Meio ambiente em Quixadá

A Faculdade Católica Rainha do Sertão realizou, no último fim de semana, a sua 4ª Caminhada Ecológica. Professores, estudantes e defensores do meio ambiente participaram do tradicional movimento em prol da natureza realizando o trajeto da Praça José de Barros ao Açude do Cedro com muita animação. No caminho, além de mensagens educativas, o movimento articulado pela coordenação do curso de Educação Física da Faculdade Católica recolheu lixo das margens da rodovia de acesso a um dos mais belos pontos turísticos do Ceará, o entorno da Galinha Choca. O objetivo é conscientizar a população para cuidar da natureza.


Gaviões dos Monólitos

O Motogrupo Gaviões dos Monólitos prepara os últimos detalhes para realização do seu 2° Churrascão. A confraternização anual já é considerada como parte integrante do calendário oficial de eventos, com grupos de motociclismo de todo o Ceará e de Estados vizinhos. O encontro está agendado para os dias 16, 17 e 18 de outubro no Balneário Cedro Clube, em Quixadá. Segundo os organizadores, são esperados mais de três mil participantes. Todos os anos, a festa reúne os amantes da velocidade sobre duas rodas. Na ocasião, eles trocam experiências e contam relatos das aventuras pelas quais viveram, seja em companhia dos amigos ou nas viagens solitárias. Por esse motivo, os organizadores orientam os aventureiros do asfalto a confirmarem suas presenças e, principalmente, efetuarem com antecedência as reservas de hotel. Mais informações pelo e-mail: gavioesdosmonolitos@gmail.com.



Universidade Aberta do Brasil realiza vestibular em Quixadá


Os interessados em ingressar em um curso do ensino superior terão mais uma oportunidade. É que a Universidade Aberta do Brasil (UAB) abre inscrições, a partir do próximo dia 2 de outubro, para os cursos de bacharelado em Administração e licenciatura em Letras (Inglês) e Matemática.


Os candidatos que desejam fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição terão até o dia 30 setembro e 1º de outubro para realizá-lo pelo site www.ccv.ufc.br e até o dia 13 de outubro para imprimir o boleto de pagamento, no mesmo endereço eletrônico, no valor de R$ 60,00 e efetuar pagamento na agência no Banco do Brasil.


Quem não tem acesso à internet poderá utilizar um dos 46 computadores do Telecentro Comunitário de Quixadá para impressão e pedido de isenção do processo seletivo da UAB. O Telecentro fica localizado na Biblioteca Pública Municipal e mantido pela Secretaria de Educação do Município.


Outras informações sobre o processo seletivo pelos telefones: 0xx (88) 8801 5667 e 0xx (88) 9913 2747




DMT esclarecerá dúvidas na Câmara de Quixadá


O diretor-superintendente do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Almeida Viana, participará da sessão de quinta, 1º de outubro para esclarecer denúncias contra o órgão. “Almeida será acareado e retirará dúvidas dos vereadores sobre a aplicação de multas que levantaram suspeitas no município”, explica a presidenta da Câmara Edi Leal (PT). A convocação atende requerimento do vereador Cí (PSDB). “Temos gravações de uma reunião na qual o diretor do DMT cobra uma cota de 15 multas por mês dos agentes. Essa denúncia é gravíssima”, afirma. O vereador Pedro Baquit (PSDB) lamentou a postura de Almeida. “Certamente, o prefeito Rômulo Carneiro não compactua com essa cota”, disse. Já César Augusto (PSDB) solicita a apuração do Ministério Público e o cancelamento de todas as multas aplicadas no período que Almeida está a frente do Departamento de Trânsito.


Lei Seca Flagra 19 Condutores Alcoolizados

As equipes de fiscalização do Detran flagraram 204 condutores alcoolizados na direção de veículos, nas vias públicas, com base na Lei Seca, de quinta-feira (dia 24) a domingo (27), em 16 cidades cearenses, inclusive Fortaleza.

Os fiscais de trânsito participaram de 37 operações nos quatro dias, em que 16 pessoas dirigiam sem estarem habilitadas legalmente, enquanto 188 condutores tiveram sua CNH recolhida, para ser resgatada a partir do prazo de 48 horas após o recolhimento do documento.

A legislação determina que os condutores flagrados responderão a processo administrativo, que pode durar até seis meses para ser concluído no âmbito do Detran, conforme os recursos apresentados pelos infratores. A multa da Lei Seca é de R$ 957,70 e o condutor poderá ter sua CNH suspensa por 12 meses.

Os municípios percorridos pelo Detran foram os seguintes, com os respectivos números de motoristas multados: Fortaleza (67), Juazeiro do Norte (41), Quixadá (19), Maranguape (17), Caucaia (16), Baturité(8), Sobral (6), Aracati (5), Russas (5), Ipu (4), Itapipoca (4), Maracanaú (4), Cascavel (3), São Gonçalo do Amarante (3) e Solonópole (2).

Na operação sem capecete realizada em municípios da Zona Norte do Estado, o Detran registrou 319 infrações, das quais 107 por condução de moto sem capacete, 69 por conduzir moto não habilitado legalmente e 59 por conduzir moto sem licenciamento, além de outras. Nas operações de fiscalização de veículos na área de praia, quatro quadriciclos foram apreendidos, nas praias do Icaraí, Cumbuco, Pecém e Taíba.


Defensoria chega aos distritos


Mutirão pretende amparar população carente da zona rural de Quixadá por meio de auxílio jurídico gratuito

Quixadá. Agora, os distritos. Após a realização do primeiro mutirão na Praça da Catedral, no Centro de Quixadá, os defensores públicos do Estado estão levando assistência jurídica gratuita à zona rural desta cidade. A iniciativa tem o objetivo de expandir o serviço a quem necessita de orientação e auxílio na hora de recorrer às varas judiciais, mas não tem dinheiro para pagar um advogado. Na próxima sexta-feira, a caravana especial chegará à comunidade de Juatama. O atendimento à população ocorrerá por todo o dia na praça do vilarejo.
Até o encerramento do projeto, todas as 13 comunidades rurais de Quixadá receberão a visita dos “advogados do povo”, um direito garantido pela Constituição. A ação assistencial conta com o apoio do corpo jurídico da Procuradoria Municipal e de acadêmicos de Direito da Faculdade Católica Rainha do Sertão. Juntos, pretendem atender a todos os casos: da solicitação de investigação de paternidade à remissão de pena de condenados pela Justiça.

Nas seis horas do início da campanha, no último dia 18, cerca de 51 pessoas foram atendidas. A maioria buscava orientação sobre pensão alimentícia.

De acordo com o defensor da Comarca de Quixadá e coordenador regional do órgão, Júlio César Lobo, o projeto, promovido pela Defensoria Pública Geral em todo o Estado, tem como foco principal a prestação dos serviços jurídicos gratuitos a todos os necessitados economicamente. Os interessados também podem tirar dúvidas sobre empréstimos consignados, aposentadorias, divórcio, separação judicial, cobrança de cheques devolvidos por insuficiência de fundos, planos de saúde, medicações, conciliações e direito do consumidor, dentre outros assuntos ligados aos princípios institucionais da Defensoria. Com a iniciativa também pretendem divulgar para a população a implantação da Defensoria Pública em Quixadá como órgão social de atuação na defesa e preservação dos direitos dos carentes, idosos, crianças, adolescentes, mulheres e detentos.

Apesar dos trabalhos terem iniciado no começo do ano, muita gente ainda desconhece a instituição. A confeiteira Eldaniza Nobre é uma delas. Não sabia nem qual o papel desempenhado pelos defensores. Ela ficou surpresa e aliviada. “Quando precisar de um advogado já sei a quem recorrer. Quem fabrica doces caseiros mal consegue para o próprio sustento”.

