão de outros países, com a oferta de preços mais baixos. A estagnação da economia local reduz o crescimento da população que sem maiores opções de trabalho é obrigada a emigrar para outras regiões, especialmente a área urbana do município, a Região Metropolitana de Fortaleza e para a região de Pacajus-Horizonte.

Tapuiará

Localizado a 20 km da sede. Foi criado em 1920 e sua vila estava localizada onde hoje Açude Pedras Brancas que, ao ser construído imergiu a antiga sede. Uma nova sede foi criada em 1978 para reacomodar os habitantes.

Várzea da Onça
A elevação de Várzea da Onça a distrito ocorreu através da lei municipal n° 1886 de 06 de abril de 2000, sancionada pelo então prefeito Francisco Martins de Mesquita

A economia está baseada principalmente nas culturas de subsistência (milho e feijão) e na produção de pedras para construção civil, e tal como os demais distritos, nos salários funcionalismo público municipal e nas aposentadorias e em programas assistenciais do governo federal.

Confira a relação dos nomes dos prefeitos de Quixadá e os respectivos anos de mandatos.

Nome Mandato Partido

início fim
Laurentino Belmonte de Queiroz
1871 1873
José Marinho Falcão 1873 1878
José Jucá de Queirós Lima 1879 1879
José Gurgel do Amaral Júnior 1880 1882
José Jucá de Queirós Lima 1883 1883
Inácio de Loiola Holanda Lima 1884 1884
José Jucá de Queirós Lima 1885 1885
Manuel Carvalho 1886 1886
Francisco Alves Barreira Cravo 1887 1889
José Jucá de Queirós Lima 1890 1890
Joaquim Peixoto Alencar 1891 1891
Manuel Carvalho 1892 1892
Epifânio Astudilo Busson 1892 1893
Francisco Alves Barreira 1893 1895
Bonifácio Ferreira de Carvalho 1896 1898
Antônio Rodrigues de Carvalho 1898 1889
Luís Lavor Pais Barreto 1899 1900
Otaviano Lopes Sá Benevides 1900 1903
Inácio Barreira Nanam Filho 1903 1904
Otaviano Lopes Sá Benevides 1904 1906
Luiz Lavour Pais Barreto 1906 1911
Júlio Abreu 1911 1912
Joaquim Costa Lima 1912 1914
Firmo Holanda Cavalcante 1914 1914
João Batista de Queirós 1914 1915
Alfeu Ribeiro Aboim 1915 1915
Otaviano Lopes Sá Benevides 1915 1916
José Muniz Farrapo 1916 1917
Nilo Tabosa Freire 1917 1927
Manoel Freire de Andrade 1927 1928
Paulo Soares Viana 1928 1930
Francisco de Assis Holanda 1930 1934
Dráurio Barreira Cravo 1934 1935
José Colombo de Sousa 1935 1935
Francisco Assis Ferreira 1935 1936
José de Queirós Pessoa 1936 1943
Eliézer Forte Magalhães 1943 1946
Francisco Almeida Pinheiro 1946 1947
Eliézer Forte Magalhães 1947 1950
Samuel Lopes Oliveira 1950 1951
Hermínio Medeiros Dinelly 1951 1955
Anastácio Eudásio Barroso 1955 1959
Eliezer Forte Magalhães 1959 1963
José Okka Baquit 1963 1967
José Linhares da Páscoa 1967 1971
José Everardo Silveira 1971 1973
Aziz Okka Baquit 1973 1977
Renato de Araújo Carneiro 1977 1983
Aziz Okka Baquit 1983 1988
Francisco Martins de Mesquita 1989 1992 PSB
José Ilário Gonçalves Marques 1993 1996 PT
Francisco Martins de Mesquita 1997 2000 PSDB
José Ilário Gonçalves Marques 2001 2004 PT
José Ilário Gonçalves Marques 2005 2008 PT
Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro 2009 2012 PT

fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Quixadá sedia Conferência Regional de Comunicação



O município de Quixadá mais uma vez é palco de grandes eventos. Desta vez, os comunicadores da região sertão central e inhamuns se reunirão, na próxima sexta-feira, dia 23 de outubro, para debater as políticas públicas de comunicação.


