647 Crianças beneficiadas com o PROERD em Quixadá


O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio; os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre Escolas, Pais e Polícia Militar. Hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais PROERD.

Os objetivos principais do PROERD são noções de cidadania, prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase deste programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar álcool, cigarro, maconha, inalantes, ou outras drogas e a resistirem a elas, bem como àquelas para se engajarem em atividades violentas.

No município de Quixadá, 6 escolas do Ensino Fundamental e Médio, foram beneficiadas: Escola Adventista, Escola Nemesio Bezerra, Escola Padre Vicente, Escola José Bonifácio, Escola Raimundo Marques e Escola Benigno Bezerra. Ao todo são 647 crianças que participam do PROERD. As iniciativas visam estimular a sensibilidade infantil para os riscos que as drogas e a violência podem causar a sociedade.

Empresas como Loja Padre Cícero, LPC, Ortolite, Casa Dantas e Cerealista Falcão; tornaram realidade para nossas crianças, o Programa Educacional de Resistências as Drogas e a Violência para o município de Quixadá.

Fonte: Fonte: http://www.renascernews.blogspot.com

Trajetória artística de um quixadaense

O músico e compositor Guaracy Freitas completa, hoje, 20 anos de trajetória artística. Para marcar a data, será realizado show no Pólo Grill, às margens do Parque Ecológico Lago dos Monólitos, em Quixadá. O cantor celebra a música alternativa ao lado de Neto Inácio, interpretando composições próprias e de consagrados nomes como Raul Seixas e Legião Urbana. Considerado um dos pioneiros do rock na região do Sertão Central, Guaracy foi agraciado com o diploma Benfeitor Quixadaense José Barros Ferreira.

Fonte: www.diariodonordeste.com.br

Doenças Sexualmente Transmissíveis são debatidas na Câmara


Durante toda manhã do dia 28, a Câmara Municipal de Quixadá foi o ponto de encontro de pessoas interessadas em debater a saúde dos quixadaenses, sobretudo, os problemas e a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e a AIDS. O encontro, promovido pela Secretaria de Saúde do município, apoiado pelo governo do Estado e Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, reuniu o poder público, a sociedade e médicos para esclareceram a população sobre as enfermidades causadas pelo sexo inseguro, sem uso de preservativos.


Dentre os assuntos abordados no 1º Fórum Quixadaense Sobre DST/AIDS, estavam a transmissão vertical (de mãe para filho) e a situação epidemiológica do município, onde quatro profissionais participaram do evento. O especialista, Ednaldo Rolim, falou um pouco sobre a problemática da DST/AIDS; a coordenadora do Núcleo de Prevenção das Violências e Promoção da Saúde e Cultura de Paz/Ceará, Telma Martins, apresentou o projeto Ativismo e Solidariedade – Vivendo e Convivendo com HIV; coordenadora do Centro de Saúde Reprodutiva e Sexual, Graça Lira, debateu a situação Epidemiológica no município e o infectologista Francelino Carvalho lembrou aos que a criança, filha de mãe infectada pelo HIV, tem a oportunidade de não se infectar. Atualmente, existem medidas eficazes para evitar o risco de transmissão, como o diagnóstico precoce da gestante infectada, o uso de drogas anti-retrovirais, o parto cesariano programado, a suspensão do aleitamento materno, substituindo-o por leite artificial (fórmula infantil) e outros alimentos, de acordo com a idade da criança. Ele alertou ainda, que quanto mais precoce o diagnóstico da infecção na gestante, maiores são as chances de evitar a transmissão para o bebê. “Este Fórum demonstram o amadurecimento da sociedade, uma vez que os portadores do HIV ainda sofrem muito preconceito”, disse o Francelino Carvalho.


A secretária de Saúde de Quixadá, Ana Valéria, lembrou que o evento é mais uma ação que beneficia àqueles que querem viver com segurança. “Nós Compreendemos a importância do controle da AIDS no município e esta iniciativa permite que a população possa estar se prevenindo”, disse.


Fonte: www.quixada.ce.gov.br

Democratização da educação é tema de audiência


Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar foi tema da audiência que aconteceu na tarde de sexta-feira, 28 de agosto na Câmara Municipal de Quixadá, promovida pelo legislativo municipal e a Assembleia Legislativa. O objetivo é discutir o Eixo III da Conferência Estadual da Educação que acontece no mês de novembro. A intenção é mobilizar a sociedade e enriquecer o encontro nacional. O tema central da Conae - Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Diretrizes e Estratégias de Ação - está relacionado a questões do dia- a-dia da escola. Além dessa discussão, serão debatidas questões como financiamento da educação, gestão democrática, avaliação, formação dos professores e visão sistêmica da educação.

A presidente da Câmara de Quixadá vereadora Edi Leal que é professora, falou da importância de debater a qualidade da educação. “Precisamos fazer essas discussões para que mais pessoas possam ser incluídas. Com esses diálogos nós poderemos expor a educação que desejamos e onde queremos chegar, essa é uma oportunidade dada pelo nosso presidente Lula, e dessa forma alcançaremos melhorias para a nossa população com uma educação inclusiva e de qualidade, afirmou a parlamentar.

Já Cristiane Holanda que esteve representando a secretária de educação do Estado Izolda Cela falou dos avanços já conquistados na educação. “ O Ceará registra importantes índices na educação. Mas, temos que avançar mais. Essas audiências são exatamente para fazermos sugestões e a partir delas ações em benefício da educação.

A secretária de Educação do município de Quixadá, Lígia Saraiva comentou que já era pratica da prefeitura de Quixadá abrir espaços de diálogo com a população e sitou o congresso da cidadania que é promovido anualmente pelo município, além do acompanhamento que é feito junto aos gestores escolas.

Ela agradeceu ainda a presença dos diferentes públicos presentes na audiência. “Os alunos, pais, professores, gestores e a sociedade como um todo tem que ser protagonista em defesa da educação, tem que está presente nas escolas, pois essa união trará um crescimento e uma melhoria para nossos filhos”, disse.

A deputada Rachel Marques membro da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa e responsável pela solicitação da audiência, destacou a importância da participação da Casa na mobilização em prol da educação. “A Assembléia Legislativa está se envolvendo diretamente na preparação da conferência estadual, levando aos municípios o que será discutido nesses encontros em todo o País”, ressaltou a parlamentar.

Estiveram presentes ainda na audiência: o secretário da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa Zezé Medeiros - representando o presidente da Comissão deputado Artur Bruno; Joyce Costa Gomes de Santana, coordenadora da Crede 12; a vereadora e pedagoga Dadá Almeida (PT), o vereador e professor Audênio Morais (PT), o mobilizador social da Fetraece, Antônio Lopes, vários profissionais da educação e populres.


O evento contará com as presenças já confirmadas dos deputados estaduais Artur Bruno e Rachel Marques, da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa. “Deveremos ter um debate aprofundado com a presença dos professores de todos os bairros e distritos de nosso município”, afirma Audênio Moraes (PT).