Além do amparo e da divulgação, os defensores de Quixadá anseiam pela instalação de um prédio próprio para prestação dos serviços. Atualmente, a equipe se divide entre o Fórum de Justiça Desembargador Avelar Rocha e o Juizado Especial, em salas cedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJCE). Recebem o apoio dos juízes das Varas Cíveis e Criminais da comarca. Todavia, a acentuada demanda de procura, superior a 600 casos por mês, chega a congestionar as dependências dos dois fóruns.

O coordenador ainda destaca a Defensoria de Quixadá como a segunda do Ceará a levar o serviço para áreas distantes dos grandes centros urbanos. Segundo ele, Santa Quitéria foi o primeiro município a contar com a expansão do atendimento. “Apesar do número reduzido de defensores, com o auxílio da prefeitura e dos acadêmicos voluntários da Faculdade Católica é possível levar a assistência um pouco mais distante. Há sempre alguém precisando desse tipo de amparo em qualquer lugar do nosso Estado”, justifica.

Entretanto, apesar do esforço, o advogado público não esconde a preocupação com as cidades onde existe carência desse tipo de prestação de serviço público. Banabuiú, Choró e Ibaretama são exemplos. O Governo do Estado acaba de nomear juízes para as comarcas desses municípios.

O número de defensores em atividade não será suficiente para atender a demanda. Na opinião de Júlio César Lobo, a solução está na nomeação de mais 60 colegas, aprovados no último concurso público. Poderão acompanhar os juízes e atender outras 57 comarcas no Ceará.

Mais informações
Defensoria Pública de Quixadá
(88) 3412 1512



Homenagem póstuma a líder comunitário emociona participantes da sessão de São Bernardo


Homenagem ao José Maria Borges marca sessão itinerante em São Bernardo na noite de quinta, 24 de setembro. Na oportunidade, Tereza Borges recebeu o tributo a seu marido, a comenda de benfeitor quixadaense José Barros Ferreira, em memória. Os representantes do distrito que discursaram, Everardo Leão, Adriano Silva e Francisco Moacir, elogiaram a homenagem ao líder comunitário que sempre lutou pelos interesses da localidade. O diretor do Departamento Municipal de Serviços Públicos (DMASP), Helano Bezerra, integrou a mesa representando a família. O filho de José Maria, Fernando Borges, lembrou as qualidades do seu pai, como a sinceridade, honestidade, trabalho e dignidade. “Ele enfrentou muitas dificuldades, através do trabalho, da dedicação e da agilidade em buscar sempre não magoar ninguém”, disse.

O vereador Cí (PSDB) recordou sua convivência com o Sr. José Maria. “Ele sempre teve uma importância fundamental na resolução dos problemas de São Bernardo. O trabalho e a dignidade foram sua filosofia de vida”, afirmou. Já Ivan Benício (PT) falou com emoção do amigo homenageado. “Ele sempre deu um ajuda fundamental na minha trajetória política com apoio e conselhos”, afirmou. A presidenta Edi Leal (PT) definiu que José Maria fez São Bernardo uma família.

Na sessão, os dois últimos parlamentares apresentaram e aprovaram os seguintes requerimentos:

a) Ivan Benício:
- Conclusão de Obras da Quadra coberta da Vila Sede do Distrito de São Bernardo.
- Construção do calçamento da rua Central da Vila Sede do Distrito de São Bernardo.
- Baloamento e o pirraçamento da estrada entre a pista de asfalto e a Vila Sede do Distrito de São Bernardo.

b) Edi Leal:
- Coordenação para a Escola da Sede do Distrito de São Bernardo.
- Obtenção de recursos orçamentários estaduais para o baloamento de estradas do Distrito de São Bernardo.
- Contratação de dois vigias para Posto de Saúde e Escola do Distrito de São Bernardo.
- Instalação de traves nas quadras das Escolas do Distrito de São Bernardo.
- Instalação de luminárias no Distrito de São Bernardo.
- Instalação de Telefones no Distrito de São Bernardo.
- Veiculo para o Posto de Saúde do Distrito de São Bernardo.
- Recuperação do prédio do CEI no Distrito de São Bernardo.
- Chave e um Hidrômetro para o sistema de distribuição d’água do Distrito de São Bernardo.
- Implantação do Projeto Sertão em Rede no Distrito de São Bernardo.
- Envio de policiais para o Distrito de São Bernardo.
- Praça no Distrito de São Bernardo.
- Quadra de Esportes da Escola Regina Maria no Distrito de São Bernardo.
- Regularização do sistema do abastecimento de água no Distrito de São Bernardo.

Começam as gravações do Filme àrea Q em Quixadá


O sertão cearense se transformou desde quinta-feira, dia 24, em palco para as gravações da primeira co-produção entre Hollywood e Ceará no cinema. Com um roteiro que aborda o aparecimento de Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis), a ficção científica/drama “Área Q” começará a ser gravada nas cidades de Quixadá e Quixeramobim e irá levar às telas de cinema do Brasil e do exterior uma história densa e envolta em mistérios, que migra entre a fantasia e o real. O longa tem direção do carioca radicado nos Estados Unidos, Gerson Sanginitto, e produção executiva do cineasta cearense Halder Gomes, idealizador da iniciativa e diretor do filme “The Morgue”, também em parceria com Sanginitto. Encerrada a primeira etapa das gravações no Ceará no dia 20 de outubro, a equipe de “Área Q” seguirá para Los Angeles (EUA) para a finalização do projeto, com gravações de 13 a 17 de novembro. O elenco de “Área Q” traz o ator norte-americano Isaiah Washington, destaque no seriado “Grey’s Anatomy”, alguns nomes do cinema nacional, como Murilo Rosa e Thânia Kalil, além um casting cearense que inclui atores como Karla Karenina, Leuda Bandeira e Rodger Rogério, dentre outros. O filme tem estreia agendada nos cinemas para abril de 2010.

“Área Q” tem a assinatura da Reef Pictures e Woodland Hills, dos Estados Unidos, e ATC Entretenimentos, Estação Luz Filmes e Boa Vontade Filmes do Brasil. A proposta do longa, resultado de uma extensa pesquisa da equipe de produção, é levar ao cinema histórias de avistamentos de Ovnis e abduções ocorridas em uma região intitulada pelos idealizadores do projeto de “Área Q”, que corresponde às cidades de Quixadá e Quixeramobim. A produção traz ao Brasil uma parceria inédita no país: o incentivo da Panavision – por meio da sua matriz em Woodland Hills – a uma realização nacional, que se associou ao projeto fornecendo seus avançados equipamentos de câmera.

Com “Área Q”, Gerson Sanginitto e Halder Gomes inovam na cinematografia cearense, realizando aqui a primeira co-produção Ceará-Hollywood. O longa é um drama sobre o repórter Thomas Matthews – Isaiah Washington – de uma revista conceituada dos Estados Unidos. Ele é um excelente profissional com vários problemas pessoais, uma vida muito conturbada, sem esposa e com o filho desaparecido. Ele sonha em voltar a escrever uma grande história. Por sorte, aparece um assunto sensacionalista no Ceará – sobre aparições de Objetos Voadores não Identificados, abduções e curas milagrosas. Matthews vem para o Brasil entender se não é uma paranóia coletiva ou subterfúgios do inconsciente para promover o local. Seu ceticismo entra em contato com esse lugar de beleza única e fantástica que mudará sua vida de forma inesperada.
Com uma lista em quase sua totalidade formada por profissionais do Ceará, a ficha técnica de “Área Q” traz Márcio Ramos (diretor do premiado curta “Vida Maria”), que assina os efeitos especiais; Helgi Thor, na edição; Dayane Queiroz com a direção de produção; Edna Letícia, coordenadora de produção em Quixadá e Quixeramobim; Mikaela Feitosa, primeira assistente de direção; Rafaella Nunes com a criação; Fábio Vasconcelos, diretor de arte; Tarsila Furtado, com figurino; além de Glauber Filho, Luís Eduardo Girão e Sidney Girão como produtores executivos.

