Polícia caça suspeito de comandar o furto


Um perigoso assaltante de bancos e carros-fortes, saído recentemente do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), é o suspeito de ter comandado o ataque ao BB de Quixadá no último fim de semana. O assaltante (cujo nome o Diário do Nordeste prefere omitir no momento, já que ele é apenas suspeito) vinha sendo monitorado pelos serviços de Inteligência da Polícia Civil e do Comando da PM nas últimas semanas.

O bandido possui uma extensa ficha criminal. Uma de suas últimas prisões ocorreu em outubro de 2002, quando ele comandou o assalto ao BicBanco, agência situada na Avenida Bezerra de Menezes, Otávio Bonfim, quando foram roubados R$ 131 mil.

Na época do caso, foi descoberto que o criminoso usava uma farda da PM no momento do ataque à agência.

Recém saído da cadeia, o criminoso voltou a formar uma quadrilha para ataques a bancos no interior do Estado. Coincidência ou não, há duas semanas um dos principais comparsas dele, Hiltanir Gonçalves Melo, foi preso pela PM durante uma perseguição policial que começou na Prainha, em Aquiraz, e foi parar na Lagoa Redonda, em Messejana.

Perícia

Ontem, a Polícia Federal encaminhou para Brasília o material encontrado dentro do túnel que deu acesso aos ladrões à casa forte do BB de Quixadá. O material será submetido a perícia e confrontado com as pistas obtidas nas investigações sobre o roubo no Banco Central, em Fortaleza, em 2005. A PF quer saber se a quadrilha que atacou o BC também agiu na cidade de Quixadá.
v

Quadrilha rouba explosivos em Quixadá


Ladrões voltam a agir em Quixadá e, desta vez, fogem com 200 quilos de dinamite, prometendo atacar outros bancos

Quixadá. Um dia após o início das investigações em torno do furto na agência do Banco do Brasil desta cidade (a 154Km de Fortaleza), criminosos voltaram a agir na região. Dessa vez levaram toda a carga explosiva da empresa Marsilop do Brasil. O material seria utilizado nas obras de saneamento básico que estão sendo realizadas na cidade.

O material havia chegado ao paiol da empreiteira no fim da tarde da última terça-feira. A quadrilha levou 200 quilos de dinamite e artefatos para detonação. Ao fugirem, os bandidos anunciaram para o vigia que a carga de explosivos será utilizada em assaltos contra agências bancárias.

Ao tomar conhecimento do fato, no começo da manhã de ontem, o delegado regional da Polícia Civil em Quixadá, Edilson Sobrinho, passou a investigar o crime. Ele descobriu que, pelo menos, cinco bandidos participaram do roubo.

Dominado

Durante a madrugada, por volta de 1h30, os ladrões cortaram uma cerca de arame farpado, na margem da rodovia CE-359, no entorno da cidade, e seguiram à pé até a guarita do paiol. Surpreenderam o vigia quando este bebia água. A carga, incluindo um malote de ferro com espoletas, foi levada à pé até um veiculo que parou no acostamento logo após o roubo.

No local, o bando abandonou algumas ferramentas, um capuz tipo balaclava, um par de luvas e uma máscara de Carnaval. O rolo de fita adesiva utilizada na imobilização das pernas e braços do funcionário também foi deixada ali. Da margem da CE até a guarita e os dois depósitos são aproximadamente 400 metros. A perícia encontrou uma trilha até a cerca. Através dela os ladrões chegara ao paiol, já que o portão para adentrar a propriedade está situado defronte a um posto de combustíveis que funciona 24 horas.

O delegado regional, Edilson Sobrinho, não descarta a possibilidade de haver relação entre o roubo dos explosivos e o furto do dinheiro que estava depositado na casa forte do Banco do Brasil. Por conta disso, ele solicitou reforço policial à Superintendência da Polícia Civil.

O delegado Jairo Façanha Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), determinou o envio de uma equipe de policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) para este Município, com o intuito de apoiar a delegacia de Quixadá. Com a operação conjunta, as autoridades esperam identificar e capturar os assaltantes nas próximas 48 horas.

“Alguns nomes (de suspeitos) já foram levantados, mas são mantidos em sigilo para não atrapalhar as investigações´, acrescentou o delegado Edilson Sobrinho.

Sem comentário

Enquanto a Polícia Civil trabalha no sentido de encontrar pistas do bando que roubou os explosivos, policiais federais, operários e funcionários do Banco do Brasil de Quixadá abriam o restante do túnel que deu acesso à caixa-forte. Eles não quiseram comentar nada sobre o trabalho, mas, pelo movimento, estariam iniciando os serviços de restauração do concreto do subsolo da agência. Todavia, muitos curiosos associaram os dois crimes. Alguns lembraram da apreensão recorde de explosivos ocorrida na cidade há algum tempo atrás.

Em novembro do ano passado, equipes da Polícia Civil, da Segunda Companhia do 1ª BPM e do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da Décima Região Militar do Exército Brasileiro apreenderam aproximadamente sete toneladas de artefatos explosivos no Centro de Quixadá. Segundo a Polícia, o arsenal estava escondido nos fundos de uma loja de caça e pesca.

Acidentes de Trânsito no Interior

Oito pessoas saíram feridas na noite da última terça-feira, na CE-362, em Massapê, a 258 quilômetros de Fortaleza, após a camioneta D-20 em que estavam ter capotado. O motorista Antônio Almeida Neto, 34, disse, na unidade policial da cidade, que tentou desviar de um outro veículo que trafegava em sentido contrário. As vítimas foram socorridas para o Hospital Ozires Pontes de Massapê e para a Santa Casa de Misericórdia, em Sobral.

Além do motorista Antônio Almeida Neto, saíram feridos Francisco Bernardo de Albuquerque, 55; Francisca Daniele Albuquerque, 24; Francisco Mauro Mota, 39; Antônio Almada Neto, 45; Ricardo Régis Fonseca da Silva, 17; Maria da Conceição de Souza, 40; e Ianna Maria de Souza, 16. O Comando de Policiamento do Interior (CPI) informou que o acidente ocorreu quando a D-20 seguia de Sobral para Uruoca.

Em Quixadá, o CPI também registrou outro acidente. Desta vez, um atropelamento. A vítima foi um homem que não portava documento. Ele foi atropelado por um caminhão Mercedes Benz dirigido por Marcelo Bezerra de Souza, 30. Após o acidente, o motorista se apresentou à Delegacia Regional de Polícia de Quixadá. Depois de prestar depoimento, acabou sendo liberado para responder a processo por homicídio culposo (quando não se tem a intenção de matar) em liberdade.

Ladrões levam 200 quilos de dinamite em Quixadá


O município de Quixadá (168 quilômetros de Fortaleza) foi palco de mais uma ação ousada na madrugada de ontem. Pelo menos quatro ladrões usando máscaras renderam o vigia do depósito e levaram mais de 200 quilos de dinamite, além de 300 espoletas e mais de 3 mil metros de fios para acionar o explosivo à distância. O material estava nos paióis da empresa Marsilop, encarregada de realizar obras de saneamento no município. No depoimento que prestou à Polícia, o vigia disse que os ladrões mandaram um aviso à Polícia: eles iriam utilizar o material para praticar roubos a bancos. “No início, pensei que fosse brincadeira quando um deles chegou armado com uma pistola na mão apontando para minha cabeça. Mas aí chegaram os outros”, disse o vigilante, cujo o nome O POVO opta por não divulgar.

Na fuga, os ladrões deixaram ao lado da cerca a caixa com espoletas, luvas e uma máscara de Carnaval. O roubo dos explosivos acontece menos de 48 horas depois do assalto à agência do Banco do Brasil de Quixadá. Ladrões, utilizando explosivos e picaretas, escavaram túneis que saíam de um lava-jato a dois quarteirões do banco, utilizaram parte da galeria pluvial da cidade para facilitar o serviço de chegar aos cofres da instituição, de onde levaram uma quantia ainda não divulgada pelo banco. A Polícia ainda não possui pistas dos assaltantes do banco e dos explosivos.

Mesmo com a presença de policiais federais no município, e do reforço no policiamento por conta do assalto ao banco, os ladrões levaram a carga de dinamite. Ontem, policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) foram ao município para investigar o roubo aos explosivos. Um policial civil, que não se quis identificar, não confirmou que a dinamite e os outros materiais tenham ligações com o assalto à agência bancária. Ele disse que ainda dependeriam de investigações.

De acordo com um especialista em explosivos do Exército, que não se quis identificar, os 200 quilos de dinamite possuem um alto poder destrutivo. “Dá para derrubar um prédio se quiser, colocando a dinamite nas bases. Ela é um explosivo muito poderoso, muito utilizado por pedreiras para destruir as pedras”, diz. Quando explode, gera muita pressão nos objetos que estão ao seu redor, estilhaçando-os. Para adquirir dinamite, a empresa precisa ter uma autorização da Seção de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército. A licença passa por uma vistoria do local onde o material ficará acondicionado, além de cuidados com o transporte.

Desde a descoberta do assalto ao banco, a vendedora Luciana Cavalcante, 30, passa ao lado da rua do banco. Quer saber o que há de novidades sobre o assunto. Ontem à tarde, ela se juntou a mais de uma dezena de curiosos que estavam vendo os trabalhos de fechamento do buraco que ligou a galeria de esgoto ao cofre do banco, de mais de dois metros de profundidade. O local estava sendo fechado com areia e cimento.

E-MAIS

> O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, diz que não é de agora que os criminosos cearenses estão se especializando e que isso foi demonstrado durante o furto ao Banco Central. Ele acrescenta que a segurança dos bancos é de responsabilidade das instituições que têm de zelar pelo seu patrimônio. "A Polícia Militar faz a sua parte."