A Conferência Regional de Comunicação, que acontece no auditório da Câmara Municipal, começa a partir das 8h e vai reunir empresários, usuários, gestores públicos e representantes de movimentos sociais das duas regiões. Os participantes debaterão assuntos abordados nos eixos temáticos: “Produção de Conteúdos”, “Meios de distribuição e Cidadania: direitos e deveres". Todos eles baseados na Conferência Nacional que tem como tema "Comunicação: meios para a construção de cidadania na era digital", evento que vai debater os avanços e a problemática da área de uma forma mais ampla, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro em Brasília.


Na regional do sertão central e do inhamuns acontece a escolha de representantes para estadual e que terão suas despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação custeadas pelo Governo do Estado, que promove a realização das etapas regionais e estadual do evento.


A Conferência Regional conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, bem como do Sindicato dos Servidores Públicos de Quixadá, Banabuiú, Choró, Ibaretama e Ibicuitinga (Sindsep). “É importante a participação de todos. Já estamos fazendo a mobilização em Quixadá e nas cidades circunvizinhas, através spot’s, envio de convites e participação em programas de rádio, pois acreditamos que a Comunicação é uma área que deve ser debatida com responsabilidade por todos que dela se utilizam”, disse o secretário de Comunicação e Mobilização Social Carlos Augusto Vitorino, Carlinhos.


Para participar os interessados devem realizar inscrições pelo e-mail: confecomquixada@gmail.com até o dia 22. É necessário enviar o nome completo, endereço, e-mail, telefones e, pertencer ao governo movimento social ou empresa, especificando-a.


Serviço


Conferência Regional de Comunicação


Local: Auditório da Câmara Municipal de Quixadá


Data: 23 de outubro


Horário: 8h às 17h


Outras informações pelo telefone (88) 34144668





Liceu de Quixadá ganhará quadra esportiva hoje


Nesta terça-feira (20), às 17 horas, a Secretária de Educação do Estado do Ceará estará em Quixadá entregando a quadra de esportes da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa.

A inauguração da obra orçada em torno de 500 mil reais, terá além da participação da Secretária Izolda Cela, a presença da Coordenadora da Educação Profissional Tereza Barreto, da Coordenadora da Crede 12 Joyce Gomes de Santana, do Diretor da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa Renê Silva Barbosa, Diretores, funcionários, pais e alunos das escolas municipais e estaduais, autoridades e representantes de diversas instituições e demais membros da sociedade quixadaense.

Na oportunidade será homenageada a professora Maria Julia Tavares Saraiva, educadora quixadaense, que dedicou sua vida ao ensino da matemática.

Essa solenidade festiva terá o encerramento com o show da “Banda Som Pop”, que acompanhou a Banda “Os Paralamas do Sucesso” fazendo a abertura no festival de férias promovido este ano pelo governo do Estado.

Para Renê Barbosa, a eduacação é um processo contínuo e duradouro, frito com a interação entre professores, funionários, alunos,pais e a soiedade em geral.

SOBRE A ESCOLA
A Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, tem 302 alunos compondo os seguintes cursos:
* 04 turmas de informática;
* 02 turmas de enfermagem;
* 01 turma de Comércio;
* 01 turma de agro-industria.

Os cursos funcionam em tempo integral (manhã e tarde), onde é fornecido para cada aluno, um lanche pela manhã, almoço e outro labche à tarde.

INFORMAÇÕESDOSCURSOS
* Duração 03 anos;
* Nove aulas diárias, com atividades esportivas e culturais;
* Aulas da base comum,
* aulas diversificadas - temáticas; práticas e vivência; tecnologia empresarial socio-educacional (tese); formação cidadã, horário de estudo.