Sobre Halder Gomes - Natural de Senador Pompeu (CE), Halder Gomes iniciou a carreira no cinema a partir das lutas de arte marciais, que o levaram a trabalhar como dublê em produções norte-americanas. A partir dessa atividade, Halder desenvolveu o projeto “Sundland Heat” (2004) e depois desse trabalho surgiram o curta satírico “Cine Holiúdy: O Artista Contra o Caba do Mal” (2004) e “Loucos de Futebol” (2007). Ainda em 2007 Halder dirigiu seu segundo longa “The Morgue”.

Sobre Gerson Sanginitto - “Área Q” será o terceiro trabalho que Gerson Sanginitto realiza ao lado de Halder Gomes, depois de, juntos, assinarem “Beyond the Ring” e “The Morgue”. Natural do Rio de Janeiro e radicado nos Estados Unidos, Sanginitto atua nos estúdios independentes de Hollywood como diretor, produtor e roteirista. Seu último trabalho é “Commander and Chief”, com C. Thomas Howell e Candice Patton.

Mais informações para a Imprensa com a AD2M Engenharia de Comunicação, assessoria de imprensa do filme “Área Q” pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Mauro Costa ou Isabelle Bento (85) 8745.0634.
Jornalista responsável: Mauro Costa: (CE 01035 JP)



Telecentro de Quixadá promove Concurso de Desenho Digital


O município de Quixadá, no Sertão Central, promove de 5 a 10 de outubro, o 1º Concurso de Desenho Digital, no Telecentro Comunitário da cidade. As inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira (30).

Podem participar alunos, entre 14 e 24 anos, das escolas municipais, estaduais, particulares, universidades e da comunidade em geral. Os interessados devem levar apenas a carteira de identidade ou o registro de nascimento.

Os trabalhos serão realizados no Programa Kolour Paint do Linux, que equivale ao Paint do Windows. O vencedor do concurso ganha um computador. Já o segundo e o terceiro lugar concorrem a um celular e um aparelho de DVD, respectivamente.

O Concurso de Desenho é realização da Prefeitura de Quixadá em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Serviço:

1º Concurso de Desenho Digital do Telecentro Comunitário Local de inscrições: Telecentro(em frente a praça Coronel Nanam) e escolas Recebimento de inscrições das escolas: 26 a 30 de setembro Horário: 8 às 12h e 14 às 18h Realização do concurso: 5 a 10 de outubro Julgamentos dos trabalhos: 14,15 e 16 de outubro Maiores informações pelo telefone (88) 34144789.


Vandalismo nas praças de Quixadá


Quixadá. Abandono e vandalismo. Na opinião de boa parte da população, os maiores problemas nas praças públicas das cidades espalhadas pela região Central do Estado estão na falta de manutenção e na destruição do patrimônio público. Jardins estão mal cuidados, há pouca arborização, bancos quebrados, muita sujeira e até falta de iluminação. Esse é o diagnóstico encontrado na maioria desses espaços coletivos. Além desses problemas, em praticamente nenhum deles existe área de lazer para as crianças, a não ser passeios de velocípedes e brincadeiras de correr.

De dia, geralmente, o movimento apenas de transeuntes e ambulantes. De quem vai e quem vem a algum compromisso. O gosto pelo passeio ou encontros nas praças é intenso mesmo durante as noites. A estudante Naira Ferreira Sobrinho, 19 anos, tem na ponta da língua a justificativa para o comportamento urbano: "além de mal conservadas, as nossas praças praticamente não possuem árvores. Não há quem agüente passar horas sob esse sol escaldante". A opinião é comungada pelo namorado e comerciário, Felipe Damasceno.

Para eles e mais uma dezena de pessoas abordadas pela reportagem, talvez seja esse o motivo para as depredações ocorrerem mais durante as noites. O vigia Valdecir da Silva concorda. "As pessoas parecem não se importar em danificar e sujar nossas praças". Nos sete anos da atividade, ele já flagrou muitos atos de vandalismo noturno, a maioria praticados por adolescentes. Ele pretendia até citar alguns, mas a entrevista foi interrompida. Foi obrigado a retirar alguns jovens de cima dos encostos dos bancos.

Todavia, manter vigilância constante em cada uma delas acarreta um ônus considerável para os municípios. O secretário de Obras Edificações e Vias de Quixadá, Paulo Stênio Fernandes, responsável pelo serviço de manutenção na sua cidade, estima gastos mensais da ordem de R$ 5 mil para cada praça. Ele atribui à própria população parte do problema.

Familiarizado com a situação, a gestão municipal anterior lamenta o comportamento de alguns em relação ao patrimônio público, e a falta de responsabilidade coletiva. "Enquanto essa mentalidade persistir, nossas praças não terão belos e floridos jardins", completa.

Acerca do questionamento dos moradores sobre a "desertificação" dos passeios públicos, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Joaquim Gomes Neto justifica haver funcionalidades diferenciadas para as praças de Quixadá. No caso da José de Barros, a mais tradicional delas, é destinada a realização de grandes eventos. Do carnaval ao Natal, é onde as festividades são realizadas. A finalidade de interesse coletivo impossibilita a transformação dos mais de 10 mil metros quadrados num bosque em pleno coração desta cidade.

Boa Viagem
Situação similar ocorre na praça Monsenhor José Cândido, em Boa Viagem. Naquela área, além da fonte, a funcionar em datas especiais, está exposta uma das maiores esculturas de bronze de todo o Estado. A dama e o alferes, com o alazão deitado diante deles, símbolos da origem do Município, repousam à apreciação do público diante da Igreja Matriz e do Paço Municipal. Como além dos atos cívicos, todas as festas, inclusive as religiosas, são realizadas naquele local, o imenso pátio continua a céu aberto.

Jardinagem
Especializado em design e decoração, Joaquim Neto vê como saída para a jardinagem desses espaços a utilização de vegetais resistentes, característicos da região. Cita cactáceos e arbustos como alternativas. Além de suportarem o clima árido, sendo a água um recurso escasso e precioso, principalmente no Sertão, os espinhos dificultam a rapina, como ocorre quando flores e rosas são plantadas.

Ele ainda justifica a escassa arborização na praça da Cultura, onde está situado o Chalé da Pedra. Plantando árvores de grande porte, como mangueiras, no entorno da exótica edificação, uma das mais interessantes atrações turísticas de Quixadá, ao longo dos anos não será mais possível apreciá-la à distância. "A opção paisagística será o plantio de palmeiras imperiais, decisão tomada com o aval da comunidade", assegura.

Em Quixeramobim, considerado o segundo maior centro urbano do Sertão Central, a Secretaria de Ação Social desenvolveu um projeto especial para solucionar o problema. Um grupo de mulheres de baixa renda, moradoras da periferia, recebeu capacitação e passou a realizar o trabalho de jardinagem nas praças. Com o encerramento, elas foram aproveitadas por uma empresa terceirizada.

Mais informações
Prefeitura de Quixadá - (88) 3412.3864
Pref. de Quixeramobim - (88) 3441 1326
Pref. de Boa Viagem - (88) 34271132



Filme "Área Q" realiza coletiva em Fortaleza e está a caminho de Quixadá


Na manhã desta quarta-feira, 23, aconteceu a coletiva de imprensa do filme "Área Q" com parte de sua equipe e elenco, destaque para a presença do ator Isaiah Washington (da série "Grey's Anatomy") que protagoniza o longa. Mais uma vez o Cinema com Rapadura esteve presente e conta tudo que de melhor ocorreu na ocasião.

