Quixadá monitora outros sete casos suspeitos da gripe A




Quixadá, cidade do Sertão Central, foi a primeira do interior cearense a registrar um caso confirmado de Influenza A (gripe suína). E, desde a última segunda-feira, 27, quando foi feito o registro oficial, informa a coordenadora da Atenção Básica, mais sete casos suspeitos da doença estão sendo monitorados. “Só temos um caso confirmado”, ratifica Karine Matias. No Ceará, são 40 casos confirmados - 39 em Fortaleza, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A transmissão do vírus H1N1 (que provoca a gripe suína), no Ceará, ainda não se dá de forma sustentada, concordam os médicos Antônio Lima, coordenador da Vigilância Epidemiológica de Fortaleza, e Manoel Fonseca, presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle do Vírus Influenza A. Ou seja, os pacientes têm sido contaminados em viagens a locais infectados ou no contato com pessoas afetadas pela gripe e que também trouxeram o vírus de fora.

Mesmo um dos últimos casos confirmados, em Fortaleza, o do jovem de 20 anos que não sabia como teria contraído a gripe, pois não havia viajado ou mantido contato com pessoas infectadas, não significa a transmissão sustentada do H1N1. “Ele esteve no Fortal (micareta realizada de 23 a 26 de julho e que, segundo a Polícia Militar, reuniu cerca de 700 mil foliões). Não podemos ainda caracterizar como de transmissão sustentada, porque ele esteve em um evento de grande porte (e com pessoas de diversos estados)”, considera Manoel Fonseca, lembrando a facilidade de propagação do vírus em aglomerações. O especialista ressalta ainda não haver a disseminação do H1N1 em Quixadá, apesar do aumento de casos suspeitos de gripe suína na cidade.

O paciente de Quixadá tem 31 anos e contraiu o vírus H1N1 em uma viagem a Brasília (DF). “Ele apresentou sintomas leves, como febre e tosse”, tranquiliza Karine. Ela esclarece que os casos suspeitos são identificados no município, mas os exames necessários são realizados por meio do Hospital São José, em Fortaleza. Karine ressalta que os profissionais locais de saúde já recebem treinamento para melhor identificar os sintomas da Influenza A e realizar o encaminhamento - hospitalar, ou não - mais adequado.

Também na Capital, reforço na prevenção e no diagnóstico. Nas últimas três semanas, sublinha o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Fortaleza, houve “treinamento dos profissionais de saúde do município, tanto da rede básica quanto da rede hospitalar”. A ação abarcou os 91 postos de saúde, das seis Regionais, e cinco hospitais públicos: Frotinha de Antônio Bezerra, Gonzaguinha do José Walter, Gonzaguinha e Frotinha de Messejana e Hospital Nossa Senhora da Conceição (Conjunto Ceará). “Capacitamos, aproximadamente, 180 pessoas”, conclui.

Nos postos, um enfermeiro e um médico passaram pelo treinamento e tornaram-se multiplicadores das informações. Também 56 agentes da Defesa Civil receberam orientações sobre a Influenza A, para repassar à população em áreas de risco, escolas, shopping centers, eventos públicos. No início da próxima semana, profissionais da Santa Casa de Misericórdia, da Guarda Municipal e do Frotinha de Parangaba devem ser treinados. Como ainda não existe vacina contra a gripe suína, prevenir continua sendo a prescrição dos especialistas.
(Ana Mary C. Cavalcante)

E-MAIS

> Além do treinamento iniciado em Quixadá, é realizada, hoje, outra capacitação de profissionais de saúde em Sobral. O médico Manoel Fonseca informa que as orientações são repassadas por infectologistas do Hospital São José - referência no tratamento.

> Assim como o hospital de Quixadá, os hospitais de Sobral e de Barbalha vão se credenciar para ser referência no tratamento da gripe suína, completa Manoel Fonseca. "O Hospital São José já está sendo sobrecarregado".

> Ele acredita que os hospitais privados já estejam prontos para cuidar dos casos que necessitam de internação - pacientes com síndrome respiratória aguda grave. "É como se fossem tratar casos de pneumonia", compara.


fonte: central de notícias

Governo Cid tenta ativar usina de biodiesel de Quixadá




“Inaugurada festivamente por Lula ano passado, a usina de biodiesel de Quixadá continua sem operar. O secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, tenta, junto à diretoria da Petrobras, no Rio, meios para reativar o projeto.”


FONTE: Central de Notícias

Feclesc paralisa aulas após confirmados 4 casos de gripe A




Procura por máscaras nas farmácias e boatos deixam moradores de Quixadá com medo da pandemia atingir a cidade

Quixadá. Menos de 24 horas após a divulgação de três casos na primeira cidade do Interior do Ceará contaminada pelo vírus Influenza A (H1N1), mais um é confirmado pela Secretaria de Saúde de Quixadá. Trata-se de mais uma aluna da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc). Ela mora na residência universitária, vizinho ao posto de saúde do Combate. A paciente foi transferida para Fortaleza com febre alta e dores no corpo. As aulas foram paralisadas no campi avançado da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O diretor da Feclesc, Jorge Rodriguez, informou que a decisão foi tomada com a confirmação feita pela equipe da rede de atenção básica do município. A faculdade tem cerca de 1,4 mil estudantes de 12 municípios da região. Com a continuidade das aulas, os riscos de contaminação poderiam subir. A preocupação aumentou com a notícia do primeiro óbito de um dos participantes do congresso de Saúde promovido pela Universidade de Brasília (UnB). A morte foi registrada na Paraíba.

Segundo ele aproximadamente cinco mil congressistas de todos os cantos do País estiveram em Brasília. Além dos alunos da Feclesc, acadêmicos da Faculdade Católica Rainha do Sertão e da Universidade Federal do Ceará (UFC) participaram do encontro. Na Feclesc as aulas continuavam por conta da necessidade regularização dos semestres, afetados pelas greves no ano retrasado. Os portões do campus devem ser abertos no dia 4 de agosto.

Um dos moradores da residência estudantil da Feclesc, Jonatan Rodrigues, lamenta a situação e a forma como os colegas estão sendo tratados. Os dois residentes que contraíram o vírus H1N1 estiveram no encontro promovido na UnB. Estão recebendo tratamento e tomando os cuidados necessários para evitar o contágio de outras pessoas. Mesmo assim, os exageros persistem. Partem de quem tem pouca formação ou desconhecimento sobre a gripe, comenta o universitário. Embora as aulas tenham sido interrompidas, a coordenadora da Atenção Básica no município, Liana Cavalcante, assegura que o quadro é de normalidade. Não há motivos para pânico. Mas não é isso o que se vê e se ouve nas ruas. Começou a procura por máscaras nas farmácias e também a boataria pela cidade. Muitos acreditam que a primeira vítima do Influenza H1N1 no Interior do Ceará, o estudante do campi da UFC morreu na noite da última terça-feira. A coordenadora contesta informando manter contato constante com o universitário e os outros pacientes.

Além do monitoramento contínuo, panfletos são distribuídos. O carro de som passa por todos os bairros pedindo calma e que atendam às recomendações contra a doença. A Secretaria de Saúde de Quixadá já traçou um plano de ação e hoje o problema será discutido em seminário promovido com profissionais da saúde e da educação. O quadro será avaliado e por meio dele definido se haverá necessidade de adiamento do início das aulas nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.

A auxiliar de serviços, Zulene Silva, não pretende deixar o neto de 5 anos ir para a aula enquanto a situação não estiver normalizada em Quixadá. O calendário escolar do semestre está previsto para a próxima semana. Ela chegou a chorar ao comentar sobre o contato da criança com uma amiga da família que esteve na companhia da aluna da Feclesc encaminhada para Fortaleza. Nervosa, confessa a preocupação com a possibilidade dele contrair a gripe. Ela trabalha no posto de saúde situado ao lado da residência estudantil universitária. Usa máscara fornecida pela Secretaria de Saúde. Pretende comprar a proteção para o resto da família.

Segundo o gerente farmacêutico, Marciano Lima, o estoque de máscaras já acabou. A procura tem sido grande desde a divulgação do primeiro caso da gripe A em Quixadá. O preço do protetor facial varia entre R$ 0,30 e R$ 0,50. Mas as farmácias não estavam preparadas para atender a acentuada demanda. O jeito foi realizar pedido de urgência para atender os clientes. Outra opção tem sido as máscaras usadas na construção civil e marcenarias. Entretanto, pouco se vê pessoas usando o artefato.

FIQUE POR DENTRO

Dicas para evitar a contaminação

A enfermeira Liana Cavalcante, especialista em epidemiologia, explica que somente os pacientes com algum tipo de patologia ou doença crônica respiratória correm risco de morte ao contraírem a gripe. O risco se estende as pessoas com imunidade baixa, crianças com até dois anos e idosos. Hipertensos, diabéticos, cardiopatas e portadores do HIV estão incluídos no grupo de risco. Mesmo assim, adotar os cuidados necessários, lavando bem as mãos, não compartilhar alimentos, talheres, copos e objetos de uso pessoal, ajudam a evitar a doença. Adoecendo, procurar o médico o mais rápido possível e informar o histórico de contato com doentes e roteiro de viagens recentes. A automedicação pode agravar a doença.

