Estado ganha mais 1.623 policiais militares nesta sexta-feira





O governador Cid Gomes participa, nesta sexta-feira (26), da formatura de 1.623 soldados que vão integrar o corpo da Polícia Militar do Estado (PM). Com o novo contingente, o Governo Estadual pretende reforçar o policiamento na Capital e Interior do Estado. A solenidade acontece às 17 horas, no Siará Hall (Av. Washington Soares, 3199 – Edson Queiroz). A formatura contará ainda com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro.

Para seleção, os novos soldados prestaram concurso público, realizado no fim de 2008, que teve mais de 47 mil inscritos. A prova selecionou 3.000 candidatos para a segunda fase que constou de curso de formação por um período de cinco meses. No total foram 1.020 horas de capacitação. Além do curso, todos os candidatos passaram por avaliação biomédica e toxicológica; exames de capacidade física e psicológica; investigação social; e prova de conhecimentos gerais que avaliou os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Durante a solenidade, o governador Cid Gomes vai assinar a ordem de serviço para a construção da Divisão de Homicídios. O edifício ficará localizado na avenida Aguanambi, em Fortaleza, e será fundamental para elucidação de crimes de morte com difícil elucidação.

Ronda do Quarteirão

No próximo domingo (28), o Programa Ronda do Quarteirão chegará a Sobral, na região Norte, com 72 policiais. Durante a solenidade, Cid Gomes também fará a entrega de 12 veículos para o Programa. Outros 82 policiais integrarão o Ronda do Quarteirão em Juazeiro do Norte, no Cariri, que será lançado na segunda-feira (29). Para o município serão entregues 15 carros.

Além de Sobral e Juazeiro do Norte o plano de Governo é que até o fim deste ano, o Ronda chegue aos demais municípios da Região Metropolitana (além de Caucaia e Maracanaú que já têm o programa) e os municípios de Canindé, Crateús, Barbalha, Crato, Itapipoca, Iguatu, Quixadá e Cascavel.

Perdas da safra são discutidas em visita à Ematerce


Vereadores tentam sensibilizar a Ematerce para avaliar as perdas dos agricultores pelo excesso de chuvas. A partir dessa avaliação poderá haver a liberação do Seguro Safra para os prejudicados. A situação foi discutida em missão parlamentar, proposta pelo vereador Audênio Moraes (PT) ao órgão na tarde da terça, 22 de junho.
O vice-presidente Kleber Junior (PT) denunciou a condição do produtor rural que vende o leite a 40 centavos para atravessadores supersaturarem o produto. Segundo o vereador, o custo para a manutenção do gado e os cuidados com o rebanho estão superando a renda obtida com a venda do leite. “O agricultor ta pagando para produzir”, afirmou Kleber.

Já o vereador Ci (PSDB) aproveitou a oportunidade para dizer que não acreditava mais na cultura do plantio de subsistência como o feijão e o milho. Segundo ele, é necessário haver uma conscientização dos agricultores para plantar oleaginosas para que sejam vendidas a Unidade de Produção de Biodiesel. “A Petrobras não está comprando a matéria prima dos agricultores locais porque não há produção”, disse.

Os profissionais da Ematece aproveitaram a visita dos parlamentares para solicitar uma audiência pública em conjunto com a Assembléia Legislativa. Segundo os servidores, há mais de 30 anos não há concurso público para o órgão. “A Ematerce está na eminência de ser extinta. Precisamos de uma audiência para a manutenção do órgão que está defasado”, desabafou um dos servidores. A vereadora Edi Leal se comprometeu de requer a audiência que deverá ser realizada na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.

Vereadores participam da Conferência Estadual de Segurança Pública

Os parlamentares Edi Leal (PT), César Augusto (PSDB), Dadá (PT) e Audênio Moraes (PT) participarão, nos dias 25 e 26 de junho, em Fortaleza, da Conferência Estadual de Segurança Pública. Eles foram eleitos como delegados do município na etapa local. Na oportunidade, eles irão eleger os participantes cearenses da Conferência Nacional de Segurança Pública e definir as políticas estaduais para a área.

A Câmara de Quixadá tem se posicionado a frente dos debates sobre a segurança pública no município. Através de iniciativa do legislativo municipal, foi criado o Comitê Municipal Gestor de Segurança reunindo representante de órgãos públicos e da sociedade civil. O órgão se reuniu, na tarde da última segunda, 21 de junho, com a participação do delegado regional e do comandante do Batalhão de Polícia Militar, cel. Rômulo Tavares. Na ocasião, os participantes expressaram a preocupação com a falta de segurança no Centro de Quixadá trazendo preocupações para comerciantes e lojistas. Um abaixo-assinado está sendo coletado para reivindicar do Governo do Estado mais investimentos no município.