Fonte:
www.camaraquixada.ce.gov.br

Fundação Cultural de Quixadá promove cultura para todos


“A cultura é um direito de todos!”. Assim definiu a presidenta da Fundação Cultural Rachel de Queiroz, Sandra Venâncio, na sessão de quinta, 27 de agosto. Ela compareceu ao legislativo para prestar contas de suas realização no primeiro semestre de 2009 e apresentar os projetos do órgão. O objetivo da Fundação, segundo Sandra, é a formulação das políticas culturais para o município e a cooperação para a defesa e conservação do patrimônio histórico e cultural.

A entidade também promove capacitação de jovens e adolescentes. “Atualmente temos 233 alunos da zona urbana e rural, distribuídos em vários cursos, como violão, piano, flauta e violino”, explica. A Fundação Cultural também promove lançamento de livros, saraus, filmes literários e rodas de conversa. Dentre os equipamentos públicos que incentivam a leitura, estão a Biblioteca Municipal e a Gibiteca.

O município, conforme Sandra, possui dois prédios tombados como patrimônio histórico: o Museu Jacinto de Sousa e o Chalé da Pedra. A Estação Ferroviária e o dormitório da RFESA são outros dois patrimônios históricos que estão em processo de tombamento. “O programa de preservação do patrimônio histórico conta com a participação de alunos do curso de História da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), conscientizando a população e fazendo inventário de tombamento desses prédios com o apoio do Iphan”, revela.

A Prefeitura planeja construir outro equipamento cultural, o Memorial Cego Aderaldo, no antigo prédio da Cedap. “Lá será um complexo cultural para promover a cultura popular”, explica Sandra. Quixadá também deverá ganhar o Memorial Rachel de Queiroz no Chalé da Pedra que será restaurado e adequado para receber todo o acervo pessoal da escritora.

Sandra ainda listou uma série de atividades desenvolvidas com a participação da Fundação como o Festival de Esquetes Teatral, o Pula Fogueira, o Carnaval Popular, a Semana das Letras, o Tecendo Arte no Sertão, o Mapeamento Cultural, a Semana Cultural, o Pró-Música, o Encontro dos Profetas das Chuvas, o Viola e poesia, o Fórum da Cultura, o Cine Clube e o Natal da Família Quixadaense. “Todos esses eventos desenvolvem a cultura e colaboram para o turismo”, disse. Na área turística, a presidenta ainda lembrou que a Prefeitura está pagando o aluguel da rampa na Serra do Urucum com a finalidade de incentivar a prática no município. “Para ampliarmos esses investimentos precisamos criar um fundo municipal para a Cultura”,reivindicou.

O vice-presidente Kleber Junior (PT) defendeu que Quixadá não pode perder sua identidade cultural com a demolição de prédios históricos e o aterramento de lagos. Para o vereador Audênio Moraes, é um empecílio para a preservação histórica a falta de uma legislação que proíba a demolição de prédios centenários, como prevê o Código de Postura do município de Sobral. Já Dadá Almeida (PT), defende que essa dificuldade é agravada principalmente pela falta de uma dotação orçamentária para a Fundação. A presidenta Edi Leal concorda. “Precisamos de verbas mais elevadas para a cultura, assim como para a saúde e educação”, disse.


Fonte:www.camaraquixada.ce.gov.br

Quixadá implanta Incubadora Digitais em Tecnologia da Informação e Comunicação


O projeto Corredores Digitais chega a Quixadá e promete propulsionar o desenvolvimento da região Sertão Central, através das Incubadoras Digitais. Com a ação a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (SEBRAE-CE) e a Prefeitura Municipal de Quixadá vão proporcionar aos jovens quixadaenses, preferencialmente, os egressos das escolas públicas, a oportunidade de desenvolver negócios em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).


Os estudantes receberão capacitação em gestão empresarial e apoio à criação de empresas inovadoras. As incubadoras são ambientes desenvolvidos, onde os participantes do projeto têm a sua disposição infra-estrutura física, serviços de consultoria em gestão administrativa e operacional.


O suporte técnico aos jovens selecionados para o processo de incubação fica por conta dos agentes monitores, com formação específica em TIC. Durante os 12 meses de curso os alunos receberão mensalmente uma bolsa de R$ 225,00 (duzentos e vinte e cinco reais). “As incubadoras de empresas são muito importante para a nossa cidade, pois nelas os alunos farão parte de uma empresa formalizada, com CNPJ e registro na Junta Comercial. Além disso, os quixadaenses não podem perder essa oportunidade, uma vez que nas incubadoras são trabalhadas a produção de inteligência e a formação de um profissional que colabora com o desenvolvimento local e que posteriormente será um empresário produtor software e serviços ligado a Tecnologia da Informação e que atenderá as demandas do mercado local”, disse o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Osmundo Costa.


Para participar do projeto de incubadoras de empresas, os interessados, que deverão ter entre 16 e 29 anos, passarão por processo seletivo que exige Nível Superior em TI concluído ou com 50% dos créditos cursados ou formação de Nível Técnico em TI concluída ou no último ano de conclusão ou ainda, curso na área de TI com no mínimo 240 horas aulas, contemplando desenvolvimento de software ou conectividade em redes. A inscrições estão abertas até o próximo dia 8 de setembro e podem ser realizadas pelo www.sct.ce.gov.br, sitio da Secitece. Já as provas acontecerão no dia 12 de setembro às 8 horas na Escola Estadual Professora Maria Cavalcante Costa, que fica Avenida Jesus Maria José, número 2990, no bairro Jardim dos Monólitos.


Maiores informações ligar para Osmundo Costa no telefone: (88) 3414 4073.


Fonte: www.quixada.ce.gov.br

2ª semana do Folclore da Mississipi de Quixadá


A Mississipi no período de 26 à 28 de agosto de 2009, está comemorando sua 2ª Semana do Folclore.A mesma tem como objetivo ressaltar as mais variadas manifestações folclóricas da cultura brasileira, apresentanto aos colaboradores as peculiaridades culturais de cada região de nosso país, como forma de reconhecimento e valorização de nossos costumes, crenças e história.

Na abertura do evento, além da exposição dos diversos cartazes e informativos relacionados a temática da semana, foi realizado um momento de retrospectiva, relembrando as diversas brincadeiras e cantigas de roda que marcaram a infância de muitos dos nossos colaboradores bem como, fazem parte de nossos laços culturais e compõem um pouco da riqueza de nosso folclore nordestino.

Em parceria com o Polo de Atendimento do Bairro Campo Novo, os colaboradores da empresa tiveram a maravilhosa oportunidade de ouvir belissimas músicas, em sua grande maioria regionais, tocadas pelo grupo infantil de música da referida intituição, a qual com uso de vários instrumentos, a saber: flautas, violão e teclados; promoveram sorrisos e encantamento em todos os que tiveram a oportunidade de assistir a essa fantastica apresentação. Finalizando o evento a Mississipi também foi privilegiada com a apresentação do grupo de dança, também do Polo de Atendimento, formado por jovens e crianças, que agitaram o fim de nossa programação.

A Mississipi juntamente com todos os seus colaboradores manifestaram imenso prazer e honra em ter recebido e contado com o apoio dos mesmos, na pessoa de sua diretora Lucineide e dos professores e alunos dos grupos de música e dança, na concretização e sucesso desse momento.

O município de Quixadá, no Sertão Central, ganhou esta semana o Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia, que desenvolve projetos de informática,


O município de Quixadá, no Sertão Central, ganhou esta semana o Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia, que desenvolve projetos de informática, dança, capoeira, aeróbica, arte e aulas de violão, para pessoas com deficiência. O centro está instalado na sede do Rotary Club da cidade.

Segundo a presidente da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (Apapeq), Vera Lúcia Bezerra Carneiro, 220 crianças, adolescentes e jovens com deficiência, além de 100 famílias dos bairros Campo Novo, Campo Velho e São João serão tendidas pelo projeto.

O centro foi aprovado pela Secretaria de Cultura (Secult) e desenvolvido em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).


Fonte: www.jangadeiroonline.com.br

SOZINHO, ILÁRIO REFELTE SOBRE A DERROTA


Derrotado nas articulações rumo à presidência estadual do PT, o atual líder da sigla, Ilário Marques, disse que foi incompreendido nas críticas ao governo Cid Gomes (PSB).

Ele destacou, ao O POVO, que jamais pensou em romper com o Executivo estadual, mas defendia “discussões programáticas” na parceria.

“O que eu defendi sempre foi autonomia, foi o direito de fazer cítica. Acho que não é bom para o PT, enquanto partido, tomar as coisas como certas, somente pelo pragmatismo político. O partido ficou desarmado. Eu defendia que devíamos ter uma pauta programática para apresentar a Cid, um novo modelo de desenvolvimento aliado ao combate à pobreza. Só aumento de PIB não resolve.”, alfinetou.

Ilário também questionou o fato de Cid ter defendido uma candidatura nacional de seu irmão, Ciro Gomes (PSB), à Presidência da República.

Indagado por O POVO sobre se acha que houve interferência do Governo do Estado no Processo de Eleições Diretas do PT, o atual presidente afirmou: “O que eu vi é que, pelas minhas posições, eu não era o interlocutor do agrado do governador. Esse sempre foi o argumento mais forte em todas as conversas e articulações”, afirmou.


Fonte: Blog Política O Povo

Rachel quer ampliação do Programa de Habilitação Popular


A deputada Rachel Marques (PT) quer que o programa de Habilitação Popular do Governo do Estado seja ampliado. O projeto de autoria da parlamentar virou lei e vai beneficiar a 25 pessoas por ano com a primeira Carteira Nacional de Habilitação(CNH) gratuita.

Na sessão plenária desta quarta-feira (19/08) da Assembléia Legislativa, Rachel defendeu que a seleção das cidades beneficiadas seja “homogênea”. O motivo: a Comissão de Habilitação só estava visitando os municípios no qual o Governo Itinerante era instalado. Segundo a petista, o próprio superintendente do Detran, João Pupo, reconhece que a Comissão de Habilitação concentrou os trabalhos só na região do Cariri e Centro-Sul do Estado. Em conversa com o superintendente, Rachel foi informada que o Detran passará a atender os municípios onde o número de inscrição é maior, de modo que o programa possa cobrir o Estado de forma mais homogênea.

Para a deputada,” regiões como o Maciço do Baturité precisam ser privilegiadas. Juazeiro do Norte, Sobral Crato e Iguatu já foram atendidas e Quixadá já tem visita agendada, mas outros municípios como Crateús, Itapipoca e Russas tiveram um número substancial de inscritos e ainda não foram contemplados”, explicou.

Para ser beneficiado pelo programa, o candidato precisa 1) ser cadastrado no Bolsa Família, ou ser filho do beneficiário, 2) ter estudo em escola pública a 2 anos ou está matriculados em escolas públicas a pelo menos 6 meses, 3) ser portador de deficiência ou 4) egresso do sistema penitenciário.

As pré-inscrições podem ser realizadas no site www.detran.ce.gov.br. . O programa de habilitação popular arca com o valor integral pago pela obtenção da CNH que custa em média 800 reais. Atualmente estão sendo disponibilizadas apenas para moradores do interior do Estado e na categoria A (moto), mas o programa é para as categorias B (carro) e D (Caminhão). De acordo com Rachel, até agora o órgão estadual já recebeu 140 mil inscrições oriundas de 150 municípios e 10 mil candidatos de 38 municípios foram selecionados para serem beneficiários com a CNH gratuita. Destes, 13 já foram entregues as habilitações. São eles, Araripe, Assaré, Barro, Beberibe, Cascavel, Caririaçu, Fortim, Granja, Nova Olinda, Piquet Carneiro, Potengi, Solonópoles e Tamboril. .

Outro dado que chamou atenção da parlamentar petista é o percentual de pessoas beneficiadas pelo programa em relação ao número de candidatos inscritos. “Em Juazeiro do Norte, por exemplo, dos sete mil inscritos, apenas 2.111 receberam a certificação que permite tirar a CNH sem qualquer despesa.”, disse Rachel. Acontece que essa parcela maior de candidatos que não estão sendo atendidos não se encaixa no perfil exigido. “São pessoas de baixa renda, mas que não se encaixam nos critérios”, explicou.

Para atender a demanda dessas pessoas que não podem ser beneficiários da CNH gratuita, a parlamentar criou um novo projeto para que seja possível parcelar as taxas cobradas pelo Detran para emissão da CNH. “O projeto não cria despesas para o Estado e pode até gerar mais receita, porque vai atrair pessoas que não podiam tirar a carteira”, defendeu.


Fonte: www.rachelmarques.org.br

Novo Espaço para os Portadores de Necessidades Especiais em Quixadá


Informática, dança, capoeira aeróbica, arte e aulas de violão serão as atividades oferecidas pelo Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia, projeto da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ), implementado a partir da aprovação do Programa Ponto de Cultura do governo do Estado.

O lançamento do novo projeto aconteceu no fim da tarde de ontem na sede da Fundação Cultural de Quixadá, onde a presidente da APAPEQ, Vera Lucia Bezerra Carneiro, anunciou que 220 crianças, adolescentes e jovens portadores de necessidade especiais, bem como 100 famílias dos bairros Campo Novo, Campo Velho e São João serão tendidas pelo “Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia”. Ela também alertou para uma problemática ainda existente. “Nós não temos uma sociedade preparada para receber um deficiente. Aceitar a pessoa com deficiência requer tempo e depende muito também do nível cultural das pessoas. Infelizmente, até os ditos normais sofrem exclusão”, comentou Vera.

Durante o lançamento do projeto, houve apresentações culturais dos alunos atendidos pela APAPEQ, incluindo dança e a capoeira do Grupo Negaça. “Nós temos que ter sensibilidade e dedicação, pois eles precisam muito do nosso empenho”, disse o professor da arte afro-descendente, Alexandre Santos. Ele, que é praticante da capoeira há 21 anos, é instrutor de crianças autistas desde 2001 e foi convidado para ser oficineiro no Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia, o primeiro que beneficia pessoas com necessidades especiais.

Dentre as autoridades presentes ao evento estavam a presidente da Fundação Cultural Sandra Venâncio, o chefe de Gabinete do prefeito Henrique Rabelo e a representante do Ministério da Cultura/SECULT, Norma Paula. Na ocasião, Rabelo lembrou que a parceria da Prefeitura Municipal com a APAPEQ é fundamental para o processo de inclusão. “Esta ação é um reconhecimento que vai além das nossas expectativas e a inclusão em todos os segmentos é o que queremos para a FelizCidade”, disse.

Informações sobre inscrições para o Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia, pelo telefone:

(PMQ/ Comunicação )


Matéria extraida do site www.sertaocentral.com.br

Acessibilidade é tema da XI Semana da Pessoa com Deficiência


Pais, filhos e amigos, unidos para “acessibilidade para uma FelizCidade” é o objetivo da XI Semana da Pessoa com Deficiência de Quixadá. A Semana, que lembra a inclusão de portadores de necessidades especial, teve sua solenidade de abertura no fim da tarde de ontem, na praça José de Barros, com uma blitz de sensibilização e divulgação do evento.


Até o próximo dia 28, seis atividades serão realizadas na Fundação Cultural, Hotel Belas Artes, Câmara Municipal e na sede Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ). Dentre elas, uma novidade é o destaque, o lançamento do Projeto Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia, que vai oferecer a 220 crianças e adolescentes e 100 famílias, até 2011, aulas de informática, capoeira, dança, música, violão e artes.


A Semana é promovida pela APAPEQ, instituição que há 12 anos cuida de pessoas portadoras de necessidades especiais. Atualmente a instituição atende 158 crianças e adolescentes que recebem os cuidados de 30 profissionais. A equipe, constituída através de um convênio com a Secretaria de Educação do município, é formada por duas fisioterapeutas, duas fonoaudiólogas, duas psicopedagogas, uma psicóloga, professores, auxiliares de serviço geral e motoristas.


“A inclusão hoje é um marco. Nós reestruturamos o nosso atendimento, sobretudo, depois que começamos a participar de editais públicos. Foi através da aprovação em um deles que iremos lançar na tarde de hoje o nosso mais novo projeto, o Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia. Ele é um dos primeiros pontos de cultura do governo do Estado que beneficia os portadores de necessidades especiais”, disse a presidente da APAPEQ, Vera Lúcia Bezerra Carneiro.


Programação:


24/8 – segunda-feira


Abertura: Blitz de sensibilização e divulgação


Local: Praça José de Barros


Horário: 17h


25/8 – terça-feira


Lançamento do projeto Ponto Especial de Arte, Cultura e Tecnologia


Local: Centro Cultural Rachel de Queiroz


Horário: 16h


26/8 – quarta-feira


Dia de saúde e beleza


Local: sede da APAPEQ


Horário: 8h


Roda de conversa temática


Local: sede da APAPEQ


Horário: 15h


27/8 – quinta-feira


Lançamento do projeto os vários olhares pela pessoa com deficiência de Quixadá;


Fórum Intersetorial de dialogo: Construa acessibilidade para a pessoa com deficiência de Quixadá


Local: Câmara Municipal


Horário: 9h


28/8 – sexta-feira


Momento de lazer


Local: Hotel Belas Artes


Horário: 8h


Outras informações pelo telefone: (88) 34145583

Fundação Cultural de Quixadá presta contas


A presidenta da Fundação Cultural, Sandra Venâncio, deverá visitar o plenário para apresentar os projetos e realizações do órgão na sessão de quinta, 27 de agosto. “É uma prestação de contas para a população”, explica a vereadora Dadá Almeida (PT).

Já o Conselho de Segurança Pública se reunirá, na manhã da quarta, dia 26, na Câmara para avaliar a situação do município e para articular cobranças de mais segurança para Quixadá.

Ilário Marques - O Grande derrotado do PT


Segundo a coluna comunicado do jornal Diário do Nordeste, do dia 25, a eleição do Partido dos Trabalhadores na avaliação de alguns petistas teve dois lados. No lado A alguns atores participaram ativamente para a vitória do consenso, dentre eles a principal foi a prefeita Luizianne Lins, pois manteve em torno de seu nome as principais lideranças do partido, e ainda o conduzirá nas eleições de 2.010. Ao seu lado e principal articulador do nome da prefeita está o deputado federal José Nobre Guimarães, que conduziu o partido a uma unidade e a sair mais fortalecido em todo esse processo. O lado B da hitória sobrou exclusivamente para o ex-futuro presidente Ilário Marques, e de forma dramática, pois, até já planejava manter o poder, e aconteceu justamente o contrário, ficou completamente isolado. E o pior a corrente articulação, a qual pertence Ilário e o Ministro José Pimentel terminou rachada, pois até José Pimentel decidiu apoiar a prefeita Luizianne Lins. Ilário ainda tentou "estribuchar" porém, sozinho, suas críticas não ecoaram dentro do partido, resta saber o destino que Ilário irá tomar de agora em diante, e nas eleições de 2.010, onde o cenário mostra-se sombrio até mesmo para a reeleição de sua esposa Rachel Marques.

Acesso, permanência e sucesso escolar serão debatidos


Discutir o acesso, a permanência e o sucesso à educação. Esse é o objetivo de audiência pública que será realizada às 14 horas da sexta, 28 de agosto, no auditório da Câmara Municipal de Quixadá.
O assunto compõe o eixo temático III do Documento-Referência da Conferência Nacional da Educação a ser realizada em abril de 2010. “Esses temas nos leva a reflexão sobre a democratização da educação e a promoção de um ensino que respeite o desenvolvimento humano, à diversidade e o conhecimento”, explica a presidenta da Câmara Edi Leal (PT), autora do requerimento para a realização da Audiência.

O evento contará com as presenças já confirmadas dos deputados estaduais Artur Bruno e Rachel Marques, da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa. “Deveremos ter um debate aprofundado com a presença dos professores de todos os bairros e distritos de nosso município”, afirma Audênio Moraes (PT).

Fonte: www.camaraquixada.ce.gov.br

São Bernardo será sede de sessão da Câmara

O distrito de São Bernardo será sede de sessão da Câmara Municipal, na quinta, 27 de agosto, às 19 horas na Escola Regina Maria Holanda Amorim. O objetivo é divulgar as atividades legislativas e debater os desafios da região. Essa é segunda sessão itinerante desse semestre. No dia 14 de agosto, o distrito vizinho, Juá, recebeu a presença dos vereadores.

Na manhã do mesmo dia, a presidenta da Fundação Cultural deverá visitar o plenário para apresentar os projetos e realizações do órgão. “É uma prestação de contas para a população”, explica a vereadora Dadá Almeida (PT).

Já o Conselho de Segurança Pública se reunirá, na manhã da quarta, dia 26, na Câmara para avaliar a situação do município e para articular cobranças de mais seguranças para Quixadá.

Fonte: www.camaraquixada.ce.gov.br

ISOLADO ILÁRIO DESISTE DA REELEIÇÃO NO PT


O presidente estadual do PT, Ilário Marques, anunciou que abriu mão de sua candidatura a reeleição a presidência do partido.

Segundo o Blog do Eliomar, Ilário abriu mão en torno da unidade do partido, porém o que se sabe no meio é que Ilário teria uma derrota esmagadora, bem que tentou "estribuchar", mas quando a prefeita Luizianne Lins anunciou sua decisão a única alternativa para evitar uma derrota humilhante seria abrir mão da disputa.

Como sempre faz quando de alguma derrota Ilário não compareceu à entrevista coletiva que a prefeita Luizianne Lins concedeu, neste domingo, na sede petista, quando, tendo ao lado várias lideranças partidárias, anunciou que seria candidata à presidência estadual do PT por unanimidade.

Assim como Ilário sua esposa a deputada Rachel Marques também não compareceu ao ato, aliás em Quixadá quase não se vê a nobre deputada, agora os dois deverão ter mais tempo para "aparecer" na cidade.

Aliás o ex-prefeito e gerente da prefeitura de Quixadá bem que poderia começar a trabalhar na prefeitura, coisa que ele ainda não fez durante todo esse ano na procuradoria, quem estava em seu lugar era o ex-secretário de administração José Humberto Torres, mas o salário e as diárias todo mês estavam na conta do ex-prefeito.

Esperamos que com essa derrota o ex-prefeito não se instale de vez na prefeitura de Quixadá.

Fonte: Blog Monólitos de Quixadá

Multidão no Pinheiro Society de Quixadá para ver Aviões e Solteirões


Quixadá presenciou um de seus maiores e melhores eventos de todos os tempos, as duas maiores bandas de forró da atualidade tocaram juntas no palco do Pinheiro Society.

O evento teve a abertura de Gaudênio Santiago e banda, mostrando o seu “arrocha” Para a multidão que lotava a casa de show´s.

A meia noite entrou a grande atração da atualidade “Aviões do Forró”, mostrando por que é a maior banda de forró do Brasil, com toda sua irreverência Xandy encantou a todos, e, juntamente com Solange Almeida cantaram hit´s novos e alguns sucessos de sua carreira, o show teve duração de quase 3 horas e o público não parou de dançar e se divertir.

Por volta de 3 horas Solteirões do Forró e Zé cantor, com seu vozeirão, fez a multidão se esbaldar, e mais, lançou Monique a nova cantora da banda que cantou ainda grandes músicas que foram sucesso na sua voz.

Está de parabéns o Pinheiro Society e a RC Eventos, certamente ganha toda a região por contar com seus grandes eventos.


Fonte:www.sertaocentral.com.br

Audiência mostra o desenvolvimento da Usina de Biodiesel no Ceará

Após um ano de funcionamento a Usina de Biodisel instalda em Quixadá gerou emprego e renda para os quixadaenses.

Ressaltar a importância da construção da Usina de Biodiesel para o Estado do Ceará, esse foi o objetivo da audiência pública que aconteceu na tarde desta quinta-feira, (20/08), no Complexo das Comissões da Assembléia Legislativa.

A solicitação foi da deputada Rachel Marques (PT), propositora do debate que informou que desde a construção da Usina de Biodiesel em Quixadá (UBQ) “formam gerados 1.200 postos de trabalhos diretos, formando e qualificando mão de obra”. A parlamentar parabenizou ainda a toda a equipe da Usina que completa um ano no município de Quixadá.

Segundo a deputada, o sucesso da implementação da UBQ conta com a parceria do poder público local, com a participação efetiva da Prefeitura de Quixadá e do Governo do Estado. Ela ressaltou "que uma verdadeira cadeia produtiva foi criada, e vem impactando positivamente a vida dos agricultores familiares do nosso Estado, principalmente dos que residem no sertão central".

O presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, informou que a ampliação das metas do Governo Federal para o biocombustível nos próximos anos, levará ao aumento significativo da demanda. Miguel apresentou ainda o Programa Nacional do Biodiesel, que tem por objetivo alavancar a produção e atender ao crescimento das demandas.

Ele informou que no Brasil existem três usinas que produzem o biodiesel, e que no Ceará “as outras duas estão localizadas nos estados da Bahia e Minas Gerais, o programa tem alguns obstáculos a serem ultrapassados, como a baixa qualidade do solos, a baixa produtividade de mamona e girassol”. Segundo ele, o biodiesel cearense é produzido, basicamente, com algodão e soja. Ele disse que a estratégia da Petrobras para superação dessas dificuldades, é o apoio aos agricultores familiares que residem na área de atuação da usina.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, Camilo Santana, o Ceará vive um momento importante, por ter sido agraciado com uma das três usinas de biodiesel da Petrobras no Brasil. “Esse foi um investimento que veio gerar trabalho e renda para os nossos agricultores”, afirmou.

Para Antônia Ivoneide, representante da Coordenadoria Estadual do Movimento Sem-Terra (MST), com a implantação do programa, foi lançado um novo olhar sobre o sertão cearense. “Uma nova imagem e uma perspectiva de produção a uma região que sempre é relacionada à seca e a miséria”, analisou Ivoneide, ressaltando também, os benefícios adquiridos pelos agricultores familiares, como a garantia da compra de seus produtos, além de situá-los como parte fundamental de uma cadeia produtiva.

No debate, estiveram presentes também os deputados Sérgio Aguiar, Lula Moraes, Manoel Castro e Artur Bruno, além das representações da Ematece, Fetraece, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)


Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social




Grupo de teatro paulista se apresenta em Quixadá


Um cenário negro, 10 atores do grupo Arte e Vida no palco e um público atento à peça “Estranha Loucura”, marcaram a noite de ontem na Fundação Cultural de Quixadá. O espetáculo mostra a capacidade do ser humano em comunicar-se com os espíritos, e está inserido em uma das peças que compõe a VII Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, evento que começou na terça, 18.


O município foi um dos 13 destinos da Mostra itinerante, que terminou ontem e levou seis espetáculos de diversas regiões do país ao interior do Ceará. As apresentações envolveram grupos da Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Dentre os temas contando nas peças estavam espiritualidade, fé altruísmo, paz, amor e ética. A programação contou ainda exposições, shows musicais, apresentações de corais, palestras e concurso de cartazes.


A presidente da Fundação Cultural, Sandra Venâncio, lembrou que a apresentação de ontem, pode ser uma das muitas que virão. “Em Quixadá a cultura é massa, é a essência e por isso, com certeza, podemos ter outros espetáculos como este”, enfatizou. Estiveram também presentes a Fundação o vice-prefeito Airton Buriti, o chefe de gabinete Henrique Rabelo e o secretário da Participação Popular, Esporte e Juventude, Jean Silva.


Fonte:www.quixada.ce.gov.br

Perigo constante na passagem de nivel em Quixadá


Nenhuma das sinalizações luminosas e sonoras das passagens de nível do municipio de Quixadá estão funcionando. Motoristas, motociclistas e pedestres confirmam a constatação feita pela população quixadaense. Preocupados com a possibilidade de mais acidentes, como o que ocorreu na cidade recentemente, quando um motoqueiro morreu e uma mulher grávida ficou ferida ao serem colhidos por um trem, a população solicita da CFN ou órgão responsável do município ou Estado a restauração dos equipamentos que alertam do perigo na travessia da via férrea.



Fonte:www.jornalcentraldenoticias.com.br/Alex Pimentel

Petrobras prevê uso de mamona em até três anos

A produção regional de mamona continua insuficiente para abastecer a Usina de Biodiesel da Petrobras em Quixadá, que completou ontem um ano de sua instalação. A soja e o algodão, cujos fornecedores são a Bahia, Piauí e estados do Centro-Oeste, são as matérias-primas utilizadas atualmente na produção desse combustível renovável.

De acordo com o presidente da Petrobras Biocombustíveis, Miguel Rosseto, a expectativa é de que as oleaginosas como a mamona e girassol passem a ser produzidas em escala maior no Estado e possam ser o principal insumo do biodiesel da região entre dois e três anos.

“Nós temos produzido hoje o biodiesel com soja (70%) e algodão (30%). Nós trabalhamos com estratégia de transição gradativa com a produção de oleaginosas regionais. Gradativamente, conforme formos ampliando a produção de mamona, girassol, algodão, nós vamos complementando a nossa grade de insumos com estas matérias-primas”, afirma Rosseto.

Para estimular esse aumento de produção e produtividade, a Petrobras trabalha em parceria com o Governo do Estado. “Trabalhamos com contrato de resultados (com agricultores e produtores), oferta de sementes de qualidade, garantia de assistência técnica, preço que assegure remuneração pelo trabalho do agricultor”, enumera o presidente do setor de biodiesel da estatal.

Ainda que a usina não esteja utilizando a mamona produzida na região como insumo principal, o gerente da unidade de Quixadá, João Augusto Paiva, afirma que há muito da produção dessa oleaginosa armazenada no local. “Continuamos incentivando e armazenando em condições seguras”, afirma. Ele não informou o tamanho dessa estocagem, nem quando ela deve ser utilizada na usina.

Indagado se tratava-se de um desperdício, Paiva afirma que “tudo está armazenado em condições de segurança e em ambiente seco”. A produção é proveniente, principalmente, do trabalho dos quase 17 mil agricultores familiares contratados pela estatal para produzir mamona e girassol.

Atualmente, a produção regional é de 300 kg de mamona por hectare. A Petrobras almeja que esse número chegue a mil quilos por hectare.

Ampliação
A Usina de Biodiesel de Quixadá consumiu até hoje um investimento de R$ 95 milhões. A capacidade instalada é de 50 mil toneladas por ano. O intuito da Petrobras Biocombustível, entretanto, é ampliar para 80 mil toneladas/ano. Hoje, o empreendimento emprega 130 pessoas, 170 técnicos agrícolas para suporte ao produtor rural contratado pela estatal.

Fonte. www.opovo.com.br

Prefeitura de Quixadá realiza I Conferência Municipal de Saúde Ambiental


Os estragos causados ao meio ambiente, sobretudo, pela ação humana, têm causado preocupação aos governos municipais, estaduais e federal. A degradação ambiental já causa conseqüências. Dentre elas, destacam-se o esgotamento dos recursos naturais; processos acelerados de desertificação; intensificação de eventos climáticos extremos; poluição química de ambientes urbanos e rurais e a emergência de doenças. Para evitar maiores impactos, um decreto presidencial, criou a Conferência Nacional de Saúde Ambiental (CNSA). Ela é dividida em três etapas, sendo elas municipal, estadual e nacional.


Com lema “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente!, a Secretaria de Saúde de Quixadá realizou na manhã de ontem, 19, a I Conferência Municipal de Saúde Ambiental. O evento foi realizado no Centro Administrativo e Financeiro e contou com a participação de vários órgãos governamentais, uma vez que a própria secretária de Saúde, Ana Valéria, considerou a ação como intersetorial. “Todos nós devemos nos unir para preservar o meio em que vivemos”. disse ela.


Já o tema da CNSA é “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”. As etapas municipais devem ser realizadas até o próximo dia 30 de agosto e as estaduais e do Distrito Federal até 30 de outubro. A etapa nacional da 1ª CNSA ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, de 15 a 18 de dezembro de 2009.


Durante o evento foram escolhidos os delegados que participarão da Conferência Regional, que faz parte da estadual. Antes da escolha dos representantes do município, aconteceu uma palestra, ministrada pelo coordenador da Vigilância Ambiental de Quixadá, Clemilson Paiiva, sobre a preservação e o impacto das ações do homem na natureza. “Temos que preserva e cuidar do local onde vivemos ou comprometeremos o futuro dos nossos filhos”, alertou Paiva.


Fonte:www.quixada.ce.gov.br

Estudantes conscientizam para a coleta de lixo

Dezenas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Ginásio Valdemar de Alcântara participaram, no plenário, da sessão de Quinta, 20 de agosto. Eles foram acolhidos pela presidenta Edi Leal (PT) que explicou o funcionamento da Câmara, suas atribuições e atividades e cada momento da sessão.

Além de conhecer o funcionamento do legislativo municipal, eles expressaram sua preocupação com a coleta de lixo na cidade. Conforme o coordenador do Ensino Médio professor João Luís, conhecido como Janjão, os estudantes estão tomando consciência sobre a necessidade de dar um adequado destino aos resíduos sólidos. Por isso, já verificaram a gravidade da situação, coletando o lixo no Centro da cidade. O estudante Diogo Filipe, convidado para compor a mesa, juntamente com sua colega Renata Kelly, lembrou que o lixo jogado nas ruas entope bueiros, valas e canos podendo causar alagamentos em época de chuvas. Já Renata citou as doenças causadas por essa prática.

O vereador Cí (PSDB), autor do requerimento que convidou a participação dos alunos, revelou que o município vive um pequeno surto de Leptospirose, uma doença causada pela urina dos ratos que se proliferam com o lixo acumulado. “Acompanhamos um caso de um quixadaense que teve seus rins paralisados e ficou na UTI em Fortaleza por causa desse mal”, advertiu. A parlamentar Adriana Severo (PV) afirmou que também acompanhou o caso por se tratar de uma moradora de Várzea da Onça, distrito onde ela reside, mas que felizmente o paciente se recuperou.

A colocação de coletores de lixo no Centro e a elaboração de campanhas educativas devem ser, para a vereadora Dadá Almeida (PT), o resultado dessa parceria entre o Poder Público e as escolas. César Augusto (PSDB) defende que é necessária também uma mudança de cultura para o cuidado com a coleta seletiva. Pedro Baquit e Audênio Moraes elogiaram a iniciativa do GVA. Já o vice-presidente Kleber Junior explicou que a limpeza é uma responsabilidade de todos. No final da participação dos alunos, Cí apresentou requerimento, aprovado por unanimidade, para que sejam afixados coletores de lixo em postes na cidade.

Fonte:www.camaraquixada.ce.gov.br

Adutoras beneficiarão o município


O vereador Audênio Moraes (PT) teve requerimentos aprovados na sessão de quinta, 20 de agosto parabenizando o governador Cid Gomes pela construção da adutora do distrito de Juatama e pela liberação de recursos para a construção da nova adutora do Açude Pedras Brancas . “Essa adutora de Juatama era um sonho coletivo de décadas que foi realizado somente agora nesse Governo do Estado, sendo concluída inclusive antes do prazo”, disse.

Sobre a nova adutora do Açude Pedras Brancas (foto) para o abastecimento de água da cidade, o vereador Ivan Benício (PT) alertou sobre a possibilidade da obra não atingir seu objetivo. “Já tivemos um projeto semelhante, o da adutora do Pirabibu para o Açude Cedro que foi concluída há mais de 5 anos e até hoje não funciona não beneficiando assim os quixadaenses”, explicou. Cí (PSDB) concordou com o petista afirmando que essas obras deixam de beneficiar a população por causa de disputas políticas. “Não podemos admitir isso”, defendeu. A presidenta Edi Leal (PT) aproveitou para informar que a licitação de R$ 22 milhões para a construção dessa adutora foi decretada deserta porque nenhuma empresa enviou proposta.

Fonte:www.camaraquixada.ce.gov.br

Quixadá entre as dez mais populosas do Estado

A população cearense aumentou, segundo estimativas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira, 14 de agosto. O Ceará está com 8.547.809 habitantes e destes, 80.447 pessoas residem em Quixadá. O raio-x populacional deixa a terra dos monólitos entre as dez maiores cidades do Estado, dentre os 184 municípios.


Neste ano, as informações divulgadas demonstram o crescimento das cidades do interior. Dos 10 municípios mais populosos do estado, sete estão no interior e apenas dois na Região Metropolitana de Fortaleza. Juazeiro do Norte continuam sendo a maior, com 249.829 habitantes. A lista ainda é composta pela capital, que lidera com 2.505.552, Caucaia (334.364), Maracanaú (201.693), Sobral (182.431), Crato (116.759 ), Itapipoca (114.441), Maranguape (110.523), Iguatu (97.203) e Quixadá (80.447).


Quixadá teve um aumento de 5.3%, pois passou dos 76.105 moradores, registrados em 2007, para os atuais 80.477. Já o Ceará aumentou cerca de 1,14%. Mas vale lembrar que, os dados divulgados pelo IBGE são apenas estimativas. Elas são realizadas anualmente e servem de base para o Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. “As estimativas são feitas entre um censo e outro. Os dados divulgados equivalem ao período entre os censos de 2000 e 2007. Mas, lembro que, em 2007 a nossa pesquisa não foi completa, contendo quantidade de domicilio, serviços de saúde, morbidades hospitalares. Naquele ano, só houve a contagem populacional”, disse José Aródo Nobre, chefe da Agência do IBGE de Quixadá. Ele adiantou ainda, que no próximo ano o censo será completo e realizado tanto nas cidades como nos distritos.



Fonte:www.quixada.ce.gov.br

Senador Flávio Torres recebe congratulações de quixadaenses


O vereador Audênio Moraes (PT) teve requerimento aprovado, na sessão de quinta, 13 de agosto, ensejando votos de congratulações ao Senador Flávio Torres por sua posse no Congresso Nacional. Ele explicou que senador em exercício, que substitui Patrícia Saboya, tem uma grande afinidade com Quixadá. “Flávio Torres possui uma fazenda em Juatama que periodicamente visita”, afirma.

Fonte:www.quixada.ce.gov.br

Justiça Federal determina que inscrições do Enem sejam reabertas


A Justiça Federal determinou, em caráter liminar, que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sejam reabertas até o dia 28 de agosto. Cabe recurso.

O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro que entendeu que o Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) não poderia ter exigido o CPF dos candidatos no ato da inscrição.

No entendimento do MPF, os estudantes menores de idade não são obrigados a ter o documento.

Na decisão, o juiz Bruno Otero Nery, da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, diz que "a exigência de apresentação do número de inscrição no CPF/MF pelo estudante do ensino médio para regular participação no Enem (...) revela-se profundamente despida de razoabilidade, ferindo, dessa forma, princípio essencial para o devido exercício da função administrativa".

O texto da decisão segue dizendo que "tendo em vista que os participantes do Enem encontram-se na faixa etária média compreendida entre 15 e 17 anos, na qual não é exigido seu cadastro no Ministério da Fazenda, a título de CPF, (....), a ausência de tal inscrição não pode gerar sanções àquele indivíduo que tem idade naquela faixa etária".

A assessoria de imprensa do Inep informou que a decisão ainda está sob análise do departamento jurídico do órgão.

O instituto tem cinco dias para cumprir a decisão a contar do dia 17 de agosto, sob pena de multa diária de R$ 10 mil.

Serviço:

Inep – Dúvidas sobre o Enem podem ser tiradas pelo telefone 0800-616161ou pelo e-mail faleconosco@inep.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fernanda Calgaro

Do site G1, em São Paulo

EXPOCECE REÚNE PRODUTORES E PECUARISTAS EM QUIXADÁ

A XXXII Expocece, Exposição de Ovinos e Caprinos do Ceará, começou nesta quarta-feira (19), em Quixadá, e envolve grandes criadores e negócios durante os dias do evento. A Expocece é considerada a maior feira setorial do Nordeste, com cerca de 20 mil visitantes e negócios em torno de R$ 600 mil.

Organizada pela Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Ceará (Acocece), com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (DAS), são previstos 100 expositores, com 2.500 cabeças de ovinos e caprinos à mostra. Segundo a Ematerce, que presta atendimentos a produtores e pecuaristas presentes no evento, durante os cinco dias de exposição, também haverá a realização de concurso leiteiro e de raças, realização de palestras sobre a ovinocaprinocultura e consultas sobre tecnologias existentes no manejo das raças.

Mais informações com o correspondente de Quixadá, Herley Nunes. Clique no player abaixo para ouvir.


Fonte: www.cearaagora.com.br

TECNOLOGIA - Projeto de fábrica de software começa em Quixadá

A Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) iniciou, no mês de julho deste ano, um projeto ousado: a implantação de uma fábrica de software em Quixadá, onde está sua sede. O projeto faz parte do Curso de Sistemas de Informação da FCRS e é uma parceria com a empresa de desenvolvimento de sistemas iFactory.

O professor Ernani Andrade Leite, coordenador do Curso de Sistemas de Informação da FCRS, e Carlos Henrique Mendonça Andrade, diretor de Operações da iFactory, estão à frente da iniciativa. O objetivo é tornar Quixadá futuramente um pólo de Tecnologia da Informação.

A iFactory no Brasil apresentou um plano de treinamento para os alunos, mediante seleção de currículos. O treinamento terá uma carga horária de 80h/a, com possibilidade de contratação dos alunos que mais se destacarem.

Fonte: Blog Eliomar de LIma

RONDA DO QUARTEIRÃO CHEGA A CANINDÉ E BARBALHA - E QUIXADÁ NADA AINDA!


O governador Cid Gomes lança o programa Ronda do Quarteirão em mais dois municípios nesta semana. Na quarta-feira (19), o Ronda será lançado em Canindé, no Sertão Central. Na quinta-feira (20), será a vez de Barbalha, no Cariri, receber o novo efetivo policial. Com o lançamentos nas duas cidades, passa para 13 o número de municípios atendidos pelo programa. O lançamento do Ronda em Canindé será às 9 horas, na Praça da Matriz, e em Barbalha será às 19h30min, na Praça do Marco Zero .

Tanto em Canindé como em Barbalha 17 policiais trabalharão nas ruas em três turnos de patrulhamento. Duas viaturas foram disponibilizadas para Canindé e duas para Barbalha. Na próxima semana o Ronda será lançado em Iguatu.

E Quixadá?? por que será que os investimentos estão sempre desviando de nossa cidade?? principalmente um investimento em segurança, uma área muito carente de estrutura aqui.

O Governador precisa ficar ciente que Ilário Marques não é Quixadá, e sua briga com o ex-prefeito e gerente da cidade Ilário não pode afetar o desempenho do governo em nosso município.