O filme traz no enredo histórias de supostas aparições de extra-terrestres nos municípios cearenses de Quixadá e Quixeramobim. Mas engana-se quem pensa que este é o principal argumento do longa. “O filme promete passar mensagens positivas que vão tocar as pessoas e esse é o fator mais marcante desta obra”, ressaltou o diretor do longa, Gerson Sanginitto.

Perguntado se não tinha receio de gravar nos locais que supostamente apareceram extra-terrestres, o ator Isaiah Washington, grande destaque da coletiva, disse que não tinha medo do assunto.

As gravações do filme começam nesta quinta-feira, 25, e seguem até o dia 20 de outubro no Ceará, quando então a equipe segue para Los Angeles para a finalização do projeto que, segundo o diretor, tem previsão de estreia nas telas brasileiras em meados de março de 2010 com a promessa de um grande lançamento principalmente no Ceará, onde está sendo filmado.

Além de Isaiah Washington, o filme conta com um elenco que mescla grandes nomes nacionais como os globais Murilo Rosa e Thânia Kalil e atores cearenses como Karla Karenina, Leuda Bandeira e Rodger Rogério. Ricardo Gomes, ator do longa que esteve presente no evento, disse que o filme era um grande desafio, visto que ele não fala inglês fluente e muito menos apresenta sotaque cearense, já que é carioca, mas ainda assim ele está bastante entusiasmado com a oportunidade.

É importante destacar que “Área Q” é a primeira co-produção Ceará-Hollywood. “Eu tenho a plena convicção que estamos fazendo história nesse momento”, ressaltou Halder Gomes, cineasta cearense e produtor executivo do projeto. É aguardar 2010 para conferir o resultado.






Fonte:www.cinemacomrapadura.com.br

Romeiros Provam Devoção Com Procissões na Madrugada


Canindé. As mãos disputam espaço em meio ao tecido santo. Mesmo com o cansaço da madrugada, os fiéis fazem questão de permanecer junto ao símbolo de devoção.

Muitos rezam e agradecem, alguns até choram. Tudo para estar perto da bandeira franciscana. Às 4h da manhã de ontem, teve início a edição 2009 da Romaria de São Francisco das Chagas, no município de Canindé, a 126km de Fortaleza.

Ainda na tarde de quarta-feira, comunidades rurais de Canindé e de municípios vizinhos organizaram as tradicionais "caminhadas", dos locais onde moram até a Basílica de São Francisco, pelo 24º ano consecutivo. Os festejos foram iniciados em frente ao santuário, com uma celebração eucarística presidida pelo frei João Amilton dos Santos, além do hasteamento das bandeiras e de espetáculo de fogos de artifício. A estimativa da Paróquia é de que cerca de 20 mil pessoas tenham assistido à missa de abertura.

Uma das franciscanas mais fervorosas era a aposentada Margarida Soares Barbosa, de 73 anos, natural de Canindé. Há 30 anos, ela repete o ritual de se postar ao lado da bandeira de São Francisco, segurando-a, ajudando a erguê-la e ficando ali durante toda a missa. "Tenho muita fé. Ele já me livrou da porta da morte", diz, revelando já ter sido atropelada e ter se envolvido em um acidente automobilístico. "Por isso, pago minha penitência: não largar a bandeira enquanto eu for viva. Ano passado, até desmaiei no pé do mastro", lembra, emocionada.

A dona-de-casa Raimunda Íris Maia, de 39 anos, saiu da localidade de Ingá, em Caridade, às 17h de quarta-feira, e só chegou em frente à Basílica depois de 3h30 de ontem. Vestida de franciscana, ela participava da caminhada pela primeira vez. "Meus pés estão doendo muito, mas quero pagar minha promessa", disse, sem revelar a graça alcançada.

Quando é preciso, nem dormir na rua assusta os romeiros. O agricultor Tomé da Silva Dias, de 36 anos, chegou à meia-noite da quarta-feira, junto com a esposa, Ana Paula da Silva, de 28 anos, e Juliane Dias, de 9 anos, todos moradores da comunidade de São Domingos, também no município de Caridade. Deitados sobre pedaços de papelão, eles se protegiam do frio com lençóis. Desde os 10 anos, Tomé repete o ritual de ir caminhando até Canindé, para ver a abertura da romaria. "Todo ano, venho a pé. Comecei a vir com meu pai", explica. "É muita fé em São Francisco", completa a esposa.

Prece pela paz

Durante a homilia, o frei João Amilton destacou que a festa deste ano celebra os 800 anos de fundação da Ordem Franciscana e os 250 anos da devoção ao santo em Canindé. O pároco pediu que os fiéis orassem pela paz. "Somos chamados a externar essa paz nos nossos relacionamentos. A sairmos do comodismo, do medo, das incertezas e fazermos a nossa caminhada, buscando a verdadeira paz", pregou o sacerdote.

Segundo o frei Amilton, a prece segue o tema da festa este ano: "São Francisco, há 800 anos, promovendo a paz" e com o lema da Campanha da Fraternidade: "A Paz é fruto da Justiça". "Vivemos em mundo em que a violência é muito grande, as drogas, a corrupção. Se a humanidade se unisse mais, procurasse praticar mais a solidariedade, com certeza, a gente teria uma vida mais cheia de paz", continuou o frei.

Em dez dias de festa, que segue até o dia 4 de outubro, a organização da romaria prevê a passagem de cerca de 2 milhões de fiéis por Canindé. Amanhã, às 10h, será realizada a 39ª edição da Missa dos Vaqueiros, na Estátua de São Francisco. De hoje até o dia 3 de outubro, ocorrem procissões com o painel do santo pelas ruas da cidade, sempre às 17h30. No último dia, haverá show com o cantor Zé Ramalho, na Praça dos Romeiros, às 20h.

ENQUETE

Por que você veio participar da Romaria de São Francisco das Chagas?

Com um apelo em favor da paz, devotos de São Francisco participaram ontem da abertura da romaria
Maria Amorim
71 ANOS
Aposentada

Estou aqui por uma graça alcançada. Deus me deu uma casa e fiz uma promessa para São Francisco
José Fernandes Ferreira
52 ANOS
Agricultor

Há 16 anos, um médico disse que eu ia morrer, mas me vali com São Francisco e ele não deixou que eu morresse
Maria Ferreira Gomes
84 ANOS
Aposentada

FIQUE POR DENTRO

Realização das caminhadas completa 21 anos

As caminhadas na madrugada que antecede a abertura da Festa de São Francisco têm origem no movimento das famílias de se reunirem para ir a Canindé pagar promessas. Com o passar do tempo, as comunidades foram se organizando e, por meio do rádio, passaram a anunciar para as mais distantes o local, a hora e o trajeto que deveriam seguir até Canindé. Em 1986, sentindo o crescimento das procissões, o vigário da época, frei Lucas Dolle, deu poderes aos coordenadores de Pastorais para motivar e organizar a romaria a pé. Dez anos depois, surgiram os conselhos dos Serviços Fraternos da sede e da zona rural, que passaram a organizar um plano de ação para as caminhadas. Neste ano, foram cinco roteiros de caminhos.

Mais informações
Santuário de São Francisco das Chagas, Praça da Basílica
Canindé, (85) 3343.0774

SACRIFÍCIO DA FÉ

Pagadores de promessas

Canindé.
Viajar por quilômetros de distância, passar horas e até dias dentro de ônibus, enfrentar calor e estradas esburacadas. Nada disso assusta os devotos de São Francisco, que vem de vários estados do País, principalmente do Nordeste, para rezar, agradecer e pagar as mais variadas promessas.

A dona-de-casa Maria Eliete da Silva, de 51 anos, natural de Picos, no Piauí, não segurou o choro durante a celebração. Todos os anos, a devota mandava outras pessoas a Canindé para pagar uma promessa feita por ela, mas desta vez, resolveu ir pessoalmente. "Resolvi vir aqui conversar com São Francisco porque perdi tudo no inverno deste ano", emocionou-se, lembrando das chuvas que castigaram o Estado do Piauí no primeiro semestre de 2009.