A Escola oferece também projetos, entre tais como:
* CONDOMÍNIO DIGITAL – objetiva a inserção do jovem no mercado de trabalho formal, através das áreas de desenvolvimento pessoal e social - dos – contexto das relações de trabalho e tecnologia da informação e comunicação.

* E-JOVEM - consiste na formação profissionalizante nas áreas de tecnologia da informação e comunicação, inglês e empreendedorismo social.

Mais informações - 3412.5317





Preso ex-promotor Igor, que matou mulher grávida

Ele foi preso na tarde desta segunda-feira (19); crime aconteceu em 1998

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na tarde desta segunda-feira (19) o ex-promotor Igor Ferreira da Silva, condenado por planejar e executar a morte da mulher, Patrícia Aggio Longo, em 4 de junho de 1998, em Atibaia (64 km de São Paulo).

A Secretaria de Segurança Pública informou que ele foi preso pela delegada Adanzil Limonta. A pasta não forneceu detalhes sobre a prisão dele.

Silva foi condenado pela morte da mulher, a advogada Patrícia Aggio Longo, ocorrida em 4 de junho de 1998, na estrada do condomínio Shangrilá. À época ela estava com 27 anos e grávida havia sete meses.

Longo morreu após receber tiros na cabeça. À época exames comprovaram que os disparos foram feitos a cerca de 20 centímetros de distância. Ele foi condenado pela morte da mulher em 18 de abril de 2001. O ex-promotor sempre sustentou que ele e a mulher foram vítimas de um criminoso que atirou nela e o levou como refém. Recursos foram feitos mas todos foram negados.

Em janeiro de 2006 ele perdeu o cargo de promotor. A promotora que atuou na acusação por determinação da Procuradoria-Geral de Justiça, Valderez Abud, afirmou que a prisão de Silva mostrou a independência do Ministério Público. Ela afirmou que as provas eram fortíssimas contra ele.

O caso

Segundo um despacho do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que negou liberdade ao ex-promotor, Patrícia Aggio Longo, então com 27 anos e grávida havia sete meses, foi morta com dois tiros na cabeça na estrada do condomínio Shangrilá, em Atibaia (64 km de São Paulo). Ela chegou a ser socorrida mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Ela morreu dentro do carro do casal, uma picape Dodge. A versão do ex-promotor Igor é a de que, ao passarem por um caminho de terra batido, na entrada do condomínio, foram surpreendidos por um ladrão, que a levou como refém e atirou nela. Igor disse ter sido abandonado na estrada.

A Procuradoria-Geral de Justiça denunciou o promotor por homicídio qualificado -quando se mata alguém sem dar à vítima possibilidade de defesa e por aborto. Por ser promotor de Justiça, ele foi julgado no Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, composto por 25 desembargadores. O julgamento aconteceu no dia 18 de abril de 2001 e ele foi condenado a 16 anos e quatro meses de prisão, além de perda do cargo.



Fonte:r7.com


Comunidade Novos Horizontes e poluição sonora serão debatidos na Câmara



A atuação da Comunidade Novos Horizontes pela recuperação de viciados em drogas será discutida na sessão de sexta, dia 23, no plenário da Câmara. A audiência pública que deverá contar com a presença do diretor da Faculdade Católica do Sertão Central, José Nilson, foi um requerimento do vereador Cí (PSDB). “É uma oportunidade de conhecermos e sabermos como colaborar para esse importante trabalho da Comunidade Novos Horizontes”, afirma o parlamentar. No mesmo dia, será realizada a Conferência Regional da Comunicação do Sertão Central e dos Inhamuns no auditório da Casa.

Na quarta, dia 21, haverá audiência pública para discutir a Poluição Sonora com participação de técnicos da Semace. “Essa é uma iniciativa do órgão que está percorrendo as principais cidades do interior para conscientizar a população e os profissionais de som sobre como evitar os problemas da poluição sonora”, explica a presidenta Edi Leal (PT). Durante a tarde, será realizado um curso com os proprietários de carro de som e radialistas sobre o assunto.