Fonte: Blog da Monólitos AM

Ruas de Quixadá recebem Iluminação


Os quixadaenses não precisarão mais esperar para que suas ruas sejam mais Iluminadas, pois, a partir do próximo dia 25 de agosto, 130 novas luminárias públicas serão instaladas em diversos bairros e distritos da cidade. A ação, fruto do compromisso da Prefeitura Municipal de Quixadá, atende aos anseios da população, em especial as pessoas que há muito tempo solicitavam uma maior iluminação em suas ruas, seja na zona urbana ou na zona rural. Além disso, a iniciativa diminuirá, inclusive, as ações de malfeitores, diminuindo a violência no período da noite.


Os trabalhos serão executados pela empresa Coelce Plus, responsável pelas instalações. Segundo o coordenador do controle interno da Prefeitura, José Maria Ferreira, a empresa concluirá o serviço em no máximo trinta dias. “Quixadá cresce, a cada dia que passa a cidade tem uma nova rua e com surgimento delas, nasce também o desejo do morador de vê-la bem iluminada”, finalizou o coordenador.


Entre as ruas que irão ser contempladas pelo serviço, custeado em mais de R$ 50 mil, estão as dos bairros Campo Velho, Campo Novo, Putiú, Carrascal I e II, Alto São Francisco, Planaltos da Itapira, Jerusalém, Universitário e Loteamento Nova Aurora. Já na zona rural a ação chegará aos distritos de Cipó dos Anjos, Várzea da Onça, São João dos Queiroz, Juatama e na localidade de Café Campestre.


Fonte: www.quixada.ce.gov.br

Solenidade na Câmara de Quixadá marca a entrega de medalhas e comendas


Homenagens marcarão a entrega das comendas e medalhas concedidas pela Câmara de Quixadá. A solenidade acontecerá na próxima sexta, 22 de agosto, às 9hs, no auditório da Casa. Serão entrega para 22 pessoas e três instituições as medalhas: Rachel de Queiroz, Dr. Américo Barreira, Açude Cedro, José de Freitas Neto, Diploma de Benfeitor Quixadaense e Título de Cidadão Quixadaense. Entre os destaques, estão Dom Rufino do Rego, primeiro bispo da Diocese de Quixadá; Demócrito Rocha (em memória), ex-presidente do Grupo O Povo de Comunicação; Miguel Von Behr, geólogo e escritor do livro “Quixadá – Terra dos Monólitos”. A Tv Diário e a Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais de Quixadá (APAPEQ) e Associação dos Filhos e Amigos de Quixada (Afaq) serão as instituições que receberão comendas. A presidenta Edi Leal espera que a sessão solene seja uma oportunidade de prestar justa homenagem a pessoas e instituições que foram escolhidas pelos parlamentares como destaques por colaborar pelo desenvolvimento e a vida social de Quixadá.

Fonte:www.camaraquixada.ce.gov.br

EXPOCECE começa amanhã em Quixadá


O sertão central destaca-se pelas feiras e exposições de animais. Um exemplo disso foi a I Feira Territorial da Agricultura Familiar e Empreendimentos Solidários do Território da Cidadania do Sertão Central, acontecida nos dias 7 e 8 de agosto. Para ratificar ainda mais o fato, a partir de amanhã, começa a XXXII Exposição de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará (EXPOCECE).


O evento, realizado pela Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará (ACOCECE), acontece no Parque Valdir do Couto Dinelly e contribui para o desenvolvimento econômico local, sobretudo, porque a produção de ovinos e caprinos representa uma importante alternativa de oferta de carne, leite, pele e derivados, não somente para a população rural, mas também para o mercado das grandes metrópoles.


Os realizadores organizaram um evento diversificado, com destaque para o 1º Encontro da Caprinocultura do Estado, Exposição Nacional das Raças Somalis Brasileira, Morada Nova e Rabo Largo, feira de artesanato da agricultura familiar, concurso de cabras leiteiras da agricultura familiar, fabricação do maior queijo de cabra do nordeste, palestras e shows de forró durante os seis dias da exposição.


A organização espera gerar uma renda em torno de um milhão de reais com as negociações de mercadorias. “Este evento já esta no calendário de Quixadá há 31 anos e atualmente é a sua trigésima segunda edição. Ele ajuda o comércio local, empresas, criadores de fora e do município”, disse a secretária executiva da ACOCECE, Cleonora Cordeiro, que há 15 anos está na organização da EXPOCECE.


De acordo com as edições anteriores espera-se uma participação entre 300 e 400 produtores de tradição, reunindo aproximadamente 6 mil animais e expositores de vários estados do nordeste. Estima-se que mais de 16 mil visitantes passarão pelo Parque Valdir do Couto Dinelly, onde poderão trocar de informações entre produtores, a disseminação de materiais genéticos da mais alta qualidade e a comercialização de produtos, que vão gerar resultados expressivos para o desenvolvimento da economia primária.


“Nós procuramos reforçar a importância socioeconômica da cadeia produtiva da ovinocultura e da caprinocultura no cenário estadual”, comentou o tesoureiro da ACOCECE, Sergio Almeida. A exposição recebe apoio do governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Quixadá, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Clube do Berro.


Confira a programação


terca-feira – 18/8


7h/ 17h - Inscrição para julgamento


7h/ 17h - Visitação a feira


17h/ 0h- Zeragem das Cabras para Concurso Leiteiro


quarta-feira – 19/8


6h/ 7h - 1ª. Ordenha


8h/ 17h - Julgamento de animais


8h/ 17h - Resenha para raças necessárias


17h/ 18h - Abertura Oficial


18h/ 19h - 2ª. Ordenha


19h/0h - Shows Culturais


quinta-feira – 20/8


6h/ 7h - 3ª. Ordenha


8h/ 17h - Julgamento dos Animais


10h/ 11h - Palestra: Beneficiamento de carne de ovinos e caprinos


7h/ 22h - Visitação a Feira


8h/ 22h - Exposição de Artesanato da Agricultura Familiar


18h/ 19h - 4ª. Ordenha


20h/ 0h - Forró Pé de Serra


sexta-feira – 21/8


6h/ 7h - 5ª. Ordenha


8h/ 22h - Visitação a feira


8h/ 17h- Julgamento de Animais, Credenciamento para Leilão, Exposição de Artesanato da Agricultura Familiar


10h/ 11h - Palestra: As ações de Crédito do PRONAF para a Agricultura Familiar


18h/ 19h - 6ª. E última Ordenha


20h/ 22h - Bingo Fechado


22h/ 2h - Forró Pé de Serra


sábado – 22/8


6h/7h - Fabricação do Maior Queijo de Cabra do Nordeste


8h/ 22h - Visitação a feira


8h/ 17h - Julgamento de Animais


8h/ 12h - Credenciamento para Leilão


10h/ 11h - Palestra: Desenvolvimento e Tendências da Caprinocultura Leiteira


14h/ 18h – Leilão


14h/ 20h - Degustação do Maior Queijo de Cabra do Nordeste


18h/ 19h - Entrega da Premiação


19h/ 20h - Desfile da Garota Berro


20h/ 0h - Forró Pé de Serra


domingo – 23/8


8h/17h - Visitação a feira


17h - Encerramento


Fonte:www.quixada.ce.gov.br