Fonte: www.quixadaenoticia.blogspot.com

ESPORTE- Seleção passa sufoco, mas derrota a África do Sul de Joel Santana e vai à final



Não foi fácil vencer as vuvuzelas, a bênção de Nelson Mandela e, principalmente, Joel Santana. A seleção brasileira sofreu para fazer 1 a 0 na África do Sul, nesta quinta-feira, em Joanesburgo. As 48.049 pessoas que foram ao Ellis Park viram os “Bafana Bafana” dominarem a partida, mas a eficiência do time de Dunga prevaleceu e o Brasil vai enfrentar os Estados Unidos na final da Copa das Confederações , domingo, graças a um gol de Daniel Alves de falta aos 42 do segundo tempo. No apito final, a torcida local reconheceu o bom trabalho de sua equipe e aplaudiu os comandados de Joel Santana.

Joel afirmou antes do jogo que não deixaria os donos da casa na retranca. No início, não foi isso que aconteceu: a África do Sul se fechou lá atrás e conseguiu segurar os brasileiros. Mas os “Bafana” gostaram do jogo, foram para o ataque e tiveram boas oportunidades de marcar. O contra-ataque da seleção brasileira pouco funcionou e o gol só saiu nos minutos finais em cobrança de falta, quando a torcida já esperava prorrogação. Daniel Alves havia entrado no lugar de André Santos, lateral-esquerdo, pouco antes.

Agência/AP

Joel Santana orienta a África do Sul em campo

Enquanto o futebol brasileiro vive polêmica de racismo por causa das acusações na partida entre Cruzeiro e Grêmio, na Libertadores, Brasil e África do Sul deram um bom exemplo nesta quinta. Antes de a bola rolar, o capitão Lúcio leu uma mensagem contra o preconceito racial no microfone, assim como Mokoema, capitão dos donos da casa. Na tribuna de honra, o presidente do país, Jacob Zuma, viu o confronto ao lado de Joseph Blatter, presidente da Fifa.

Esta foi a terceira partida entre Brasil e África do Sul, todas em Joanesburgo. Duas vitórias brasileiras: 3 a 2, em 1996, e 3 a 1, um ano depois, em amistosos. Os sul-africanos enfrentam agora a Espanha, também no domingo, pela disputa do terceiro lugar.

Retranca de Joel não deixa o Brasil se criar

O primeiro chute a gol só saiu com 12 minutos, de Ramires, nas mãos do goleiro Khune. Joel armou a África do Sul na defesa e deixou Parker isolado na frente. Conseguiu segurar o Brasil no início. Para alegria das vuvuzelas, que não pararam de fazer barulho um só minuto no Ellis Park, os donos da casa gostaram do jogo e foram mais perigosos na etapa inicial.
Aos 13, Gaxa quase marcou ao bater da direita, perto da trave do goleiro brasileiro. A África do Sul voltou assustar Julio César aos 21: após falta da direita, Lúcio não subiu e Mokoena tocou de cabeça por cima do gol.

Principal arma brasileira, os contra-ataques não surtiam efeito. A todo instante, o mesmo grito na arquibancada: “Booooooth”. Sinal que o zagueiro Booth, o único branco titular da África do Sul, estava se dando bem contra os atacantes brasileiros.

Aos 27, Luisão fez falta perigosa em Parker, perto da área. Tshabalala cobrou bem, mas Julio César colocou para escanteio. Logo em seguida, Felipe Melo recebeu o primeiro cartão amarelo do Brasil na Copa das Confederações.

Agência/Getty Images

Muito marcado, Kaká não brilhou

A seleção de Dunga assustou os donos da casa aos 30: a bola sobrou para André Santos na esquerda, o lateral bateu cruzado com força e obrigou Khune a se esforçar para defender.

Apesar do frio de 7º, a partida esquentou nos minutos finais. Aos 38, o Brasil teve sua melhor chance. Em jogada individual, Kaká dominou pela esquerda, avançou, driblou Mokoena na entrada da área e chutou rente à trave sul-africana. Três minutos depois, o contra-ataque funcionou de novo: Ramires roubou pela direita e deixou com o novo craque do Real Madrid, que arrancou até a área e bateu no cantinho esquerdo, mas Khune salvou. A África do Sul respondeu aos 42, também com perigo: Pienaar arriscou de fora da área e a bola passou muito perto do gol de Julio César.

Para tentar furar o bloqueio armado por Joel, o Brasil começou o segundo tempo já procurando o ataque. Robinho tentou logo aos dois minutos, de fora da área, para fora. Em cinco minutos, o time de Dunga conseguiu dois escanteios.

saiba mais

A África do Sul conseguiu voltar a dominar e chegou muito perto de marcar aos 12. Modise arriscou de fora da área, a bola bateu nas costas de Luisão e Julio César salvou o Brasil com grande defesa. A jogada incendiou a torcida. Vuvuzelas a todo vapor.

Com a torcida cantando, os donos da casa se empolgaram e foram para frente. Aos 15, André Santos recebeu o segundo cartão amarelo da seleção por falta em Modise, para parar um contra-ataque. O Brasil respondeu com Luís Fabiano, mas Khune pegou. Robinho também tentou, mas a pontaria foi ruim.