Mais informações:

Secretaria de Saúde de Quixadá
(88) 3412.3245, Disk Gripe A - Quixadá, (88) 3414.4743

Sesa inicia nesta sexta-feira curso de especialização para enfermeiros




A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) inicia nesta sexta-feira (31), às 8h30min, com 156 enfermeiros, o “Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica e Neonatal”, no auditório da Escola de Saúde Público do Ceará, Avenida Antônio Justa, 31612. A especialização tem duração de 1 ano e meio, promovida em parceria com a ESP-Ce e apoio do Ministério da Saúde.

Os 156 enfermeiros, que passarão a ser especialistas em obstetrícia, são todos de maternidades da rede pública de saúde dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Canindé, Itapipoca, Acaraú, Quixadá, Aracati, Russas, Limoeiro do Norte, Camocim, Sobral, Tauá, Tianguá, Icó, Brejo Santo, Iguatu, Crato, Juazeiro do Norte e de áreas indígenas dos municípios de Itarema, Acaraú, Pacatuba e Caucaia.

Ficarão mais preparados para cuidar do pré-natal de baixo risco, do parto e pós-parto. E ainda atualizados e capacitados em urgências e emergências obstétricas e ao recém-nascido na sala de parto. No final do curso de especialização, os enfermeiros estarão também mais preparados para os cuidados com a mulher no parto de alto risco.

Em 2007, o Ceará registrou 105 óbitos maternos e em 2008 caiu para 99 óbitos. A meta da Secretaria da Saúde do Estado é reduzir até 2010 a Razão de Mortalidade Materna de 66,1 óbitos por 100.000 nascidos vivos.

Fonte:www.jangadeiroonline.com.br

Atenção professores de Quixadá,MEC abre vagas para escola pública

“O Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições para vagas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. São ofertadas 51.304 vagas em 2009 para a graduação exclusiva de professores em exercício, nas redes públicas estaduais e municipais de ensino do País. As inscrições devem ser feitas na Plataforma Freire

(http://freire.mec.gov.br/index/principal) até o dia 31 de julho. O número de vagas para formação inicial no Ceará é 3.003 vagas.

Os cursos serão oferecidos por instituições públicas de Ensino Superior, dentre as quais a Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto UFC Virtual, que oferece 1.095 vagas. A meta do Plano Nacional é formar, entre 2009 e 2011, 330 mil professores que hoje dão aulas sem licenciatura. Do total de vagas, 52% são de cursos presenciais e 48% de cursos a distância. O investimento do Governo federal somará R$ 1,9 bilhão.

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado de ação conjunta do MEC, instituições públicas de Educação Superior e secretarias de Educação dos estados e municípios. O Plano Nacional oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma das três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura), e bacharel sem licenciatura, que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.

A primeira licenciatura tem carga horária de 3.200 horas, sendo 2.800 de conteúdos e 400 de estágio supervisionado; a segunda licenciatura tem carga horária de 800 horas para curso na mesma área de atuação do professor ou de 1.200 horas para curso fora da área de formação.
INSTITUTO UFC VIRTUAL

O Instituto UFC Virtual oferecerá 1.095 vagas, distribuídas entre os cursos de Bacharelado em Administração (60 vagas), Licenciatura em Matemática (180 vagas), Licenciatura em Química (180 vagas), Licenciatura em Letras Português (225 vagas), Licenciatura em Letras Espanhol (120 vagas), Licenciatura em Letras Inglês (165 vagas) e Licenciatura em Física (165 vagas). Os municípios com vagas são: Aracati, Aracoiaba, Barbalha, Beberibe, Brejo Santo, Caucaia (pólos Flávio Marcílio, Jurema, Rubens Vaz e Fecet), Camocim, Campos Sales, Itapipoca, Ipueiras, Jaguaribe, Maranguape (pólos 1 e 2), Meruoca, Missão Velha, Orós, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim (pólos Fatec e UAB), Russas, São Gonçalo do Amarante, Tauá e Ubajara.

SERVIÇO

Para participar, o professor tem de cadastrar o currículo na Plataforma Freire . Nela, os professores vão escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus currículos.”

Fonte:Central de Notícias

Carros de som abusam do volume,desrespeitam leis e a população



Um dos meios de publicidade e propaganda muito utilizados pelos comerciantes da cidade de Quixadá é o carro de som volante, pago por hora contratada esse serviço ganhou espaço na cidade e hoje Quixadá já possui uma dezena de carros além de motos e bicicletas com caixas acústicas.

O problema está na falta de controle e fiscalização dos níveis sonoros emitidos, é insuportável tanto barulho no centro da cidade. A poluição está em toda parte por onde se anda no centro, “não se pode falar ao telefone ou atender um cliente”, palavras de um comerciante que não quer mais utilizar esse serviço como meio de publicidade em seu estabelecimento.

Para piorar, soma-se agora “paredões” de som que circulam nas ruas propagando ruídos ensurdecedores que prejudicam de forma irreversível a audição da população.

Não é novo o problema existente, caso inclusive de intervenção temporária dos carros pelo juiz de Quixadá, não sei bem o que esperam os donos e motoristas de carros de som, se uma punição por parte da comarca local ou a perda da clientela que reclamam constantemente.

Fonte:Central de Notícias

Quixadá previne-se contra a gripe suína




Um espirro. Será que é um resfriado típico desta época do ano? No Brasil e no Ceará pode ser que sim e pode ser que não, pois talvez seja, também, a gripe suína, uma nova doença que surgiu no México e se espalhou por todo mundo. Hoje é fato que ela não é tão perigosa com se pensava. Depois de estudos realizados ficou constado que a doença é muito parecida com a gripe comum e que pode ser evitada mantendo práticas de higiene do dia-a-dia, como lavar bem as mãos, por exemplo.


Em Quixadá uma pessoa está acometida pela doença. Trata-se de um universitário de 31 anos que foi participar de um congresso em Brasília e lá foi afetado pelo H1N1, vírus da enfermidade. Vale salientar que a doença foi diagnosticada em Fortaleza, uma vez que logo ao retornar da viagem, o estudante estava com sintomas e foi direto ao hospital São José realizar exames, que confirmaram a enfermidade. O caso fez com que a Secretaria de Saúde do município redobrasse os cuidados. “Na próxima sexta-feira um infectologista realizará capacitação com os profissionais da saúde de Quixadá para melhor informar a população de como evitar e proceder em casos de suspeita”, disse a secretária de Saúde, Ana Valéria.


Vale salientar que a Prefeitura de Quixadá já estava iniciando o processo de capacitação de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e entrevistas em rádio e spot’s informativos para comunicar a população os cuidados que deveriam ser tomados, mas o caso do estudante fez com que as autoridades antecipassem a ação antes planejada. Ela foi pensada porque a cidade recebe turistas vindos de outros paises e de várias regiões do país, bem como profissionais que moram em outras cidades e realizam negócios em fábricas e em grandes empreendimentos instalados na cidade.


Na manhã de ontem Ana Valéria concedeu entrevistas às rádios locais e tranqüilizou os quixadaenses. “A gripe suína não é coisa para alarme, mas precisamos ficar alerta, pois num primeiro momento ela é muito parecida com uma gripe comum, com tosse, resfriado, dores no corpo e febre. Devemos ficar atento com os grupos de pessoas que merecem atenção redobrada, como os idosos (acima de 60 anos), crianças menores de 2 anos, gestantes, pessoas com câncer que estão em tratamento, com AIDS e com doenças crônicas, como diabetes e problemas pulmonares”, disse a secretária.



Saiba mais:


Informações sobre a doença podem ser encontradas no site


portal.saude.gov.br


Fonte:www.quixada.ce.gov.br


População do Interior teme a nova gripe




Quixadá. A confirmação do primeiro caso do Influenza A, no Sertão Central, está deixando a população da maior cidade da região, Quixadá, preocupada. A divulgação oficial foi feita na tarde da última segunda-feira, por meio do portal eletrônico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Mas somente na manhã de ontem a notícia se espalhou por emissoras de rádio da cidade, fazendo com que os moradores ficassem apreensivos.

Com a divulgação, começou a procura por máscaras nos postos de saúde da cidade, principalmente no Combate, um bairro da periferia de Quixadá. A família do primeiro paciente do Interior do Estado a contrair a gripe, um estudante do campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC), reside naquela área. No início do mês, ele havia participado de uma convenção na Universidade de Brasília (UnB). Na excursão foi contaminado com a gripe.

Além do estudante da UFC de Quixadá, outros dois universitários que participaram do encontro acadêmico na UnB apresentaram sintomas da doença. Uma jovem de 22 anos, aluna da UFC, e um rapaz da mesma idade, estudante da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão (Feclesc). Ela mora no bairro da Lagoa. Ele, outro morador do Combate. Todavia, conforme a coordenadora da Atenção Básica no município, Liana Cavalcante, o período de contaminação deles já passou.

Quanto ao caso diagnosticado pela Sesa, a técnica em Saúde do município confirmou que o paciente esteve realmente em Quixadá, neste fim de semana, todavia não estava mais sob risco de transmissão da gripe. Os sintomas haviam surgido no último dia 12. No dia 20 ele esteve em Fortaleza, no Hospital São José, onde recebeu soro e foi encaminhado para casa. Retornou dois dias depois.

Preconceito

Liana ainda informou que falou com o paciente pelo telefone. Ele informou que já estava tudo bem. Demonstrou preocupação apenas com o preconceito. Ele mora com os pais. A casa deles estava fechada. Os avós moram próximo. Também não foram encontrados. A mesma situação enfrentam os outros estudantes. A técnica condena a postura dos vizinhos, no entanto, destaca que a gripe A é bem diferente do vírus HIV, onde o contágio ocorre geralmente por meio do contato íntimo, sendo possível manter-se anônimo.

O vigilante Jacinto Macedo mora a uma quadra da residência do primeiro paciente da cidade infectado pela gripe. Ele garante que viu o vizinho nos últimos três dias. Retornou para Fortaleza somente nesta segunda. Como não recebeu nenhuma orientação, não esconde a preocupação. Tem três filhos. O que ouve, é que a doença mata. Para ele, se preocupar com a família não é preconceito.

Apesar da aflição dos moradores, o presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle do Vírus Influenza A, Manoel Fonseca, assegura que o quadro no Ceará é de tranqüilidade. Para se proteger, a população deve apenas atender as orientações padrão: lavar bem as mãos antes das refeições e após o contato com outras pessoas; manter distância mínima de um metro com quem estiver gripado ou tossindo; e usar máscara em áreas consideradas de risco.

Segundo Fonseca, até o início da tarde de ontem, 36 casos da gripe A já haviam sido confirmados no Estado, a maioria na Capital. Mas em nenhum deles foi detectado dispnéia, aumento da freqüência respiratória ou pneumonia, considerados sintomas de gravidade da doença. Nenhum óbito foi registrado. Em Quixadá, a Secretaria de Saúde implantou um serviço de informação telefônica, o Disque Influenza. Iniciou a distribuição de máscaras para profissionais que trabalham em postos de saúde e hospitais. Não haverá distribuição gratuita do protetor.

Na próxima sexta-feira, médicos e enfermeiros receberão treinamento especial para tratamento da gripe. Também no Cariri, médicos, enfermeiros, farmacêuticos e técnicos da vigilância epidemiológica serão capacitados para o acompanhamento, diagnóstico e tratamento da Influenza A (H1N1). O treinamento seria realizado ontem no auditório do Hospital e Maternidade São Vicente de Paula, em Barbalha, com a participação de representantes das microrregiões de Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo. No entanto, a secretária de Saúde do Crato, Nizete Tavares, recebeu um comunicado da Sesa informando que o treinamento foi adiado. A subsecretária, Aline da Franca Alencar, informou que está aguardando outro comunicado. Enquanto isso, segundo Aline, é realizado um trabalho educativo que foi iniciado durante a Expocrato.

Em Iguatu ainda não há casos suspeitos da gripe A, segundo informações do secretário de Saúde, Joab Soares. Nos últimos cinco dias surgiram rumores de que um paciente teria apresentado sintoma da doença e estaria internado no Hospital Regional. "Estamos monitorando a situação e alguns casos especulados não apresentam vínculo epidemiológico. Temos de tratar esse assunto sem alarde. Já conversamos com os médicos e outros profissionais de saúde e sabemos que a doença vai chegar à nossa cidade".

Em Sobral, onde quatro pacientes foram internados na Santa Casa de Misericórdia, com suspeita da gripe, três, entre eles o rapaz de Groaíras, já foram descartados. Conforme a coordenadora de Vigilância em Saúde de Sobral, Socorro Carneiro, esses estão completamente descartados. "Aguardamos apenas o resultado do exame de um estudante de Medicina, mas clinicamente o paciente não tem o síndrome gripal".

Mais informações:
Secretaria de Saúde de Quixadá (88) 3412.3245
Disque Influenza - Quixadá (88) 3414.4743

Quixadá apresenta mais dois casos suspeitos da Nova Gripe

Depois de registrar o primeiro caso da Nova Gripe no Interior do Ceará, a cidade de Quixadá (Sertão Central) apresenta mais dois casos suspeitos. Em entrevista ao Jangadeiro Online, a secretária de saúde da cidade, Ana Valéria Nepomuceno Bezerra Carneiro, diz que os dois pacientes viajaram junto com o homem que teve a Nova Gripe confirmada no município.

Segundo a secretária, os três foram para Brasília participar de um congresso. O primeiro a apresentar todos sintomas, assim que voltou de viagem, foi um homem. No dia 22 de julho, ele fez exame no Hospital São José, em Fortaleza, ficou recebendo acompanhamento médico e voltou para Quixadá somente no último domingo (26). Mas retornou para Fortaleza ontem, no mesmo dia que a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) confirmou o diagnóstico de H1N1. Outros seis novos – todos na capital – foram confirmados no mesmo boletim.

Há poucos dias, os dois colegas do paciente - um homem, de 28 anos, e uma mulher, de 21, - passaram a ter sintomas como febre e dor no corpo. Segundo a secretária, eles foram medicados, liberados e recebem tratamento em casa.

Ana Valéria diz que os casos deixaram a secretaria em alerta. Nesta manhã, um Plano de Ação foi traçado. Uma infectologista do Hospital São José vai à cidade orientar os profissionais de saúde. Além disso, material como luvas, máscaras e papel toalha estão sendo comprados.

Jangadeiro Online

GRIPE SUINA EM QUIXADÁ

Em virtude da confirmação do primeiro caso da gripe H1N1 em Quixadá, a prevenção e cuidados para evitar a nova gripe segue logo abaixo informações preciosas sobre dúvidas frequentes.
Ministério da Saúde tira dúvidas sobre nova gripe

Veja as perguntas mais comuns dos brasileiros e as respostas do governo federal para as questões. MS orienta os suspeitos de gripe a procurar posto de saúde ou médico

O Ministério da Saúde está fazendo todos os esforços possíveis para deixar a população informada sobre a Influenza A (H1N1). O trabalho da imprensa tem ajudado também a esclarecer os brasileiros sobre a nova gripe. O Ministério mantém no seu site www.saude.gov.br um espaço específico para o tema, que traz informações atualizadas, além de colocar à disposição da população o atendimento gratuito pelo Disque Saúde 0800 061 1997. Veja algumas dúvidas e as respostas:

1 - Qual é a previsão de produção da vacina contra a influenza A (H1N1) no Brasil?
O Instituto Butantan, ligado à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo, é responsável no Brasil por desenvolver as vacinas contra a gripe comum (sazonal) e estará à frente também do desenvolvimento da gripe contra a influenza A (H1N1). A vacina a ser produzida no Brasil estará disponível no próximo ano. Além de desenvolver a vacina, o MS avaliará, junto ao Butantan, a necessidade de comprar vacinas prontas de outros fabricantes.

2 – Haverá cadastramento de novos laboratórios para realização de exames de diagnóstico?
Atualmente, três laboratórios de referência fazem o exame de diagnóstico da influenza A (H1N1) no Brasil: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Instituto Evandro Chagas (IEC/PA) e Instituto Adolf Lutz (SP). Há a possibilidade, agora, de credenciamento de Laboratórios Centrais (Lacens) para centralizar a realização desses exames nos estados, além dos três laboratórios de referência. Isso já está em curso para os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, mas ainda não há data definida para essa habilitação.

3 - Como é realizada a distribuição do medicamento?
A distribuição dos medicamentos é centralizada. O Ministério da Saúde envia os remédios aos estados, respondendo às solicitações das Secretarias Estaduais de Saúde. Cabe a elas não só indicar as unidades de referência no atendimento da nova gripe, como também ampliar o número de unidades para realização do tratamento. Outras unidades podem ser indicadas para atender os casos e usar o antiviral.

4 - O Brasil tem medicamento suficiente para enfrentar a influenza A (H1N1)?
Sim. O Ministério da Saúde tem medicamento suficiente para enfrentar a pandemia de influenza A (H1N1). O MS tem um estoque de 9 milhões de tratamentos em pó. Eles foram adquiridos em 2005, época de uma possível epidemia de gripe aviária. Além disso, na terça-feira (21 de julho), o governo federal recebeu mais 50 mil tratamentos. Desses, 15 mil vão para o Rio Grande do Sul, estado entre os mais afetados pela doença. Outros estados com maior número de casos também receberam quantidade adicional de tratamento. Até o fim de julho, o MS vai receber mais 150 mil tratamentos. Nas próximas semanas, será um milhão a mais de medicamentos disponíveis, além do que está estocado em pó. O Ministério esclarece que o estoque de remédios está de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

5 - Quais os critérios de utilização para do medicamento fosfato de oseltamivir? Apenas os pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas, desde o início dos sintomas, e as pessoas com maior risco de apresentar quadro clínico grave serão medicados com o fosfato de oseltamivir. Os demais terão os sintomas tratados de acordo com indicação médica. O objetivo é evitar o uso desnecessário e uma possível resistência ao medicamento, assim como já foi registrado no Reino Unido, Japão e Hong Kong. É importante lembrar, também, que todas as pessoas que compõem o grupo de risco para complicações de influenza requerem avaliação e monitoramento clínico constante de seu médico, para indicação ou não de tratamento com o fosfato de oseltamivir.

6 - Quem está no grupo de risco?
O grupo de risco é composto por idosos, crianças menores de dois anos, gestantes, pessoas com diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal crônica, deficiência imunológica (como pacientes com câncer, em tratamento para AIDS), pessoas com obesidade mórbida e também com doenças provocadas por alterações da hemoglobina, como anemia falciforme.

7 - Por que o Rio Grande do Sul registra tantos casos da influenza A (H1N1)?
Todos os anos, o Brasil registra ocorrências de casos graves e óbitos por gripe e doenças associadas, como pneumonia, em todas as regiões. Neste período do ano, que é inverno, sempre há maior ocorrência desses casos, em especial no RS e nos outros estados do Sul e Sudeste. Isso porque eles têm o inverno mais rigoroso e mais prolongado. Além disso, no caso especifico da influenza A (H1N1), há países com maior número de casos que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul, como é o caso da Argentina. A disseminação da doença aumenta e não é indicado controlar o fluxo de pessoas na fronteira, pois isto não tem efeito na disseminação da doença.

8 - Grávidas podem tomar fosfato de oseltamivir?
Não há registros de efeitos negativos do uso do fosfato de oseltamivir em mulheres grávidas e em fetos. No entanto, como medida de precaução e conforme orientação do fabricante, esse medicamento só deve ser tomado durante a gravidez se o seu benefício justificar o risco. Essa decisão deve ser tomada de acordo com indicação médica.

9 - Existe transmissão sustentada do vírus da Influenza A (H1N1) no Brasil?
Desde 24 de abril, data do primeiro alerta dado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o surgimento da nova doença, até o dia 15 de julho, o Ministério da Saúde só havia registrado casos no país de pessoas que tinham contraído a doença no exterior ou pego de quem esteve fora. No dia 16 de julho, o Ministério da Saúde recebeu a notificação do primeiro caso de transmissão da Influenza A (H1N1) no Brasil sem esse tipo de vínculo. Trata-se de paciente do Estado de São Paulo, que morreu no último dia 30 de junho. Esse caso nos deu a primeira evidência de que o novo vírus está em circulação em território nacional. Todas as estratégias que o MS deveria adotar numa situação como esta já foram tomadas há quase três semanas. O Brasil se antecipou. A atualização constante de nossas ações contra a nova gripe permitiu que, neste momento, toda a rede de saúde esteja integrada para manter e reforçar as medidas de atenção à população.

10 - Qual a diferença entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)?
Elas são causadas por diferentes subtipos do vírus Influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza. Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe. A orientação é, ao ter alguns desses sintomas, procure seu médico ou vá a um posto de saúde. É importante frisar que, na gripe comum, a maioria dos casos apresenta quadro clínico leve e quase 100% evoluem para a cura. Isso também ocorre na nova gripe. Em ambos os casos, o total de pessoas que morrem após contraírem o vírus em todo o mundo é, em média, de 0,5%.

11 - Quando eu devo procurar um médico?
Se você tiver sintomas como febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza, procure um médico ou um serviço de saúde, como já se faz com a gripe comum.

12 - O que fazer em caso de surgimento de sintomas?
Qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe deve procurar seu médico de confiança ou o serviço de saúde mais próximo, para receber o tratamento adequado. Nos casos de agravamento ou de pessoas que façam parte do grupo de risco, os pacientes serão encaminhados a um dos 68 hospitais de referência.

13 - Por que o exame laboratorial parou de ser realizado em todos os casos suspeitos?
Essa mudança ocorreu porque um percentual significativo — mais de 70% — das amostras de casos suspeitos analisadas em laboratórios de referência, antes dessa mudança, não era da nova gripe, mas de outros vírus respiratórios, ou não era de nenhum virus. Com o aumento do número de casos no país, a prioridade do sistema público de saúde é detectar e tratar com a máxima agilidade os casos graves e evitar mortes.

14 - Os hospitais estão preparados para atender pacientes com a Influenza A (H1N1)?
Atualmente, o Brasil possui 68 hospitais de referência para tratamento de pacientes graves infectados pelo novo vírus. Nestas unidades, existem 900 leitos com isolamento adequado para atender aos casos que necessitem de internação. Todos os outros hospitais estão preparados para receber pacientes com sintomas leves de gripe.

15 - Como eu posso me prevenir da doença?
Alguns cuidados básicos de higiene podem ser tomados, como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar.

Paciente de Quixadá com a gripe H1N1 contraiu a doença em Brasilia

Em três dias, seis novos casos de gripe suína foram confirmados no Ceará, aumentando de 25 para 31 o número de registros da doença no Estado. Um dos casos é de um homem de 31 anos que mora em Quixadá e contraiu o vírus em viagem a Brasília

Por Tiago Braga

Os 31 casos confirmados de gripe A (suína) no Ceará se espalham por 14 bairros de Fortaleza. O mais atingido é o Meireles, onde moram sete pessoas que contraíram o vírus H1N1. Também há casos na Aldeota (3), Centro (3), Cocó (2), Dionísio Torres (2), Mondubim (2), Cambeba (1), Cidade dos Funcionários (1), Joaquim Távora (1), Maraponga (1), Messejana (1), Papicu (1), Parquelândia (1) e Praia do Futuro (1).

Os quatro casos restantes foram de um homem de 31 anos que mora em Quixadá e de três pessoas que residem no Sudeste e estavam de férias em Fortaleza quando procuraram atendimento médico. O paciente de Quixadá contraiu o vírus em Brasília (DF), onde foi passar as férias. “Ele está em Fortaleza, onde também tem residência. Veio de Brasília direto pra cá. Nem chegou a ir a Quixadá”, explica o presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle do Vírus Influenza A, Manoel Fonseca.

O homem de Quixadá está entre os seis novos casos confirmados no Ceará e divulgados ontem pela Secretaria da Saúde (Sesa). Em três dias, o número de registros da doença no Estado aumentou de 25 para 31. Segundo Fonseca, todos os pacientes passam bem, sem necessidade de internação hospitalar. O de Quixadá continua de quarentena, em sua residência na Capital. Ele só deve voltar para Quixadá quando estiver totalmente curado.

Os outros cinco novos casos são de pessoas que moram em Fortaleza e haviam viajado para Argentina, Brasília, Estados Unidos e São Paulo. Duas delas moram no Cocó e o restante nos bairros Cidade dos Funcionários, Centro e Parquelândia. Levando em conta todos os 31 casos, o que se nota é que a maioria das pessoas que contraiu o vírus é jovem (a média é de 26 anos) e havia viajado para o Exterior ou para outro estado do Brasil. “Os casos aqui têm sido leves. Até porque a maioria foi registrada em pessoas que estão fora do grupo de risco (idoso, gestante, criança ou doença pré-existente)”, lembra o presidente do comitê.

Embora o número de casos no Ceará aumente a cada novo boletim, Fonseca garante que a situação no Estado está sob controle. “A gente até esperava um número maior de casos no mês de julho, por causa das férias. E é bom ressaltar que no Ceará ainda não temos casos de transmissão sustentada (quando o vírus circula dentro do território)”, enfatiza. As três pessoas que contraíram o vírus em Fortaleza tiveram contato com pessoas já infectadas. “Nesses casos, a gente encontrou vínculo epidemiológico, não é transmissão sustentada”, diferencia.

Quem tiver suspeita de ter contraído gripe A deve procurar um posto de saúde ou um médico de sua confiança. Os casos mais graves são encaminhados para os hospitais. No Ceará, são duas unidades de referência: o Hospital São José (adultos) e o Hospital Infantil Albert Sabin (crianças). Dentre as principais recomendações para evitar o contágio da doença estão lavar as mãos regularmente, usar lenços descartáveis quando for tossir ou espirrar, não compartilhar objetos pessoais e evitar tocar nos olhos, boca e nariz.

E-MAIS

>Vinte e um casos continuam em monitoramento no Estado.

>Você pode tirar dúvidas sobre a gripe suína no Disque Influenza A (0800 280 0808). Outra opção é acessar o site http://www.saude.gov.br/.

>Segundo o presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle do Vírus Influenza A, Manoel Fonseca, quem já contraiu o vírus da gripe suína fica imune a ele. O problema é que o vírus (assim como o da gripe comum) sofre mutações. “Se houver uma modificação (no vírus) a pessoa pode pegar de novo, só que lá pro próximo ano”, diz

>A Influenza A é uma doença respiratória. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, como a gripe comum.