> Monteiro acrescenta que a perícia, que tem a cooperação da Polícia Federal, está investigando se o furto à agência do BB, em Quixadá, na última segunda-feira, segue a mesma modalidade de operação da registrada no BC.

COMO ACONTECEU
1.
Homens encapuzados rendem o vigia do paiol e entram.

2. Levam 200 kg de dinamite e 300 espoletas e cordel detonador

3. O vigia consegue se libertar e pede ajuda a fazendeiros.

Microônibus Escolar com Universitários é alvejado a bala em Quixadá

Um ônibus que trazia universitários do municipio de Itapiúna para a cidade de Quixadá,foi alvejado a bala ontem à noite por uma pessoa até o presente momento desconhecida,esse fato aconteceu por volta das 18:30 min nas proximidades do distrito de Juá (Quixadá),o disparo efetuado atingiu o para brisa do Microônibus Escolar,placas HYI 3807,o veiculo era guiado por Francisco Ronaldo de Sousa,39 anos.Segundo informações do Copom apenas danos material e emocional.

Imóvel foi alugado por R$ 15 mil


O imóvel de onde partiu um dos túneis usados no furto ao Banco do Brasil de Quixadá teria sido alugado para um homem gordo, baixo e moreno pelo valor de R$ 15 mil. A Polícia ainda não identificou os envolvidos no caso
As pessoas envolvidas no furto à agência do Banco do Brasil, em Quixadá, deixaram poucas pistas. Ninguém na vizinhança afirma ter visto os homens que alugaram o imóvel de onde partiu um dos túneis usados no crime. Até mesmo a pessoa que alugou o espaço conta que tem poucas informações sobre o caso. “Não desconfiei de nada. Em novembro (do ano passado), apareceu um homem querendo alugar (o imóvel) dizendo que era para montar um lava-jato. Nunca tinha visto ele. É um gordo, baixinho, moreno, aparentando ter uns 35 anos”, descreve Sérgio*.

Segundo Sérgio, o homem entrou no imóvel (onde já funcionava um lava-jato) e manifestou interesse em alugar o espaço para montar um negócio no mesmo ramo. Ofereceu R$ 15 mil para nove meses de aluguel. No dia seguinte, ele teria retornado ao local com R$ 14.500, ficando acertado que, logo em seguida, seriam dados os R$ 500 restantes. Sérgio conta que, mesmo sem contrato formal, entregou as chaves do imóvel e fechou o negócio. “Eu nem acreditei. Tava precisando do dinheiro e aceitei. Não desconfiei de nada (errado) porque colocaram até uma faixa dizendo que iam inaugurar (o lava-jato) em janeiro.”

Ainda de acordo com Sérgio, ao contrário do que havia sido acertado, os R$ 500 restantes não foram dados nos dias seguintes. “Tava custando e eu liguei cobrando. Ele tinha me dado o (número do) celular dele. Marcaram num local e eu recebi. Mas quem entregou (o dinheiro) foi outro cara. Um magro, baixinho, alvo e de bigode. Foi a última vez que vi esse pessoal (envolvido no furto)”, diz.

O imóvel usado no furto está localizado na rua José Jucá, a dois quarteirões da agência do Banco do Brasil. O túnel cavado no local dá acesso a uma galeria pluvial, que foi utilizada pelos criminosos como acesso até um outro túnel, que ligava a galeria ao cofre do banco. No quarteirão onde fica o imóvel, há apenas duas residências. Os proprietários afirmam que nunca viram nenhuma das pessoas que alugaram o espaço. “A única coisa estranha era um barulho de porta (de ferro) se abrindo de madrugada. Mas a gente virava a cabeça e continuava dormindo. Ninguém nunca imaginou uma coisa dessas”, conta a dona de uma das casas, que pede para não ser identificada.

O inspetor-chefe da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Isaias Pimentel, que estava ontem em Quixadá, lembra que há várias pessoas sendo ouvidas pela Polícia, incluindo Sérgio e comerciantes que chegaram a vender materiais de construção usados na cavação do túnel. “Acreditamos que há um grupo de cinco ou seis pessoas (envolvidas no caso). Ainda não sabemos de onde são”, diz.

O POVO usa o nome fictício a pedido do entrevistado.


E-Mais

> Embora tenha alugado o imóvel para os envolvidos no furto, Sérgio não é o proprietário do local. Na verdade, ele também é inquilino e havia alugado o espaço para o período de um ano por R$ 4.200. Sendo assim, acabou lucrando R$ 10.800.

> O proprietário do imóvel, que pede para não ser identificado, afirma que não sabia que o espaço havia sido alugado por Sérgio para uma outra pessoa. Segundo ele, como Sérgio havia dado o dinheiro à vista, não havia mais retornado ao local.

> De acordo com Sérgio, não é possível identificar, pelo sotaque, o estado de origem do homem que alugou o imóvel e nem do outro que teria entregue os R$ 500 restantes do aluguel.

Polícia investiga consórcio de quadrilhas

Um consórcio formado por várias quadrilhas praticou o furto à caixa-forte da agência do Banco do Brasil de Quixadá, na última segunda-feira, 16. Esta é a principal linha de investigação da Polícia e consta no inquérito instaurado na Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Segundo a Polícia, bandidos paraenses, maranhenses, goianos, piauienses e cearenses participado da ação. Três suspeitos estão sendo investigados, mas seus nomes não foram revelados. Os três, segundo o delegado da DRF, Wilder Brito, teriam dado apoio logístico durante o período de escavação do túnel.

A hipótese de que parte dos ladrões do Banco Central de Fortaleza tenham participado dessa ação não está totalmente descartada, mas é remota essa possibilidade. A Polícia estima que os ladrões tenham furtado R$ 1,2 milhão, mas a administração do BB não confirmou o valor, alegando que não iria revelar por questão de segurança.

No segundo dia de investigação, a Polícia chegou à conclusão de que os ladrões entraram na caixa-forte entre sábado e domingo passados. O furto só foi descoberto na manhã da segunda-feira. Do imóvel alugado (lava-jato) até a agência bancária são aproximadamente de acordo com a perícia, 133 metros. Esse percurso foi facilitado pela galeria pluvial que passa em frente à casa alugada e vai até a fachada da agência do BB.

Outra conclusão que se chegou foi o fato de que os bandidos também teriam feito uso de explosivos. “Da rua onde fica a galeria pluvial até o banco eles cavavam e iam dinamitando o subsolo para abrir o caminho com mais facilidade. Para abafar as explosões, eles usaram sacos de areia e de gesso”, explicou o delegado da DRF. As escavações teriam durado aproximadamente três meses.

Wilder Brito disse ainda que desde o fim do ano passado, vinha monitorando a ação de quadrilhas interestaduais agindo no Ceará. As indicações de que grupos agiam no interior cearense partiram das polícias do Pará e do Maranhão. Como exemplo das ações dessas quadrilhas, o delegado lembrou os arrombamentos e assaltos contra as agências do Banco do Brasil de Orós, Mombaça, Jaguaretema e Palhano, ocorridas em dezembro do ano passado. No fim de janeiro, homens usando roupas da Polícia Federal assaltaram o BB de Icó, roubando a quantia de R$ 1,3 mil. “Acredito que eles vinham se capitalizando para um grande roubo, que deveria ser o do BB de Quixadá”, afirmou.

A Polícia Federal, que no dia do assalto, teria se pronunciado afirmando que não participaria das investigações porque o Banco do Brasil seria empresa de economia mista e não controlada pelo Governo Federal, voltou atrás depois do pedido do secretário da Segurança, Roberto Monteiro. O delegado Antônio Celso, que coordenou as investigações sobre o furto ao BC de Fortaleza, também acompanha o caso.


E-Mais

Em setembro de 2005, oito pessoas são presas em São Paulo escavando um túnel, a partir de uma casa que daria acesso a caixa-forte de duas empresas de transportes de valores. Entre os presos estava um cearense.

> Em dezembro de 2005, a Polícia do Paraguai localiza um túnel que daria acesso ao cofre do Banco Central do país. Na ação, ninguém foi preso, mas a Polícia paraguaia chegou a atribuir a tentativa de furto a bandidos brasileiros.

> Em setembro de 2006, cerca de 10 pessoas, entre elas, remanescente da quadrilha que furtou o BC de Fortaleza, são presos em flagrante durante a Operação Toupeira da Polícia Federal. Na primeira, em Porto Alegre, os ladrões cavavam dois túneis que iriam dar no cofre do Banco do Estado do Rio Grande do Sul e da Caixa Econômica Federal. No mesmo dia, em Maceió (AL), mais oito homens são presos também escavando um túnel que iria dar na caixa-forte da Caixa Econômica Federal.

> Em agosto de 2007, a PM descobre um túnel de 70 metros de comprimento que estava sendo escavado de fora para dentro do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). O túnel daria fuga a sete dos dez ladrões presos pelo furto ao BC, que estavam recolhidos ao IPPS. Três dias depois, todos eles são transferidos para o presídio de segurança máxima de Campo Grande.

Campus Quixadá prorroga prazo para pedidos de isenção


Alunos que não podem pagar a taxa de inscrição de R$ 60,00 para as inscrições do vestibular 2009.1b do Campus Quixadá do Instituto Federal do Ceará (antigo CEFETCE), para os Cursos Superiores de Gestão do Agronegócio (26 vagas) e Licenciatura em Química (17 vagas) tem até sexta-feira (20) para pedir a isenção. O local para solicitação de inscrição e isenção é o Museu Jacinto de Sousa, na Praça da Estação, no Centro de Quixadá, das 9h às 17h munidos da documentação informada no site do IFCE (www.ifce.edu.br). A relação dos isentos sai no dia 27. As provas de Conhecimentos Gerais e Redação acontecem no dia 8 de março e o resultado final será divulgado no dia 11.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do Instituto Federal do Ceará (http://www.ifce.edu.br).