O panorama do jogo seguiu o mesmo ao longo da segunda etapa. Bem postada na defesa, a África do Sul seguiu bem fechada atrás, porém sem deixar de ameaçar o Brasil em alguns lances.

A seleção, por outro lado, não desistiu de tentar o ataque. Mas com o jogo afunilado pelo meio, teve muitas dificuladades para criar chances de gol.

Daniel Alves entra para jogar pela esquerda e se torna herói

A partida seguiu sem substituições até os 36 minutos do segundo tempo, quando Dunga surpreendeu ao trocar André Santos pelo lateral-direito Daniel Alves, que jogou solto pela esquerda.


E coube justamente a Daniel Alves resolver a parada, aos 42 minutos. Após falta sofrida por Ramires na entrada da área, o camisa 13 bateu com perfeição, no canto esquerdo do goleiro Khune. A bola ainda bateu na trave antes de entrar.

A partir daí, as vuvuzelas diminuíram a intensidade. A África do Sul ainda tentou na base do abafa o empate, mas quem esteve perto de marcar foi o Brasil, com Luis Fabiano, que perdeu cara a cara com Khune. No fim, muita festa brasileira e palmas da torcida sul-africana para sua equipe, que caiu de pé.

Ficha técnica:

BRASIL 1 x 0 ÁFRICA DO SUL
Julio César, Maicon, Lúcio, Luisão e André Santos (Daniel Alves); Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires e Kaká; Robinho e Luis Fabiano (Kleberson). Khune, Gaxa, Booth, Mokoena, e Masilela; Dikgacoi, Mhlongo, Pienaar e Modise; Tshabalala e Parker.
Técnico: Dunga. Técnico: Joel Santana.
Gol: Daniel Alves, aos 42 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Felipe Melo, Daniel Alves, André Santos (BRA) e Masilela (AFS). Cartão vermelho: -.
Estádio: Ellis Park, em Joanesburgo. Data: 25/06/2009. Árbitro: Massimo Busacca (SUI). Auxiliares: Mathias Arnett (SUI) e Francesco Buragina (SUI).
Público: 48.049 pessoas

Assaltantes agem em Quixadá


A insegurança chegou também aos pequenos municípios. Em Quixadá, os mais de 70 mil habitantes estão apavorados com a ousadia dos bandidos.

O assalto mais recente em Quixadá foi em uma clínica que há menos de uma semana foi invadida por homens usando capacetes. Com o rosto escondido, os ladrões não se intimidaram com as câmeras e assaltaram mais outra clínica.

A moto e o capacete são características comuns aos assaltos em Quixadá. Na cidade, é o meio de transporte mais utilizado. Nas esquinas, qualquer motociclista pode ser confundido com um bandido. Os mototaxistas defendem a liberação do uso do capacete.

A segurança na cidade é uma das piores dos últimos anos. A Delegacia Regional, com dois carros em péssimo estado, cobre Quixadá e mais quatro municípios. O delegado José Edílson Oliveria desabafou: pior é a situação da PM. Um carro para todo o trabalho no Quartel Central. Enquanto isso, os bandidos agem impunemente em Quixadá, onde a tranquilidade ficou no passado.

O comandante do Batalhão Provisório de Quixadá, coronel Humberto Monte Tavares, disse que a segurança na cidade deve ser reforçada com mais dois carros, que estão consertando na oficina. A previsão é de que um dos carros volte a circular em Quixadá na semana que vem.

O superintendente da Polícia Civil falou sobre os projetos de melhoria e contratação de novos policiais que também vão atender Quixadá.

Confira no vídeo da reportagem da TV Verdes Mares.
video

Quixadá inicia experiência do “Toque de recolher” em exposição agropecuária

“Conselheiros tutelares e representantes do Ministério Púbico (MP) de Quixadá (Sertão Central) realizam um modelo opcional de recolhimento de crianças e jovens menores de 18 anos em áreas públicas. Por meio de um Ajustamento de Conduta, firmado com a Empresa de Serviços e Negócios de Quixadá (Empresq), responsável pela administração da Feira de Animais, quem tiver menos de 18 anos não permanece mais naquele parque durante o período noturno, a partir das 18 horas. Foi a maneira encontrada para coibir o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes na tradicional área de comercialização da cidade.

O Ajustamento de Conduta, formulado pelo MP, assinado pela promotora Ana Karine Serra Leopércio e pelo presidente da Empresq, Francisco Helano Bezerra, estabelece uma série de normas a serem cumpridas pelos permissionários, comerciantes que utilizam os boxes da praça de alimentação do parque de animais. Determina a fixação de cartazes alertando sobre a proibição da venda de bebida alcoólicas a menores e contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. As medidas são fundamentadas no artigo 5º, parágrafo 6º da Lei 7.347/85 e artigo 211 da Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Embora o Ajustamento tenham passado a vigorar há apenas um mês, os resultados já são comemorados. Na opinião dos conselheiros, trata-se de um local de risco a menos para os jovens.