Também do Piauí, do município de Pio IX, veio a aposentada Antônia Generosa de Araújo, de 69 anos. Ela segurava duas imagens santas para benzer depois da missa. O objetivo era ofertá-las no túmulo de um rapaz assassinado em frente à casa dela, com oito tiros, há dois anos.

"Ele dizia que eu era uma segunda mãe dele. Vou pedir que Deus lhe dê um bom descanso", explicava a romeira. Da cidade de Paulista, em Pernambuco, a aposentada Luíza Cabral de Andrade, de 71 anos, organizou um ônibus com 52 pessoas. Essa foi a oitava vez seguida que ela participou da Festa de São Francisco em Canindé. Para isso, enfrentou quase um dia de viagem, saindo na terça-feira à noite e chegando no fim da tarde de quarta-feira.

A procura é tanta pela viagem que Luíza conta que as vagas do ônibus ficam esgotadas já no mês de fevereiro. O motivo é que o padroeiro de Paulista também é São Francisco e todos os franciscanos querem estar na festa que é considerada a maior do Brasil em louvor ao santo. Como nem tudo são flores, a visitante reclamou bastante das estradas no Ceará, "cheia de buracos", segundo ela.

A Festa do Padroeiro de Canindé é uma das principais demonstrações do que pregou o próprio São Francisco. Em vida, ele abraçou momentos de sacrifício físico e espiritual para protagonizar as palavras de Jesus, pregadas pelo Evangelho. Muitos romeiros do Nordeste, neste período, fazem o mesmo sacrifício, em difíceis viagens, para vivenciar a fé em Deus.

ÍCARO JOATHAN
REPÓRTER – Diário do Nordeste

Conferência de Cultura agita Câmara


Com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, o evento, baseado no regimento da II Conferência Nacional, que vai acontecer março do próximo ano em Brasília, contou com a participação de mais 50 pessoas. Destacando-se atores, gestores municipais e a população quixadaense.

No encontro houve a escolha de delegados para participação na II Conferência Estadual, que acontecerá em novembro. Além disso, a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Ana Carenina, o assessor especial de governo Manoel Messias e a consultora do Sebrae/Ce Fabiana Gisele proferiram palestras que tinham como foco criar diretrizes pertinentes à demanda local, para subsidiar a implementação do respectivo Plano Municipal de Cultura; colaborar e incentivar a organização de redes sociais culturais em torno de planos e metas comuns, bem como interação regional nas ações artísticas e culturais; mobilizar a sociedade e os meios de comunicação para a importância da cultura, bem como de suas manifestações, para o desenvolvimento sustentável do município, da região e do país; promover, ampliar e diversificar o acesso da sociedade civil aos mecanismos de participação popular no município; mapear a produção cultural de Quixadá, discutir suas peculiaridades, contradições e necessidades estabelecendo prioridades e metas para o futuro.

Logo após os participantes dividiram-se em grupos de discussões por eixos temáticos que abordavam a produção simbólica e diversidade cultura; cultura, cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa e gestão e institucionalidade da cultura. “Quixadá prima pelo diálogo com a sociedade e hoje discutimos e sugerirmos propostas para a nossa política cultural”, disse a presidente da Fundação Cultural, Sandra Venâncio.

Já o vice-prefeito, Airton Buriti, lembrou que cada quixadaense deve usufruir e conhecer a cultura de sua cidade. “Cada bairro, cada comunidade, cada segmento deve viver o projeto cultural oriundo de sua localidade de origem. Mas as pessoas não devem esquecer que a pluralidade de cultura enriquece os nossos conhecimentos”, disse Buriti durante o evento.

Vale salientar que na II Conferência Municipal de Cultura também foi discutido o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 150/03, que defende um repasse 2% do dinheiro arrecadado com impostos pela União para investimentos culturais para a preservação do patrimônio brasileiro, 1,5% para os estados e o Distrito Federal e 1% para os municípios.


Quixadaenses dizem não ao carro

No inicio da noite de ontem os quixadaenses juntaram-se às autoridades públicas locais e realizaram um passeio ciclístico em comemoração ao Dia Mundial sem Carro. A iniciativa, que colabora para um meio ambiente mais saudável, partiu da Assessoria Especial de Planejamento e Política Institucional em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA). Além disso, contou com o apoio da Secretaria de Comunicação Mobilização Social (SECOM) que fez toda a divulgação do evento.


O secretário de Comunicação e Mobilização Social fez questão de reunir sua equipe de trabalho e participar do passeio. “O Dia Mundial sem Carro deve ser um movimento levado a sério por diversos órgãos e pessoas que querem colaborar por um meio ambiente menos poluído. Este dia é um dia de conscientização por uma vida mais saudável”, comentou.


Já o assessor especial de governo, Manoel Messias Moreira, deu o tiro de largada do passeio e chamava os ciclistas que passavam em frente ao Ginásio Coberto Governador Gonzaga mota a aderirem ao evento. “Começamos com poucos ciclistas, mas estes poucos vão fazer voz e chamar a atenção para que muitos outros quixadaenses participem do evento”, disse o assessor.


Vale lembrar que o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) garantiu a segurança do evento, auxiliando os ciclistas durante todo o percurso, que saiu do Ginásio Coberto Governador Gonzaga Mota e percorreu as principais ruas da cidade.





Grupo Record lança seu Portal de Notícias na internet o R7


O Grupo Record um dos maiores grupos de comunicação do país,lançará seu portal de notícias na internet o R7.O Portal promete ser um dos mais completos,assim como o G1 da Globo o R7 terá vídeos da Record,Record News e material original produzido por mais de 130 jornalistas,dentre eles há grandes conhecidos do público brasileiro como o competente Celso Freitas e o irreverente Brito Jr.Além de jornalistas o portal terá colunas sobre moda,música,esportes,entre outros.Vários outros apresentadores da Rede Record também terão coluna no novo portal. O portal R7 será lançado no dia 27 de Setembro de 2009(DOMINGO) ás 8 horas da noite,no dia em que a Record e a Record News fazem aniversário. O R7 será uma inovação no mundo da internet,ou será uma cópia do G1 da Globo?



Fonte:
www.silvaquixada.blogspot.com

PESQUISA CNI/IBOPE - Ciro Gomes empata com Dilma na corrida presidencial

Clique para Ampliar

A intenção de votos para o deputado Ciro Gomes subiu 2% em relação à ultima pesquisa do mês de junho

Brasília. A maior novidade da pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem sobre a disputa presidencial de 2010 foi a evolução da taxa de intenção de voto para o deputado Ciro Gomes (PSB-CE). Na pesquisa de setembro, Ciro apresenta 14% das intenções de voto.

Com esse resultado, Ciro aparece empatado em segundo lugar com a ministra petista Dilma Rousseff, que também tem 14% das intenções de voto. Neste cenário, o governador tucano José Serra (SP) lidera a disputa, com 34% das intenções de voto. A senadora Marina Silva (AC), que aparece pela primeira vez na pesquisa, tem 6%.

A diferença entre as pesquisas de junho e setembro é que a taxa de intenção de voto em Ciro evoluiu dois pontos - era de 12%. No mesmo período, as taxas de Dilma e de Serra recuaram quatro pontos - em junho era de 18% e 38%, respectivamente. Sem Serra na disputa, a pesquisa mostra Ciro como o melhor posicionado na corrida pelo Palácio do Planalto, superando Dilma, com 25% dos voto. Noutro cenário Serra foi substituído pelo governador tucano Aécio Neves (MG).