Serviço


Cursos oferecidos:

Tecnologia em Gestão do Agronegócio – 26 vagas

Licenciatura em Química – 17 vagas

Local das Inscrições:

Museu Jacinto de Sousa

Praça da Estação (Centro de Quixadá)

Horário: das 9h às 17h

Taxa de inscrição: R$ 60,00 a ser paga no Banco do Brasil.

Pedido de isenção: até dia 20 de fevereiro

Instituto Federal do Ceará/Campus Quixadá

Estrada do Açude do Cedro, Km 5

http://www.ifce.edu.br

Edson Costa (RP CE 02112 JP) Assessor de imprensa/Campus Quixadá

Cel. 8862-2370/e-mail: edsoncosta@ifce.edu.br

Telefone Coordenação Comunicação Social/Campus Fortaleza: 3307-3626/3692

Trio divulga Carnaval e ações da prefeitura




A prefeitura municipal de Quixadá desde terça-feira,17, está com um trio, “Trio da Felizcidade”, que circula pelas ruas do município divulgando o carnaval. Neste ano a folia será animada por seis bandas: Capim Cubano,Balancear, Boneca Cobiçada, Seu Brother da Bahia, Pinote, Patrulha, bem como pelos blocos Camaleão e Cia, Picthu Babau e Bixo Papão.

O Trio da Felizcidade,também, vai ser usado para comunicar a população as ações realizadas por cada secretaria de governo. A idéia de utilizar um trio faz parte das estratégias da Secretaria de Comunicação e Mobilização Social, liderada por Carlos Augusto Vitorino, que tem uma equipe formada para trabalhar peças jornalísticas e assim por em evidência órgãos públicos municipais. “O trio é sem dúvida um instrumento fundamental e de apoio as políticas públicas de comunicação e mobilização das secretarias”, afirma Carlos Augusto.

Entre as atividades realizadas pelo “Trio da Felizcidade” no período de pré-carnaval e momino estão o lançamento do carnaval, que ocorre dia 19, às 21h, na Praça da Cultura, bem como blitze com distribuição de preservativos e panfletos informativos de prevenção as doenças e ao uso de drogas.

Audiência discutirá segurança do município no Governo do Estado

Vereadores, deputados, representantes da sociedade civil e imprensa participarão de uma audiência pública na Secretaria de Segurança Pública, na quinta, 19 de fevereiro. O objetivo é discutir a situação do município que está sem policiamento nos distritos, com duas viaturas quebradas, infantaria insuficiente, excluído da 1ª fase do Ronda do Quarteirão no interior, sem delegado de Polícia Civil e com apenas dois investigadores. As condições foram verificadas pelos vereadores através de visitas ao quartel e à delegacia e de reunião com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas
Diversos representantes civis e políticos participaram da reunião dia 16
(CDL), Marçonaria e Associação dos Mercadinhos (Assem), realizada na segunda, 16 de fevereiro.“Nossa intenção é cobrar medidas mais efetivas. Queremos formar um Conselho Municipal de Segurança Pública para acompanhar a situação preocupante no município”, afirmou a presidenta da Câmara Edi Leal (PT). O vereador Cí (PSDB) defendeu a necessidade de uma cobrança maior ao secretário de segurança pública, Roberto Monteiro. “Essa é a segunda vez que vamos conversar com ele. Já estivemos lá e nada do que solicitamos foi realizado”. Já o vereador José Maria (DEM) sugeriu também uma política mais preventiva. “A grande fábrica da violência é a droga. Precisamos, por isso, combater o tráfico e tratar os viciados”, disse. O representante da Marçonaria, Veneranda Nascimento. concorda com a idéia. “Devemos ter um esforço conjunto do legislativo, executivo e também do judiciário e Ministério Público”, defendeu

Câmara cria Personalidade Politica e Secretaria de Obras e Edificações

Dois projetos de lei foram aprovados na sessão de sexta, 13 de fevereiro. O primeiro de autoria da presidenta Edi Leal (PT) cria a Medalha Personalidade Política no município de Quixadá. Segundo ela, essa comenda irá homenagear os cidadãos que contribuem para o desenvolvimento do município através de ações políticas. O segundo projeto de autoria do executivo municipal cria a Secretaria de Edificações e Obras que será ocupada pelo arquiteto Joaquim Gomes. “A Secretaria é importante para pensar o desenvolvimento sustentável do município”, explica a presidenta Edi Leal.

Secretários Municipais serão convocados a comparecer à Câmara

Na sessão de quinta, 12 de fevereiro, os parlamentares aprovaram requerimentos dos vereadores Cí (PSDB) e Audênio Moraes (PT) convocando respectivamente os secretários de desenvolvimento urbano e o de agricultura familiar e desenvolvimento rural. Segundo Cí, é necessário esclarecer a situação de diversos serviços urbanos da cidade.
O vereador Audênio, por sua vez, justificou a necessidade do secretário de agricultura Capitão comparecer à Câmara para explicar o cadastramento dos agricultores que irão produzir oleaginosas. “Muitos agricultores não compreende a rentabilidade da cadeia produtiva que abastece a Usina de Biodiesel da Petrobrás. Por isso, o secretário precisa prestar esclarecimentos nessa Casa do Povo”, afirma. Ambos os requerimentos foram aprovados pelo plenário.

Vereadores realizarão visita às obras do Sanear


Uma comitiva formada por vereadores e radialistas irá visitar as obras do Sanear no município às 8 horas da manhã de quarta, 18 de fevereiro. O objetivo é conhecer não só procedimentos da obra, mas a importância do saneamento para a população. “Depois da discussão na Câmara e do embargo à obra pelo executivo, devido as péssimas condições que as vias estavam sendo entregues, precisamos fortalecer nosso diálogo com a Cagece e a empresa contratada. O Senear precisa ser concluído com responsabilidade para reduzir os riscos de doenças”, explica a presidenta Edi Leal.

Banda de música de Quixadá abre vagas


A banda de música do município de Quixadá está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro.

A banda de música Mestre Nabor Crebillon abre vagas para novos alunos. Quem quiser compor o quadro de músicos da banda, que não forma só músicos, mas também paixões, tem até o dia 28 de fevereiro para inscrever-se.
A banda de música municipal de Quixadá, fundada em 1968, foi a responsável pela troca de olhares dos estudantes Marcelo Augusto, 16, e Sara Stefany, 14. Os dois estão namorando, foram unidos pelo amor a música. Ela, que faz o nono ano do ensino fundamental, toca sax e ele, que cursa o segundo ano do ensino médio, trompete.

O garoto conheceu o conjunto musical através de um amigo. Já a garota tem um irmão que tocava na Mestre Nabor Crebillon. “Meu irmão tocava na banda, mas eu aprendi a gostar de sax por conta de um DVD, onde eu vi uma mulher tocar e me deu vontade de aprender também”, lembra Sara. Já Marcelo Augusto, vê na música o futuro dele e da namorada. “Adoramos estar aqui, aprender, pois ensaiamos de segunda a sexta e por isso vamos viver disso”, afirma o estudante.

Outro apaixonado é o maestro Didi de Barros, desde 1990 ele comanda o conjunto. Não é por acaso que Barros vive de notas e cifras, o pai dele, maestro Zé Pretinho, foi seu antecessor no comando da Nabor Crebillon. “O amor pela música é de família, meu pai foi maestro da banda da cidade e um tio meu também é maestro em outro município. Nós mantemos esse amor dirigindo a banda que hoje é composta por 45 pessoas e leva cultura às escolas, bairros e distritos de Quixadá”, diz ele.

É neste clima de devoção a música que a escolinha Nabor Crebillon, mantida pela Secretaria de Educação, está com inscrições abertas. Para ser aluno, basta comparecer a sede Zé pretinho, até o próximo dia 28, com fotocópia do registro de nascimento e uma foto 3x4 e ter entre 10 e 18 anos. Essa é primeira vez que são abertas vagas depois que a banda foi equipada com novos instrumentos, em agosto de 2008.

Serviço
Inscrições para banda municipal de Quixadá

Local: sede da banda. Rua Clarindo de Queiroz S/N – Centro
Documentos: registro de nascimento e uma foto 3x4
Outras informações: Secretaria de Educação do município pelo telefone (88) 34144655

Ladrões abrem túnel e roubam agência do Banco do Brasil de Quixadá - Veja Galeria de Fotos







Uma segunda-feira que ficará embutida nas memórias dos quixadaenses, ao ser anunciado por volta das 10 horas que o banco do Brasil desta cidade havia sido roubado, rapidamente uma multidão de pessoas se moveram para verificar de perto a ousadia e agilidade da quadrilha que roubou a agencia do Banco do Brasil na cidade de Quixadá.
Com exclusividade o Portal dos Estudantes teve acesso e foi o primeiro meio de comunicação a chegar após o anúncio da assessoria de comunicação do banco, as fotos mostram que a forma do crime foi bem planejado.

Ao iniciar o expediente os funcionários do Banco do Brasil, descobriram que o caixa forte havia sido arrombado e boa parte do dinheiro levada por meio de um túnel. Não houve reféns, nenhuma bala chegou a ser disparada e ninguém foi preso. O modus operandi do roubo foi igual ao usado no furto milionário do Banco Central (BC) de Fortaleza, em agosto de 2005, quando um consórcio de quadrilhas levou R$ 164,7 milhões da agência. Assim como no caso do BC, os ladrões agiram durante o final de semana.

Nem a assessoria de imprensa do BB nem a polícia cearense divulgou o montante levado. De acordo com a assessoria do BB, a instituição só poderá se pronunciar depois que os técnicos de segurança do banco, que foram ao local, voltarem para Fortaleza. Peritos do Instituto de Criminalística, da Secretaria de Segurança, e da Polícia Federal (PF) também estiveram na agência. A PF quer saber se existe alguma relação entre os envolvidos neste furto e o do BC.