Além de manterem vigília no local, eles analisam os resultados semanalmente. Deverão apresentar um relatório oficial à Justiça dentro de 90 dias. Pretendem utilizar o exemplo favorável para solicitar ao Juizado da Infância e da Adolescência a expansão do modelo para outras áreas da cidade.”

Obras da transnordestina, Acopiara-Quixadá em setembro



Desapropriações de terreno dos primeiros 50 quilômetros ficarão prontas no dia 15 de setembro

Os 50 primeiros quilômetros da ferrovia Transnordestina no Ceará começarão a ser construídos no dia 16 de setembro deste ano, segundo o secretário de Infra-estrutura do Estado, Adail Fontenele. “De acordo com o cronograma, as desapropriações de terreno dos primeiros 50 quilômetros ficarão prontas no dia 15 de setembro, porque no dia 16, começarão as obras”, afirmou.

Ele garantiu que não haverá atrasos, que o trabalho do governo estadual é simples, e que não haverá transtornos. A preocupação reflete a exigência do governo federal em acelerar a obra. O trabalho de desapropriações está sendo feito com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Metrofor.

De acordo com Adail Fontenele, esses 50 km, estão divididos em três estapas. Serão 20 km do trecho de Missão Velha a Acopiara, outros 20 km do trecho de Acopiara a Quixadá, e os 10 km restantes do trecho de Quixadá ao Pecém.
Assim, a Transnordestina Logística, empresa da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) que detém a concessão da Nova Transnordestina, atuará com três frentes de trabalho. No total, os 527 km da ferrovia no Estado a ser desapropriados serão entregues em abril do próximo ano, segundo o secretário. Hoje, as obras estão concentradas apenas entre Salgueiro (PE), Trindade (PE) e Missão Velha. Informações publicadas ontem no Valor Econômico indicam que a CSN levaria um plano à ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil, para acelerar as obras da Transnordestina. O esforço visaria viabilizar a inauguração em 2010. O cronograma preveria que até o fim do ano 15 mil homens devem trabalhar em mais de 15 frentes ao longo da ferrovia. Além das desapropriações, a cargos dos governos dos três estados, o licenciamento de funcionamento, via Ibama, é outra pendência que deve sair até setembro. A Transnordestina vai ligar o porto de Suape a Eliseu Martins (PI) e Pecém com 1.728 km de extensão.

Encontro com prefeitos e o governo do estado marca visita da Ministra Dilma Rousseff






Durante todo o dia dessa quarta-feira, 17, a Ministra da Casa Civil Dilma Rousseff esteve em Fortaleza para apresentar a políticos e empresários, um balanço sobre as obras do PAC no Ceará. Numa reunião bastante concorrida, onde oficialmente foi aberta pelo governador do Estado do Ceará Cid Gomes, que falou “Eu devo sempre por dever de justiça, mais, muito mais do que isso, por identificação, por carinho e por admiração fazer aqui o registro de alegria e satisfação, de honras em tê-la mais uma vez aqui no Estado do Ceará”. Foi com essas palavras que o Governador Cid Gomes cumprimentou a ministra no início da abertura da reunião.

A Ministra Dilma Rousseff ao se pronunciar disse, “Primeiro gostaria de cumprimentar ao governador Cid Gomes e dizer que pra nós do Governo Federal é um imenso prazer está aqui hoje fazendo este balanço no Estado do Ceará, é um prazer porque temos tido com o governador uma parceria muito bem sucedida. Essa parceria com o governador e com os prefeitos aqui do Ceará ela demonstra que o governo do Presidente Lula vem, eu acho que inovando nas relações federativas”. A ministra iniciou sua palestra informando que o presidente Lula determinou que de quatro em quatro meses, três vezes por ano, nós prestemos contas de tudo que nós fazemos no PAC. Nós consideramos que esse momento de prestação de contas, ele é muito importante por que, porque ele é um grande esforço pra que a gente mude a rotina, a forma e mude a rapidez da gestão”. A ministra fez um balanço de todas as obras em andamento no Ceará e acrescentou que não só as obras do PAC estão em andamento no país, mais sim, muitas outras que tem garantido a redução dos efeitos da crise

Presente ao evento como parte do governo federal, alem de Dilma Rousseff, o Ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira Lima, Ministro das Cidades, Marcos Forte, Ministro da Previdência Social, José Pimentel dentre outros. Todos os ministros mostraram em suas pastas, um balanço a cerca das obras do PAC. A reunião aconteceu no auditório do Centro de Treinamento do BNB, Passaré, que ficou lotado de políticos, empresários e dirigentes de órgãos federais e estaduais.