Fonte:www.camaraquixada.ce.gov.br


Alunos do IFCE colam grau




Os alunos dos cursos de técnicos em Edificações e em Guia Turístico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)/Quixadá, 32 no total, colaram grau na noite da última quinta-feira, dia 15. Eles receberam os parabéns do Magnífico reitor do IFCE, professor Cláudio Ricardo Gomes de Lima, pela dedicação aos estudos e conclusão dos cursos.

O prefeito Rômulo Carneiro foi, na ocasião da solenidade de colação de grau, representado pelo procurador do município Ilário Marques. Ele lembrou da luta pela instalação do Campus do IFCE em Quixadá. “Fomos várias vezes em Brasília para garantir uma instituição como essa para o nosso município e hoje é uma satisfação ver que vocês estão formados e prontos para o mercado de trabalho”, disse aos formados e presentes ao evento.

Os investimentos por parte do Governo Federal no país foi lembrado na fala da deputada estadual Rachel Marques. “O MEC está investindo R$ 1,1 bilhão na expansão da educação profissional. Em 2010 o número de escolas ultrapassará as 354 unidades previstas. Serão 500 mil vagas em todo o país”, destacou ela.

A cerimônia foi abrilhantada pela presença de gestores do campus do IFCE em Quixadá, como o diretor-geral Aristides Souza Neto e o chefe de Departamento de Ensino Francisco Assis Rocha. Além disso, personalidades públicas do município também estiveram presentes, dentre eles o chefe de gabinete do Prefeito Henrique Rabelo, secretários de governo e a presidente da Câmara Municipal, Edi Leal


Fonte: www.quixada.ce.gov.br

MUNDO → Bebê sobrevive a atropelamento de trem na Austrália

Mesmo arrastado por quase 40 metros, bebê sofreu apenas arranhões

Um bebê de seis meses sobreviveu nesta quinta-feira (15) após ser atropelado e arrastado cerca de 40 metros por um trem na estação de Ashburton, em Melbourne, na Austrália. O bebê sofreu apenas ferimentos leves. O maquinista conseguiu ativar os freios, mas não evitou a colisão.
As imagens da câmera de segurança da estação mostram que o carrinho do bebê escorregou da plataforma em direção aos trilhos, após um descuido da mãe, que ainda tentou agarrá-lo em vão.
O porta-voz da estação, Connex John Rees, disse que o acidente aconteceu um dia depois de a empresa lançar uma campanha de sensibilização para a segurança da criança.
Especialistas em segurança disseram que uma tragédia maior não aconteceu graças ao cinto de segurança do carrinho, que segurou a criança e evitou que ela fosse atirada para fora.





Fonte: r7.com/e agências internacionais

SAÚDE → Laboratório GSK confirma eficácia de sua vacina contra o H1N1 em dose única

Testes realizados demonstram que o medicamento, geralmente, é bem tolerado

O laboratório farmacêutico britânico GlaxoSmithKline (GSK) anunciou nesta sexta que os resultados do segundo teste clínico de sua vacina contra o vírus da gripe H1N1 confirmam sua eficácia com uma dose única.

"Este novo teste, que foi realizado na Bélgica com 130 voluntários saudáveis com idades entre 18 e 60 anos, demonstrou que a dose única da vacina pode proporcionar uma forte resposta imunológica que supera os critérios definidos pelas autoridades internacionais que concedem as licenças", afirma o laboratório.

O GSK também precisou que os testes realizados até a data também demonstra que a vacina é geralmente bem tolerada. A vacina Pandemrix obteve no final de setembro a autorização oficial para sua comercialização em todos os países da União Europeia (UE), assim como na Islândia, Liechtenstein e Noruega.



ra/cn

FUTEBOL → Brasil perde nos pênaltis e é vice do Mundial Sub-20

Após empate por 0 a 0 no tempo normal e prorrogação, brasileiros erram três cobranças

AP Photo/Amr Nabil
Foto por AP Photo/Amr Nabil

Jogadores ganenses comemoram título após Emmanuel Agyemang-Badu converter a última cobrança na decisão por pênaltis; Brasil perdeu chance de ser penta



O Brasil perdeu nesta sexta-feira (16) a chance de conquistar seu quinto título do Mundial Sub-20 ao ser derrotado pela seleção de Gana, nos pênaltis, em partida disputada no Cairo, no Egito. O tempo normal e a prorrogação terminaram com 0 a 0 no placar, mas os africanos venceram nas cobranças por 4 a 3.