Segundo o delegado Jairo Pequeno, que acompanhou o caso, os ladrões alugaram um imóvel a duas quadras da agência, onde montaram um lava-jato. Foi de lá que partiu o túnel. "Não precisaram cavar muito, pois eles aproveitaram a galeria pluvial", disse o delegado.

Plantão policial movimentado em Quixadá

Polícia Militar do Ceará


Relatório de ocorrências registradas no setor de comunicações na área do BPM PROVISÓRIO DE QUIXADÁ, composta pelos municípios de QUIXADÁ, IBARETAMA, CHORÓ, IBICUITINGA, BANABUIÚ, QUIXERAMOBIM, PEDRA BRANCA, SENADOR POMPEU, MILHÃ, DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO E SOLONÓPOLE.

PLANTÃO das 06h do dia 13/02 para as 06h do dia 16/02/2009.

LESÃO CORPORAL A FACA E A PEDRADAS.

SEXTA-FEIRA - 13.02.2009 – Por volta das 10h50, na Avenida Belo Horizonte, s/n, Bairro Mutirão, em Quixadá, LEANDRO MATEUS DA SILVA, de 38 anos, natural Quixadá, servente de pedreiro, solteiro, filho de Pergentino Mateus da Silva e de Rita Maria Barros, foi lesionado com uma perfuração à faca nas costas do lado direito e uma pedrada no supercílio esquerdo. O acusado do cometimento do crime que é conhecido por “AILSON”, logo após o cometimento do delito, fugiu tomando rumo ignorado. A viatura RP 1412, comandada pelo Sargento PM SALDANHA, esteve no local e fez o socorro da vitima para o Hospital Municipal Eudásio Barroso, em seguida passou a diligenciar no sentido de efetuar a prisão do infrator.

LESÃO CORPORAL A FACÃO.

SEXTA-FEIRA - 13.02.2009 – Por volta das 13h30, na Rua da Lavanderia, s/nº, Bairro Campo Novo, em Quixadá, DANIEL RODRIGUES DA SILVA, de 31 anos, natural Fortaleza, desocupado, solteiro, filho de José Lídio Moreira da Silva e de Zulmira Rodrigues da Silva, foi lesionado com quatro perfurações produzidas a facão. O acusado JOSÉ ALMIR GADELHA, 34 anos, natural Fortaleza, auxiliar de serviços gerais, casado, filho de José Gadelha e de Maria Inácia Candido Ramos, residente na Avenida Presidente Vargas, s/n, Bairro Campo Novo em Quixadá-CE, atingiu a vítima com uma perfuração na cabeça, uma nas costas do lado esquerdo, uma no braço direito e outra na perna direita. A equipe do motopatrulhamento comandada pelo Cabo PM MÁRCIO, esteve no local e efetuou a prisão do acusado, o conduzindo em seguida a Delegacia Regional de Policia Civil, para lavratura do respectivo Termo Circunstancial de Ocorrências (T. C. O.). A vitima foi socorrida para o Hospital Municipal Eudásio Barroso, onde se encontra internada.

AGRESSÃO FÍSICA.

SEXTA-FEIRA – 13.02.2009 - Por volta das 22h40, no “Bar da Luzanira”, situado a Rua Tenente Cravo, s/n, denuncias anônimas informavam que um homem agredia a uma mulher que o acompanhava no citado estabelecimento. A viatura RP 1412, comandada pelo Subtenente FREIRE foi até ao local e efetuou a prisão de EDMILSON MACÁRIO COSTA NETO, 21 anos, casado, mecânico, natural de Quixadá, filho de Jose Maria Gonçalves e Maria Benedita Gonçalves, residente a Rua Irmão Viana, no Bairro Campo Velho. Em seguida o acusado foi conduzido a Delegacia Regional de Polícia Civil. No local da ocorrência, testemunhas informaram que a mulher agredida, MARIA RENATA QUEIROZ MOREIRA, é esposa do acusado, e a mesma se evadiu do local impossibilitando a apresentação de queixa por agressão.

FURTO À RESIDÊNCIA.

SÁBADO – 14.02.09 - Por volta das 12h30, FRANCISCO DE DEUS DA SILVA, casado, natural de Quixadá, agricultor, 69 anos, residente no Sítio Tabuleiro, distante aproximadamente 36 Km da sede, filho de Raimundo Roque da Silva e Francisca Lourenço da Silva, compareceu ao Destacamento Policial Militar da Cidade Milhã e informou que do dia 12/02/09 para o dia 13/02/09, MANOEL EDLANIO DA SILVA, amasiado, natural de Solonopóle, agricultor, 26 anos, residente naquela localidade, filho de Manoel Raquel da Silva e Maria Rozimar da Silva juntamente com o menor de iniciais T. R. B. A, solteiro, natural de Milhã, de 17 anos, estudante, também residente naquela localidade, filho de Sebastião Alípio Bezerra e Maria Antônia Rodrigues haviam furtado de sua residência, um tambor cheio de feijão, com capacidade para 100 litros; dois sacos de 60 kg de milho; um machado; uma foice, uma enxada e alguns arreios de animais. De posse dessas informações a viatura RP 1382, comandada pelo Subtenente PM CAVALCANTE, passou a diligenciar e conseguiu efetuar a prisão dos acusados, os conduzindo em seguida a Delegacia Regional de Polícia Civil de Senador Pompeu para adoção das medidas cabíveis. Todos os objetos e produtos furtados foram recuperados e entregues ao respectivo dono.

FURTO DE VEICULO (MOTO).

SÁBADO - 13.02.2009 – Por volta das 14h05, na Rua Humberto Martins, Bairro Conjunto Esperança, Quixeramobim, ANTONIO ALVES DE SOUSA, de 34 anos, radialista, amasiado, natural de Quixeramobim, filho de Ernesto Alves de Sousa e Antonia Paula de Sousa, residente à Rua Raimundo Rodrigues, nº 73, Bairro Duque de Caxias, Quixeramobim, teve roubada por um indivíduo não identificado a sua motocicleta HONDA POP 100, preta, ano 2007/2008, placa HYX-2475. A vítima relatou aos Policiais Militares que foi abordada e rendida pelo bandido que apontava uma arma tipo garrucha, ameaçando matá-la se não entregasse a motocicleta. Impotente a vítima entregou-lhe a motocicleta, em seguida o bandido fugiu tomando rumo ignorado. Após a fuga do meliante a vítima entrou em contato com a Polícia Militar via telefone 190, que de imediato acionou a viatura RP 1392, comandada pelo Sargento PM ARAGÃO, que de posse das características do bandido passaram a diligenciar no intuito de identificá-lo e prendê-lo. Depois de alguns minutos os Policiais Militares conseguiram efetuar a prisão de um individuo que foi identificado como ISAÍAS CAVALCANTE ALVES, de 19 anos, solteiro, desocupado, natural de Quixeramobim, filho de José Ribamar Alves e Francisca Cavalcante Alves, residente na Rua Antonio Ulisses Bezerra, nº 27, Bairro Conjunto Esperança, naquele Município. O bandido foi preso depois de uma perseguição logo após de sofrer uma queda na motocicleta roubada e no momento conduzia como garupeiro VICENTE PAULO VIEIRA ARAÚJO, de 20 anos, solteiro, desocupado, natural de Quixeramobim, filho de Francisco Alves de Araújo e Francisca Helena Vieira, residente na Vila São Paulo, naquele município. Ambos foram conduzidos à Delegacia Municipal de Polícia Civil para adoção das medidas policiais cabíveis e onde foi feito o reconhecimento pela vítima. Já na delegacia, Policiais Militares tiveram a informação de que o meliante havia jogado a arma no final da Rua Maria José Coutinho, no Bairro Conjunto Esperança, e ao se deslocarem até ao local indicado fizeram a localização da arma utilizada para a prática do assalto (a garrucha).


EMBRIAGUEZ E DESORDEM.

SÁBADO - 14.02.2009 – Por volta das 16h30, no Conjunto Residencial Narcélio Mesquita, nº 19, Bairro Putiú, Quixadá, ligação para o Setor de Comunicações deste BPM provisório informava que REGINALDO ALVES DUARTE, de 46 anos, solteiro, natural de Quixadá, agricultor, filho de Raimundo Alves Maranhão e de Maria de Oliveira Alves, residente no citado residencial, na casa de nº 07, em visível estado de embriaguez alcoólica quebrava a pedradas a porta de seu vizinho, RAIMUNDO PRAXEDES DA SILVA, solteiro, natural de Quixadá, agricultor, filho de Manoel Martins da Silva e Maria Praxedes da Silva. A viatura RP 1202, comandada pelo Sargento PM BRAGA, compareceu ao local e ao dar a voz de prisão ao acusado, este reagiu, sendo necessário o uso da força para dominá-lo, o conduzindo em seguida para Delegacia Regional de Policia Civil para efetivação dos procedimentos legais cabíveis.

ACIDENTE DE TRÂNSITO.

SÁBADO – 14.02.2009 – ANTONIO CRISTIANO ALVES DE LIMA, de 21 anos, natural de Pedra Branca, solteiro, desocupado, filho de João de Mereca e de Maria Eunice Alves Lima, residente na Av. Sabino Vieira Cavalcante, s/nº, Bairro Santa Úrsula, Pedra Branca, deu entrada no Hospital Municipal daquela Cidade em estado grave vítima de acidente de trânsito. A vítima que apresentava diversas lesões, em razão da gravidade de seus ferimentos foi transferida para o Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza. Ninguém soube informar quais os veículos ou motocicletas envolvidas, informaram apenas que a vítima, enquanto esteve acordada havia afirmado que andava na garupa de uma motocicleta.