O prefeito de Quixadá, a 160km da capital cearense, Rômulo Carneiro que esteve presente ao evento, falou por telefone para a rádio cultura, da importância que teve a visita da ministra. Disse que ficou contente com o que ouviu, pois reafirmou o que ele já tinha certeza, que as obras que foram iniciadas em Quixadá, todas terão os recursos garantidos e suas continuidades. Rômulo Carneiro informou ainda que nos próximos dias acontecerá uma audiência pública onde assinará junto com Caixa Econômica Federal, um protocolo de intenções para a construção de, algo em torno de 800 casas do programa “Minha Casa Minha Vida” do governo federal, que acabou de ser aprovado no Congresso Nacional. Por fim, várias ordens de serviços foram assinadas pelos ministros e secretários do estado,para construções novas no Ceará.

Justiça determina desocupar vila do Dnocs




Prédios estão no entorno do açude do Cedro e pertencem ao patrimonio da União. Diante do despejo iminente, moradores dizem que não têm para onde ir e que a Prefeitura de Quixadá havia assumido o compromisso de construir novas casas.
Quixadá. Inquilinos da Vila do Dnocs, moradia dos antigos administradores do Açude do Cedro, situada ao lado da barragem do mais antigo reservatório público do Brasil, estão apreensivos com a possibilidade de serem despejados a qualquer momento. Uma ação judicial da Comarca Federal de Limoeiro do Norte determina a desapropriação imediata do imóvel. A medida foi solicitada para restauração do imóvel e prédios vizinhos, pertencentes ao acervo público. No local funcionará um complexo turístico implantado pela Prefeitura deste município.

Os moradores confessam que já sabiam da decisão, mas não imaginavam que não teriam para onde ir. Essa é a preocupação da dona-de-casa Francisca Eva Pereira, grávida de sete meses e que garante ali o abrigo para seis dos oito filhos. Assim como os vizinhos, ficou desesperada ao receber a visita do oficial de justiça Esaú Bandeira. Segundo a permissionária, sairiam dali para uma agrovila, no entorno do açude. Ao invés disso, o emissário da 2ª Vara de Justiça da Comarca de Quixadá deu prazo de 10 dias para a desocupação.

Na tentativa de reverter a situação, as famílias procuraram a reportagem do Diário do Nordeste. Informaram que a Prefeitura de Quixadá havia assumido o compromisso de construir suas casas. A ordem judicial chegou antes. Como nada havia sido formalizado entre eles e a gestão municipal, ficaram com receio de irem parar no olho da rua. Não tinham nenhuma garantia apesar do oficial de Justiça ter se sensibilizado e informado que iria sugerir a ampliação do prazo. O representante judiciário confirmou a elaboração de relatório expondo o drama dos 21 moradores, na maioria crianças.

O próprio chefe do Poder Executivo local, Rômulo Carneiro, visitou as famílias. Assegurou-lhes imóveis alugados enquanto as casas não são construídas. De acordo com o prefeito, até o fim do ano estarão abrigadas em suas próprias moradias. As famílias foram incluídas no programa habitacional do município.

O prefeito explicou que a idéia era remanejá-las para as agrovilas a serem construídas no entorno do Cedro. O processo é demorado, necessita de muitos estudos, já que têm apenas a concessão para utilizar as terras do Governo Federal.

Déficit

A presidente da Fundação de Geração Emprego Renda e Habitação Popular (Fungeth) de Quixadá, Gislane Grangeiro, informou que o déficit habitacional no município é de, pelo menos, três mil unidades. Nos próximos meses, 41 famílias cadastradas já terão casa própria.

Outras 43 aguardam o processo de licitação. O projeto para outras 98 também está sendo concluído. Embora os números pareçam poucos, Gislane está otimista. Atuando desde 2001 na Fundação, ela garante que muita coisa melhorou. Já foram construídas 800 residências populares e mais de quatro mil habitantes passaram a morar com dignidade

Com a implantação do programa federal “Minha Casa Minha Vida”, a ser firmado no próximo dia 24 em audiência pública na Câmara de Vereadores. “As famílias serão contempladas num menor prazo”, estima Gislane.

Mais informações:

Fundação de Geração Emprego Renda e Habitação Popular de Quixadá (Fungeth)
(88) 3414.4669
(88) 3414.4674

Pedido de isenção para o CEFET encerra na sexta-feira 19/06


Desde o dia 15 de junho, o CEFET Campus Quixadá está com inscrições abertas para Exame de Seleção e Vestibular para o semestre 2009.2. Alunos que concluíram o 1º Ano do Ensino Médio podem inscrever-se no Exame de Seleção para o curso Técnico de Química Industrial (30 vagas / tarde). Já estudantes com Ensino Médio completo podem fazer sua inscrição no Vestibular para os cursos Superiores de Licenciatura em Química (30 vagas / manhã) e Tecnologia em Gestão do Agronegócio (30 vagas / tarde).

O candidato pode se inscrever até o dia 3 de julho, das 9h às 17h, no Museu Jacinto de Sousa, em frente à Praça da Estação, no centro do município de Quixadá. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço http://www.ifce.edu.br/ccc.