Neste cenário, Dilma ficaria em segundo lugar, com 16% das intenções de votos, seguida por Aécio, com 12%. A ex-senadora Heloísa Helena recebeu 11% das intenções e voto e, em último lugar, aparece Marina Silva com 8%. Os brancos, nulos e os eleitores que não responderam somam 28%.

A pesquisa montou outro cenário sem a participação de Heloísa Helena. Nestas condições, Serra venceria a disputa com 35% das intenções de votos, seguido por Ciro, com 17%, e Dilma, com 15%. Marina Silva aparece em quarto lugar com 8% das intenções de votos, enquanto os brancos, nulos e os que não responderam somam 24%. No mesmo cenário, com a substituição de Serra por Aécio, Ciro venceria a disputa com 28% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 18%. Em terceiro lugar aparece Aécio, com 13% das intenções de votos, e Marina, com 11%.

Rejeição

José Serra é o pré-candidato ao Palácio do Planalto com menor rejeição entre os eleitores segundo a pesquisa. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, aparece com a maior rejeição entre os eleitores, empatada com a ex-senadora Heloísa Helena-pré-candidata do PSOL à presidência. Ciro Gomes é o segundo com menor rejeição.

PARA PRÓXIMO GOVERNANTE
Prioridades: saúde, educação e emprego

Brasília. A Pesquisa CNI/Ibope mostra que os eleitores brasileiros consideram a área da saúde como prioritária para o presidente da República que assumir o país em 2010. Segundo a pesquisa, 59% dos entrevistados consideram a saúde como o principal desafio do futuro governante do País, seguida pela educação, lembrada por 44%, e a geração de empregos, por 35% dos entrevistados.

A segurança pública aparece em quarto lugar entre os temas mais lembrados pelos eleitores, seguida pela drogas e o combate à corrupção. Temas como reforma agrária, esportes e turismo foram lembrados por somente 1% dos entrevistados.

A pesquisa mostra que, em setembro deste ano, a área de combate à fome e à pobreza do governo federal foi a mais bem avaliada pelos brasileiros, com a aprovação de 68% dos entrevistados. Apenas 30% dos eleitores desaprovam a atuação do governo Luiz Inácio Lula da Silva na redução das desigualdades sociais.

Aprovação

A avaliação positiva do governo também se repete para o meio ambiente e a educação. A área ambiental recebeu avaliação positiva de 61% dos entrevistados, enquanto 59% dos brasileiros também aprovaram o setor educacional brasileiro.

Na opinião de Amauri Teixeira, consultor da empresa que realiza a pesquisa, há uma "melhoria expressiva" na avaliação do governo no que diz respeito à área ambiental.

Em setembro, a pesquisa mostra que os brasileiros também avaliaram positivamente áreas como o combate à inflação, com aprovação de 55%, combate ao desemprego (55%) e taxa de juros básica da economia (45%). Apesar da aprovação à taxa de juros estar empatada tecnicamente com a sua desaprovação, o índice melhorou se comparado com as edições anteriores da pesquisa. "É a melhor avaliação do governo no que diz respeito à taxa de juros desde que essa avaliação foi feita".




Defensoria necessita a construção de uma sede em Quixadá

O defensor público de Quixadá Júlio Cezar Matias Lobo participou da sessão de quinta, 17 de setembro. Ele explicou que o órgão atende cerca de 200 pessoas por mês em Quixadá. “Por isso, precisamos construir um núcleo para atender a todos os municípios”, defendeu. Ele espera também que junto ao prédio da Delegacia da Mulher seja construída a sede da Defensoria em Quixadá. O vereador Audênio Moraes (PT) afirmou que os parlamentares e a população irão encampar o projeto de construir o espaço físico para o órgão. “É com muita alegria que os quixadaenses recebem um defensor público quixadaense, ingresso através de concurso público”, disse Ivan Benício (PT).



Diretor da Maternidade despede-se de Quixadá


O diretor administrativo do Hospital Maternidade Jesus, Maria, José, Rafael Porto, participou da sessão de quinta, 17 de setembro para prestar contas de sua gestão na unidade de saúde. Ele revelou que estava deixando a diretoria da Maternidade porque irá trabalhar no Hospital Cura Dars de Fortaleza. “Para mim, é muito significativo esse espaço da Câmara para encerrar minha missão em Quixadá”, disse.

Rafael apresentou os seguintes projetos como realizados na unidade durante sua gestão: reconhecimento da UTI NEONATAL; a nova lavanderia; segurança em medicina no trabalho; sala de leitura com 1000 livros; reabertura da Biblioteca e da Casa da Gestante; reativação do setor pessoal; enfermagem 24 horas; plantonista exclusivo para cada área; melhoras na comunicação e implantação da ouvidoria. Ele citou também os projetos em andamento: Farmácia Popular; Cirurgia de Larindoscopia; Projeto doação Coelce e melhorias na estrutura de radiologia. O ex-diretor elencou ainda os projetos não desenvolvidos: reforma do centro cirúrgico; melhoria da Comunicação interna; auto sustentabilidade da casa da gestante; repasse sistemático dos municípios e do estado; repasse automático dos municípios.

Os vereadores Cí (PSDB), Dadá (PT), Pedro Baquit (PSDB), Adriana Severo (PV), Audênio Moraes (PT), César Augusto (PSDB) e a presidenta Edi Leal (PT) elogiaram o diretor e desejaram boa sorte em sua nova missão. “Rafael, sua calma, sua maneira de agir conquistou nossa admiração”, afirmou Audênio. Já César Augusto lembrou que, enquanto Rafael esteve a frente da Maternidade, nunca ninguém foi politicamente descriminado. “Com Rafael, o Hospital Maternidade humanizou o atendimento”, disse Adriana. A presidenta Edi destacou o trabalho social da unidade, fruto do empenho do diretor com apoio dos colaboradores e da sociedade quixdaense. “A Câmara se empenha em solucionar as pendências financeiras da Maternidade”, explicou.





Telecentro Comunitário realiza Concurso de Desenho Digital


O Telecentro Comunitário de Quixadá está com inscrições abertas para o 1º Concurso de Desenho Digital. Os trabalhos serão realizados no Programa Kolour Paint do Linux, que equivale ao Paint do Windows. O vencedor ganha um computador. Já o segundo e o terceiro lugar concorrem a um celular e um aparelho de DVD, respectivamente.


Podem participar do concurso, que tem como tema “Quixadá e a inclusão digital – o que trouxe para você?”, alunos das escolas municipais, estaduais, particulares, universidades e comunidade em geral. Além disso, os interessado devem ter idade mínima de 14 e máxima de 24 anos completos até a data da inscrição.


Com 46 computadores, o Telecentro Comunitário, que tem dois anos e oito meses de existência, já realizou gratuitamente 25 cursos de informática e serve como apoio para cursos de outras instituições do governo municipal. “Este concurso tem como objetivo divulgar o nosso Telelecentro, que é ainda pouco conhecido pelos quixadaenses”, disse a coordenadora Oscalina Queiroz.


Vale lembrar que o concurso de desenho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, mantedora da instituição. A Secretaria está organizando as inscrições dos alunos das escolas municipais que desejam participar do evento. Os interessados em participar devem levar apenas a carteira de identidade ou o registro de nascimento.


Serviço:


1º Concurso de Desenho Digital do Telecentro Comunitário


Local de inscrições: Telecentro(em frente a praça Coronel Nanam) e escolas


Período de inscrição: 14 a 25 de setembro


Recebimento das inscrições das escolas: 26 a 30 de setembro


Horário: 8h às 12h e de 14h às 18h


Realização do concurso: 5 a 10 de outubro


Julgamentos dos trabalhos: 14,15 e 16 de outubro


Entrega da premiação: Dia do Município


Vereador Kleber Júnior confirma sua candidatura a Deputado Estadual


Agora é oficial,o vereador Kleber Júnior afirma que é candidato a deputado estadual nas próximas eleições,essa informação foi confirmado pelo Sistema Monólitos de Quixadá.