LESÃO CORPORAL.

DOMINGO - 15.02.2009 – Por volta das 7h20, na Travessa João Paulo II, nº 100, Mutirão, Quixadá, JOSÉ GERALDO DA SILVA NASCIMENTO, 38 anos, separado, natural de Quixadá, pedreiro, filho de José Rodrigues do Nascimento e de Francisca Ivone do Nascimento, inconformado com sua separação agrediu fisicamente a sua amásia KATIANA VITAL DA SILVA, natural de Quixadá, doméstica, filha de Sebastião Vital da Silva e Maria de Fátima da Constantino, praticando contra a mesma esganadura por enforcamento. A viatura RP 1412, comandada pelo Cabo PM EVERARDO, compareceu ao local e efetuou a prisão do acusado, o conduzindo em seguida, juntamente com a vítima para Delegacia Regional de Policia Civil para os procedimentos legais.

PORTE ILEGAL DE ARMA BRANCA.

DOMINGO - 15.02.2009 – Por volta das 10h10, na Rua do Sossego, Centro, em Quixadá, FRANCISCO EUDÁSIO DA SILVA, 27 anos, solteiro, natural de Quixadá, servente, filho de Francisco de Assis da Silva e de Maria de Lourdes, residente no citado endereço, nº 32, de posse de uma faca peixeira, investiu contra JOÃO PEREIRA DA SILVA, 38 anos, solteiro, natural de Quixadá, desempregado, filho de João Ferreira da silva e de Maria Ferreira da Silva, residente também na citada rua. A vítima usou um martelo para defender-se e conseguiu tomar-lhe a faca. A viatura RP 1412, comandada pelo Cabo PM EVERARDO, compareceu ao local e efetuou a prisão do acusado, conduzindo-o em seguida, juntamente com a vítima para Delegacia Regional de Policia Civil onde foi lavrado o respectivo Termo Circunstancial de Ocorrência (T. C. O.).

FURTO.

DOMINGO - 15.02.2009 – Por volta das 11h, na Vila Baquit, Alto São Francisco, em Quixadá, o menor de iniciais F. J. S., 14 anos, natural de Fortaleza, filho de um indivíduo conhecido por “Zé Bota”, residente na Rua da Felicidade, nº 09, Conjunto 7 de Setembro, Bom Jardim, Fortaleza, furtou a frente de um toca CD SONY e dois controles remotos, sendo um de Televisão e outro de Antena Parabólica de propriedade de MOISÉS BARRETO DE SOUSA, solteiro, natural de Quixadá, Guarda Civil Municipal, filho de Edmundo Moreira de Sousa e Terezinha Barreto de Sousa. Solicitada, a viatura RP 1412, comandada pelo Cabo PM EVERARDO, compareceu ao local e efetuou a apreensão do menor, conduzindo-o à Delegacia Regional de Policia Civil para adoção das medidas legais cabíveis. Todos os objetos furtados foram recuperados e entregues ao seu respectivo dono.

LESÃO CORPORAL.

DOMINGO - 15.02.2009 – Por volta das 12h, na Rua do Sossego, na altura do nº 70, FRANCISCO EUDÁSIO DA SILVA, 27 anos, solteiro, natural de Quixadá, servente, filho de Francisco de Assis da Silva e de Maria de Lurdes, residente na citada rua, nº 32, foi vítima de lesão corporal produzida por uma cabeçada à altura do supercílio, desferida por FRANCISCO EDSON SOARES HOLANDA, 42 anos, solteiro, pedreiro, natural de Quixadá, filho de Deusimar Holanda e Maria Soares Holanda, residente na Rua Paraguai s/nº, Bairro São João. Vítima e acusado participavam de uma bebedeira e se desentenderam por motivos banais, fato que gerou a agressão. Convém ressaltar que a vítima havia sido conduzida a Delegacia Regional de Polícia Civil minutos antes por ter sido encontrada portando uma faca e tentado contra a vida de JOÃO PEREIRA DA SILVA. Novamente a viatura RP 1412, comandada pelo cabo PM EVERARDO, foi ao local e novamente fez a condução da vítima e acusado para Delegacia Regional de Policia Civil para os procedimentos legais.

ROUBO.

DOMINGO - 15.02.2009 - Por volta das 08h30, na Avenida Dr. Joaquim Fernandes, em frente ao SAAE (Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto) no Bairro Centro, Cidade de Quixeramobim, STEFFANO PARCELLI GOMES DA SILVA, 23 anos, universitário, solteiro, natural de Quixeramobim, filho de Teronizio de Sousa e Meire Gomes da Silva, residente à Rua Maria Saraiva, nº 51, Bairro Rodoviária, teve seu aparelho celular Samsung roubado. A vítima foi abordada por um individuo que o rendeu usando um revólver. Logo após o assalto, a vítima entrou em contato com a Polícia Militar, via telefone 190, que acionou a RP 1392, comandada pelo Sargento PM ARAGÃO, que de posse das informações passaram a diligenciar, juntamente com a vítima, no intuito de identificar e prender o acusado. Momentos depois, o policiamento conseguiu localizar o acusado em sua residência, à Rua Francisco Holanda Dias, nº 350 – Fundos – Bairro Rodoviária, Quixeramobim, preso foi identificado com SILVIO ROGÉRIO SOUSA SILVA, 33 anos, casado, vendedor ambulante, natural de Quixeramobim, filho de Luis Fernandes da Silva e Maria das Graças Lemos, com ele foi apreendido um revólver Taurus, calibre 32, capacidade para seis cartuchos, contendo um cartucho intacto e dois deflagrados, bem como, o aparelho celular roubado. O acusado foi conduzido a Delegacia Municipal de Quixeramobim para efetivação dos procedimentos policiais cabíveis.


TENTATIVA DE ARROMBAMENTO.

DOMINGO - 15.02.2009, por volta das 15h30, na Rua Epitácio Pessoa nº 1292, Centro, nesta urbe, dois menores de iniciais F. A. T. F., de 17 anos, solteiro, natural de Quixadá, desocupado, filho de Luiz Severino Tamas de Freitas e Maria Leli Tamas de Freitas, residente na Rua do Corte, s/nº, Alto da Boa Vista, Quixadá e F. V. S. O., de 16 anos, solteiro, natural de Quixadá, desocupado, filho de Francisco Auri e Alta Edileuza, residente na Rua Benjamim Barroso, s/nº, Centro, Quixadá, tentaram arrombar a Loja Bicho Cell de propriedade de CLAUDECIR BENÍCIO AGOSTINHO, 28 anos, solteiro, comerciante, natural de Quixadá, filho de Mozart Bento Agostinho e Maria Celeste Benício Agostinho. Os acusados não concretizaram o intento por terem sido flagrados pela composição da viatura RP 1412, comandada pelo cabo PM EVERARDO, que fez a apreensão dos menores, encaminhando-os a Delegacia Regional de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.

AGRESSÃO.

DOMINGO - 15.02.2009 - Por volta das 15h40, na Rua Rodrigues Júnior, nº 1285, Centro, VALDENEIDE RODRIGUES DE SOUSA, 28 anos, dona de casa, amasiada, natural da Cidade do Crato, filha de Edmilson Alves de Sousa e Francisca Rodrigues de Sousa, foi vítima de agressão praticada por seu amásio FERNANDO VIANA DE SOUSA, de 53 anos, amasiado, representante de vendas, natural de Itapiúna, filho de Eduardo Bezerra Sousa e Alzira de Freitas Viana. O policiamento do Motopatrulhamemento compareceu ao local e efetuou a condução da vítima e do acusado para a Delegacia Regional de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis, no entanto, na delegacia a vítima resolveu não representar contra o acusado.

PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO.

DOMINGO – 15.02.2009 - Por volta das 22h45, denuncias anônimas informavam que na Rua Chile, na casa de número 14, varias pessoas bebiam, e uma delas trajando camiseta vermelha, portava uma arma de fogo. A viatura 1412, comandada pelo Sargento PM LOPES, compareceu ao local, e ao perceber a presença da viatura policial o denunciado tentou evadir-se do local. No entanto, em razão da abordagem rápida e enérgica o acusado flagrado pelos PMs portando em sua cintura um revólver calibre 32, com capacidade para seis cartuchos, contendo quatro cápsulas intactas. O acusado que foi identificado como EDVANDO DO NASCIMENTO CASIMIRO, 24 anos, solteiro, pedreiro, natural de Quixadá, filho de Antonio Evangelista Casimiro e Maria Marta do Nascimento Casimiro, residente a Rua Chile, nº 47, no Bairro São João, recebeu voz de prisão e foi conduzido a Delegacia Regional de Polícia Civil para lavratura do respectivo Auto de Prisão em Flagrante.

Quartel em Quixadá, 16 de fevereiro de 2009.