ISENÇÃO DA TAXA
3.1. O pedido de isenção da taxa de inscrição poderá ser feito no período de 15/06 a 19/06/2009, mediante formulário próprio, acompanhado da documentação comprobatória. O formulário (requerimento), assim como a relação de documentos para a referida solicitação encontra-se disponível no site www.ifce.edu.br/ccc.
3.2. A solicitação fora do prazo acima estabelecido, assim como a não apresentação de qualquer dos documentos exigidos desabilitam o candidato ao benefício da isenção.
3.3. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão analisados pela Gerência de Ensino do Campus Quixadá que emitirá parecer final, ao qual não caberá recurso.
3.4. A relação de candidatos contemplados com a isenção de taxa será divulgada no dia 29/06/2009.
3.5. As inscrições dos candidatos contemplados com isenção da taxa de inscrição deverão ser efetuadas somente nos dias 30/06 a 03/07/2009, das 9 às 17 horas.
3.6. Os candidatos contemplados com a isenção de 50% do valor da taxa de inscrição deverão efetuar o pagamento referente ao complemento da mesma, impreterivelmente, até o dia 03/07/2009, caso queiram usufruir do benefício.

PROVAS
4.1. Com duração de 4 (quatro) horas a prova será realizada em uma ÚNICA FASE, em nível do Ensino Médio, a ser realizada no dia 19 de julho de 2009, das 8 às 12 horas, e constará de uma Redação e de uma prova de Conhecimentos Gerais com 45 (quarenta e cinco) questões do tipo “múltipla escolha” (opções de A a E), valendo 1 (um) escore cada, perfazendo um total de 10 (dez) pontos, abrangendo as seguintes áreas de conhecimentos:
Área I: Códigos e Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: 10 questões) e Língua Estrangeira (5 questões);
Área II: Ciências Humanas e suas Tecnologias (Geografia: 4 questões e História: 4 questões);
Área III: Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias (Biologia: 4 questões, Física: 4 questões, Química: 4 questões e Matemática: 10 questões).

CLASSIFICAÇÃO
5.1 Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem o maior número de pontos, dentro do limite de vagas em cada habilitação especificada no item 8, obedecendo-se à ordem decrescente do total de pontos no somatório das provas de Conhecimentos Gerais e Redação, desde que obtenham nota acima de ZERO nas três áreas de conhecimento e na Redação.

CALENDÁRIO
As atividades para o Vestibular 2009.2 obedecerão ao seguinte calendário:
15/06 a 19/06/2009 Solicitação de isenção da taxa de inscrição.
29/06/2009 Divulgação dos contemplados com a isenção da taxa de inscrição.
15/06 a 03/07/2009 Inscrição presencial de candidatos (ver endereço e documentação)
08/07/2009 Divulgação das inscrições indeferidas
08/07 a 10/07/2009 Período para regularização de inscrições indeferidas
13/07/2009 Divulgação dos locais de provas (site: www.ifce.edu.br/ccc)
19/07/2009 Prova de Conhecimentos Gerais e Redação
07/08/2009 Resultado Final – (site: www.ifce.edu.br/ccc)
12/08 e 13/08/2009 Matrícula dos Aprovados
14/08/2009 Chamada dos Classificáveis

Católica mais uma vez da um show no Ação Global




Estudantes da Faculdade Católica Rainha do Sertão, localizada no interior do estado do Ceará, participaram mais uma vez do programa Ação Global promovido pela TV Globo e SESI. Já faz dois anos consecutivos que a maior faculdade da região participa do evento.

Para representar a Faculdade os estudantes dos cursos de Biomedicina e Farmácia levaram a bandeira do interior e se revezaram no atendimento dos serviços de glicose e tipagem sanguínea.

Segundo a coordenação, o Stand da Católica foi um dos mais procurados o tempo inteiro enquanto o evento estava sendo realizado, a coordenação ficou na responsabilidade da professora Soraya Borges e do professor do curso de Farmácia Tiago Olinda e da Professora de Direito Liana Rangel.

Os estudantes que volutariamente participaram e merecem destaques:
Curso de Farmácia 9° Semestre

* Jamila Nogueira Cardoso;
* Viviane Vieira Silva;

* Paulo Alcântara Ferreira;
* Italo Tavares de Andrade;
* Augusto César Cavalcante de Sousa;
* Rosimara Domingues.


Curso de Biomedicina

* Marinalva Soares de Oliveira Silva
* Camila Alexandre Sousa
* Olavo Robério Cavalcante de Souza.

FONTE: Central de Notícias

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: Atividades em comemoração de um ano de funcionamento do Campus Quixadá

Várias autoridades quixadaenses e Diretores Gerais de outros Campi do Instituto fizeram-se presentes.