"Onde eu chego as pessoas já apostam em quantos votos irei ter, uns falam em 8.000 outros em 6.000, então porque não ser candidato se é o povo quem quer, com certeza serei candidato a deputado estadual" enfatizou Kleber Júnior.

O Vereador Kleber Júnior foi um dos vereadores mais votados de Quixadá, além disso é irmão do atual prefeito Rômulo Carneiro, com o lançamento de sua candidatura os quixadaenses contarão com outra opção além de Osmar Baquit e Rachel Marques.


Nova Reforma Eleitoral Movimenta blogs e sites nos Últimos dias

Com a aprovação da nova reforma eleitoral,vários blogs e sites já se colocaram á disposição de candidatos para divulgar suas candidaturas.A mini reforma eleitoral diz que é permitida aos candidatos que divulguem suas candidaturas em blogs,sites,jornais online,etc.Mas que esses meios deverão dar espaço a qualquer candidato que queira divulgar.
Como não poderia ser diferente o nosso blog também se coloca á disposição para a divulgação de candidatos,mas que apenas colocará os anúncios no momento certo.Os candidatos que se interessarem entrem em contato pelo e-mail: alexandre.qxd@gmail.com.

Fonte:www.silvaquixada.blogspot.com

Departamento Municipal de Trânsito realiza campanha de conscientização


A equipe do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) iniciou na noite de ontem, no cruzamento da rua Rodrigues Júnior com avenida Plácido Castello, uma campanha de conscientização para um trânsito seguro. A ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito de 2009, que tem como tema “Respeito ou Morte – Você escolhe o caminho”.


Dados estatísticos do DMT revelam que de 2007 aos primeiros meses de 2009 ocorreram 884 acidentes nas ruas da cidade. Deste total 91,15% envolveram motociclistas. “Esta blitz educativa é uma gotinha de água no oceano. A educação dos motoristas é conquistada com o tempo, começamos agora e com o tempo a campanha ganha força, alcançado bons resultados”, disse a gerente de Educação de Trânsito, Daniella Silva.


O trabalho de Daniella, que ocupa um cargo criado há pouco mais de 15 dias, é baseado em um dos principais objetivos do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que é fundamentar a educação de trânsito em valores, transformado-a em um compromisso a ser assumido por todos os profissionais da área.


DMT mobilizou mais de 50 pessoas para campanha, incluindo os 26 servidores do órgão. A atitude conta com o apoio da Prefeitura, através das secretarias de Comunicação e Mobilização Social (SECOM) e da Saúde. Os órgãos disponibilizaram servidores para realizar as blitze, que acontecerão nesta semana, na quarta-feira pela manhã, quinta-feira à noite e sexta-feira pela manhã. “ As blitze educativas serão feitas constantemente, colaborando para redução dos números de acidentes, que tem como principais vitimas jovens com idade entre 15 e 35 anos”, disse o dirigente do DMT, Francisco Clerton, Tim.


Quixadá adere às pedaladas


Programação especial pretende mobilizar Quixadá para a comemoração do "Dia mundial sem carro"

Quixadá. Mobilização em prol da natureza e de um melhor estilo de vida. Quixadá pretende entrar, hoje, na relação de cidades que participam do "Dia Mundial sem Carro", uma manifestação com reflexão internacional sobre os problemas causados pelo uso intensivo de veículos automotores no cotidiano urbano. A iniciativa parte da Assessoria Especial de Planejamento e Política Institucional, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma). Na programação, um grande passeio ciclístico pelas ruas e avenidas da cidade.

A idéia é sensibilizar a população da maior cidade da região Centro do Estado, hoje com mais de 80 mil habitantes, aproximadamente 60% deles concentrados na sede do município, a utilizarem a bicicleta como principal meio de transporte. Além de desafogar o trânsito na hora do rush, considerada de maior fluxo, a mudança terá impacto positivo no meio ambiente. "A iniciativa é importante por entendermos ser um momento em que devemos também dar nossa contribuição para esse chamamento que nos remete a uma reflexão com relação à educação ambiental e também no trânsito", avalia o assessor especial, Manoel Messias.

O secretário de Comunicação de Quixadá, Carlos Augusto Cavalcante, acredita na proposta e vê seu município como o primeiro a incluir o Ceará no rol dos estados brasileiros a aderirem à idéia. Sua equipe pretende mobilizar toda a cidade, incluindo escolas, comércio, serviços públicos e até mototaxistas a participarem do ato internacional. Além dos carros, o incentivo se estende aos motociclistas. A concentração deve ocorrer no ginásio municipal poliesportivo Governador Gonzaga Mota. O encontro está previsto para as 17 horas. Os agentes de trânsito e a guarda municipal comandarão o comboio de bicicletas.

Não há previsão exata acerca do número de participantes, mas a Prefeitura estima pelo menos dois mil ciclistas. Para participar, basta pegar a bicicleta, convidar os familiares e amigos, colocar uma roupa confortável e levar uma garrafinha de água. Quem não tiver bicicleta também pode colaborar, deixando o carro na garagem e sair às ruas para prestigiar a data especial. "Vamos juntos salvar o planeta, diminuindo o aquecimento global e mudando nossas atitudes", exalta empolgado o secretário municipal de Meio Ambiente, Joaquim Gomes Neto.

Além da Prefeitura de Quixadá, a Justiça Federal no Ceará estimula a participação da população em todo o Estado. No Brasil, o evento ocorreu pela primeira vez em 2001. Desde então, vem crescendo o número de adesões. A data deverá ser comemorada em mais de 200 cidades brasileiras. Essa é a expectativa dos organizadores. Mais de 300 organizações se envolvem na iniciativa todos os anos. As prefeituras normalmente apóiam, fechando algumas ruas para o trânsito de automóveis, principalmente no centro das cidades. Já é tradicional um dia mundial sem carro repleto de atividades como passeios ciclísticos, caminhadas, gincanas para crianças e distribuição de panfletos.

A população de Quixadá tem opinião dividida sobre a campanha. Para uns, poderá ser o início da mudança de atitude para muita gente. A cidade poderá ficar mais tranqüila, segura e menos barulhenta com a adesão à bicicleta. "Afinal de contas, os bairros não são tão distantes do Centro da nossa cidade. Quem preferir, uma boa caminhada faz até bem", argumenta a estudante Fabiana Silva.

Problemas

Mas o comerciante Augusto Ferreira pensa bem diferente. Para ele, é somente mais uma maneira encontrada pelos administradores públicos para esconder os problemas. "Avenidas largas, ciclovias, uma boa estrutura de transportes coletivos e um trânsito planejado e bem fiscalizado são a solução", completa. Dedicado ao ramo de bicicletas, César Bezerra estima a existência de pelo menos 10 mil delas na sua cidade.

Os números levam em consideração a quantidade de residências. Em cada casa há pelo menos uma. Representam praticamente a mesma frota de carros, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Maior apenas a quantidade de motocicletas circulando na cidade. São quase o dobro. Ele acredita na nova proposta, mas aposta no desenvolvimento de políticas públicas para garantir espaço a quem deseja sair por aí, pedalando. O Estado ainda carece de ciclovias para que os carros fiquem na garagem.

FIQUE POR DENTRO

Quando surgiu o "Dia sem carro"

Não há consenso quanto à origem do Dia Mundial sem Carro. De acordo com uma pesquisa realizada na internet, alguns sítios apontam a França como a precursora da idéia, em 1997. Outros confirmam o surgimento na Europa, ou mais precisamente durante a crise do petróleo, nos anos 1970. Ambientalistas apontam os problemas ocasionados pelos carros e a necessidade de estimular o uso de bicicletas e transportes públicos para minimizar congestionamentos e poluição como proposta inicial do movimento. Conhecida lá fora como World Carfree Day, a data só foi oficialmente instituída em 2000. No ano seguinte chegou ao Brasil, quando 11 cidades brasileiras aderiram à data. Onde surgiu, na Europa, o Dia Mundial sem Carro pode ser estendido ao ano todo, devido à estrutura para sua aplicação.

Mais informações
Prefeitura Municipal de Quixadá
Rua Tabelião Enéas, 649
(88) 3412.3864
prefeitura@quixada.ce.gov.br

Fonte:www.diariodonordeste.com.br

Mississipi comemora Dia da Árvore


No dia 21 de setembro de 2009, comemorado como o Dia da Árvore, a Mississipi como forma de festejar essa data tão especial, promoveu para seus colaboradores um momento de muito conhecimento e fortalecimento da consciencia ecológica dos mesmos . Na ocasião foram expostos vários cartazes e informativos com estatístas e números retratando a real situação ambiental do planeta.Vislumbrando a vivência e realização de uma ação concreta na comemoração desse dia, a Mississipi ofertou aos seus colaboradores a oportunidade de adotarem uma árvore, plantanto a mesma e acompanhando seu desenvolvimento. Dezenas de colaboradores ao perceberem a importância desse ato, se envolveram e incentivaram a outros colegas participarem dessa iniciativa.

Fonte:www.jornalcentraldenoticias.com.br


Políticas públicas beneficiam as famílias quixadaenses


Desenvolver políticas públicas para beneficiar as famílias quixadaenses. Assim a secretária do desenvolvimento social, Rosa Buriti, resumiu as atividades de sua pasta na audiência pública na Câmara Municipal, na sexta, 18 de setembro. Outros membros da Secretaria (SDS), como Marcos Augusto, Isaltina Gonzaga, Maria Isabel e Marliene Silva também participaram para dar mais esclarecimentos. “De forma gradativa, foi instituído o Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Governo Federal em Quixadá”, explicou Rosa. Para isso, são realizados os programas Banco de Alimentos, Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Renascer e Campo Velho, Cadastro Único e Centro de Atenção da Melhor Idade e o Bolsa Família.

Sobre esse instrumento de distribuição de renda, a secretária explicou que a lei 10.836 de 2004 beneficia famílias que recebem até 140 reais por pessoa. É necessário que os estudantes tenham freqüência escolar, as crianças com a vacinação em dia e participando de programas sócio-educacionais. O Bolsa Família varia de 20 a 200 reais. Em Quixadá, 18.422 famílias são beneficiáiras, sendo 10.715 da cidade e 7.707 de zona rural. Já Marcos Augusto explicou o funcionamento do banco de alimento e dos Cras. O primeiro tem a finalidade de arrecadar alimentos para doar a pessoas carentes com acompanhamento nutricional. “O Centro de Referência de Assistência Social busca, através de medidas preventivas e sócio-educativas, inserir jovens e adultos na sociedade e no mercado de trabalho”, disse. Já Maria Isabel da SDS lembrou que essa inserção é também realizada pelo Pró-Jovem Adolescente que atende em Quixadá 600 beneficiados. Outra política voltada para os jovens é Agência de Empreendorismo Jovem (Agem) que possui 1.020 jovens cadastrados. “Através de oficinas, cursos técnicos e específicos propiciamos aos jovens a oportunidade de realizar seu próprio negócio com o nosso acompanhamento”, esclarece Marilene da Agem.

O Aset, o Creas, o Centro de Atenção da Melhor Idade e os conselhos institucionais foram apresentado por Isaltina Gonzaga. O programa de Ações sócio-educativas com as famílias (Aset) realiza uma ação intersetorial com as famílias na sede e distritos. Já os idosos possuem em seu Centro um espaço para atividades como passeios de intercâmbio, música, dança, alimentação e atendimento médico. Enquanto o Creas atua no combate à violência familiar e sexual contra a criança e adolescente buscando a ressocialização, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) realiza medidas sócio-educativas para possibilitar uma infância voltada para o aprendizado e o lazer. Em Quixadá são dois conselhos institucionais ligados ao SDS, o Conselho Municipal da Assistência Social e o Conselho Tutelar. O primeiro é uma instância consultiva da Secretaria e o segundo atua vigilante para defender os direitos das crianças e adolescentes.

Após a apresentação, os membros da SDS receberam elogios e questionamentos dos vereadores Audênio Moraes (PT), Adriana Severo (PV), César Augusto (PSDB), Cí (PSDB), Edi Leal (PT) e Dadá Almeida (PT). “É muito importante esse esforço social concentrado do Governo Federal e municipal para inclusão social das famílias carentes de Quixadá”, disse a presidenta Edi.

Fonte:www.camaraquixada.ce.gov.br

Quixadá para trânsito no “Dia Mundial Sem Carro”


Uma programação está sendo preparada para a comemoração do “Dia Mundial Sem Carro” em Quixadá. A iniciativa é da Assessoria Especial de Planejamento e Política Institucional, que tem à frente o Sr. Manoel Messias Moreira da Silva, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUMA) com o apoio da Secretaria de Comunicação e demais órgãos do município.


Para o assessor Messias, a iniciativa é importante por entendermos ser um momento em que devemos também dar nossa contribuição a esse chamamento que nos remete a uma reflexão com relação á Educação ambiental e também no Trânsito. “Estaremos realizando de forma intersetorial um grande Passeio Ciclístico a partir das 17h saindo do Ginásio Coberto Governador Gonzaga Mota e percorrendo as principais ruas da cidade” informou Messias.
No Brasil, o evento ocorreu pela primeira vez em 2001 e, desde então, vem crescendo o número de adesões de municípios. A expectativa é que a data seja comemorada em mais de 200 cidades brasileiras, dentre elas Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande, Natal, Salvador, Belém e agora Ceará através da cidade de Quixadá. Mais de 300 organizações estão envolvidas na iniciativa todos os anos. As prefeituras das cidades normalmente apóiam, fechando algumas ruas para o trânsito de automóveis, principalmente no centro das cidades. Já é tradicional um dia mundial sem carro repleto de atividades nas cidades que o adotam, como passeios ciclísticos, caminhadas, gincanas para crianças e distribuição de panfletos.

O Passeio Ciclístico, que tem o apoio do prefeito Rômulo Carneiro, acontecerá com muita segurança e entusiasmo, vez que veículos e batedores do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) estarão auxiliando durante todo o percurso que sairá do Ginásio Coberto Governador Gonzaga Mota e percorrerá as principais ruas da cidade. A Secretaria de Comunicação prepara a mídia que permitirá a informações nos diversos meios de comunicação da cidade, para que todos participem. “Não tenho escutado falar sobre a comemoração desse dia em outras cidades do estado, penso que Quixadá será o primeiro município a incluir o Ceará no rol dos estados brasileiros que comemoram o “Dia Mundial Sem Carro”, afirmou o secretario de comunicação Carlos Augusto (Carlinhos).


Para participar é muito simples: pegue sua bicicleta, convide seus familiares e amigos, coloque uma roupa confortável, leve consigo uma garrafinha de água e traga muita disposição e animação. Vamos juntos salvar o planeta diminuindo o aquecimento global e mudando nossas atitudes. Participe deste “Dia Mundial Sem Carro”. Se não tem bicicleta para participar, colabore deixando seu carro na garagem este dia. Saia as ruas para prestigiar o passeio de bicicleta. Ande a pé.


Saiba mais:


Histórico da comemoração


O Dia Mundial Sem Carro (no inglês, CarFree Day) foi comemorado pela primeira vez em 1998, em 35 cidades francesas. Com o tempo, a mobilização se estendeu por países europeus, chegando inclusive a outros continentes.


Fonte:www.quixada.ce.gov.br