TENENTE PM SILVA

P/3 DA 2ª CIA DO 1º BPM

Carnaval no céu do Sertão Central


Pilotos de asa delta e parapente participam do primeiro concurso aéreo de fantasias de Carnaval do Ceará Quixadá. Palhaços, super-heróis, piratas, bruxas, discos voadores e muito mais. Neste fim de semana o céu da “capital mundial do vôo livre” se transforma na passarela do primeiro concurso aéreo de fantasias carnavalescas do Norte e Nordeste. Dezenas de pilotos de asa delta e parapente irão decolar da rampa do Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão em busca do primeiro título de campeão da folia nos ares de Quixadá. Segundo o idealizador do Carnaval aéreo, o piloto, engenheiro químico e hoteleiro Antônio Almeida, 25 competidores já se inscreveram, mas ninguém revela seus trajes e alegorias. Assim como nas escolas de samba, mantém o segredo com receio de serem copiados. Originalidade, beleza e harmonia serão os quesitos avaliados por um júri especial. Todos se concentram no resort Pedra dos Ventos, na Serra do Juá, distrito de Juatama. Os saltos ocorrem nas tardes de hoje e domingo, a partir das 15h. Antes, “breaking” para checagem dos equipamentos e almoço de confraternização no hotel fazenda. Na oportunidade, desfilam para os jurados. Em seguida, recebem as regras da irreverente competição. A principal delas é sobrevoar o espaço aéreo fantasiado. Quem não cumprir o item básico será desclassificado na prova. O público poderá apreciar as decolagens e pousos de perto. Basta seguir para o Santuário Mariano. São apenas 7km do Centro da cidade. O acesso é livre. Como a competição será bem diferente do X Ceará, onde pilotos de todo o mundo tentam superar as marcas de distância anteriores, desaparecendo rapidamente, dessa vez será possível contemplar o Super-Homem, outros personagens e até Ovnis, voando, literalmente, por mais de meia hora. As manobras serão realizadas diante da rampa. Em seguida, pousarão ao lado. Realizado em parceria com o Clube Ceará Vôo Livre e o apoio da Prefeitura de Quixadá, o “Fantasiando o céu de Quixadá” surge com o objetivo de promover uma nova e irreverente modalidade de evento carnavalesco, divulgando o vôo livre no Ceará e, ao mesmo tempo, estimulando o interesse pela potencialidade turística regional. O sentimento principal do idealizador é atrair pilotos de vários Estados do País, e fazer com que tenham o Sertão Central como destino neste período carnavalesco. Almeida destaca que, no Brasil, essa modalidade de concurso só é realizada em Castelo (ES). A mais famosa delas ocorre em Saint Hilaire, na França. “Não podíamos deixar Quixadá de fora. Queremos ter o maior, mais belo e mais animado Carnaval do mundo. Pilotos de todos dos cantos do planeta se encontram aqui todos os anos para disputar um dos mais importantes torneios da categoria, o X Ceará. Precisamos aproveitar essas potencialidades”, afirma ele. RECORDE "Agora, além dos recordes mundiais de distância, poderemos bater outro recorde, o da folia no céu". Antônio Almeida Coordenador do concurso Mais informações: Concurso ´Fantasiando o céu de Quixadá´, hoje e amanhã na rampa do Santuário (88) 3451.2028 hotel@pedradosventos.com.br

Carnaval da Saudade em Quixadá

O Balneário Cedro Clube promove neste sábado, seu 4º Carnaval da Saudade. Além de despertar a curiosidade dos jovens foliões, o evento traz à tona o saudosismo daqueles que durante muitos anos abrilhantaram os Carnavais do clube mais querido de Quixadá. Representantes dos blocos Carretel Furado, Cabeça Feita, Ternamente, Abre Alas, Os Gatões, Os Detetives, Amantes da Lua, Tô Nem Aí e Aquelas coisas de Paris prometem reviver os bons tempos da folia romântica. Os blocos Bicho Papão, Camaleão & Cia e Pitchu Babau também participam da festa. A banda Os Monólitos, capitaneada por Rômulo Santa Raí, soará os clarins a partir das 22 horas. Mais informações, (88) 3414.5700.

Lei que estabelece normas sobre qualidade da água é tema de palestra

Palestra sobre qualidade da água foi dirigida principalmente a alunos de Licenciatura em Química do IFCE/Campus Quixadá

“Muitas vezes a água consumida pelo homem é límpida e gostosa, mas pode não ser potável, por sua fonte estar perto de uma fossa ou um cemitério”, afirmou Marlon Vieira de Lima, professor de Química do Instituto Federal do Ceará/Campus Fortaleza, em palestra realizada no dia 12 sobre a qualidade da água para o consumo humano, no Campus Quixadá. Marlon baseou-se em sua palestra na portaria 518/2004 do Ministério da Saúde. Esta lei federal estabelece normas gerais de controle e vigilância da qualidade da água consumida pelo homem, orientando às instituições fornecedoras de água, o poder público e à população sobre o que fazer para que a água consumida seja de qualidade.

A portaria determina que a água para consumo humano deve ter parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos que atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça riscos à saúde.

A palestra foi ministrada principalmente a estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFCE/Campus Quixadá. Para Marlon, discussões sobre a qualidade da água fornecem “subsídio para trabalhar, em sala de aula, os conceitos e critérios, que devem ser considerados para se discutir a questão da qualidade de água para consumo humano, tendo sempre em vista, as implicações desses conceitos e critérios para a qualidade de vida
das pessoas.”

“Acho muito importante essa palestra para saber como funciona o tratamento de água e o que podemos fazer para assegurar a pureza dela”, declarou a estudante Andresa Nascimento, 19, estudante do 1° semestre de Licenciatura em Química do IFCE/Campus Quixadá. Para o estudante do 1° semestre do mesmo curso do Campus Quixadá, “é muito importante saber sobre a qualidade da água para melhorar a qualidade de vida, pois muitas doenças são provenientes da má qualidade da água.”

Para o Diretor Geral do IFCE/Campus Quixadá, Aristides de Souza Neto, a palestra do professor Marlon é importante para a divulgação de como se fazer o uso racional e sobre as formas de tratamento da água. “A seca é um fenômeno natural que tem registro histórico no Nordeste brasileiro. Ainda não se encontrou uma solução definitiva para solucionar o problema da escassez de água. Mesmo assim, ainda não se tem a cultura do uso racional desta. Por isso, considero de muita importância a iniciativa de difundir os meios de tratamento e uso racional do precioso líquido”, declarou Aristides.

Marlon Vieira é especialista em Tratamento de Águas Residuárias e de Mananciais (CEFETCE), professor do IFCE/Campus Fortaleza, e Supervisor do Controle de Qualidade de Água da CAGECE.

Serviço:

Portaria do Ministério da Saúde 518/2004

(Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/portaria_518_2004.pdf)

Para dúvidas e informações: marlon@ifce.edu.br

Edson Costa (RP CE 02112 JP) Assessor de imprensa/Campus Quixadá

Cel. 8862-2370/e-mail: edsoncosta@ifce.edu.br

Telefone Coordenação Comunicação Social/Campus Fortaleza: 3307-3626/3692

Comércio de produtos rurais ainda é problema


Apenas 13 municípios do Ceará realizam feiras específicas para venda de produtos da agricultura familiar

Quixadá. Um importante segmento produtivo da sociedade brasileira, a agricultura familiar, se fortalece no Interior do Estado. Estimulada pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) desde 2001, tem conquistado a cada ano um número maior de pequenos produtores rurais dispostos a vender o que colhem e criam. A adesão poderia ser ainda mais acentuada se a comercialização dos produtos deixasse de ser um problema. A dificuldade é apontada, pelos participantes das feiras no Interior, como o principal gargalo para o crescimento da atividade.

Na opinião do secretário de Políticas Agrícolas da Fetraece, José Wilson Gonçalves, estruturar e organizar as vendas, sempre foi um grande desafio para a agricultura familiar. Ele aponta que a maioria dos lavradores não dispõe de capital de giro, infra-estrutura para beneficiamento, assistência técnica, armazenamento e logística. A aptidão, informação e a capacitação para fazer a venda direta para o consumidor final complementam o rol de obstáculos. “É por isso que são tão vulneráveis à ação dos atravessadores”, acrescenta.

Atualmente, no Ceará, o comércio de produtos oriundos do campo é desenvolvido em praticamente todas as regiões. Mas, segundo a Fetraece, apenas 13 municípios cearenses contam com esse tipo de atividade. Graças ao amparo dos sindicatos municipais de trabalhadores rurais, Crato, Ibiapina, Ipueiras, Itapipoca, Mauriti, Meruoca, Nova Russas, Parambu, Pentecoste, Quiterianópolis, Quixeramobim e Viçosa do Ceará têm feiras específicas para venda do que é produzido pelo modelo familiar. Hortifrutigranjeiros, grãos, laticínios e derivados são expostos, pelo menos, uma vez por semana.

Financiamento

O mais novo município a entrar na cadeia comercial é Boa Viagem. Segundo o secretário de Agricultura, professor Jonas Vieira, o modelo foi implantado no fim da gestão anterior. Mas só agora, os 25 agricultores que aderiram ao programa estão ganhando suporte em energia elétrica, água e pavimentação adequada. Viera acrescenta que a cidade não possui uma feira livre, portanto, haverá menos dificuldade para o comércio.

Para financiar a agricultura familiar na safra 2008/2009, o Governo Federal disponibilizou R$ 13 bilhões, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Para o Ceará, foram repassados R$ 550 mi. Apesar da ampliação do crédito, sindicatos e secretarias municipais confirmam o desinteresse dos pequenos produtores. Os agricultores conhecem os segredos da terra, mas não sabem abrir as portas para os negócios. Pelos números oficiais, são mais de 160 mil famílias nesse ramo no Estado.

A Fetraece tem lutado pelo fortalecimento e pela desburocratização do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Projeto São José Produtivo. Também orienta entidades cooperativas a acessarem esses programas e se estruturarem. A Fetraece reconhece que, nos últimos seis anos, a agricultura familiar avançou no acesso aos mercados, principalmente o institucional, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab). Mas ainda há muito a ser feito pelos governos Federal, Estadual e Municipais para estimular a prática do comércio direto.