Foi a primeira conquista de Gana na competição, após dois vices. Os quatro títulos do Brasil foram conquistados em 1983, 1985, 1993 e 2003.

A decisão foi dramática. Depois de ser melhor durante toda a partida, o Brasil teve a chance de conquistar o título em cobrança do atacante Maicon, que bateu por cima. Agyemang-Badu converteu o pênalti que deu o título aos africanos.

O Brasil começou o jogo melhor e tomou a iniciativa da partida. Antes dos 10min, a seleção teve duas chances de marcar, com Dalton e Paulo Henrique Ganso.

A primeira oportunidade de Gana ocorreu apenas aos 23min, quando o goleiro Rafael saiu mal em cobrança de escanteio e Rabiu cabeceou para fora.

Mesmo com a chance, o Brasil continuou melhor, e a superioridade ficou ainda mais evidente depois dos 37min, quando Addo deu um carrinho por trás em Alex Teixeira e foi expulso pelo árbitro belga Frank de Bleeckere.

No segundo tempo, o Brasil aumentou a pressão. Aos 5min, Diogo cruzou para Giuliano. Após confusão, Badu tentou cortar e chutou em cima de Mensah. A bola passou por cima do gol. Logo depois, Alex Teixeira cabeceou para fora.

A seleção brasileira intensificou as jogadas pelas laterais. Aos 24min, o time do técnico Rogério Lourenço perdeu grande chance de abrir o placar quando Alan Kardec cabeceou por cima um cruzamento de Douglas Costa.

Melhor, o Brasil continuou pressionando, mas não conseguiu finalizar com eficiência e o tempo normal terminou sem gols.

Mesmo com um a menos, Gana começou melhor na prorrogação, mas o Brasil foi que teve a melhor oportunidade do primeiro tempo. Aos 6min, Alex Teixeira recebeu cruzamento, driblou um zagueiro e cruzou. Alan Kardec furou, mas a bola sobrou livre para Maicon, que chutou perto da pequena área e o goleiro Agyei defendeu.

Aos 10min, Douglas Costa quase marcou. Ele recebeu passe na área e chutou cruzado, mas a bola foi para fora.

No segundo tempo, a melhor chance também foi brasileira. Aos 7min, Wellington Júnior avançou pela direita, driblou um ganense e chutou, mas o goleiro defendeu.

Nos pênaltis, o Brasil esteve à frente por duas oportunidades, quando Rafael defendeu as cobranças de Mensah e Addae. Maicon, então, teve a chance de dar o título ao Brasil. Entretanto, o erro do jogador, somados aos de Souza e Alex Teixeira decretaram o título de Gana.

O goleiro Agyei usou uma novidade para defender os pênaltis dos jogadores do Vasco. Ele escolhia o lado para o qual tentaria a defesa antes mesmo de o jogador chegar próximo à bola. Confiando que Souza e Alex Teixeira não olhariam para o gol antes de bater, usou essa tática e defendeu praticamente em pé as duas cobranças no canto.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 0 (3) X 0 (4) GANA


Local: Estádio Internacional, no Cairo (Egito)
Data: sexta-feira, 15 de outubro de 2009
Horário: 15h (Brasília)
Árbitro: Frank De Bleeckere (BEL)
Assistentes: Peter Hermans e Walter Vromans (ambos da Bélgica)

Cartões amarelos: BRASIL: Alex Teixeira, Douglas, Souza
Cartão vermelho: GANA: Addo, aos 40 minutos do primeiro tempo

BRASIL: Rafael; Douglas (W. Júnior), Dalton, Rafael Tolói e Diogo; Renan (Maicon), Souza, Giuliano, Paulo Henrique (Douglas Costa) e Alex Teixeira; Alan Kardec.
Técnico: Rogério Lourenço

GANA: Agyei; Inkoom, Addo, Addy e Mensah; Quansah (Agyemang), Rabiu (Addae), Osei (Kassenu)e Badu; Ayew e Adiyiah
Técnico: Selas Tetteh


Fonte:r7.com

Diretor de trânsito de Quixadá é afastado

Após denúncias dos agentes de trânsito e um suposto áudio sobre a cota de multas diárias, o prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, vai abrir uma sindicância para investigar uma suposta indústria de multas na cidade. Para não atrapalhar as investigações, ele decidiu afastar nesta sexta-feira (16) o superintendente do Departamento de Trânsito, Almeida Viana. Além dele, o Coordenador Administrativo Financeiro, Expedito Freire e parte dos agentes de trânsito também foram afastados.

Os envolvidos foram afastados por 15 dias. Em nota, a Prefeitura de Quixadá afirmou que, depois das investigações, todas as medidas cabíveis devem ser tomadas.

Nota na íntegra:

“Para maiores esclarecimentos sobre as denúncias de excessos de multa no município de Quixadá, o prefeito Rômulo Carneiro convocou reunião com o Procurador-geral, a Controladora-geral e a Secretária de Administração da Prefeitura Municipal para estudarem o caso de denúncias do ponto de vista jurídico. Ele determinou a abertura de uma sindicância para apurar possíveis irregularidades por parte de todos os envolvidos no episódio.

Enquanto isto, Rômulo Carneiro vai afastar não só o superintendente do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Almeida Viana, mas também todos os agentes que participaram da reunião que ocasionou as denúncias. A Secretaria de Comunicação e Mobilização Social (Secom), informa ainda, que nesta sexta-feira, dia 16 de outubro, o chefe do executivo deverá assinar uma portaria em que determinará o afastamento dos envolvidos. Isso prova que ele não comunga com qualquer tipo de atitude que venha a prejudicar os quixadaenses. Em relação a sindicância, a comissão de secretários que participou do encontro deverá em até 15 dias apresentar um relatório ao prefeito, que de posse do que foi apurado tomará as medidas cabíveis para sanar o qualquer tipo de problema.”


Fonte: www.jangadeiroonline.com.br

Prefeito assina portaria hoje de afastamento de Almeida Viana e guardas municipais


A secretaria de comunicação da prefeitura de Quixadá, através do secretário Carlinhos, enviou uma nota a imprensa na qual o prefeito Rômulo Carneiro se manifestou em relação aos escândalos sobre as cotas de multas impostas pelo superintendente do DMT, Almeida Viana, leiamos o que diz a nota:



"Nota de esclarecimento da Prefeitura Municipal de Quixadá sobre as denúncias de excesso de multa no município

Para maiores esclarecimentos sobre as denúncias de excessos de multa no município de Quixadá, o prefeito Rômulo Carneiro convocou reunião com o procurador-geral, a controladora-geral e a secretária de Administração da Prefeitura Municipal para estudarem o caso de denúncias do ponto de vista jurídico. Ele determinou a abertura de uma sindicância para apurar possíveis irregularidades por parte de todos os envolvidos no episódio. Enquanto isto, Rômulo Carneiro vai afastar não só o superintendente do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Almeida Viana, mas também todos os agentes que participaram da reunião que ocasionou as denúncias. A Secretaria de Comunicação e Mobilização Social (SECOM), informa ainda, que hoje sexta-feira, dia 16 de outubro, o chefe do Executivo deverá assinar uma portaria em que determinará o afastamento dos envolvidos. Isso prova que ele não comunga com qualquer tipo de atitude que venha a prejudicar os quixadaenses. Em relação a sindicância, a comissão de secretários que participou do encontro deverá em até 15 dias apresentar um relatório ao prefeito, que de posse do que foi apurado tomará as medidas cabíveis para sanar o qualquer tipo de problema."


Fonte: Carlos Augusto Vitorino Cavalcante

TV Diário traz Caravana a Quixadá


O projeto da TV Diário de unir diversão e prestação de serviço em cidades do Interior cearense terá continuidade amanhã, na região do Sertão Central, já que a Caravana da TV Diário vai estar na Terra dos Monólitos, como é conhecido o município de Quixadá. Desta vez, a emissora fez parceria com a Faculdade Católica Rainha do Sertão e vai acontecer dentro do Projeto Superação que está em sua 7ª Edição. Os universitários oferecem à comunidade o que aprenderam em sala de aula.

O atendimento vai acontecer, no bairro Campo Novo, na Rua Presidente Vargas (em frente à Praça da Igreja de Santa Tereza), de 16 às 22 horas.

Entre os serviços prestados estão: a emissão de Carteira de Identidade, CPF, acesso à Internet, assessoria e consultorias, atenção farmacêutica, atendimento jurídico, consultas médicas, consultas odontológicas, atendimento psicológico, avaliação de postura, atendimento de Enfermagem, avaliações psicológicas, balcão empresarial, brincadeiras e jogos, cadastramento para estágios, dança de hip hop, "escovódromo", exame de diabetes, ginástica aeróbica e infantil, lanchonete, limpeza e higiene de pele, massagens, mundo da criança, oficina de artes, orientação vocacional, planejamento financeiro, medição de pressão arterial, tipagem sanguínea.

Um trio elétrico vai divertir a população, com participação de animadores e apresentadores da TV Diário, como Silvino Neves (Clube do Brega), Zeca Estrada (Caminhão e Cia) e Marcos Vali (Diário Turismo).

Mais informações
TV Diário
Rua Tomás Acioly, 1677, Dionísio Torres
(85) 3266.9212
www.tvdiario.tv.br

NACIONAL → PSDB vai pedir explicações sobre viagem de Lula ao sertão

Presidente tucano disse considerar a visita às obras do rio São Francisco como eleitoreira

Agência Estado

O PSDB vai pedir à Casa Civil, na próxima semana, informações sobre o custo da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Nordeste para vistoriar obras de transposição do Rio São Francisco. O pedido será encaminhado através de um requerimento.
O partido pretende usar as informações obtidas para ingressar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra Lula e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que acompanha o presidente na viagem, por uso de recursos públicos em campanha eleitoral antecipada. O documento está sendo elaborado pela liderança do partido na Câmara dos Deputados.

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), classificou como "escandalosa" e "espalhafatosa" a viagem presidente, que é acompanhado pela ministra Dilma e pelo deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), ambos pré-candidatos à presidência da República.

- A presença de Ciro Gomes e de outros mais são apoio descarado à divulgação do nome da candidata do Lula, a ministra Dilma.

Na avaliação do tucano, as obras poderiam ser vistoriadas de helicóptero em uma viagem de pouco mais de duas horas.

- O que o governo está fazendo é campanha política deslavada. Por que o presidente não foi visitar os projetos de irrigação parados, os assentamentos do Incra a poucos metros do Rio São Francisco que não têm água para beber? Eles foram lá é fazer festa.

A senadora Ideli Salvatti (PT-SC), líder do governo no Congresso Nacional, defende que o presidente e a ministra Dilma cumprem, ao vistoriar as obras de transposição do São Francisco, "agenda de governo".

- Se isto for campanha, o que o José Serra (governador de São Paulo pelo PSDB) e Aécio Neves (governador de Minas Gerais pelo PSDB) fazem? Viajam para fazer campanha ainda por cima em horário de expediente, fora dos Estados deles. O presidente e a ministra estão governando o País e têm obrigação de fiscalizar as obras.

Segundo a senadora, a oposição "não tem um projeto para o país" e mantém o foco político apenas em "atacar o presidente".



Fonte → r7.com