Entre as atividades em comemoração à data, houve momento de ação de graças, exposição de Memorial do Campus, gincana de cursos, Festival de Talentos, desfile de representantes de turma e apresentação de coral.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (antigo CEFETCE) do Campus de Quixadá comemorou um ano de funcionamento oficial no último dia 10 de junho, quarta-feira. As festividades aconteceram nos períodos da manhã e da tarde nas instalações do Campus, localizado no Km 5 da Estrada do Açude do Cedro. Uma série de atividades artístico-culturais fez parte da programação do evento. Várias autoridades quixadaenses e Diretores Gerais de outros Campi do Instituto fizeram-se presentes.Os convidados foram recepcionados pela Banda Municipal de Quixadá. Às 10h da manhã, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Município e do Instituto Federal, ao som do Hino Nacional, executado pela Banda Municipal. Às 10h15min, o Coral do IFCE, regido pela Professora Lucile Horn, apresentou-se com músicas da MPB. Às 10h35min, houve momento de ação de graças com o Padre Thomas James (Paróquia Jesus, Maria e José, Catedral do Município) e o Pastor evangélico, Jecriston Dias de Lima (Igreja Assembleia de Deus, Ministério da Graça). “O verdadeiro conhecimento nos aproxima de Deus e abre os horizontes. Esta instituição enfrentou muitos desafios, mas conseguiu vencê-los. Hoje celebramos a vitória, a alegria de um ano de atividades. Os alunos que aqui estudam estão plantando para depois colher”, afirmou o Pastor Jecrist.Às 11h20min, foi formada a Mesa de Honra, com a presença do Reitor, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, o Prefeito de Quixadá, Rômulo Carneiro, o Diretor Geral do Campus, Aristides de Souza Neto, a Presidente da Câmara, Maria Edi Leal da Cruz, o Secretário da Procuradoria Geral do Município, Ilário Marques, o Gerente de Ensino do Campus, Assis Rocha e o revisor oficial do IFCE, Crisóstomo do Vale. “Em um ano, contabilizamos muitas realizações. Estamos afastando os percalços, superando desafios gigantes”, afirmou o Diretor da instituição, Aristides de Souza Neto.O Magnífico Reitor, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, ressaltou que o Instituto Federal do Campus Quixadá procurou adequar-se à vocação local na implantação dos cursos, e elogiou o governo Lula, que expandiu o Ensino Técnico e Tecnológico para o interior, ampliando assim consideravelmente o número de alunos. “Quixadá é vitoriosa com o Instituto Federal do Ceará”, afirmou o Reitor. Às 12h, foi repartido entre os presentes um bolo comemorativo alusivo à data. Em algumas salas de aula foram improvisadas maquetes e slides que falavam sobre cada curso da instituição, integrando a gincana “Este é o meu curso”, organizada pelos alunos da instituição. Na sala de Agronegócio, encontravam-se fotos de viagens e produtos derivados do leite e da cana, bem como um slide, que explicava a estrutura e organização do curso. Na sala de Edificações, podia-se conferir plantas de obras, slides mostrando as visitas técnicas e revistas e livros especializados. Também foi exposta a mesa para desenho técnico e computadores com programa para desenho de plantas arquitetônicas.Na sala de Guiamento Regional Especializado em Atrativos Naturais, havia inúmeras fotos de pontos turísticos do Ceará, como Canoa Quebrada e Jericoacoara, mapa de Quixadá e folders explicativos sobre o município. Também foram dispostas fotos de viagens feitas pela turma e simulado o ambiente do Nordeste, com imagens de santos e alunos vestidos de cangaceiros. Os alunos também estão comercializando pacotes turísticos (religioso, histórico e de aventura), cujas informações constam ao final do release. O curso de Edificações foi o ganhador da gincana “Este é o meu curso”.Logo após as 12h30min, os participantes saíram para o almoço, retornando as atividades, no período da tarde, às 15h, com o “Soletrando entre Turmas”, cujos participantes foram os alunos de Guiamento, Silvester e Camila. Camila saiu vitoriosa e ganhou um dicionário das novas regras ortográficas da Língua Portuguesa. Em seguida, ocorreu o Festival de Talentos, com apresentação musical dos alunos Gabriela, Rafael e Eliane, do 1º semestre do curso de Tecnologia em Agronegócio. As alunas Raquel, Camila, Virginia e Karine do curso de Guiamento fizeram um pot-pourri falando sobre seu curso e sobre as belezas de Quixadá. A aluna Raquel ainda cantou Kid Abelha e Kássia Eller.O aluno José Orlando Severino da Silva, do curso de Guiamento, fez um cordel em homenagem a um ano do Instituto Federal do Campus Quixadá (acompanhe na íntegra ao final). Houve apresentação do coral infantil da Escola Adventista, regido pela Professora Renarley Barbosa. Um desfile de moda encerrou as atividades, com a vitória da aluna Andréia, do curso de Guiamento Regional Especializado em Atrativos Naturais, e Kertison, do curso de Técnico em Química. Os vencedores ganharem kits da loja Cris Fashion.