FIQUE POR DENTRO
Entenda o que é a agricultura familiar

De acordo com a Lei 11.326/2006, são agricultores familiares todos aqueles que exploram atividades agrícolas, pecuárias, artesanais, piscícolas, extrativistas e silviculturais, e que atendem simultaneamente aos seguintes requisitos: não detêm área de terra maior do que quatro módulos fiscais; utilizam predominantemente a mão-de-obra familiar nas atividades econômicas; têm renda familiar originada predominantemente das atividades econômicas vinculadas ao próprio estabelecimento. Na produção de alimentos da agricultura familiar, a cebola, o frango, a alface, o feijão, a uva e o caju estão em destaque. A mandioca, utilizada na produção de farinha, atinge o maior índice. Dela também se extrai a fécula utilizada na tapioca, tradicional prato da culinária nordestina. Segundo dados do MDA e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a agricultura familiar ocupa 13 milhões de brasileiros; movimenta cerca de R$ 170 bilhões/ano; gera 78% dos empregos rurais; produz 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Os números são relativos a 2008.

ALTERNATIVA
Feiras de abrangência regional ampliam a comercialização

Quixadá. A alternativa encontrada pela Fetraece para driblar o problema da comercialização está na realização de feiras regionais. Este ano, pretende organizar pelo menos quatro grandes encontros no Estado. A Exproaf, no Crato, chegará a sua 9ª edição. A Feira da Agricultura Familiar dos Inhamuns será realizada pela 6ª vez em Crateús. Na zona norte, será Sobral, pelo 5º ano consecutivo, e Fortaleza deverá receber, pela segunda vez, a maior delas, a Feira Cearense de Agricultura Familiar (Feceaf).

Realizada em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), na sua primeira edição, em julho passado, no Parque César Cals, a Feceaf contou com a participação de 250 produtores. Segundo os organizadores, mais de 30 mil pessoas visitaram a exposição. As feiras são espaços vivos de interação econômica, social, cultural e ambiental entre os agricultores e consumidores que buscam novidades e produtos naturais identificados com suas tradições culturais e históricas por um preço justo.

Outro instrumento importante na ampliação do mercado da agricultura familiar é a medida provisória 455/2009. Se implementada pelos governos municipais, poderá garantir a aquisição de até 30% de gêneros alimentícios da agricultura e do empreendedor familiar para a merenda escolar. A MP dispensa procedimento licitatório, desde que os preços dos produtos sejam compatíveis com os vigentes no mercado local. Os alimentos também devem atender às exigências do controle de qualidade estabelecido para os produtos.

Mais informações:
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece)
Secretaria de Políticas Agrícolas
(85) 3231.5887

Sanear deixa buraqueira em Quixadá

Além dos transtornos causados aos moradores de Quixadá, agora, os proprietários de veículos também criticam a forma como as obras de saneamento do município estão sendo tocadas. A buraqueira está se espalhado por toda a cidade. Em nome dos contribuintes, os vereadores Ci e Ivan Construções pediram até a paralisação das obras. Alguns motoristas que já tiveram seus carros danificados pelas crateras do Sanear II sugerem que as ruas e avenidas da “Terra dos Monólitos” se transformem em rota do Rally Piocerá, ressaltando que a situação poderá piorar ainda mais com a chegada das chuvas.

Túnel é descoberto na agência do Banco do Brasil de Quixadá


QUIXADÁ - Túnel é descoberto na agência do Banco do Brasil de Quixadá
16/02/2009 - 10h1min

Gomes Silveira
da Redação
Um túnel foi descoberto nesta segunda-feira nas dependências da agência do Banco do Brasil da cidade de Quixadá (Sertão Central). O caso já está sendo apurado por equipes do Comando de Policiamento do Interior.

A Delegacia Regional de Quixadá já abriu inquérito. O gerente da agência e alguns funcionários estão sendo ouvidos dentro das investigações já iniciadas. Poucos são os detalhes.Nesse momento à assessoria do banco do Brasil se encontra na agência apurando esse fato.

IFCE abre inscrições para o vestibular em Quixadá


Vestibular do Instituto Federal do Ceará/Campus Quixadá Estrada do Açude do Cedro, Km 5 Pela primeira vez a instituição abre vagas para o curso superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (antigo CEFET-CE) abre as inscrições, no período de 16 de fevereiro a 4 de março, para o vestibular do campus de Quixadá. Serão oferecidas 26 vagas para o curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, única instituição a oferecer o curso no Estado e, 17 vagas para o curso de Licenciatura em Química. As inscrições, bem como isenções, podem ser feitas no Museu Jacinto de Sousa, na praça da Estação, centro do município, das 9h às 17h. Ao inscrever-se, o aluno deverá portar a seguinte documentação: uma foto 3X4 (datada a partir de 2007), cópia da identidade e comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00 (sessenta reais). Já para o pedido de isenção, realizado nos dias 16 e 17 de fevereiro, o candidato deve portar a fotocópia da carteira de identidade, do histórico escolar de ensino médio, da conta de energia elétrica, da certidão de nascimento dos filhos (se houver), do comprovante de renda própria ou familiar (carteira de trabalho, contra-cheque ou comprovante de sindicatos, e no caso de autônomos, declaração de instituições oficiais), comprovante de forma de moradia (recibo de aluguel, contrato de locação, boleto bancário de financiamento habitacional ou equivalentes). O IFCE, que está funcionando em sede provisória (o prédio do IFCE no município está sendo construída), mantém convênio com a prefeitura municipal de Quixadá, através da Secretaria da Educação, que custeia as despesas com transporte, hospedagem e alimentação dos professores e coordenadores da instituição, bem como os gastos com vigias e auxiliares de serviço. Serviço Vestibular do Instituto Federal do Ceará/Campus Quixadá Estrada do Açude do Cedro, Km 5. Cursos oferecidos: Tecnologia em Gestão do Agronegócio – 26 vagas Licenciatura em Química – 17 vagas Local das Inscrições: Museu Jacinto de Sousa Praça da Estação (Centro de Quixadá) Horário: das 9h às 17h Taxa de inscrição: R$ 60,00 a ser paga no Banco do Brasil. Outras informações podem ser obtidas pelo site do Instituto Federal do Ceará.





Destaques da folia nos municípios cearenses


Em todas as regiões, o Carnaval cearense oferece opções para quem vai viajar ou ficar no próprio município. O mapa da folia tem atrações nas praias, serras e cidades do Interior do Estado para cearenses e turistas.No Litoral Leste, Aracati deve receber, mais uma vez, um público estimado em 350 mil pessoas. Resultado de anos de tradição que tornaram o município conhecido em todo o Nordeste. Já Beberibe se consolida como a opção preferida do público jovem, na mistura de praia, gente bonita, carros de som e forró elétrico.No lado Oeste, Paracuru é a opção mais próxima da Capital, enquanto Camocim é a praia mais procurada pelos habitantes da zona norte. Ninguém fica parado em meio a trios elétricos e mela-melas.Para quem mora em Fortaleza e não estiver disposto a se deslocar para muito longe, praias próximas são garantia de diversão, como a Taíba, em São Gonçalo do Amarante, e a Prainha, o Iguape e o Presídio, no município de Aquiraz.Pelo Interior, há regiões onde as cidades-pólo são o grande destaque, casos de Quixadá e Quixeramobim, no Sertão Central; e Crateús e Tauá, nos Inhamuns. Mas no Cariri e no Vale do Jaguaribe, cidades menores, como Brejo Santo e Quixeré, respectivamente, ganham destaque no período momino e atraem gente de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Limoeiro do Norte. Quem quiser curtir o frio da serra, São Benedito e Carnaubal são boas opções na Região da Ibiapaba, enquanto Guaramiranga oferece o jazz e o blues como ritmos alternativos aos tambores e carros de som.E para quem pensa que não há tradição no Carnaval cearense, uma dica as escolas de samba de Sobral e Várzea Alegre, esta última, com o lindo espetáculo dos agricultores da Unidos do Roçado de Dentro.

Centro de Referência Mulher e Cidadania prepara programação para o Dia Internacional da Mulher


A programação para o Dia Internacional da Mulher já está sendo elaborada pelo Centro de Referência Mulher e Cidadania.

Na quinta-feira pela manhã, 12, foi realizada a 3ª Reunião Ampliada do Centro de Referência Mulher e Cidadania de Quixadá, que teve por objetivo discutir e elaborar um planejamento de ações para semana anterior e, também, para o Dia Internacional da Mulher. Participaram do encontro representantes de secretarias municipais, ong’s, bem como sindicatos.

O tema escolhido para a semana da Mulher, deste ano, foi “Dia 8 de março: histórico, político e de luta”. Segundo a coordenadora de Políticas Públicas para as mulheres do município, Sheila Gonçalves, a data vai muito além de uma simples comemoração. “Temos que pensar o dia 8 de março como importante para sociedade como um todo, uma vez que as mulheres, ao longo dos anos, lutam por seu direito e a data reafirmar a conquista desses direitos”, disse.

As políticas públicas para as mulheres de Quixadá devem ser ampliadas, pois os mais de 76 mil quixadaenses serão beneficiados com ações que coibirão a violência contra a mulher. Entre ações estão à implantação de uma Delegacia Regional Especializada da Mulher, que deverá atender além de Quixadá, mais quatro municípios da região Sertão Central: Banabuiú, Choro, Ibaretama e Quixeramobim. Outro ponto importante será a criação de uma 3ª vara judicial, a de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar, que será mais um ponto de apoio as mulheres de Quixadá. As outras existentes, na cidade, são as da Infância e da Família e uma de cunho criminal.

Prefeito comparece ao lançamento do selo em homenagem ao Brasil

O prefeito de Quixadá recebe exemplar do selo em homenagem ao país.

A cidade de Quixadá foi uma das seis cidades do país contempladas com o lançamento do selo “O Brasil na liderança mundial dos combustíveis renováveis”.

Na noite da última quinta-feira, 12, a Praça da Cultura – Centro Cultural Rachel de Queiroz – foi o palco do lançamento do selo “O Brasil na liderança mundial dos combustíveis renováveis”. O selo é uma homenagem ao país que parte na frente de outras nações no uso de energia renovável. O Brasil utiliza 46% de suas energias renováveis.

Estiveram presente a solenidade o prefeito, Rômulo Carneiro; o procurador-geral do município, Ilário Marques, que na ocasião representou o ministro da Previdência Social José Pimentel; o chefe do gabinete do prefeito, Henrique Rabelo; o gerente regional dos Correios, Haroldo Oliveira; o gerente da usina de biodiesel de Quixadá, João Augusto Araújo, que representava a Petrobras e todos os secretários municipais.

A homenagem ao país foi uma iniciativa da Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos em parceria com a Petrobras. Para o representante dos Correios, Haroldo Oliveira, o selo significa muito para a sociedade. “O selo retrata a cultura, a família, a arte e a religião de um povo, por isso foram confeccionados 10 milhões de unidade do selo, que está sendo lançado hoje e lançamento aqui em Quixadá ajuda a cidade a torna-se conhecida pelo restante do país”, afirma Oliveira.

Já para o prefeito da cidade, Rômulo Carneiro, que participou do encontro dos prefeitos em Brasília, nos últimos dias 10 e 11 de fevereiro, o lançamento envolve e informa o cidadão quixadaense sobre a luta do país pelo uso de uma melhor fonte de energia. “A produção do petróleo no Brasil é de grande valia e isso faz com que sejamos a quarta potencia mundial na produção do mineral. Não precisávamos produzir novas energias, mas o presidente, preocupado com poluição do planeta, estimula o uso das fontes de energia renováveis”, lembrou o prefeito.

Outro ponto importante lembrado no evento foi o biodiesel gerado na usina de Quixadá. Desde seu primeiro carregamento, a usina já produziu sete milhões de litros de biodiesel. “Nós produzimos muito de dezembro para cá e esse evento é mais uma forma de divulgar a liderança do Brasil na produção de combustível renovável”, disse o gerente da usina de biodiesel de Quixadá João Augusto Araújo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Quixadá

Atropelamento em Quixadá

Polícia Militar do Ceará

Relatório de ocorrências registradas no setor de comunicações na área da 2ª Cia do 1º BPM, composta pelos municípios de QUIXADÁ, IBARETAMA, CHORÓ, IBICUITINGA, BANABUIÚ, QUIXERAMOBIM, PEDRA BRANCA, SENADOR POMPEU, MILHÃ, DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO E SOLONÓPOLE.

PLANTÃO das 06h do dia 10/02 para as 06h do dia 11/02/2009.

ATROPELAMENTO.

TERÇA-FEIRA - 10.02.2009 – Por volta das 10h, na estrada CE-060, Km 159, em frente à Fazenda Pé de Serra, Quixadá, CARLOS ANDRÉ NASCIMENTO, 29 anos, solteiro, natural de Quixadá, agricultor, filho de pai ignorado e de Maria do Nascimento, residente na Localidade de Sitio Novo, Distrito de Juatama, Quixadá, quando trafegava em sua em sua bicicleta naquela CE, foi atropelado por veículo FIAT UNO MILE, de cor azul, ano 2007/2008, de placas HYF-5075, que era guiado por JOSÉ EVALDO NUNES DE AMORIM, 48 anos, natural de Ibicuitinga, casado, motorista. Policiais Militares do Posto local da CPRv, comandados pelo Sargento PM DE CASTRO, estiveram no local do acidente e além de tomarem as providências de praxe, fizeram o socorro da vitima para o Hospital Municipal Eudásio Barroso. A vítima sofreu apenas escoriações leves e encontra-se internada e passa bem.

PRISÃO (FURTO E RECEPTAÇÃO).

TERÇA-FEIRA - 10.02.2009 - Por volta da 11h30, Policiais Militares, componentes do Destacamento PM da Cidade de Banabuiú, comandados pelo Cabo PM J. OLIVEIRA, efetuaram a prisão de FRANCISCO RONEY DA SILVA, 18 anos, amasiado, desocupado, natural de Banabuiú, filho de Francisca Fausta da Silva, residente à Rua B, s/n, Conjunto Esperança, Banabuiú e apreenderam o menor de iniciais A. F. C. S., de 17 anos, estudante, solteiro, filho de Maria Rita dos Santos e Francisco Silveira Lopes, residente à Rua João Ferreira, nº 249, Banabuiu. Ambos foram acusados de haverem furtado na madrugada do dia 07/02/2009, uma TV Semp de 14 polegadas, de propriedade ALBERTO JOSINO DE OLIVEIRA, 59 anos, casado, aposentado, natural de Quixadá, filho de Deoclécio Josino de Oliveira e Maria Lopes Sobrinha, residente na Avenida Adília Cajazeira, nº 267, Banabuiu. Os policiais Militares prenderam ainda, acusado de haver receptado da TV, FRANCISCO VALDECY DA SILVA, 63 anos, casado, comerciante, natural de Banabuiu, filho de Helena de Freitas e Antônio Guilhermino da Silva. Todos os acusados foram encaminhados a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, para adoção dos procedimentos policiais cabíveis.

LESÃO CORPORAL A BALA.

TERÇA-FEIRA - 10.02.2009 – Por volta das 13h50, na Rua Carlos Mileo, no Bairro Santa Maria, na cidade de Pedra Branca, o menor de iniciais A. L. R., de 17 anos, solteiro, estudante, natural de Pedra Branca, filho de Valdirene Rodrigues da Silva e José Barros, residente na citada rua no nº 281, foi vítima de um disparo de arma de fogo efetuado por um indivíduo desconhecido, que ocupava uma motocicleta HONDA TITAN 150, cor preta, de placa não anotada. Pós efetuar o disparo o criminoso se evadiu do local tomando rumo ignorado. A vítima foi atingida em sua perna esquerda a altura da coxa e foi socorrida para o hospital local.

APREENSÃO DE DROGAS E MUNIÇÃO.

TERÇA-FEIRA - 10.02.2009 – Por volta das 07h, no Bairro Alto São Francisco, na cidade de Ibicuitinga, Policiais Militares daquele Destacamento PM, comandados pelo Sargento PM VALDER, efetuara a prisão de ANTÔNIO AÍLSON VIANA LIMA, 29 anos, amasiado, desocupado, natural de Ibicuitinga, filho de José Aldi Viana Lima e Francisca Alves Cavalcante, este foi flagrado comercializando pedras CRACK em sua residência. Após flagrarem o comércio de drogas os policiais fizeram uma revista na casa do traficante e encontraram dois cartuchos de balas calibre 38 intactos e um cartucho de espingarda calibre 28 deflagrado. O acusado foi preso e autuado com base na nova Lei de Entorpecentes, bem como, enquadrado no Estatuto do Desarmamento. Também foi preso, JOSÉ CLAUDENIR DE OLIVEIRA DA SILVA, de 33, solteiro, mototaxista, natural de Morada Nova, filho de Francisco Guimarães da Silva e Maria Célia de Oliveira, residente na localidade de Canidezinho, distante cerca a 15 km da sede da cidade de Ibicuitinga. Ele foi flagrado conduzindo consigo quatro pedras de crack que havia comprado a ANTÔNIO AÍLSON VIANA LIMA.

LESÃO A FACA.

TERÇA-FEIRA - 10.02.2009 – Por volta das 19h30, na Rua Luiz Lucas Amorim, no Bairro da COHAB, na cidade de Solonopole, foi vítima de lesão a faca FRANCISCO CÍCERO PINHEIRO, de 32 anos casado, agricultor, natural daquela cidade, filho de Joaquim Augusto Pinheiro e Cícera Eneide Pinheiro, residente na Rua Luiz Carlos Amorim, nº 242. O autor das lesões é menor de iniciais J. E. S., de 17 anos, solteiro, estudante, natural de Solonópole, filho de Valdetario Felix Ribeiro e Maria Elioneide da Silva, residente naquela Rua, no nº 224, COHAB. A vítima sofreu uma perfuração no lado esquerdo das costas e foi socorrida para o hospital municipal local. A vítima e menor são vizinhos e se desentenderam por motivos banais gerando as agressões. Após a prática da agressão o menor fugiu tomando rumo ignorado.

PORTE ILEGAL DE ARMA BRANCA.

TERÇA-FEIRA – 10.02.2009 - por volta das 22h20, na Rua Aldenia, nº 678, Bairro Carrascal, ligação anônima para o Setor de Comunicações, informava que RONIELLY ALVES DA COSTA, 20 anos, solteiro, natural de Quixadá, servente, filho de Jose Rabelo de Sousa e Ana Lucia Alves da Costa, residente na Rua Ladislau, nº 678, no Bairro Carrascal II, estava transitando pelas ruas daquele bairro de posse de uma Roçadeira, causando pânico aos populares ali residentes. A viatura RP 1412, comandada pelo o Sargento PM MORAES, compareceram ao local e efetuaram a prisão do acusado, o conduzindo em seguida a Delegacia Regional de Polícia Civil para efetivação dos procedimentos cabíveis.

PORTE ILEGAL DE ARMA BRANCA.

QUARTA-FEIRA – 11.02.2009 - por volta das 05h, em meio a uma saturação realizada pela VTR 1202 nos Bairros Trâingulo e Mutirão, Policiais Militares flagraram FRANCISCO EUZIMAR VICENTE DA SILVA, 29 anos, desocupado, solteiro, natural de Quixadá, filho de Francisco Barbosa da Silva e Francisca Nacir da Silva, residente à Rua Padre Cícero, nº 406, Bairro Triângulo, portando uma faca tipo peixeira, nas proximidades do posto cinco estrela, situado à Rua Tenente Cravo. O acusado foi conduzido pela viatura TP 1202, comandada pelo Sargento PM CARLOS, para a Delegacia Regional Polícia Civil de Quixadá para procedimentos.

Quartel em Quixadá, 11 de fevereiro de 2009.

TENENTE PM SILVA

P/3 DA 2ª CIA DO 1º BPM