>Das 45 mortes confirmadas no Brasil por causa da gripe suína, 20 foram em São Paulo, 16 no Rio Grande do Sul, cinco no Rio de Janeiro e quatro no Paraná.

Telefones Públicos estão desaparecendo de Quixadá



Nos últimos dias a população de Quixadá vem percebendo o desaparecimento de alguns telefones públicos.

A primeira ação se dá por conta dos vândalos e desocupados que destroem e algumas vezes arrancam os aparelhos telefônicos dos orelhões, o que já é um fato preocupante.

Num segundo momento a empresa responsável pela manutenção dos aparelhos, retira o que restou do orelhão ao invés de recuperá-lo ou repor o telefone. Com isso em algumas regiões da cidade a população já começa a se sentir prejudicada com a ausência do telefone público e a distância maior que tem a percorrer até o mais próximo.

O mais interessante é que no valor pago por nós quando compramos um cartão telefônico, com certeza já está incluído todos os riscos da empresa, inclusive os possíveis danos que venham a sofrer os aparelhos.

A população não pode ser prejudicada pela irresponsabilidade daqueles que depredam um bem que serve a todos.

Filme que será rodado em Quixadá,terá os atores Murilo Rosa e Isaiah Washigton




Foi confirmado que Murilo Rosa está no elenco do longa-metragem "Area Q", sobre extraterrestres que será rodado em Quixadá, Quixeramobim (Ceará) e Los Angeles (Brasil).
Acompanhando Murilo está Isaiah Washington (o dr. Burke da série "Grey’s Anatomy"). Eles participaram dos testes de elenco, realizados em Fortaleza e Los Angeles, e são os primeiros nomes confirmados no longa.

As filmagens começam em 8 de setembro e a história do filme é sobre contatos imediatos do terceiro grau no interior do Ceará. O filme será dirigido pelo brasileiro radicado em Los Angeles Gerson Sanginitto."

Area Q" chegará aos cinemas no primeiro semestre de 2010.


Fonte:www.quixadaenoticias.blogspot.com



Duplicação de adutora gera expectativa entre moradores


Quixadá. Agora é oficial. A duplicação do eixo adutor Pedras Brancas - Quixadá está incluída no pacote de licitações anunciado pelo Governo do Estado. A confirmação chega como um alívio para mais de 50 mil habitantes da área urbana de Quixadá. A expectativa é de que os 24,5 quilômetros de dutos sejam concluídos dentro de 10 meses. Será a salvação para o colapso d´água que atinge a cidade há mais de uma década.

A atual adutora que abastece a cidade de Quixadá foi construída faz mais de uma década e a rede necessita de constantes reparos. Para evitar o rompimento da tubulação, a adutora opera apenas com 60% de sua capacidade. O colapso no abastecimento só não ocorre porque os técnicos da Cagece realizam manobras constantes, atendendo os bairros por meio de um calendário sistemático.

De acordo com técnicos da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) do Estado, a obra, orçada em R$ 20,9 mi — a terceira maior em volume financeiro do pacote — terá capacidade para 451 m³/h de vazão. O investimento assegurará o abastecimento da cidade pelos próximos 20 anos.

Desconfiança

Mesmo assim, os moradores aguardam desconfiados. A suspeição não é por menos. Em 2002 foi dada por concluída a adutora Pirabibu - Cedro, no entanto, até hoje, a água não chegou a Quixadá. A dona-de-casa Maria Aparecida Ferreira, 49 anos, é uma das moradoras mais antigas do Campo Novo, um dos bairros mais afetados com a falta de água nas torneiras. Soube da construção da nova adutora pelos vizinhos. “Espero que dessa vez a obra anunciada pelo Governo do Estado acabe com o transtorno enfrentado nos últimos anos”, disse ela.

No outro lado da cidade, no Alto São Francisco, é o aposentado Antônio Martins, 67 anos, quem se empolga com a notícia. Após dedicar a vida a roça confessa não ter mais forças para carregar água nas costas.

Enquanto a preocupação dos consumidores está na regularização do abastecimento, ambientalistas e ribeirinhos do Açude Cedro estão apreensivos quanto ao bombeamento da água do mais antigo reservatório público do País para atender a atual demanda da área urbana. Eles discordam da utilização da água do Cedro no abastecimento da cidade. O problema será abordado numa audiência pública agendada para o próximo dia 29, na Câmara Municipal.

Manutenção

Na opinião do presidente do Comitê Gestor da Bacia Hídrica do Banabuiú e vice-prefeito de Quixadá, Airton Buriti, onde os dois reservatórios estão situados, a utilização da água do Cedro não prejudicará a manutenção do nível historicamente registrado.

Buriti esclarece, ainda, que o açude perde cerca de 2 metros por ano com a evaporação. Esse volume de água será suficiente para suprir a carência humana enquanto a nova adutora não é concluída.

Buriti acrescentou que um projeto de transposição ligando o Pedras Brancas ao Cedro já está pronto. Ele acredita que a obra virá noutro pacote do Governo do Estado. Quando for concretizado até o reservatório centenário de Quixadá poderá ser beneficiado. Além de suprir a região, a estrutura adicional minimizará as inundações na região do Vale do Jaguaribe. A proposta foi apresentada no ano passado pelo Comitê encabeçado por ele.

Acumulado

Este ano o Açude do Cedro acumulou 37,97 % de sua capacidade. São 47,79 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 9,42 metros de lâmina d´água. Até o início da quadra invernosa, o nível não passava de 2,95 metros. A situação é bem mais confortável no Pedras Brancas. Atualmente, este açude conta com cerca de 90,2 % de sua capacidade. Representa 391,5 milhões de m³, mais de oito vezes o volume do Cedro. Os dados são da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Mais antiga

De acordo com o Atlas Eletrônico de Recursos Hídricos do Ceará, da SRH, a adutora do Acarape é a mais antiga do Estado. Foi concluída em 1970. Além de Acarape, corta os municípios de Barreira, Maranguape, Pacatuba e Redenção. A rede tem 54 quilômetros de extensão. Cerca de 50 mil pessoas são beneficiadas. O Estado do Ceará conta com mais 117 adutoras. Juntas, chegam a 1,5 mil km de distância com vazão de 4,26 mil l/s.

Mais informações:

Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) do Estado do Ceará
(85) 3101.3995
Site:
http://www.srh.ce.gov.br/

FONTE:www.diariodonordeste.com.br


Uma questão na Justiça atrasa a implantação do Cinturão Digital em Quixadá





Uma questão na Justiça atrasa a implantação do Cinturão Digital. A infraestrutura de fibra óptica licitada pelo governo do Ceará, pelo previsto já deveria iniciar operações em maio deste ano em Sobral e Quixadá. Em janeiro deste ano uma liminar do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará tornou sem efeito a ordem de serviço que autorizou o início da instalação da rede.

Com velocidade de 10 Gigabits por segundo, a malha óptica tem por objetivo cobrir as principais cidades do estado, 82% da população urbana. Ao ser iluminada, a fibra deverá transmitir com a velocidade equivalente a 40 mil vezes além do que oferece um link de 256 Kbps ou 10 mil vezes o que dispõe quem navega na internet com 1 Mbps.

A empresa Schahin Engenharia venceu a licitação com o preço de R$ 49,2 milhões. Mas a segunda colocada, a Procable Engenharia e Telecomunicações, quer R$ 56 milhões para fazer o serviço e entrou com o pedido da liminar, medida dada preliminarmente até o julgamento do conteúdo. A empresa alega que a concorrente não tem experiência na instalação de fibras ópticas.

O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho, responsável pelo lançamento do edital, argumenta que a Schahin apresentou todos os certificados de que lançou parte dos cabos da Copel, a Companhia Paranaense de Energia. A Copel tem uma rede de fibras muito mais complexa do que o Cinturão Digital, disse ele. A segunda colocada colocou um preço R$ 7,3 milhões acima da empresa vencedora, compara.

O governo do Ceará recorreu da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em maio a corte especial do STJ confirmou a liminar por 7 x 6 votos. Daí, o governo apelou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda não se pronunciou. Quando o Ceará recorre à instância superior do Judiciário - explica Fernando Carvalho - não discute o mérito da ação, só a liminar. A discussão do mérito vai ser feita no Tribunal de Justiça do Ceará.

Caso não houvesse a briga nos tribunais, em maio o Cinturão já teria chegado a Sobral e Quixadá e aos municípios no trajeto - São Gonçalo do Amarante e Caucaia (Porto do Pecém), Itapipoca, Canindé, Pacajus, Morada Nova, Horizonte e Quixeramobim. “Já perdemos essa oportunidade. A velocidade de 10 Gbps é como se as pessoas tivessem realmente a opção de banda larga ilimitada. É uma tecnologia nova (DWDM, que aumenta a capacidade de transmissão em uma fibra óptica)”, diz o presidente da Etice.

“Com a demora, perde o governo e o interesse público”, lamenta Fernando Carvalho. “Esse é um recurso financiado pelo Banco Mundial, que tem metas a serem cumpridas. Se o governo não cumpre a meta fica mal posicionado face ao Banco Mundial, o que é um prejuízo para o Estado em empréstimos futuros”, ele afirma.

O Cinturão Digital é um dos projetos elegíveis do Projeto de Crescimento Integrado (SWAp) financiado pelo Banco Mundial já assinado com o governo do Ceará no total de US$ 240 milhões. O desembolso das duas primeiras parcelas de US$ 74,09 milhões está previsto para julho.

A demora não arrefeceu o ânimo da Etice, que segundo Carvalho já está com o projeto pronto para ampliar em mais de 500 Km a malha de fibra óptica do Cinturão Digital, além dos quase 3 mil Km do projeto inicial. Com a expansão, ele assegura que a cobertura chegará a 96% da população urbana do estado. “No Brasil não existe nenhum estado com essa infraestrutura”, assinala.

“Este projeto existe porque o governador Cid Gomes tem interesse, conhece e sabe a importância para o desenvolvimento. É provado cientificamente que traz desenvolvimento”, afirma o titular da Etice ao enfatizar que a iniciativa partiu do governador e ninguém precisou convencê-lo sobre o projeto.

Ainda este ano e no início de 2010, conforme Carvalho, o governo decidiu instalar nas cidades maiores um sistema de acesso a Internet por onda de rádio (Wimax) com ligações na velocidade de até 70 Mbps A tecnologia consiste na instalação de antenas em ponto alto que transmitem o sinal de internet sem fio para um raio de alguns quilômetros em torno na cidade.

Informação extraída do blog parceiro Quixadá é Noticias
http://quixadaenoticias.blogspot.com

Cobertura completa da visita do Chanceler Dom Adélio a Itália


Sua excelência Chanceler Dom Adélio Tomasin encontra-se em missão na Itália. O chanceler da Faculdade Católica Rainha do Sertão busca mais recursos para a instituição educacional e para o Hospital Maternidade Jesus, Maria e José, além de rever seus amigos e familiares. Na comitiva está também o diretor-Geral da faculdade Católica José Nilson Ferreira Gomes Filho e com a benfeitora Giovanna Negiolli, foram recebidos pelo presidente do Banco Popolare de Verona e Novara, Dr. Carlo Fratta Pasini, que tem sido o verdadeiro patrono da implantação da Faculdade de Medicina da Católica de Quixadá. Dr. Fratta Pasini é um dos mais brilhantes banqueiros da Itália.

Missão Itália foi o nome batido nesta expedição. Todos os detalhes encontram-se disponíveis no site da Faculdade Católica. O diretor José Nilson registra tudo e manda todos os dias um balanço dessa jornada. Veja alguns trechos que o diretor escreveu:

27/06/2009
D.Adélio Tomasin iniciou seus trabalhos, numa visita cordial e de agradecimento ao seu amigo Silvano Pedrollo, na cidade de São Bonifácio, região de Verona - Itália.

Terça-feira, 01/07/2009
Passamos boa parte do dia trabalhando em San Giacomo. Dom Adélio procurava manter contato com o Sr. Filippetta, proprietário da SEAB que representa a ESAOTE- fabricante do equipamento de ecografia, para acertar os detalhes da compra, que pela sua inovadora tecnologia será um grande avanço na qualidade dos diagnósticos dos serviços ambulatoriais e de internação do HMJMJ. Agradeçamos a Providência de Deus. Enquanto isso, eu trabalhava na preparação de um projeto para ser apresentada ao Mons. Gandolfo, que ele próprio solicitou de Dom Adélio.

Sexta-feira, 03/07/2009
Dom Adélio visitou mais um amigo banqueiro e o Centro Missionário de Verona, na busca de apresentar os projetos necessários para a ampliação e melhoramento da Faculdade Católica Rainha do Sertão.

Sexta-feira, 09/07/2009

Dom Adélio foi recebido pelos senhores Flavio Stecca e Danilo Saccardo, presidente e vice-presidente do Banco del Centro Veneto, numa conversa amistosa e de apresentação da Faculdade Católica Rainha do Sertão, os banqueiros ficaram muito impressionados com o desenvolvimento da nossa Católica.

Sexta-feira, 10/07/2009

Este foi um dia muito particular. Dom Adélio, ainda muito cedo, foi retirar-se no Monastério das Clarissas do Santíssimo Sacramento, na localidade de São Fidenzio. Após a realização de suas preces e de um momento em adoração ao Santíssimo Sacramento, foi acolhido pelas irmãs da clausura, quando me confidenciou que deveria pedir orações para algumas intenções particulares. Penso que, dentre elas, deva ter colocado a nossa Católica de Quixadá: seus projetos, seu pessoal e, certamente, seus alunos.

Ao final da tarde, juntamente com a jornalista Maria Teresa Ferrari, concedeu uma oportuna entrevista na sede da televisão TeleArena, onde teve a oportunidade de falar do Brasil, do Ceará e, claro, do nosso Sertão Central.

Terça-feira,14/07/2009
Encontrou-se os secretários do Cardeal Zenon Grocholewski, responsável pela Congregação para Educação Católica, onde tratou da filiação da Faculdade Rainha do Sertão. Ainda no Vaticano, Dom Adélio foi recebido pelos Diretores do Instituto per le Opere di Religione IOR (erroneamente chamado de Banco do Vaticano), Dott.Cipriano Paolo e Dott. Massimo Franceschini

Domingo,19/07/2009
Dom Adélio concedeu uma entrevista na Rádio e na TV de Padova, falando da sua história como missionário e de Quixadá.

Segunda-feira, 21/07/2009
Na parte da tarde, Dom Adélio encontrou-se com jornalistas e deu entrevista na Rede de TV RAI, é estatal e uma das mais importantes da Itália.

Dom Adélio começou na Rádio e na TV de Padova, falando da sua história como missionário e de Quixadá.

Quarta-feira, 22/07/2009
Dom Adélio teve uma reunião com o presidente do Consórcio de Promoção e Comercialização Turística de Verona. Eles propuseram que a FCRS estudasse a possibilidade de montar um curso tecnológico em Hotelaria e Turismo, como forma de contribuir com o turismo no Brasil e poder atender às necessidades dos empreendimentos do Consórcio do Ceará, Piauí e Maranhão.

Todos estes trechos foram retirados do site da Faculdade, os mesmos foram escritos pelo diretor geral Dr. José Nilson que acompanha Dom Adélio nesta missão de buscar mais recursos para o município de Quixadá. Mesmo aposentado, o guerreiro bispo não cansa em contribuir para o desenvolvimento de Quixadá. O amor de Dom Adélio pelas terras dos monólitos é visível em todos os cantos e inegável por todos.

A todos dessa missão nossos parabéns e que voltem a Quixadá com muitos benefícios para este sofrido povo.

Fonte:www.diariocentral.blogspot.com

Fórum Regional de Cultura e Turismo é realizado em Quixadá


O Centro Cultural Rachel de Queiroz mais uma vez foi palco dos debates do Fórum Regional de Cultura e Turismo, onde representantes de 14 municípios da região e da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado debateram o fortalecimento das políticas públicas para os dois setores. O evento, segundo realizado em Quixadá neste ano, aconteceu durante toda esta manhã.


Segundo o presidente do Fórum, Adriano Sousa, todos os projetos ligados as duas áreas estão sendo discutidos entre os municípios participantes, com o objetivo do fortalecimento na busca de um programa mais efetivo junto ao governo do Estado. “Além disso, este é um espaço para intercâmbio, onde cada município traz seus informes e divulga seu calendário de eventos e seus pontos turísticos”, afirmou Adriano.


O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nascimento Marques, ressaltou que o poder público faz a sua parte. Ele aproveitou também para convidar empresários do setor hoteleiro e transportes a participarem mais efetivamente das discussões de melhorias, tanto para Cultura quanto para o Turismo . “Tendo a estrutura no âmbito privado e interesse dos governantes, poderemos modificar o perfil da cultura em nossas comunidades”, afirmou Nascimento.


Vale lembrar que os Fóruns de Cultura e Turismo acontecem pelo menos uma vez ao mês e que no encontro de hoje estiveram presentes ao evento representantes dos municípios de Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Quixeramobim, Piquet Carneiro, Mombaça, Deputado Irapuan Pinheiro, Milha, Pedra Branca, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga e Madalena.


Fonte:www.quixada.ce.gov.br

Encontro de Lideranças Locais debate melhorais para cidade



Está próximo e governar junto com o povo é esse o maior objetivo da atual administração pública de Quixadá, que na manhã de hoje fortaleceu essa meta através da realização do II Encontro de Lideranças Locais. O evento, promovido pela Secretaria de Participação Popular Esporte e Juventude (SEPPEJ), aconteceu no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com as presenças de lideranças dos bairros e dos distritos do município.


Ouvir a população através de encontros sempre foi prática do poder público quixadaense, afirmou o chefe de Gabinete do prefeito Henrique Rabelo. “A administração FelizCidade é pautada pela participação popular. Nós temos aqui o Congresso da Cidadania, como também os Fóruns de Governo, onde as pessoas mostram o que necessitam para ter uma melhor qualidade de vida. As demandas da população sempre foram ouvidas por nós que fazemos a administração municipal, sobretudo, nos últimos anos. O povo nos ajuda a formular o Plano Plurianual, pois nele procuramos atender as necessidades do nosso município”, comentou.


Nos encontros as autoridades locais debatem os investimentos em cada distrito e bairro do município. Neste ano a Prefeitura já realizou o I Fórum de Debates das Associações, implantou o curso de Formação de Lideranças e nos últimos anos vem valorizando e reconhecendo o papel dos conselhos municipais como espaço de debate, de controle social e de decisões, com a participação dos trabalhadores de setor, sindicatos, associações, usuários, dentre outros.


Na ocasião o assessor especial de Planejamento e Política Institucional, Messias Moreira, realizou uma palestra mostrando os atuais investimentos do Executivo municipal e o quadro de secretários, resumindo as ações nos primeiros seis meses de gestão. Quem também estava no encontro de hoje era o secretário da Participação Popular Esporte e Juventude, Jean Silva. Ele lembrou que o evento fortalece o laço entre a Prefeitura e os quixadaenses. “Nós que fazemos parte da administração do prefeito Rômulo temos uma série de ações a serem realizadas município, e pensando na população organizamos este evento para ouvir as lideranças dos bairros e distritos e assim podermos trabalhar o que o povo quer para sua localidade”, disse Jean Silva.


Já a jovem Amanda Teles do bairro São João fez suas reivindicações e solicitou ma pracinha perto de sua casa. “Este é o primeiro encontro que participo. Estou gostando muito por ser o momento em que a Prefeitura nos ouve e pode tomar providencias. Isso é muito importante para o desenvolvimento da nossa gente”, enfatizou Amanda.


Fonte:www.quixada.ce.gov.br

Diário Central alcança os mais de 50 mil acessos e anuncia seu fim

O blog Diário Central do nosso amigo Jackson Perigoso não vai mais publicar matérias,segundo informação do próprio Jackson postada no blog o seu tempo foi bloqueado.Muito triste,todos nós ficaremos com saudades do blog pois sempre trazia as notícias em tempo real para todo o sertão central.O Diario Central também servia como fonte para outros blogs e sites como por exemplo:

Blog Alexandre Silva
Site Central de Notícias

Entre outros
Sem dúvida Jackson Perigoso contribuiu muito,para que mais blogs com notícias de Quixadá e sertão central fossem criados,ele foi um dos primeiros á trazer a informação de Quixadá via blog.

Quero dizer ao Jackson que sentimos muito por isso,mas também aprendemos muito com seu blog,e nunca vamos esquecer disso.Eu pretendo levar a diante o que o Jackson Perigoso fez,levar informação verdadeira com credibilidade e em tempo real.



Valeu Jackson Perigoso!!!




Essa matéria foi feita com base
nas informações postadas no Diário Central

Quixadá receberá 20,9 milhões para adutora

"O Governo do Ceará publicou nos jornais de circulação estadual mais um pacote de licitações, com 21 pontos, que ultrapassa o valor de R$ 320 milhões.

Estão previstas concorrências públicas na área da educação: construção da Faculdade Tecnológica (Fatec) em Itapipoca (R$ 9,9 milhões);

17 escolas de educação profissional (Santana do Acaraú, Araripe, Eusébio, Guaiúba, Nova Russas, Paracuru, Pereiro, Caririaçu, Ipueiras, Pentecoste, Aquiraz, Assaré, Camocim, Jaguaruana, Milagres, Caucaia, Morada Nova);

6 escolas de ensino médio (Acopiara, Acaraú, Missão Velha, Ipueiras, Barro e Marco); ampliação e reforma da Escola Técnica Agrícola em Granja (R$ 4,3 milhões); reforma de nova escolas da rede estadual em Fortaleza, Sobral, Acarape, Ocara, Potengi, Jardim e Brejo Santo (R$ 1,6 milhão).

Na área do Turismo e da Cultura, foram lançados os editais para:restauração do Palácio da Abolição (R$ 24,8 milhões); restauração do Teatro Carlos Câmara em Fortaleza (R$ 3,1 milhões); restauração e alargamento da rodovia CE-453, entre CE-040 e Iguape (R$ 4,8 milhões); construção do Parque de exposições da Região Norte (R$ 25,8 milhões).

Na área da segurança pública e justiça, os editais preveem:construção de 15 delegacias (Bela Cruz, Solonópole, Paraipaba, Coreaú, Alto Santo, Jaguaruana, Novo Oriente, Varjota, Jijoca de Jericoacoara, Pacujá, Assaré, Cedro, Jaguaretama, Aracoiaba e Icapuí); construção da Cadeia Pública de Crateús (R$ 5,2 milhões); construção do Ciops em Juazeiro do Norte (R$ 1,04 milhão).No segmento da saúde, o anúncio prevê:construção da Policlínica de Itapipoca (R$ 4,1 milhões); construção da nova unidade do Hospital Geral de Fortaleza (R$ 14,3 milhões).

Na área habitacional e melhoria urbana, temos:construção de conjunto habitacional com 696 unidades em Fortaleza (R$ 17,9 milhões); contratação de serviços especializados de engenharia, fiscalização e implantação do programa de melhorias urbana e ambiental do Rio Cocó, em Fortaleza, Maracanaú, Pacatuba e Itaitinga (R$ 7,08 milhões).

Estão ainda prevsitos os editais para elaboração de estudos e projetos relacionados:ampliação do Complexo Portuário do Pecém (R$ 7,5 milhões); construção de 41 sistemas de abastecimento d´água para o Interior do Estado; construção de barragens de Umari e da agrovila em Madalena (R$ 21,9 milhões); construção da adutora de Ibaretama (R$ 3,8 milhões); construção da adutora de Quixadá (R$ 20,9 milhões). Os processos licitatórios são administrados pela Procuradoria Geral do Estado, por meio da Central de Licitações.

Fonte:Central de Noticias

Secretaria de Agricultura realiza encontro no Cipó dos Anjos




Informação, debate e distribuição de kit’s de apicultura e de mudas de árvores, marcaram o encontro promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural no distrito de Cipó dos Anjos, na última sexta-feira, 17.


No encontro os agricultores da região foram beneficiados também com o cadastro para o programa Hora de Trator, distribuição de lonas, entrega de o maquinas ensiladeiras, kits de apicultura, contendo moinho, centrifuga e decantador. Além disso, a Secretaria de Saúde disponibilizou o veterinário Cláudio Henrique para realização de consultas, não só em cães e gatos, mas também cavalos.


Participaram do encontro o vice-prefeito Airton Buriti, o secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Ereni Tavares, “Capitão”, o procurador-geral do município Ilário Marques, o gerente do Banco do Brasil de Quixadá, Tarcisio Baltazar e os representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) secção Sobral, Jorge Luiz e Raimundo Lobo, que vieram conhecer as potencialidades da ovinocaprinocultura da região.


O vice-prefeito Airton Buriti, lembrou que o poder público deve acompanhar de perto as necessidades do homem do campo. “A participação da administração FelizCidade na política de incentivo a cadeia produtiva da apicultura é muito importante, mostra o nosso compromisso com o agricultor de Quixadá, incentivando assim a melhoria da condição social das famílias”, ressaltou.


Já o secretário Ereni Tavares, lembrou que as máquinas ensiladeiras atendem as necessidades dos moradores do Cipó dos Anjos. “Esse encontro é fundamental para trazer melhorias a essa comunidade e estes equipamentos que estamos entregando aqui ameniza as necessidades de melhorias dos nossos agricultores”, comentou.


Fonte:www.quixada.ce.gov.br

Professores receberão premiação




Os professores da rede municipal, destacados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional (Inep), receberão premiação. A autorização foi dada na sessão do dia 9 de julho, através da aprovação do projeto de lei 23 de autoria do poder executivo. “O prêmio incentiva o bom desempeno aos profissionais do magistério”, defende a vereadora Dadá Almeida.

O município foi premiado como Escola Nota Dez Quixadá em junho passada. A Escola Francisca Pereira das Virgens foi a responsável por mais um titulo para Quixadá. A unidade estava entre as 23 escolas que obtiveram o título.


Fonte: www.quixada.ce.gov.br

Assaltante leva mil reais de vendedor em Quixadá

No dia 18/07/2009, por volta das 19h 45min, na localidade de Café Campestre distante 20 KM da sede da cidade de Quixadá – CE, Juliano Fernandes da Silva, 20 anos, solteiro, natural de Quixadá, vendedor, residente no Campo Novo, foi coagido por dois indivíduos armados com revolveres calibre 38, sendo que um trajava uma blusa preta e ambos usavam short jeans, subtraindo da vitima a Quantia de um mil reais e um aparelho celular, a vitima que é vendedor da empresa MISTRAL, no momento do roubo conduzia uma Moto Honda TITAN 150 Job, de cor vermelha, ano 2009, de placa HXV 3326, de propriedade da empresa supracitada, . O grupamento RAIO composto pelos PPMM – Olavo – Cb Marcio – Sd Edinelton – Sd Regian – Sd Sabino – Sd Carvalho, juntamente com os PPMM – Cb Tarcisio – Cb Joseval – Sd Allyson, nas MPs 612 – 614 – 463 e 616 diligenciaram no local a procura dos acusados, mas não obtiveram êxito, sendo que a vitima compareceu a DRPC, para os procedimentos cabíveis. Diligenciaram também as Vtrs dos destacamentos vizinhos.

Colisão de Veículos Sem Vitima Fatal.
No dia 18/07/2009, por volta das 20h:45min, próximo ao posto de combustíveis Belas Artes, Francisco Marcio Braz Barreto, 30 anos, amasiado, natural de Quixadá, vendedor, residente da rua Oscar Barbosa, Centro, pilotando uma moto TITAN 150, de cor azul, ano 2008, de placa HWU 9324, foi colhido por um automóvel não identificado, vindo a cair e na queda fraturando o fêmur da perna direita, sendo socorrido para o hospital Eudasio Barroso, por uma ambulância, A VTR 1412 composta pelos PPMM SGT Saldanha – CB Deusdedith – SD França, compareceu ao local adotando as medidas cabíveis, até a chegada do socorro.

Queda de Moto (Natureza Leve).
No dia 18/07/2009, por volta das 21h:45min, próximo a Alencar Pinto, Antonio Fernandes Batista da Silva, 37 anos, solteiro, jardineiro, residente próximo ao Belas Artes, veio a cair da garupa de uma moto em movimento, sofrendo leves lesões, e sendo socorrido para o hospital Eudasio Barroso, pela VTR 1412 composta pelos PPMM SGT Saldanha – CB Deusdedith – CB França, que adotou todas as medidas possíveis.

Acidente de Trânsito (Moto).
No dia 19/07/2009, por volta das 05h00, no local conhecido como Balão de Morada Nova, após bater num saco de areia, veio a cair de sua moto Honda Tornado Azul Placa MYC 9943 Quixadá Ce, Valdinei Castelo da Silva, 20 anos, solteiro, comerciante, natural de Quixadá-CE, residente à Av. Presidente Vargas, na ocasião, o piloto teve escoriações leves pelo corpo e alguns dentes quebrados.

Todas as informações foram passada pela 2ª Cia de policia militar com sede em Quixadá.

Hospital Maternidade enfrenta superlotação


Direção de hospital em Quixadá sugere funcionamento noturno de postos de saúde para superar dificuldades

Quixadá. Tendo como prioridade o atendimento às crianças e gestantes carentes, o Hospital Maternidade Jesus Maria José enfrenta colapso por conta do aumento da demanda na assistência primária de saúde. Superlotação e atraso no pagamento dos servidores já refletem nos corredores da instituição filantrópica administrada pela Diocese de Quixadá, fundada faz 69 anos. A alternativa para a crise, segundo a direção, está no início do atendimento noturno nos postos de saúde do município.

A proposta havia sido apresentada pelo diretor administrativo do Hospital Maternidade, Rafael Porto Cabral, na ultima sessão ordinária da Câmara de Vereadores. Ele reforça a sugestão dos plantões nos PSFs como opção viável para a crise que, desde 2008, paira sobre a unidade pólo, referência em obstetrícia, cirurgia, pediatria e neonatologia. Sem a ampliação da carga horária nas unidades de saúde da cidade, a assistência estará comprometida.

O diretor afirma que, apesar do credenciamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o repasse financeiro não é suficiente para suprir as despesas. Além do atraso em até 40 dias, no pagamento dos salários, a contratação de mais profissionais está comprometida. A Maternidade somente não fechou em 2008 no vermelho porque a Receita Federal doou mercadorias apreendidas para a realização de uma feira que resultou na captação de recursos extras de R$ 500 mil.

Cabral acrescenta a insuficiência de repasses dos municípios conveniados como principal problema. O número de atendimentos é muito superior aos contratados mensalmente. A maioria dos pacientes são de Banabuiú, Choró, Ibaretama e Quixeramobim. Todavia, ele reconhece que as cidades vizinhas trabalham no sentido de equacionar o problema, manter o equilíbrio entre o número de encaminhamentos e os valores repassados. Pelos cálculos dele, a defasagem mensal é superior a R$ 30 mil.

Doações por meio dos cupons de energia elétrica e de água poderiam minimizar o problema. A população tem correspondido. Ele cita como exemplo a campanha dos cupons fiscais promovida pela Sefaz. “Mas a Coelce e nem a Cagece tem demonstrado interesse em colaborar. Já enviamos ofícios solicitando o convênio. Não recebemos qualquer resposta. Com o auxílio extra dos contribuintes poderíamos pagar os R$ 13 mil da conta mensal de energia e outros R$ 4 mil da água”, completa o diretor.

A Coelce confirmou o recebimento da proposta e atribuiu a demora do encaminhamento do pedido ao Departamento de Sustentabilidade e Meio Ambiente, responsável pela avaliação, como único entrave. Imediatamente, técnicos da empresa mantiveram contato com a direção do Hospital. A Cagece justificou inviabilidade técnica para não realizar o convênio. Para segregar a doação, restrita a Quixadá, seria necessário modificar seu sistema de cobrança. Um novo programa está sendo implantado, mas só funcionará a partir de 2010.

O diretor administrativo do Hospital Municipal de Quixadá, Micael Pereira Nobre, também vê o apoio dos PSFs como alternativa para o descongestionamento no pólo público de saúde. O setor de emergência acaba de ser reformado. Mesmo assim, nos fins de semana e época das viroses, janeiro a julho, a superlotação tem sido freqüente. Apesar da especialização em clínica médica e traumatologia, ainda são comuns os casos de pessoas que procuram o hospital para tratamento de conjuntivite.

A secretária de Saúde de Quixadá, Valéria Nepomuceno Carneiro, informou que sua equipe estuda estratégias para funcionamento de terceiro turno nos PSFs da área urbana. O horário de atendimento deverá se estender até as 22 horas nos bairros onde a procura pela assistência médica é maior. A experiência já foi realiza no início deste ano.

Mais informações:
Hospital Maternidade Jesus Maria José (88) 3412.0681
Secretaria de Saúde de Quixadá (88) 3412.3245

FALTA PROFISSIONAIS NO INTERIOR
Médicos reclamam de más condições de trabalho

Quixadá. De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (Simec), José Maria Pontes, existem médicos suficientes no Estado do Ceará. Atualmente são 8,3 mil em atividade. No total, o Ceará conta com mais de 11 mil especialistas. A média é de um médico para mil pacientes, atendendo os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com o último censo do IBGE, são 8,4 mi de habitantes no território cearense.

O problema é que as propostas apresentadas pelas prefeituras são aquém da valorização que os profissionais da medicina merecem. Além da carga horária extensa, onde muitos são obrigados a trabalhar nos PSFs durante o dia e nos plantões dos hospitais à noite, a demanda de pacientes atendidos costuma ser intensa. Varia de 120 a 150 num período de 12 horas. A OMS estabelece 15 minutos como tempo ideal para cada atendimento de um paciente.

Desgaste

Não bastasse o desgaste profissional, o emocional também é abalado. São comuns os casos de médicos ofendidos e até ameaçados, afirma o representante da classe. De uma forma geral, as prefeituras não pagam nem os direitos trabalhistas. Não é o caso de Quixadá, mas é preciso valorizar e dar condição para o desempenho da atividade. “São por esses motivos que vemos todos os dias anúncios nos jornais, oferecendo emprego para nossos médicos. As vagas não são preenchidas”, acrescenta Pontes.

Na avaliação dele, enquanto essa situação perdurar, a política pública de valorização não mudar, haverá concentração de médicos na Capital. Pela forma como estão sendo tratados, a tendência é a formação de cooperativas, evitando cada vez mais o serviço público.

O presidente do Simec, José Maria Pontes, trabalha nos plantões do Frotinha da Parangaba, em Fortaleza, aos domingos. “Enfrentamos um verdadeiro caos salvando vidas, sacrificando as nossas”, desabafa o médico.

Mais informações:
Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará (85) 3261.4788
E-mail: simec@fortalnet.com.br
www.simec.med.br

Alex Pimentel
Colaborador

ENQUETE
O que acha dos postos de saúde funcionando à noite?

Maria de Fátima Pereira
54 ANOS
Agricultora

Depois do legume perdido na roça não há coisa pior do que carregar o filho nos braços por quase uma légua

Cícera Martins Mendes
33 ANOS
Aux. doméstica

A gente passa o dia cuidando da casa dos patrões com zelo e dedicação. Bem que poderiam fazer isso pela gente também