Pacotes turísticos dos alunos de Guiamento:

Turismo

Preço

Data da viagem

Religioso

R$ 20,00

21/06

Histórico

R$ 10,00

20/06

Aventura

R$ 15,00

27/06

Mais informações: Sayonara (88)9913-5912; Letyane (88) 9903-9784

A cidade de Quixadá, que está sempre na vanguarda de políticas públicas voltadas para a área social, lembrou, no dia 15 de junho, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi o meio pelo qual a Organização das Nações Unidas (ONU) encontrou para buscar conscientizar as pessoas a respeitarem os idosos. Para aumentar ainda mais essa corrente a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e outras entidades organizaram uma mobilização na praça José de Barros todas unidas para buscar explicar as pessoas que passavam pelo local que a melhor idade pode contribuir com a sua experiência em vários fatores e momentos da vida das pessoas que estão ao seu lado, seja ele filho, neto e demais parentes.


O dia de ontem foi especial por trata-se da data que chama a atenção para problemas sociais vividos pelos idosos e estimula as pessoas a não violarem seus direitos. Na Praça José de Barros os idosos da cidade foram recebidos com um belo café da manhã e participaram de várias atividades, inclusive dança. No senso do ano de 2000 foi constatado que dos 7,4 milhões de habitantes do Estado do Ceará 8,87%, ou seja, quase 670 tem mais de 60 anos.


Para a coordenadora do CREAS, Adriana Lemos, a ação no Centro da cidade conscientizou toda a sociedade para a problemática pela qual passa o idoso. “Os quixadaenses puderam acompanhar como o idoso deve ser tratado, evitando assim, a exploração e humilhações. Tudo isso é muito importante para que se busque políticas de amparo ao que reza o Estatuto do Idoso. O respeito e o carinho são fatores fundamentais para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Adriana.


Quixada pode ganhar novos vereadores





Brasília. Os líderes dos partidos no Senado transferiram para amanhã a votação dos dois turnos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que aumenta o número de vereadores de 51.748 para 59.302 em todo o país. A matéria estava na pauta de quarta-feira (3) mas, por conta do número reduzido de senadores presentes, os líderes resolveram adiar a votação.

A PEC também estabelece cinco faixas com percentuais máximos de gastos das Câmaras municipais. Para entrar em vigor, a matéria ainda terá que ser apreciada pela Câmara dos Deputados, também em dois turnos, após ser aprovada pelos senadores.

Pelo texto, o percentual de gastos dos orçamentos municipais é reduzido na ordem inversa do número de habitantes. Cidades com 101 a 300 mil habitantes terão que reduzir seus gastos de 8% para 6% do orçamento previsto. Já municípios com mais de oito milhões de habitantes deverão gastar, no máximo, 3,5% dos recursos orçamentários.

Durante a tramitação, centenas de vereadores foram ao Senado a fim de pressionar os parlamentares para votar a matéria. Foi assim na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, hoje, não foi diferente em plenário. Vários suplentes, que não obtiveram os votos necessários para ocupar uma cadeira nas câmaras municipais, compareceram ao Senado para acompanhar a votação.

Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente já passou, no entanto, a mensagem deixada pelo gerente da Unidade de Conservação dos Monólitos de Quixadá e técnico da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), engenheiro Ivan Botão de Aquino, e a turma professores e estudantes da Escola José Jucá ainda vai ser lembrada durante muito tempo pela população desta cidade. Além da distribuição de mudas nativas na Praça José de Barros, eles conscientizavam quem circulava por ali sobre a importância da preservação das riquezas naturais da “Terra dos Monólitos”.

Mulher morta a tiros na presença do filho


Quixadá. A vendedora Valdirlene Carneiro Silveira, 24, foi executada na porta de casa com três disparos de arma de fogo. O crime ocorreu por volta das três horas da madrugada de ontem, no bairro da Baviera, uma área residencial de Quixadá. O desempregado José Humberto de Queiroz Filho, 28, foi o autor do crime. Além da ex-companheira, ele baleou ainda o oficial de Justiça Heyerdal Oliveira Correia, 36. Investigadores da Polícia Civil de Quixadá ainda não sabem por qual motivo o servidor da Comarca de Quixeramobim também foi baleado, nas costas. A segunda vítima acompanhava o assassino. Foi transferida às pressas para Fortaleza. Seu estado é grave e corre risco de morte. Ele poderá esclarecer o que teria levado o amigo tirar a vida da ex-companheira na presença do filho do casal, uma criança de três anos, que presenciou o crime juntamente com uma adolescente de 15. Os policiais constataram que além de passional, o crime foi premeditado. Embora os levantamentos sejam preliminares, a equipe coordenada pelo delegado Edilson Sobrinho já ouviu testemunhas. Segundo o perito criminalístico Maxwell Sales, a vítima não teve chance de defesa. Humberto fugiu e buscas estão sendo feitas na a região. (Colaborou, Alex Pimentel).

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE